6 coisas a ter em conta antes de preparar um jardim com canteiros elevados

Jeffrey Williams 27-09-2023
Jeffrey Williams

Está a planear construir e/ou instalar uma cama elevada? Gosto de sublinhar que as camas elevadas podem ser instaladas em qualquer lugar que receba seis a oito horas de luz solar por dia. E podem ter o tamanho que quiser. No entanto, para efeitos deste artigo, vou falar sobre as camas elevadas rectangulares padrão que são geralmente construídas a partir de madeira não tratada e resistente à podridão (como a fantástica configuração de cama elevada da Niki) oublocos de betão, bem como aquilo em que se deve pensar ao preparar um jardim de canteiros elevados.

Quando fiz os meus primeiros canteiros elevados, estas são algumas dicas que recolhi, bem como coisas em que gostaria de ter pensado antes.

Coisas a ter em conta ao preparar um jardim de canteiros elevados

1) Qual será o tamanho?

Os canteiros elevados têm geralmente 1 a 2 metros de largura por cerca de 1,5 a 2 metros de comprimento, o que lhe permite aceder facilmente ao canteiro elevado a partir do lado para plantar, cavar e remover ervas daninhas, sem ter de entrar no jardim, correndo o risco de compactar o solo.

A altura também pode ser importante. Se estiver a colocar a sua cama elevada numa superfície dura, como uma entrada de garagem, ou sobre solo compactado, deve certificar-se de que é suficientemente profunda para que as plantas (especialmente os vegetais de raiz, como a beterraba e a cenoura) se enraízem. Se for demasiado rasa, as raízes chegarão ao subsolo (ou à superfície dura) e baterão numa parede de tijolo.

2) Como é que se escolhe o local perfeito?

Quando se prepara um jardim de canteiros elevados, a localização é tudo, mas não tem de ser o seu quintal. O seu canteiro elevado pode ser colocado num jardim lateral soalheiro, no jardim da frente ou mesmo na entrada da sua casa.

Veja também: Como fazer com que os tomateiros cresçam mais depressa: 14 dicas para uma colheita precoce

Se tiver um declive, deve fazer modificações e avaliar se a área é bem drenada. Eis algumas dicas para planear onde colocar a sua cama elevada.

3) Como é que se vai livrar da erva?

Se alguma vez tentou cortar e levantar relva, sabe que é uma tarefa enorme. Uma forma mais fácil de se livrar da relva é delinear o espaço e cobri-lo com uma camada de cartão e depois com uma camada de terra. A relva vai decompor-se e voilá! Um novo local para o jardim. Fazer isto no outono permitirá que tudo se decomponha durante o inverno.

4) Deseja instalar a irrigação?

5) Qual a quantidade de terra necessária e de que tipo?

Existem algumas calculadoras de solo úteis que o ajudarão a determinar a quantidade necessária para encher a sua cama elevada, como esta da Gardener's Supply Company.

Quando tinha vários canteiros para encher, encomendei uma mistura tripla a um fornecedor local (depois de falar com eles ao telefone sobre as minhas opções) e cobri-a com composto vegetal orgânico.Por favor, visite este link se quiser mais detalhes sobre o melhor solo para canteiros elevados.

6) Deve-se estacar os lados?

Uma coisa que gostaria de ter feito quando construí os meus dois primeiros canteiros elevados é instalar algumas estacas no meio para evitar que os canteiros se deslocassem com o tempo. Esta é uma das minhas dicas número um para canteiros elevados!

Aqui estão vários planos ilustrados de disposição de canteiros elevados 4×8 que pode utilizar para determinar a colocação e o espaçamento das suas plantas vegetais.

Para mais informações sobre a jardinagem em canteiros elevados, consulte os seguintes artigos:

    Partilhe a sua experiência na secção de comentários abaixo.

    fotografia de Donna Griffith para Raised Bed Revolution

    Fixe-o!

    Veja também: Como manter os esquilos fora do seu jardim

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.