Árvores choronas: 14 belas opções para o quintal e o jardim

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Se já viu uma cerejeira chorona em flor ou se já se sentou debaixo dos ramos de um imponente salgueiro-chorão, sabe como este hábito de crescimento distinto pode ser encantador. Com ramos que caem em cascata do tronco como água pela encosta de uma montanha, as árvores choronas são tesouros cobiçados em jardins e quintais de todo o mundo.A paisagem acrescenta um ponto focal atrativo ao design.

As árvores que choram, como este cedro-do-atlas azul, são óptimos esconderijos para as crianças.

Veja também: Flores de outono para uma cor duradoura no jardim

Tipos de árvores choronas

Existem muitos tipos de árvores que choram, mas na maior parte dos casos, o choro não é uma caraterística comum da planta. As árvores que choram são frequentemente criadas (ou descobertas, conforme o caso) de uma de três maneiras.

1. Através de enxertos. Para criar árvores choronas através de enxertia, os ramos com um hábito chorão são enxertados num tronco reto e deixados cair em cascata a partir do topo. Cada árvore individual é criada separadamente e a caraterística não é transmitida de uma geração para a outra.

2. Através de uma mutação genética casual. Um espécime ou plântula com um hábito de crescimento chorão é encontrado entre um grupo de plantas "normais". Essa planta chorona é então propagada vegetativamente (clonada) através de estacas para garantir que a caraterística chorona seja exibida nas gerações futuras.

3. Através do melhoramento vegetal. Os criadores de plantas e os profissionais de viveiros também podem criar plantas propositadamente e depois selecionar a caraterística de choro ao longo de várias gerações.

Independentemente da sua génese, as seguintes 14 árvores choronas estão entre as minhas preferidas. Separei-as em três grupos: floridas, perenes e de folha caduca. Espero que encontre nesta lista algumas árvores choronas interessantes para acrescentar ao seu jardim.

Árvores choronas floridas

As cerejeiras choronas estão entre as árvores com flores mais bonitas. Crédito da fotografia: Eva Monheim

Veja também: Escolhas e ideias para um jardim de plantas em miniatura

Cerejeira chorona

Prunus pendula 'Pendula Rosea' - As cerejeiras são resistentes a temperaturas de -20°F e atingem uma altura e uma extensão de até 25 pés, as cerejeiras prosperam a pleno sol ou à sombra parcial. As vistosas flores cor-de-rosa da 'Pendula Rosea' ocorrem na primavera e duram uma a duas semanas. Altamente ornamentais, os rebentos desta árvore nativa da Ásia são frequentemente enxertados num tronco reto paraSe a árvore produzir ramos não chorosos que brotam do ponto de enxertia e crescem diretamente para cima, podá-los imediatamente.

As folhas vermelhas do abrunheiro-chorão Cercis canadensis As 'Ruby Falls' são produzidas logo após o desaparecimento das flores rosa-púrpura. Crédito da fotografia: Eva Monheim

Árvore de redbud chorão

Cercis canadensis 'Ruby Falls' - Esta cultivar de uma árvore nativa da América do Norte é perfeita para pequenos jardins. As flores rosa-púrpura ocorrem na primavera e são seguidas por folhas em forma de coração. Tal como muitas outras árvores choronas, as flores vermelhas choronas desenvolvem-se em pleno sol ou parcialmente ao sol. Resistente ao inverno até -20° F, 'Ruby Falls'A árvore de carvalho-chorão amadurece até aos 2,5 metros de altura com uma extensão de 1,5 a 1,5 metros. A Lavender Twist® é outra variedade de carvalho-chorão, embora tenha folhas verdes.

Árvores de folha perene

O pinheiro branco chorão é um belo exemplar para plantações de fundação.

Pinheiro branco chorão

Pinus strobus 'Pendula' - O pinheiro branco chorão, resistente ao frio até -40° F, é uma excelente escolha para uma diversidade de paisagens. Com uma altura de 1,5 a 2 metros e uma largura de 1,5 a 15 metros, pode ser plantado a pleno sol ou parcialmente ao sol. Cultivar de uma planta nativa da América do Norte, os ramos pendentes estão cobertos de agulhas longas e macias.Estas árvores choronas podem ser podadas e treinadas para crescerem numa forma particular.

A forma alta e estreita do abeto branco chorão causa um grande impacto num jardim.

Abeto branco chorão

Picea glauca 'Pendula' - Esta árvore é extremamente resistente ao inverno, sobrevivendo a temperaturas invernais até -50° F. Com uma altura máxima de 40 pés e uma extensão estreita de 5 a 8 pés, estas árvores choronas colunares são excelentes opções para espaços estreitos com muito espaço vertical. Escolha um local que receba sol pleno e seja bem drenado. Não são adequadas para regiões quentes do sul. O tronco central ereto éAs agulhas azul-esverdeadas, rodeadas de ramos pendentes que se estendem para baixo, criam um aspeto em camadas.

Este abeto da Noruega chorão sente-se em casa a pleno sol e num solo de jardim médio.

Abeto da Noruega chorão

Picea aibes 'Pendula' - Se está à procura de árvores de folha perene que sejam resistentes como unhas, não procure mais do que o abeto da Noruega. É resistente aos veados, atinge 15 pés de altura com uma extensão igual, e é resistente até -40° F. O solo médio é o melhor, e escolha um local com sol pleno. Um cultivar de um nativo europeu, a forma final de cada abeto da Noruega depende de como é podado e treinado.Estas árvores choronas, divertidas e engraçadas, proporcionam um grande interesse no inverno e são um ótimo tema de conversa.

Os ciprestes nootka chorões são suaves e elegantes.

Árvores choronas cipreste nootka

Cupressus nootkatensis 'Pendula' (syn. Xanthocyparis nootkatensis ) - Quando se trata de árvores perenes choronas, o cipreste nootka é grande e dramático. Com uma altura final de 35 pés, essas árvores graciosas são difíceis de ignorar. Eles prosperam em sol total a parcial. Solos médios servirão. Uma cultivar de um nativo da costa oeste dos EUA e do Canadá, esta perene chorosa é piramidal e chorosa e de crescimento bastante lento. Os ramos caídos são cobertos comÉ bastante livre de pragas e doenças e cresce melhor em climas mais frios.

Os ramos arqueados de Tsuga canadensis As "Pendula" oferecem um elemento de design único.

Cicuta chorona

Tsuga canadensis 'Pendula' - Os fãs de cicutas que não têm espaço suficiente para cultivar estas árvores grandes e imponentes devem optar pelas cicutas choronas. De menor estatura (1,5 m de altura e 3 m de envergadura) e com ramos que crescem para baixo, as cicutas choronas são uma excelente alternativa para jardins mais pequenos. Sempre verdes e prósperas em solos médios e sombra total a parcial, as cicutas choronas produzem pequenos cones castanhos.A forma e o formato dependem da formação e da poda recebida quando a árvore é jovem. 'Sargentii' é outro nome de cultivar de cicuta chorona frequentemente visto no comércio. Resistente a -30° F.

O cedro-do-atlas azul tem muito para oferecer: os tufos de agulhas azuis e os ramos arqueados fazem desta planta uma verdadeira vedeta.

Cedro-do-atlas azul chorão

Cedrus atlantica Glauca - Um espécime impressionante, o cedro-do-atlas azul é suscetível de gerar mais perguntas dos visitantes do jardim do que qualquer outra planta que cultive. Aglomerados de agulhas azuis ocorrem em grupos semelhantes a tufos ao longo dos caules. Resistentes a -10° F, os cedros-do-atlas azuis atingem 60 pés de altura com uma incrível extensão arqueada até 40 pés.Espécimes: os ramos caem no chão para criar uma aparência de cortina.

Árvores de folha caduca

No inverno, os ramos nus da bétula chorona proporcionam um interesse fora de época. No verão, a árvore cobre-se de uma folhagem verde média.

Bétulas choronas

Betula pendula 'Youngii' - A bétula-chorona de Young é uma árvore de pequeno porte muito bonita que forma um monte de folhagem no topo do seu tronco, que pode ser treinado para ser contorcido. Tolerantes ao frio até -50° F, estas árvores de folha caduca não são nem lentas nem de crescimento rápido. Atingem 3 metros de altura e 15 metros de largura. Pequenos amentilhos amarelos são produzidos na primavera, fazendo com que os ramos nus fiquem cobertos de flores difusas e não vistosas. Bétula-chorona de YoungOs ramos pendentes podem crescer até ao solo. As folhas verdes, em forma de lágrima, tornam-se amarelas no outono.

A copa arqueada de uma árvore katsura chorona proporciona um lugar sombrio para descansar.

Árvore de katsura chorona

Cercidiphyllum japonicum 'Pendula' - Se me pedissem para escolher uma árvore favorita de todas as árvores choronas, seria a katsura chorona. No outono, quando as folhas desta árvore impressionante são de um amarelo dourado e caem no chão, emite o mais maravilhoso cheiro a caramelo quente. Resistente a -30° F e atingindo uma altura de 25 pés, a katsura chorona não se importa com solos difíceis, embora tenha tipicamente um sistema radicular mais raso do que outrasA Katsura é uma árvore masculina ou feminina, cujas flores são bastante indescritíveis, sendo vermelhas nos machos e verdes nas fêmeas. As folhas têm uma tonalidade azulada e uma forma oval-arredondada. A 'Pendula' é uma árvore enxertada que tem uma copa em cascata de ramos que chegam até ao chão.

As faias choronas crescem muito e são um ótimo "forte" para as crianças.

Faia chorona

Fagus sylvatica 'Pendula' - Árvores choronas perfeitas para jardins infantis e áreas grandes e abertas, as faias choronas crescem até 15 metros de altura com uma extensão de até 12 metros. Imponentes e elegantes, as faias choronas criam um ponto focal dramático. Na maturidade, a sua copa em forma de cogumelo cobre uma grande área à volta do tronco, tornando-as um excelente esconderijo ou "casa de brincar" para as crianças.Alguns espécimes têm um tronco central ereto e outros têm um hábito de crescimento largo e espalhado. Resistente a -30° F. As flores não são vistosas.

O ácer japonês 'Crimson King' forma um monte denso na paisagem.

Ácer japonês chorão

Acer palmatum var. dissecção 'Crimson King' (Rei Carmesim) - Esta variedade de ácer japonês tem um hábito de crescimento em forma de montículo e chorão, com ramos que se arqueam desde o tronco até ao solo. Existem muitas variedades de áceres japoneses com um hábito de crescimento semelhante, mas eu gosto muito do 'Crimson King' pelas suas folhas castanhas, finamente serrilhadas, que se tornam num escarlate brilhante no outono. 'Crimson Queen' é outra excelente escolha.Em climas mais frios, opte pela luz solar plena. Resistente a -20° F. Altura máxima de 8 a 10 pés.

O salgueiro branco chorão tem ramos amarelos e um hábito de crescimento distinto. Crédito da fotografia: Eva Monheim

Árvores choronas salgueiro branco

Salix alba Tristis - Esta cultivar de salgueiro branco tem galhos amarelos brilhantes e um belo hábito de crescimento chorão. Como muitos outros salgueiros, esta variedade de árvore chorona prefere solos húmidos. Na verdade, é uma óptima escolha para áreas húmidas e baixas onde outras árvores não crescem. O sol pleno é o melhor. Dê a estas árvores choronas muito espaço; elas crescem muito grandes (até 75 pés de altura). Resistente a -30 ° F e nativo da Europa, chorãoO salgueiro-branco tem folhas finas e ramos pendentes e estreitos. As flores não são vistosas e a sua textura na paisagem é fina e suave.

A forma alta e em forma de monte do lariço-chorão é muito caraterística. Crédito da fotografia: Eva Monheim

Lariço-chorão

Larix decidua 'Pendula' - O lariço é uma árvore de folha caduca, com agulhas verdes ao longo dos seus ramos pendentes. No outono, as agulhas tornam-se amarelas e depois caem da planta. O lariço-chorão sobrevive a Invernos com temperaturas até -40° F. Tem um crescimento rápido e pode ser treinado para assumir formas únicas. O lariço-chorão japonês ( Larix kaempferi Com um aspeto suave e uma estrutura alta, semelhante a um montículo, o lariço-chorão é um verdadeiro espetáculo. Atinge entre 8 a 12 pés de altura e 10 pés de largura.

***Se estiver interessado em saber mais sobre árvores e arbustos excepcionais para a sua paisagem, recomendamos Arbustos & Sebes por Eva Monheim e Enciclopédia de árvores e arbustos de Dirr por Michael Dirr.

Para obter mais informações sobre o arranjo paisagístico do seu jardim, visite as seguintes publicações:

- Árvores estreitas para quintais pequenos

- Árvores com casca descascada

- Arbustos floridos para sombra

- Pequenas árvores floridas

- Arbustos de baixa manutenção

- Arbustos de floração precoce para o jardim

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.