A planta da telha: Como cuidar de Rhaphidophora hayi e R. cryptantha

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

A planta da telha é uma das plantas de casa mais invulgares que se pode cultivar. O seu hábito de crescimento peculiar é responsável pela sua popularidade atual entre os entusiastas de plantas de casa (eu incluído!). As plantas da telha têm um caule em forma de trepadeira que se agarra a árvores, rochas e outras estruturas e sobe por elas. As suas folhas ficam encostadas à estrutura que a planta está a trepar. Quando a planta está madura, as folhasNeste artigo, partilharei informações essenciais sobre como cultivar plantas de telha, incluindo rega, alimentação, repotenciamento e propagação.

As belas folhas verdes da planta da telha ficam encostadas ao que está a trepar.

O que é uma fábrica de telhas?

Existem duas espécies de plantas de telha que são normalmente cultivadas como plantas de interior. A primeira é conhecida botanicamente como Rhaphidophora hayi e tem folhas verdes sólidas. O segundo é o Rhaphidophora cryptantha Ambas as espécies têm folhas que criam o efeito de "shingling" à medida que trepam. Este artigo fornece informações sobre os cuidados pertinentes a ambas as espécies. Numa secção posterior deste artigo, apresentarei uma terceira planta conhecida como "shingle plant" ( Monstera dubia ), embora não mantenha o seu hábito de crescimento em forma de telha durante toda a sua vida e cresça bastante.

Repare nas veias brancas do Rhaphidophora cryptantha São uma forma fácil de distinguir esta espécie da R. hayi .

Conheça a fábrica de telhas

A planta da telha (também chamada de trepadeira da telha) é uma trepadeira tropical perene nativa das florestas tropicais de planície do Sudeste Asiático, incluindo a região insular da Papua Nova Guiné conhecida como Arquipélago de Bismarck. Atualmente, também se encontra em espaços selvagens na Austrália, Nova Zelândia, Tailândia e alguns outros climas tropicais.

No seu habitat nativo, quando a planta é muito jovem, arrasta-se pelo solo na sua forma juvenil. Quando encontra uma árvore, uma rocha ou outra superfície vertical, a forma madura da planta é activada e começa a trepar. Nessa altura, as folhas aveludadas (com ou sem veios prateados) aumentam de tamanho à medida que a planta continua a crescer.

Por ser uma planta tropical que não sobrevive a temperaturas negativas, é mais frequentemente cultivada como planta de casa aqui na América do Norte. No entanto, na Flórida e noutras regiões tropicais do mundo, pode ser cultivada ao ar livre como uma planta de paisagem única. Rhaphidophora cryptantha e Rhaphidophora hayi As dicas de cuidados oferecidas neste artigo centram-se no cultivo desta planta dentro de casa como planta de interior.

Cada folha madura pode atingir 5 cm de comprimento e as vinhas de 1 cm de diâmetro de uma planta saudável podem atingir entre 2 a 3 metros de altura se as condições forem adequadas e se tiver espaço suficiente para crescer. As plantas de Shingle estão disponíveis em empresas como a Costa Farms e outros produtores de plantas de interior.

Esta planta de telha está prestes a ultrapassar a sua estrutura de trepadeira. É altura de uma nova.

A melhor luz para uma planta de telha

A planta da telha é tolerante a condições de pouca luz, mas prefere luz indireta brilhante, se possível. Aqui no hemisfério norte, a luz natural fornecida por uma janela virada para leste ou oeste é a melhor luz para as plantas da telha, embora uma janela virada para norte sem obstruções também funcione. Evite o sol muito brilhante e direto de uma janela virada para sul. A exposição excessiva à luz solar direta pode levara cor desbotada e pálida das folhas.

Se não tiver a exposição correcta das janelas para luz natural, as plantas de telha são boas candidatas para um suporte de luz de crescimento, luz de crescimento independente ou armário de estufa. Gostam de temperaturas muito quentes e humidade elevada, o que torna um armário de estufa fechado extremamente benéfico, pelo menos até as videiras subirem demasiado alto para o armário.

Se as condições forem adequadas, a planta da telha desenvolve flores, embora estas sejam pouco visíveis sob as folhas. As flores são pequenos espátulas, o que é típico da popular família dos aróides a que esta planta pertence.

Este Rhaphidophora cryptantha está a crescer sob uma luz de crescimento.

A importância da humidade elevada para as plantas de telha

Ao contrário de muitas outras plantas tropicais que se dão bem nas condições secas de uma casa, as plantas de telha definham em condições de baixa humidade.

Três maneiras fáceis de aumentar a humidade relativa à volta da planta são

  1. Coloque um humidificador de névoa fria perto da sua planta de telha. Coloque-o num temporizador para funcionar durante várias horas por dia. Não se esqueça de o encher todas as noites.
  2. Agrupe a sua planta de telha perto de outras plantas de interior onde a transpiração colectiva das suas folhas aumenta a humidade ambiente.
  3. Coloque o vaso da sua planta de telha num tabuleiro de seixos. Mantenha o tabuleiro cheio de água à volta dos seixos, mas certifique-se de que a base do vaso não fica diretamente na água, caso contrário poderá provocar o apodrecimento das raízes. À medida que a água se evapora, aumenta a humidade à volta da folhagem.

Como e quando regar uma planta de telha

As plantas de telha preferem um solo húmido. Uma vez que são originárias das florestas tropicais, não as deixe secar entre regas. Certifique-se de que o seu recipiente tem orifícios de drenagem para evitar que o solo fique encharcado. Sinta o peso do vaso imediatamente após a rega para verificar o seu peso. Em seguida, levante-o novamente de poucos em poucos dias. É altura de regar novamente quando o vaso estiver substancialmente mais leve, masA média é de 7 a 10 dias, dependendo do grau de secura da sua casa.

Outra forma de avaliar quando regar uma planta de telha é enfiar o dedo no solo até ao meio da junta. Quando o centímetro superior do solo tiver uma cor mais clara e o dedo sair seco, é altura de regar novamente.

Para regar as plantas de telha, coloque o vaso num lavatório ou banheira e ligue a água à temperatura ambiente. Deixe a água correr através do vaso e sair pelos orifícios de drenagem durante vários minutos. Utilizando este método, o solo fica completamente saturado e o excesso de fertilizantes é expelido, evitando a queima de fertilizantes. Também pode utilizar a técnica conhecida como rega de fundo, que é apresentada neste artigo.

Uma vez que são nativos de climas tropicais (onde este Rhaphidophora hayi ), as plantas de telha preferem condições húmidas, humidade constante e níveis de luz moderados do sub-bosque.

Necessidades de fertilizantes

As plantas de telha são alimentadoras médias quando estão num estado de crescimento ativo, que é tipicamente do início da primavera até ao início do outono. Durante este período, fertilize a sua Rhaphidophora cryptantha ou Rhaphidophora hayi Plante de 4 em 4 semanas com um fertilizante líquido orgânico para plantas de interior. Escolha um que contenha os três macro nutrientes (N, P e K). Não fertilize as plantas de telha no inverno, quando não estão a crescer ativamente.

Que tipo de tábua de escalada utilizar para uma planta de telha

Quando se trata de oferecer uma estrutura de escalada para uma planta de telha, há muitas opções. Muitas vezes, as estufas usam uma tábua de madeira curta que a planta rapidamente ultrapassa. Quando isso acontece, actualize para uma tábua de madeira mais longa (como esta tábua de cedro de 18"), um poste de musgo, um poste de coco ou uma tábua de musgo. Gosto de usar postes para muitas das minhas plantas de casa trepadeiras (incluindo o meu filodendro Golden Goddess e Monstera adansonii ), mas as plantas de telha não se agarram a elas tão facilmente como às tábuas de madeira.

Qualquer que seja a estrutura de trepar que providencie para a sua planta da telha, use um cordel macio, fita de vinil para plantas ou mesmo abraçadeiras de plástico para segurar a trepadeira contra a estrutura até que ela se agarre e as raízes aéreas se agarrem a ela.

Curiosamente, se a sua planta de telha atingir o topo da sua estrutura trepadora, as folhas no topo voltam à sua forma juvenil e tornam-se novamente mais pequenas, o que torna importante fornecer uma estrutura mais alta para trepar à medida que a planta amadurece.

Na natureza, as plantas trepadeiras trepam às árvores e às rochas. Imite isso usando uma tábua de madeira para a planta trepar, ou encontre uma estrutura diferente.

Quando replantar

De tempos a tempos, as plantas de telha precisam de ser replantadas. Esta é uma tarefa difícil quando há uma estrutura trepadora envolvida. Quando a planta é três vezes mais alta do que a altura do vaso, é provável que seja altura de a transplantar para um vaso maior. Pode usar um vaso de plástico normal de viveiro ou optar por um vaso de cerâmica decorativo. Certifique-se apenas de que tem uma drenagem adequada.

Veja também: Plantar tulipas perenes para uma floração fiável ano após ano

Utilize uma terra de vaso normal para plantas domésticas e não coloque pedras ou cacos de vaso no fundo do novo recipiente. Contrariamente à crença popular, estes não melhoram nem acrescentam a drenagem. Apenas os orifícios de drenagem e uma terra de vaso de alta qualidade podem melhorar a drenagem.

Propagação de plantas de telha

Ambas as espécies de plantas de telha são muito fáceis de propagar. As estacas de caule são a via mais direta. Basta cortar uma parte do caule que contenha pelo menos uma folha e um nó. Se tiver uma raiz aérea, tanto melhor. Insira a estaca num pequeno vaso com terra esterilizada para vasos, cubra-a com um saco de plástico e coloque-a numa janela virada para leste ou oeste. Regue-a conforme necessário e elaestará completamente enraizado em cerca de 3 a 4 semanas.

Outra opção é colocar a sua planta em camadas de ar. Estas plantas enraízam muito facilmente quando uma secção do caule que ainda está ligada à planta-mãe formou raízes aéreas. Basta envolver essa secção do caule em musgo esfagno húmido para rodear o caule e as raízes e cobri-lo com um saco de plástico. As raízes crescerão no musgo húmido. Quando crescerem o suficiente para serem visíveis do exteriordo saco de plástico, é altura de cortar essa parte da planta-mãe logo abaixo das raízes e dar-lhe um vaso próprio.

Esta estaca recém-enraizada de uma variedade variegada de Rhaphidophora hayi está apenas a começar a crescer.

Possíveis problemas com uma fábrica de telhas

Embora a planta da telha não seja propensa a problemas de pragas, ocasionalmente pulgões, cochonilhas ou ácaros podem instalar-se, especialmente se levar a sua planta para o exterior para uma área semi-sombreada durante os meses de verão. Todas estas três pragas da planta da telha são geridas com sabão inseticida.

Veja também: Quando cortar a alfazema: escolha o momento certo para aparar as plantas saudáveis

Rhaphidophora cryptantha vs Monstera dubia

Como mencionado anteriormente, outra trepadeira também cultivada como planta de casa e chamada de planta de telha é Monstera dubia Parece-se muito com Rhaphidophora cryptantha No entanto, é importante saber distinguir estas duas espécies porque M. dubia requer cuidados diferentes de R. cryptantha A fábrica de telhas Monstera dubia também acaba por se tornar muito grande.

Eis como distinguir as duas plantas.

  1. As trepadeiras e as folhas de ambas as plantas de telha engessam-se contra o que quer que estejam a trepar, Monstera dubia As folhas da planta crescem muito e desenvolvem perfurações e buracos à medida que amadurecem. Também perdem a sua variação natural e tornam-se num verde sólido. Na maturidade, estas plantas são muito grandes. R. cryptantha O pimentão, por outro lado, mantém a cor e a forma da folha e o tamanho mais pequeno da folha, mesmo quando sobe.
  2. As pontas da folhagem das M. dubia apontam na direção descendente, enquanto as pontas das folhas das Rhaphidophora as espécies apontam ligeiramente para cima.
  3. A cor prateada aparece entre as nervuras da folha em M. dubia enquanto os veios são prateados R. cryptantha.

Repare como as pontas das folhas deste Monstera dubia Essa é uma das várias características que o distinguem.

Deixem as telhas brilhar!

Acrescente uma planta de telha à sua coleção de plantas de interior e desfrute de um dos hábitos de crescimento mais singulares que encontrará para o cultivo no interior. Se quiser ser criativo, pode até sair um pouco da caixa e experimentar algumas estruturas de trepar diferentes. Talvez montar uma tábua de madeira numa parede ou encontrar uma grande rocha plana para situar nas proximidades para a planta trepar.A alvenaria de pedra é outra opção divertida. Não tenha medo de mostrar a sua fábrica de telhas!

Para mais plantas de interior invulgares para cultivar, visite estes artigos:

    Coloque este artigo no seu quadro de plantas de interior para referência futura!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.