Como fazer com que os tomateiros cresçam mais depressa: 14 dicas para uma colheita precoce

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Embora não exista uma varinha mágica que possa fazer com que os tomateiros passem da semente à colheita em poucas semanas, existem alguns passos simples que pode dar para começar a época de colheita. Começa com a seleção da variedade, seguida de uma plantação e cuidados adequados. A prevenção de pragas e doenças também contribui muito para acelerar a colheita, tal como a colheita de frutos que não estejam totalmente maduros e permitir-lhesContinue a ler se estiver a pensar em como fazer com que os tomateiros cresçam mais depressa.

Há muitas maneiras de encorajar um crescimento rápido e saudável dos seus tomateiros.

Veja também: 3 ideias de jardins em contentores para oferecer como prendas

Talvez estejam impacientes pela colheita ou preocupados em saber se os seus frutos terão tempo de amadurecer antes da geada. Quaisquer que sejam as suas razões para tentar acelerar o crescimento dos tomateiros, encontrará abaixo 14 passos para o ajudar a fazer uma colheita abundante - e precoce.

1) Plantar as mudas de tomate no sítio certo

Os tomateiros de crescimento rápido começam com as condições de crescimento adequadas. Se as plantas tiverem dificuldades em crescer, não poderão atingir o seu potencial de colheita. Eis 3 considerações a ter em conta ao selecionar um local para cultivar tomates:

  1. Luz - O elemento mais importante é o sol. Um local que receba pelo menos 8 horas de luz solar direta é o melhor. Com menos luz, os tomateiros produzem normalmente menos frutos e muitas vezes mais tarde na estação.
  2. Tipo de solo - Em seguida, considere as condições do solo. Em solos argilosos duros e compactados, os tomateiros podem ter dificuldade em desenvolver-se. Em solos leves e arenosos, pode não haver matéria orgânica suficiente ou retenção de água para incentivar um crescimento saudável. Um solo fértil e argiloso é o ideal. Mantém a humidade do solo, fornece nutrientes e é bem drenado. Se não tiver condições de solo decentes, considere o cultivo de tomates em vasos ouem canteiros elevados.
  3. pH do solo - O pH do solo mede a acidez ou alcalinidade do solo. A escala de pH vai de 0 a 14 e é importante para os jardineiros porque o pH afecta a disponibilidade de nutrientes para as plantas. Para os tomates, o pH do solo deve situar-se entre 6,0 e 6,8. Pode testar o seu solo utilizando um kit de teste de pH do solo ou enviar uma amostra de solo para o seu gabinete de extensão local para teste.

2) Plantar variedades de tomate de maturação precoce

Se folhear qualquer catálogo de sementes, vai reparar que cada variedade de tomate tem um "dias até à maturidade". Este é o tempo que demora a passar da semente ou, no caso dos tomates, do transplante à colheita. A Early Girl é uma variedade de maturação rápida que está pronta para a colheita apenas 57 dias após o transplante. Optar por plantar uma porção de tomates de maturação precoce ajuda a garantir que pode desfrutar de uma colheita caseiraOutras variedades precoces incluem Moskvich (60 dias), Galahad (69 dias) e Glacier (55 dias). Os tomates-cereja amadurecem frequentemente de forma rápida, sendo as variedades Sun Gold (57 dias), Jasper (60 dias) e Tidy Treats (60 dias) boas escolhas para uma colheita rápida.

As sementes de tomate podem ser plantadas dentro de casa muito cedo, mas não se esqueça de proporcionar as condições ideais de crescimento - muita luz, vasos grandes, humidade constante e fertilizante regular.

3) Iniciar as sementes de tomate mais cedo para uma colheita mais rápida

O conselho geral para o cultivo do tomate é semear as sementes de tomate dentro de casa 6 a 8 semanas antes da última geada prevista na primavera. As jovens plântulas são depois endurecidas e transplantadas para os canteiros de jardim assim que o risco de geada tiver passado. No entanto, para aqueles que se perguntam como fazer com que os tomateiros cresçam mais depressa e colham mais cedo, semear as sementes dentro de casa ainda mais cedo permite-lhe começar a época com plantas de tamanho giganteDito isto, tem de se certificar de que fornece às plântulas tudo o que elas precisam para crescerem bem: muita luz (de uma lâmpada de cultivo ou de uma janela bem iluminada), um recipiente com 6 a 8 polegadas de diâmetro, humidade consistente e aplicações regulares de um fertilizante líquido orgânico para vegetais. Se as plântulas semeadas cedo sofrerem de stress de luz ou de água, pode acabar por atrasar a colheita. Também é possívelpara hibernar os tomateiros, utilizando um destes métodos, o que lhe dará um impulso e uma colheita mais precoce na estação seguinte.

4) Espaçar os tomateiros à distância correcta

O espaçamento adequado permite uma boa circulação do ar e uma boa exposição à luz, e pode reduzir a ocorrência de doenças do tomateiro. Tomar medidas como o espaçamento inteligente também significa menos competição pela água, luz e nutrientes, o que resulta em plantas de tomate mais saudáveis.

A utilização de uma estrutura protetora como uma estufa, um politúnel, um mini túnel ou uma cloche pode ajudar os tomateiros a estabelecerem-se rapidamente e a crescerem mais depressa.

5) Aquecer previamente o solo do jardim antes de transplantar os tomates

Como já foi referido, os tomates são uma cultura de estação quente e não se desenvolvem bem em temperaturas ou solos frios. Dê um impulso aos tomateiros transplantando-os para um canteiro onde o solo tenha sido previamente aquecido. É fácil aumentar a temperatura do solo. Basta cobrir o canteiro cerca de uma semana antes da intenção de transplantar (eu faço isto quando começo o processo de endurecimento) com um pedaço de plástico pretoColoque-o em cima da terra, fixando-o com pinos de jardim ou pedras. Deixe-o no lugar até estar pronto para colocar as suas mudas de tomate no jardim.

6) Plantar as mudas de tomate em profundidade no solo

Pode parecer que plantar as mudas de tomate em profundidade no solo atrasaria o crescimento da planta, mas o oposto é verdadeiro! Uma vez instaladas, as mudas de tomate plantadas em profundidade formam sistemas radiculares robustos que lhes permitem um crescimento vigoroso. Quando transplanto as minhas mudas para canteiros ou recipientes, retiro todas as folhas da metade inferior das plantas. Em seguida, enterro as mudas, de modo que metade adois terços da planta estão debaixo do solo.

Plantar as mudas de tomate em profundidade promove um sistema radicular robusto e plantas mais saudáveis.

7) Proteger os tomateiros com uma estufa, um mini túnel ou uma cloche

Os tomateiros tenros são danificados pelo ar frio, temperaturas frias do solo ou geadas. Se forem transplantados para a horta demasiado cedo ou se o tempo frio se instalar após a plantação, as plantas podem ser propensas a danos causados pelo frio ou ao apodrecimento das raízes. Mantenha as plântulas recém-transplantadas quentes utilizando uma estrutura como uma estufa, um mini túnel ou uma cloche.me um arranque de 3 a 4 semanas na época de plantação, o que permite que as minhas plantas cresçam rapidamente e produzam semanas mais cedo do que as minhas culturas de jardim. Também prolonga a época de colheita por mais 3 a 4 semanas no outono.

As temperaturas frias também podem reduzir a quantidade de frutos que são apanhados. Por exemplo, temperaturas inferiores a 10 C (50 F) resultam numa fraca frutificação. Temperaturas inferiores a 13 C (55 F) podem provocar frutos mal formados. A gama ideal de temperaturas para a frutificação do tomate situa-se entre 18 e 27 C (65 e 80 F). Os mini túneis de aro são fácil e rapidamente montados sobre os canteiros de tomate na primavera e cobertos com uma linha leveOs cloches, que são geralmente feitos de vidro ou de plástico, são colocados em cima das plantas individuais. Os cloches de água são coberturas em forma de cone, feitas de tubos de plástico que se enchem de água. Proporcionam um excelente isolamento para as plântulas de tomate que acabaram de ser plantadas, mas devem ser retirados quando as temperaturas da primavera tiverem estabilizado.

8) Arrancar as ventosas do tomate

Para controlar e gerir o seu crescimento, arranco a maior parte dos rebentos de tomate que se desenvolvem nas plantas. A remoção destes rebentos vigorosos permite que mais luz chegue à folhagem, o que promove um crescimento rápido e saudável. Arrancar os rebentos de tomate com os dedos ou com uma tesoura de jardinagem também ajuda a planta a concentrar-se no amadurecimento dos frutos que se formam nas plantas.as videiras, e não no crescimento vegetativo.

O cultivo de tomates tipo vinha numa treliça, numa gaiola resistente ou noutro suporte permite que o máximo de luz chegue às folhas e promove um bom fluxo de ar. Incentivar plantas saudáveis pode ajudá-las a crescer mais rapidamente.

9) Apoiar os tomateiros com estacas ou treliças

O cultivo dos tomateiros em estacas ou treliças robustas mantém-nos fora do solo e expõe uma maior parte da planta à luz direta do sol. As plantas cultivadas no solo ficam frequentemente sobrelotadas, com a parte inferior e interior da planta sombreada, o que atrasa o amadurecimento. Em vez disso, acelere o processo de amadurecimento apoiando os tomateiros numa estaca de madeira, numa treliça ou numa gaiola robusta para tomates. Tanto as plantas determinadas (arbusto) como asos tomateiros indeterminados crescem melhor quando estão apoiados.

10) Cobrir os tomateiros com palha ou aparas de relva orgânica

Existem muitos benefícios na aplicação de uma cobertura vegetal orgânica à volta da base dos tomateiros. A cobertura vegetal retém a humidade do solo, reduz o crescimento de ervas daninhas e pode prevenir ou retardar a propagação de doenças transmitidas pelo solo, como o míldio. No entanto, se aplicar a cobertura vegetal demasiado cedo na estação, pode manter o solo frio e retardar o crescimento das plantas. Espere até que as plantas estejam a crescer bem e a temperatura do solo seja de, pelo menos, 65a 70 F (18 a 21 C) antes de aplicar o mulching.

Aprender a podar os tomateiros é uma maneira fácil de incentivar as plantas a crescerem rapidamente e a colherem mais cedo.

11) Fertilizar regularmente os tomateiros

A fertilização dos tomates é outra forma inteligente de encorajar um crescimento saudável e muitos frutos. A minha abordagem à fertilização dos tomates é simples: começo com composto, adicionando uma camada de 1 a 2 polegadas à superfície do solo quando preparo o canteiro para a plantação. Em seguida, aplico um fertilizante vegetal orgânico de libertação lenta quando transplanto as plântulas. Isto proporciona uma alimentação constante de nutrientes como o azoto e o fósforo,Seguindo as instruções da embalagem, fertilizo as plantas de 2 em 2 semanas com o fertilizante vegetal orgânico líquido. Evitar fertilizantes com elevado teor de azoto, uma vez que demasiado azoto promove um crescimento vigoroso das folhas, mas pode atrasar ou reduzir a floração e a frutificação.

12) Aprender como e quando regar os tomateiros

Os tomateiros que sofrem de stress hídrico têm dificuldade em crescer e produzir frutos. Podem até ser afectados pela podridão da extremidade da flor, o que pode atrasar a colheita de frutos saudáveis. Em vez disso, regue os tomateiros de forma consistente e profunda durante toda a estação de crescimento. Se não tiver a certeza se precisa de regar, enfie o dedo cerca de 5 cm no solo. Se estiver seco, pegue na mangueira ou ligue uma mangueira de rega. Eu usoÉ particularmente importante regar os tomateiros em vaso com frequência, uma vez que secam rapidamente com o calor do verão, o que provoca stress nas plantas. Saiba mais sobre como regar os tomateiros.

A utilização de um fertilizante de horta fornece uma alimentação constante de nutrientes como o azoto, o fósforo e o potássio aos tomateiros.

13) Proteger os tomateiros das pragas

Os tomates são apreciados pelos jardineiros, mas também por grandes pragas, como veados, coelhos e esquilos, e por insectos, como a lagarta-do-tomateiro e outras lagartas. Se os veados ou os coelhos mordiscarem a parte superior dos seus tomateiros, estes ficarão mais para trás, o que pode atrasar a colheita durante algumas semanas! Proteger as suas plantas destas pragas é um dos passos mais importantes para aprender a fazer com que os tomates cresçam mais depressa.Uma barreira é a melhor forma de evitar que as grandes pragas, como os veados e os coelhos, danifiquem os tomateiros.

Veja também: Espinafres Malabar: Como cultivar e cuidar dos espinafres trepadores

14) Colher os tomates frequentemente e quando ainda não estão completamente maduros

Colher os tomates maduros ou quase maduros das suas plantas pode acelerar o processo de amadurecimento dos restantes frutos. Normalmente, colho os meus tomates de frutos grandes quando estão cerca de meio maduros. Há várias razões para isso, mas a principal é maximizar a produção. Colher tomates que já passaram a fase de quebra - o ponto em que a cor madura começa a aparecer - também pode evitarOs frutos completamente maduros são danificados por pragas ou pelo clima. Um fruto nesta fase ainda amadurece completamente dentro de casa. Coloque os tomates parcialmente maduros fora do alcance da luz direta numa caixa pouco profunda ou numa bancada. São necessários apenas alguns dias para que terminem de amadurecer, por isso verifique os frutos diariamente e retire os que estiverem prontos para comer.

Para ler mais sobre o cultivo de tomates, não deixe de consultar estes artigos pormenorizados:

    Tem alguma dica a acrescentar sobre como fazer com que os tomateiros cresçam mais depressa?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.