Como cuidar de hostas em vasos: dicas para ajudar esta popular planta de sombra a prosperar

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Foi uma visita guiada a um jardim - na verdade, três visitas guiadas - que me inspirou a cultivar hostas em contentores. Todos os quintais eram bastante sombrios, pelo que todas as plantas anuais e perenes que adoram o sol estariam fora de questão. Adorei a forma como cada jardineiro se adaptou às condições da sua propriedade e organizou algumas belas exposições de plantas que adoram a sombra, predominantemente hostas de todas as formas e tamanhos. Porque nãoSe não quiser tratar as suas hostas como uma planta anual (vai querer exibi-las ano após ano), há alguns cuidados a ter para as ajudar a prosperar. Pensei em partilhar algumas dicas sobre como cuidar das hostas em vasos.

Escolher um recipiente para o seu hosta

Todas as condições de crescimento que proporcionar, desde os vasos ao solo, passando pelos cuidados regulares, contribuirão para o sucesso da sua planta. Ao escolher um recipiente, certifique-se de que o vaso pode acomodar o tamanho total da sua hosta. A sua planta não crescerá até ao tamanho total durante a primeira estação num recipiente. Também deve certificar-se de que existem buracos no fundo do vaso, para que o solo seja drenadobem.

A terracota, a cerâmica e a hipertufa podem rachar durante o inverno, durante os ciclos de congelamento e descongelamento. Pense na forma como vai passar o inverno com a sua planta quando escolher um recipiente.

Se estiver a fazer os seus próprios vasos de hipertufa, mesmo que sejam porosos, é importante fazer buracos de drenagem.

Escolha de hostas para vasos

Se tiver um quintal, terraço ou pátio com sombra, considere plantar uma ou mais plantas de sombra populares em recipientes.

Também pode expor as hostas em vasos debaixo de uma árvore onde é difícil escavar num jardim por causa da raiz.

As hostas variam em tamanho, desde a miniatura até um metro e meio de largura, pelo que existem muitas opções. Também pode escolher entre uma grande variedade de texturas de folhagem, desde enrugada (existe uma variedade de hosta chamada 'Curly Fries') até lisa. A folhagem pode variar de um verde-limão vibrante a um verde profundo da floresta. E muitas variedades têm folhagem variegada. As minhas favoritas são aquelas em que as bordas das folhas são brancas.Existem até variedades de hosta azuis. A folhagem destas plantas apresenta um revestimento glauco, semelhante a cera, que dá às folhas um tom azul.

Veja também: Arbustos floridos para o seu jardim: 5 belezas para o sol pleno

Consulte a etiqueta da planta para obter informações sobre a propagação, que indica a largura eventual de uma planta adulta. Consultar a etiqueta também revelará se a planta é tolerante a muito ou pouco sol. A maioria das hostas desenvolve-se em sombras e não se importa com um pouco de sol matinal.

As variedades de hosta em miniatura são perfeitas para vasos pequenos, mas podem ser dispostas no exterior numa prateleira, tal como as plantas de interior.

Plantar hostas em vasos

Para ajudar a sua hosta a desenvolver-se no seu vaso, escolha uma terra de boa qualidade, misturada com composto. Retire a planta do seu vaso de viveiro e solte suavemente as raízes se a planta estiver um pouco enraizada.

As hostas em miniatura são perfeitamente adequadas para recipientes, porque normalmente precisam de muita drenagem, e pode criar alguns arranjos interessantes com elas.

Adicione alguns centímetros de terra para vasos e mistura de composto ao fundo do vaso. Coloque a sua planta no centro e depois preencha os lados com o resto da terra. Plante a sua hosta tão profundamente como foi plantada no seu vaso de viveiro.

Como cuidar de hostas em vasos

As hostas são plantas que requerem pouca manutenção, mas é necessário vigiá-las. Deve regar as suas plantas cerca de duas vezes por semana. Evite regar a sua hosta quando o solo já estiver húmido. A rega excessiva pode levar à podridão da coroa. Se as folhas começarem a cair, é uma indicação de que a sua planta está com sede.

E embora os recipientes possam proporcionar uma viagem um pouco mais longa para as lesmas chegarem às suas plantas, em comparação com quando estão no solo, elas podem subir para causar danos. Existe uma fita de cobre que pode colocar à volta do rebordo interior do seu vaso que irá dissuadir as lesmas.

Leia as instruções da embalagem para saber a frequência, mas normalmente deve fertilizar a cada três ou quatro semanas, desde a primavera, quando coloca os vasos em exposição, até aos meses de verão.

Aprenda a cuidar de hostas em vasos para ajudar as suas plantas a prosperar durante o verão e o inverno.

Veja também: Legumes para plantar em agosto: Sementes para semear para as colheitas de outono

Também pode acontecer que, com algumas chuvas fortes, o solo fique mais baixo no recipiente. Polvilhe um pouco de terra fresca para vasos e/ou composto para o encher, tendo o cuidado de não enterrar nenhuma das plantas. Também pode querer fazer isto na primavera, uma vez que a planta terá consumido muitos dos nutrientes do solo na estação anterior.

Eventualmente, terá de dividir a sua hosta em vaso, geralmente a cada três ou quatro anos, e especialmente se ela parecer estar a crescer mais do que o seu vaso. A primavera é uma boa altura para verificar se o torrão está demasiado cheio. Certifique-se de que utiliza uma mistura de envasamento fresca quando dividir as suas plantas. Também pode dividir uma planta no seu jardim e colocar a nova planta num vaso para um local com sombra.

Como cuidar das hostas em vasos durante o inverno

Eu coloco muitos dos meus vasos (os que não estalam durante o inverno) numa zona protegida do meu jardim, contra um telheiro e entre um dos meus canteiros elevados. Também pode enterrar o vaso no jardim e rodeá-lo com cobertura vegetal.

Durante o inverno, é preciso abrigar as hostas em vasos no jardim ou levá-las para um telheiro ou garagem sem aquecimento.

Outra opção é levar as suas plantas para uma garagem sem aquecimento ou para um telheiro no final do outono, depois de terem entrado em dormência para o inverno. Isto é necessário se as suas plantas estiverem em vasos de terracota ou de hipertufa que podem rachar durante o inverno no jardim. Já perdi vasos desta forma por os ter deixado inadvertidamente fora de casa demasiado tarde na estação. Verifique-os periodicamente e dê às plantas um pouco de águaSe o solo parecer seco, retire-as na primavera, depois de ter passado toda a ameaça de geada, para as desfrutar durante mais uma estação de crescimento.

Mais opções de plantas de sombra

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.