Dicas de design de plantação de bolbos e inspiração dos jardins de Keukenhof

Jeffrey Williams 22-10-2023
Jeffrey Williams

Depois dos nossos longos Invernos canadianos, no início da primavera costumo sair todos os dias para o quintal para ver que bolbos de primavera floresceram desde o dia anterior. São das minhas flores preferidas porque são o prenúncio da estação de crescimento. Em Lisse, uma cidade nos Países Baixos, cerca de sete milhões de bolbos de flores florescem em cada primavera nos 32 hectares de jardins doKeukenhof. Combinações de cores resplandecentes e ideias criativas de exibição são plantadas para inspirar jardineiros de todo o mundo. São também cartões de visita vivos para os produtores holandeses que fornecem os bolbos. Já tive a sorte de visitar o Keukenhof duas vezes e, se vivesse mais perto, iria todos os anos. Aqui está alguma inspiração que trouxe para casa da minha mais recente visita ao Keukenhofjardins.

Em primeiro lugar, devo dizer que os jardins de Keukenhof ficam a um pulo do aeroporto Schipol de Amesterdão. Há um autocarro especial que o leva diretamente para lá (a viagem de autocarro e a entrada estão incluídas no preço). Também é muito fácil chegar ao aeroporto a partir de Amesterdão. Eu estava a visitar o local no âmbito de um cruzeiro fluvial da Avalon Waterways, por isso cheguei lá de autocarro. Outras empresas tambémAqui está um vídeo meu nos jardins em que apareci para a BestTrip.tv.

Ideias dos jardins de Keukenhof

Só uma nota rápida antes das fotografias bonitas. Quando plantar os bolbos, certifique-se de que lê a embalagem para obter informações pertinentes sobre a profundidade, os requisitos de luz, etc. Há algumas dicas excelentes sobre a plantação de bolbos aqui. Para algumas destas ideias, como os sapatos de madeira holandeses, vai querer comprar bolbos de exterior em vaso num viveiro na primavera para compor o visual (a menos que os desenterre de umUm local discreto no jardim. Ok, vamos começar.

Veja também: Suportes de plantas em bambu para jardins e canteiros elevados

Encontrar uma nova utilização para a cerâmica antiga

Este recipiente coberto de cerâmica azul e branca ao estilo de Delft provavelmente nunca sobreviveria ao ciclo de congelamento/descongelamento dos nossos invernos rigorosos, mas é algo que pode ser retirado em cada primavera. Em alguns jardins, este estilo de cerâmica omnipresente foi utilizado para criar um candelabro de flores, vários recipientes, casas para pássaros e até pequenos pontos de rega para polinizadores.

Veja também: Dicas de manutenção de jardins em contentores: Ajude as suas plantas a prosperar durante todo o verão

Apaixonei-me por este jardim, com o seu esquema de cores branco e azul e recipientes imaginativos que utilizam pedaços de cerâmica de Delft.

Criar uma montagem de lâmpadas

Que giro é este post com cerâmica e sapatos de madeira holandeses plantados com bolbos de flores de primavera? Consigo ver isto a funcionar numa vedação ou numa zona mais protegida do jardim, como um pátio. Que tal um par de sapatos pendurados na porta de entrada? Demais?

Os sapatos de madeira holandeses e a cerâmica de Delft criam um pequeno quadro encantador no jardim, que pode funcionar bem num pátio.

Misturar os bolbos

Recentemente, tive o prazer de ouvir Jacqueline van der Kloet, que foi a oradora principal no simpósio anual da GWA: The Association for Garden Communicators. Jacqueline é uma famosa designer de jardins dos Países Baixos e ganhei muita inspiração com a sua palestra. Tenho estado a ler o seu livro Colour Your Garden porque adoro o facto de ela aplicar o estilo de plantação naturalista aos bolbos.Ela deita algumas variedades num carrinho de mão, mistura-as e depois espalha-as num jardim, entre as plantas perenes, cavando os bolbos onde eles vão parar, o que cria um aspeto mais natural e indomável que eu quero reproduzir.

Estes bolbos foram espalhados numa borda direita, mas estou ansioso por espalhar bolbos entre um canteiro de plantas perenes que tenho no canto do meu terreno.

Plantar um prado de bolbos

Se eu não estivesse disposta a ver para onde levavam alguns dos pequenos caminhos, não teria encontrado este "rio" colorido de bolbos!

Plantar bolbos numa plantadora de canteiros elevados

Se não tiver um grande jardim, pode desfrutar de bolbos de flores de primavera num grande recipiente. Se deixar o seu recipiente no exterior durante o inverno, deve certificar-se de que fica numa área abrigada onde os bolbos não congelem. Além disso, deve certificar-se de que não planta demasiado perto dos lados do recipiente. No entanto, os viveiros também vendem bolbos em vasos na primavera, pelo que podeesperar sempre para as comprar para criar um arranjo em recipiente.

Adoro o aspeto rústico e meio pintado destes canteiros de madeira cheios de bolbos em exposição no Keukenhof.

Forrar um caminho ou uma entrada de garagem com bolbos

Se tiver um local que normalmente preenche com plantas anuais ao longo de um caminho ou de uma entrada, plante bolbos no outono para uma exibição na primavera.

Brincar com a textura

Adoro o contraste de texturas criado pelo ácer japonês no fundo, as fritilárias altas e orgulhosas e os muscari curtos. Dá a este jardim um aspeto mais selvagem e indomável! Repare também na tulipa amarela espigada no topo deste post. Há textura na própria flor!

Adoro o aspeto das fritilárias, fazem-me lembrar os Marretas e acrescentam uma altura e um interesse maravilhosos ao jardim de primavera.

Plantar um esquema de cores monocromático

Escolha uma tonalidade e mantenha-se fiel a ela, misturando diferentes variedades de bolbos para obter um aspeto monocromático no jardim. Pode também escolher bolbos que floresçam em alturas diferentes, para ter uma cor constante.

Escolha uma cor e mantenha-se fiel a ela!

Colocar um anel

Criou um padrão circular à volta de uma árvore.

Pintar uma grande área com riscas de cor

Imite os campos que rodeiam os jardins de Keukenhof plantando filas de cores. Pode não ter espaço, mas pode tentar fazer isto numa escala mais pequena.

Dependendo do tamanho e da escala do seu jardim, recriar este aspeto daria, sem dúvida, à sua casa um aspeto atraente!

Plantar bolbos em caixas de janela

Construa um conjunto de prateleiras ou "caixas de janela" para encher com bolbos na primavera e outras plantas anuais brilhantes no verão, como talvez capuchinhas, que se arrastarão pelos lados. E ADORO absolutamente o material da vedação. Parece juta entrelaçada.

Este é o tipo de ideias aspiracionais que gosto de levar para casa de qualquer jardim que visito.

Acha que vai experimentar alguma destas ideias no seu próprio jardim?

Fixe-o!

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.