Os melhores legumes para uma treliça

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Há muitas razões para cultivar legumes verticalmente. Talvez queira cultivar mais alimentos em menos espaço ou reduzir a ocorrência de doenças transmitidas pelo solo. Ou talvez queira acrescentar um elemento ornamental à sua horta, terraço ou pátio com um túnel, uma treliça em A ou um obelisco. Depois de escolher a sua treliça, começa a parte divertida - selecionar o que cultivar. Então, quais são os melhores legumes para umatreliça?

Porquê fazer uma latada para os seus legumes?

Como já foi referido, há muitas vantagens em cultivar legumes verticalmente, mas, para mim, estas são as quatro razões mais importantes para utilizar uma treliça:

  1. Poupe espaço e cultive MAIS alimentos - Por exemplo, de acordo com a Universidade de Cornell, os feijões de vara produzem duas a três vezes mais do que os feijões do mato quando cultivados no mesmo espaço.
  2. Reduzir os danos causados por doenças e insectos - A aramação de legumes, como tomates indeterminados, pepinos e abóboras, pode reduzir os danos causados por insectos e a propagação de doenças. Como? Melhorando a circulação de ar à volta das plantas e mantendo a folhagem fora do solo, onde as doenças transmitidas pelo solo se podem propagar rapidamente.
  3. Colheita fácil - Quanto mais velho fico, mais aprecio as culturas em latada - não preciso de me curvar para colher os meus feijões e pepinos! Além disso, é muito mais fácil detetar as vagens das ervilhas, as favas e os frutos dos pepinos quando as plantas estão a crescer verticalmente.
  4. Frutos limpos e rectos - Quando se cultivam cabaças comestíveis, abóboras como a Tromboncino e pepinos numa treliça, os frutos crescem direitos e não ficam salpicados de sujidade.

Existem muitos tipos diferentes de latadas, pelo que deve escolher uma que se adapte à sua cultura.

5 Tipos de treliças:

Há MUITOS tipos diferentes de treliças que podem ser utilizadas para cultivar legumes verticalmente. Pode comprar treliças em centros de jardinagem ou online, ou pode fazer a sua própria com postes de bambu, rede de jardim, fio de jardim, estacas e outros materiais.

  • Tendas de bambu - Uma tenda de bambu é uma treliça clássica e fácil de construir, ideal para culturas como feijões de vara, ervilhas e até pepinos. Utilizo cinco postes de bambu com oito pés de altura (ou mudas retas), espaçando-os uniformemente em torno de uma secção de quatro pés de diâmetro do jardim. Empurre os postes dez a doze polegadas para dentro da terra e prenda os topos dos postes juntos com fio resistente.
  • Treliças em forma de A - As treliças em A podem ser compradas ou construídas e têm dois lados planos que são unidos no topo para formar uma forma de A. No passado, construí os painéis a partir de madeira serrada com dobradiças no topo e cada lado coberto com rede, rede de galinheiro ou painéis de malha de arame maiores. As treliças em A são normalmente bastante fortes, dependendo dos materiais, e podem ser utilizadas para feijões, ervilhas, cabaças, melões e abóboras,e pepinos.
  • Mandris, arcos e túneis - Adoro os meus túneis de feijão (veja-os AQUI). Os meus são feitos de painéis de malha reforçada de betão de 4 por 8 pés. Também pode usar painéis de arame de porco, que achei difícil de obter localmente. A parte inferior dos painéis é fixada aos meus canteiros elevados com ripas de madeira e a parte superior com fechos de correr. Cultivo uma grande variedade de legumes de vinha nos meus túneis, bem como muitas flores trepadeiras,Também pode acrescentar belos arcos de jardim e caramanchões entre canteiros elevados ou à entrada de uma horta para apoiar culturas verticais.

Os arcos de jardim metálicos são uma escolha de treliça forte para culturas pesadas como abóbora, melão, cabaça, pepino e feijão.

  • Obeliscos, torres e pirâmides - Obeliscos, torres de feijão e pirâmides são treliças extremamente ornamentais, muitas vezes feitas de metal ou madeira e perfeitas para dar estilo à sua horta. Claro que pode fazer uma temporária com bambu e fio ou, se tiver jeito, construir uma estrutura de madeira permanente.
  • Treliças de malha de arame - Muitos tipos de treliças podem ser feitos com painéis de malha de arame. Alguns são chamados de treliças de pepino, mas também pode usar painéis de malha de arame para construir suportes verticais. Ao longo da parte de trás da minha horta, fixei estacas de madeira de 1,5 m de altura na parte de trás dos canteiros elevados para apoiar quatro por oito painéis de painéis de malha reforçada com betão. Os painéis são amarrados com fecho de correr às estacas de madeira.As treliças simples de construir suportam culturas pesadas, como as cabaças-cobra que dão frutos com cinco a seis pés de comprimento, e também as utilizo para cultivar pepinos, feijões de vara, feijões de corrida e ervilhas.

As treliças de pepino em malha de arame estão disponíveis em centros de jardinagem e online e fornecem um forte suporte para as pesadas videiras e frutos de pepino.

  • Postes e redes ou cordéis - Um dos tipos mais básicos de treliças que pode construir é feito de postes robustos e rede ou fio. Insira postes em cada extremidade do canteiro e pendure uma rede para ervilhas e feijões ou uma rede de malha entre os suportes. Dependendo do comprimento dos seus canteiros, pode precisar de mais um ou dois postes no meio para aumentar a força. Utilizei estas treliças para ervilhas e feijões. Se for necessária uma treliça mais fortepara culturas mais pesadas, é possível utilizar painéis de arame em vez de redes para ervilhas e feijões entre os postes.

Cultivo de legumes numa treliça:

Antes de se dirigir a um centro de jardinagem ou de encomendar uma treliça online, considere quais são os melhores tipos de legumes para uma treliça e a forma como trepam. Algumas culturas, como os feijões de vara, são trepadeiras vigorosas, enquanto outras, como os tomates indeterminados, precisam de ser fixadas ao seu suporte à medida que crescem. O tipo de cultura deve desempenhar um papel no tipo de treliça que escolher comprar.

As plantas podem trepar de diferentes formas - através de gavinhas, entrelaçando-se ou subindo pelos seus suportes. Os feijões de vara, que se enroscam à volta de postes, são uma combinação natural para uma tenda de bambu. Os pepinos, que usam gavinhas para trepar, crescem bem em treliças de rede de arame ou feitas com postes de madeira resistentes e cordel. Independentemente do tipo de treliça que escolher, monte-a antes de Esperar para colocar a treliça quando as mudas estiverem crescendo pode resultar em danos às plantas, reduzindo ou atrasando a colheita. Você está pronto para aprender quais são as melhores hortaliças para uma treliça? Continue lendo!

Utilizo túneis de rede metálica para cultivar feijões de vara verticalmente na minha horta.

Os melhores legumes para uma treliça:

Feijões de vara:

Os feijões de vara são um dos melhores vegetais para uma treliça. Não só são fáceis de cultivar, como também são trepadores entusiastas e cobrem rapidamente uma treliça, tenda, rede ou outro suporte sem ajuda extra. Os feijões de vara também têm uma janela de colheita muito mais longa do que os feijões do mato e muitos amantes de feijões argumentariam que têm um melhor sabor. Demoram mais tempo do que os feijões do mato para ir da semente à colheita, masQuando as vinhas começam a produzir, a colheita é fácil para as costas - não é preciso inclinar-se ou curvar-se!

Variedades preferidas:

Verde - Emerite, Fortex, Kentucky Wonder

Amarelo - Ouro Marie, Ouro Francês

Púrpura - Pavão Púrpura, Vara com Vagem Púrpura

Ervilhas:

As ervilhas são uma das primeiras culturas que semeamos diretamente em meados da primavera, logo que o solo esteja trabalhável. Há muitos tipos e variedades de ervilhas para cultivar e as que sobem mais de um metro e meio devem ser suportadas por algum tipo de treliça. Pode utilizar uma treliça de ervilha de arame expansível ou mesmo estacas simples penduradas com rede.Para uma colheita de outono de ervilhas, semeie as sementes no início do verão e forneça bastante humidade para incentivar um crescimento saudável.

Variedades preferidas:

Veja também: 5 Mini melões para pequenos jardins e recipientes

Ervilhas - Super Sugar Snap, Sugar Snap, Sugar Magnolia

Ervilhas de neve - Golden Sweet, Mammoth Melting Sugar

Ervilhas - Telefone do Vereador Tall, Progresso de Laxton

As ervilhas podem ser cultivadas em muitos tipos diferentes de treliças, mas certifique-se de que escolhe uma que seja suficientemente forte para aguentar a massa pesada de videiras e ervilhas.

Pepinos:

Quando comecei a cultivar pepinos, cultivava-os no chão, deixando as vinhas vigorosas espalharem-se em todas as direcções. Hoje em dia, só os cultivo em treliças (as variedades de arbustos são cultivadas em gaiolas de tomate), porque descobri que poupam muito espaço, mas as minhas plantas cultivadas verticalmente também são menos afectadas por doenças como o póTambém gosto muito de cultivar os parentes do pepino, como o cucamelão e o cornichão, nas nossas robustas treliças, pois dão frutos únicos que têm um sabor fantástico!

Variedades preferidas:

Cortadores - Suyo Long, Diva, Tastygreen

Pequenos frutos - Picolino, Sócrates, Pickles caseiros

Invulgar - Limão, Maçã de Cristal, Ovo de Dragão

Abóbora de verão:

Embora muitos tipos de abóbora de verão tenham plantas arbustivas ou semi-arbustivas que podem ser difíceis de armar, há algumas variedades que produzem plantas mais compridas que podem ser cultivadas verticalmente. Tal como os tomates, não são trepadeiras naturais, pelo que considero que a forma mais fácil de fixar as abóboras àA melhor maneira de fazer uma treliça é entrelaçar os ramos - com cuidado - através do arame ou da rede de nylon. Também pode usar fio resistente para atar os caules à treliça.

Variedades preferidas:

Abóbora de escalada - Costata Romanesca, Tromboncino

Dê um toque de capricho à sua horta com um arco de jardim coberto de abóboras.

Tomates indeterminados:

Os tomates indeterminados, também designados por tomates de vara, não são trepadores naturais e precisam de ser fixados a uma treliça à medida que crescem. Eu utilizo fio ou clipes de tomate para manter os ramos no lugar. Pode perguntar-se porque é que se deve dar ao trabalho de os armar se eles não trepam por si próprios, mas armar os tomates indeterminados é essencial para reduzir a ocorrência ou o impacto de doenças como o míldio.permite uma luz mais uniforme na planta, o que pode aumentar o rendimento.

Veja também: Escaravelho soldado: um bom inseto para ter no jardim

Variedades preferidas:

Frutos grandes - Brandywine, Big Rainbow, Pineapple, Cherokee Purple, Lillian's Yellow

Frutos médios - Jaune Flamme, Defiant, Garden Peach

Frutos pequenos - Sungold, Jasper, Black Cherry, Valentine

Melões:

Poupe muito espaço nos canteiros do seu jardim ou da sua estufa, cultivando melões numa treliça resistente. Incentive-os a trepar, entrelaçando as trepadeiras através da treliça, como uma treliça de arame em A, à medida que crescem. Os melões de frutos médios e grandes precisam de ser apoiados numa funda à medida que os frutos crescem e amadurecem. É fácil fazer uma funda com comprimentos de meia-calça. Fixe a "rede de meia-calça" à sua treliçade modo a que o peso do fruto seja suportado pela funda.

Variedades preferidas:

Melões - Torpedo, Hannah's Choice, Montreal Melon, Queen Anne's

Melões únicos - Adoro os melões-musgo, como os pepinos arménios, que são frequentemente classificados nos catálogos de sementes como pepinos.

O espinafre Malabar é outro vegetal excelente para cultivar numa treliça. Saiba mais sobre este verde tolerante ao calor neste vídeo:

Há também muitas flores anuais maravilhosas que são perfeitas para crescer em treliças. As favoritas incluem ervilhas-de-cheiro (saiba quando e como plantar ervilhas-de-cheiro), glória-da-manhã e capuchinha trepadeira.

Para ler mais sobre os melhores legumes para uma treliça, consulte ESTE fantástico livro sobre horticultura vertical. Tem um tipo de treliça preferido? Fale-nos dele nos comentários.

Saiba mais sobre o cultivo vertical de legumes nos artigos seguintes:

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.