Aranha de jardim: uma amiga bem-vinda ou uma inimiga assustadora?

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Uma aranha de jardim adulta pode ser uma visão intimidante. Muitas vezes observadas na paisagem quando atingem a maturidade no final do verão, estas aranhas grandes, pretas e amarelas e as suas grandes teias circulares são difíceis de perder. Quase parecem aparecer de um dia para o outro. Mas, apesar do seu aspeto intimidante, as aranhas de jardim são boas pessoas que merecem uma casa no seu jardim.

Qual é o aspeto de uma aranha de jardim?

Outros nomes comuns incluem a aranha de jardim amarela, a aranha de milho, a aranha de jardim com faixas ou a aranha de escrita ( Argiope aurantia ) Um membro da família A raneidae, As fêmeas grandes têm um abdómen preto e amarelo caraterístico e 8 patas pretas com marcas vermelhas ou amarelas. A envergadura das patas das fêmeas adultas pode atingir os cinco centímetros de comprimento da frente para trás. O macho da aranha de jardim não é tão extravagante nem tão grande. É castanho e monótono e tem apenas cerca de um quarto do tamanhoda fêmea.

As fêmeas de aranhas de jardim crescem bastante e os seus abdomens pretos e amarelos fazem com que se destaquem no jardim.

A aranha de jardim fêmea também tece uma teia única. A sua teia grande e distinta é construída em meados do verão, quando espera conseguir um companheiro e apanhar comida suficiente para sustentar os seus esforços de postura de ovos. Cada aranha de jardim fêmea constrói uma teia circular com dois a três pés de largura, centrada numa linha proeminente de seda em ziguezague chamada estabilimentum. Encontro frequentemente as teias das fêmeas esticadas entre as estacas de tomateA aranha fêmea está quase sempre à espera de uma presa no centro da teia, perto do estabilimentum.

Os machos também constroem teias, embora as suas sejam muito mais pequenas. Muitas vezes localizadas perto, ou mesmo dentro, da teia da fêmea, a teia do macho é mais densa e não é tão "elegante". Muitas vezes há várias teias de machos perto de cada teia de fêmea, o que pode levar a um comportamento de acasalamento interessante (mais sobre isso mais tarde!).

A aranha-de-jardim é nativa da América do Norte?

As aranhas de jardim são, de facto, nativas da América do Norte, encontrando-se em cada um dos 48 estados contíguos e até no Havai. A sua área de distribuição estende-se também para sul, até à América Central, e para norte, até às regiões meridionais do Canadá.

As fêmeas preferem colocar a sua teia num local protegido e ao abrigo de ventos fortes. Todas as noites, a aranha de jardim fêmea come os fios centrais da sua teia e reconstrói a mesma com fios de seda frescos pouco antes do amanhecer.

Todas as noites, a fêmea da aranha de jardim come a teia do centro da teia e, pouco antes do amanhecer, volta a tecer uma nova teia central.

Aranha de jardim "amor"

As aranhas de jardim machos visitam as fêmeas para se reproduzirem em meados ou no final do verão. Num interessante ritual de cortejo, a aranha de jardim macho puxa os fios da teia da fêmea suavemente e de uma forma muito específica, para que ela se aperceba da sua presença. Depois, aproxima-se lentamente e espera não ser atacado durante o processo. Tem-se verificado que os machos tentam por vezes reproduzir-se com as aranhas de jardim fêmeasenquanto estão na sua última muda, porque durante a muda as fêmeas estão imóveis e não há risco de ataque (espertalhões!).

Durante o acasalamento, o macho deixa os seus palpos (o local onde armazena o seu esperma) como "tampões" para evitar que outros machos acasalem com a mesma fêmea. Depois, assim que o acasalamento termina, o macho morre espontaneamente, muitas vezes enquanto ainda está agarrado à fêmea. Ocasionalmente, a aranha fêmea consome o corpo do macho após o acasalamento.

Pouco depois do acasalamento, a aranha fêmea cria um a cinco sacos de ovos castanhos, cada um com cerca de meio centímetro de diâmetro e cheios com mil ou mais ovos. As caixas de ovos destes aracnídeos estão posicionadas na seda pegajosa da teia, normalmente perto do centro. A aranha de jardim fêmea protege as suas caixas de ovos até à sua morte, por volta da altura da primeira geada.

Na primavera, os ovos eclodem e as crias de aranha, em forma de poeira, emergem para encontrar um novo lar no jardim, sendo muitas vezes transportadas pelo vento pela paisagem.

Esta aranha de jardim está a alimentar-se de uma pequena traça que capturou e envolveu em seda no centro da sua teia. As aranhas de jardim consomem muitas pragas comuns de jardim, juntamente com quaisquer outros insectos que possam apanhar.

As aranhas de jardim mordem?

Tanto os machos como as fêmeas das aranhas de jardim são dóceis e não agressivos. No entanto, podem morder se forem ameaçados, encurralados ou pisados. Diz-se que a sensação da sua picada é semelhante à de uma abelha e que o seu veneno provoca vermelhidão e inchaço no local da picada. Tal como todas as aranhas, as aranhas amarelas de jardim não estão "atrás de si", nem atacam ou fazem mal aos seres humanos de propósito. Deixe-as fazer o seu trabalho no jardim e tenteo melhor possível para não os perturbar.

Das cerca de 3000 espécies de aranhas que existem na América do Norte, apenas quatro são consideradas nocivas para os seres humanos: a viúva negra, a reclusa castanha, a aranha vagabunda (encontrada no clima árido dos estados ocidentais) e a saca-amarelo, que se pensa ser a fonte mais comum de picadas incómodas em todo o continente.

A aranha de jardim é um inseto bom ou mau?

Tal como milhares de outras espécies de aranhas que se encontram nos nossos quintais e jardins nos Estados Unidos, a aranha de jardim é considerada muito benéfica, pois consome muitas pragas comuns da paisagem, incluindo os adultos de minhocas de buxo, bem como abelhas, gafanhotos, traças, escaravelhos, vespas e praticamente qualquer outro inseto voador que fique preso na sua teia orbital.

Esta aranha saltadora (um tipo de aranha cursorial ou caçadora) está a alimentar-se de uma lagarta do género bagworm.

Outros tipos de aranhas de jardim

Existem, naturalmente, muitas outras espécies de aranhas que vale a pena apreciar no seu jardim. São predadores extremamente valiosos que ajudam a controlar as pragas de formas surpreendentes. Enquanto a aranha amarela de jardim e outras tecedeiras de orbes prendem as suas presas em teias, muitas espécies de aranhas não tecem teias. Em vez disso, rastejam e caçam as suas presas. Estas aranhas são conhecidas como cursoriais, ou caçadoras,aranhas.

Esta pequena aranha-caranguejo passará a maior parte da sua vida dentro desta flor, à espera de emboscar a sua presa. As aranhas-caranguejo são um tipo de aranha caçadora ou cursorial que não tecem teias.

As aranhas cursoriais, tais como as aranhas saltadoras, as aranhas-lobo e as aranhas-caranguejeiras, são especialmente importantes para os jardineiros porque se deslocam pelo jardim para encontrar as suas presas. Numerosos estudos demonstraram que as aranhas consomem uma enorme quantidade de pragas de jardim, incluindo pulgões, ácaros, escaravelhos dos espargos, insectos da abóbora, vermes dos botões, lagartas e muitas outras.o olhar atento do jardineiro está a dormir profundamente.

Se quiser saber mais sobre a importância das aranhas e de outros insectos benéficos, recomendo os seguintes livros: Insects and Gardens, Bringing Nature Home, Good Bug Bad Bug, e Attracting Beneficial Bugs to Your Garden: A Natural Approach to Pest Control.

Veja também: Como preparar o seu jardim para o inverno com a nossa lista de verificação de jardinagem de outono

As aranhas-lobo não tecem teias, mas capturam as suas presas caçando-as. São muito úteis no controlo das pragas nos jardins, tanto no solo como na folhagem das plantas.

Independentemente dos tipos de aranhas que vivem no seu jardim, dê-lhes um pouco de amor. Elas desempenham um papel importante na manutenção do ecossistema do jardim saudável e equilibrado. Deixe-as fazer o trabalho delas enquanto você faz o seu e ambos colherão os benefícios.

Para saber mais sobre as criaturas boas e más que vivem no seu jardim, consulte os seguintes artigos:

Veja também: Os melhores legumes para uma treliça

8 formas orgânicas de controlar as lesmas

O nosso guia sobre as pragas das hortas

Vespas de papel: valem a pena picar?

Ajude os pirilampos fazendo estas coisas no seu quintal

Se alguma vez uma aranha de jardim se instalou na sua paisagem, o que pensou quando a descobriu? Partilhe as suas histórias connosco na secção de comentários abaixo.

Fixe-o!

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.