Aros de cobertura das fileiras para proteção contra geadas e pragas

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Nos meus livros, The Year-Round Vegetable Gardener e Growing Under Cover, escrevo extensivamente sobre os arcos de cobertura de fileiras que utilizo para prolongar a época de colheita na minha horta. Utilizo-os para começar a plantar na primavera, mas também no outono para proteger das geadas e do tempo frio. Os arcos de cobertura de fileiras simples também podem ser utilizados durante a época de crescimento para proteger as plantas hortícolas de pragas comoescaravelhos da pulga, escaravelhos da batata e insectos da abóbora, ou mesmo pragas maiores como coelhos, veados e pássaros.

Os arcos de cobertura de linhas são um dos meus segredos para uma horta saudável e de longa produção. Além disso, são rápidos e fáceis de montar, o que é muito útil se estiver prevista uma geada inesperada ou mau tempo. No meu curso online, Como Construir & Use Mini Hoop Tunnels na Horta, eu falo sobre como eles têm sido um divisor de águas na minha horta. Continue lendo para saber mais sobre as várias maneiras depode utilizar túneis de argolas, bem como os vários materiais que utilizo para fazer as minhas estruturas.

Este túnel super rápido de construir é feito com arcos de arame cobertos com uma cobertura leve para linhas. Está a proteger as minhas plântulas de couve verde das traças da couve e dos veados.

Duas formas de utilizar os arcos de cobertura de linhas:

Proteção contra a geada

Tradicionalmente, os horticultores esperam que a última geada da primavera passe para plantar a maior parte das suas culturas. No entanto, ao utilizar coberturas de proteção, planto semanas - por vezes meses! - mais cedo. Há muitos anos que utilizo estas práticas coberturas para cultivar mais alimentos na minha horta e colher durante todo o ano.

Na primavera, semeio sementes de verduras de estação fria, como rúcula, alface, espinafres, tatsoi, cebolinhas e verduras asiáticas, por baixo dos meus túneis. Também transplanto plântulas de culturas como brócolos, couves e alcachofras. Mas estas coberturas simples também são uma forma conveniente de manter as plântulas de tomate e pimento, sensíveis à geada, isoladas do clima de altos e baixos da primavera. Os túneis captamO calor e a criação de um microclima em torno destas plantas tenras reduzem o risco de danos causados pelo frio.

O meu manjericão de fim de estação é protegido por um túnel de cobertura em linha para o proteger das temperaturas frescas da noite e das geadas.

Proteção contra pragas

Se estiver a cultivar a mesma cultura no mesmo canteiro, ano após ano, e tiver problemas com a mesma praga, cobrir esse canteiro com uma cobertura em linha não vai resolver o seu problema. De facto, é provável que apenas prenda a praga debaixo da cobertura, dando-lhe rédea solta para mastigar as suas culturas.Certifique-se de que roda as famílias de culturas todos os anos, plantando-as num canteiro diferente ou numa secção diferente da sua horta.

Também é importante ter em conta o momento - quando é que se coloca o túnel de proteção sobre os legumes e durante quanto tempo é que se tem de o deixar? Para ser mais eficaz, coloco túneis sobre os meus canteiros imediatamente Porquê? Porque já estive na horta a transplantar plântulas de brócolos para o meu jardim com traças da couve a voar à volta da minha cabeça para tentar pousar nas plantas de brócolos. Se esperar para as cobrir, pode ser demasiado tarde.

O período de tempo que a cultura precisa de ser coberta depende de vários factores: 1) o tipo de praga, 2) quando é mais prejudicial e 3) o tipo de cultura. Por exemplo, os escaravelhos são mais prejudiciais para as culturas da família das couves, como a rúcula, na primavera, quando as pragas emergem do solo.A situação é diferente no caso de legumes como o pepino, a abóbora ou o melão, que precisam de ser polinizados para produzir a sua colheita. Neste caso, pode utilizar aros de cobertura das fileiras para evitar que os insectos da abóbora ou o escaravelho do pepino danifiquem as plantas jovens, mas depois retire as coberturas quando as plantas começarem a florescer para que a polinização possa ocorrer.

Estes arcos metálicos serão cobertos com uma cobertura de fileiras para proteger as jovens plântulas das temperaturas frias e das geadas.

Os melhores materiais para arcos de cobertura de fileiras:

Os materiais que utilizo para os meus arcos de cobertura das fileiras são fáceis de obter, baratos e duráveis. Para prolongar a sua vida útil, guardo-os no meu barracão de jardim ou na garagem quando não estão a ser utilizados. Quando faço um mini túnel, coloco os arcos a uma distância de um metro e meio entre si.

Aros em PVC

Há mais de uma década que utilizo condutas de PVC de meia polegada de diâmetro para fazer arcos para os meus canteiros de jardim. É um produto barato, fácil de encontrar no seu centro de melhoramento da casa local e vem em comprimentos de três metros. O PVC dobra-se facilmente sobre um canteiro para fazer um arco rápido. Pode inserir a extremidade do PVC diretamente no solo, mas acho que estes arcos são mais estáveis quando um vergalhão de um metro de comprimentoA estaca é introduzida primeiro no solo e a extremidade do aro é depois colocada sobre a estaca.

Argolas de arame

Os arcos de arame são perfeitos para cobrir as fileiras na primavera, no verão ou no outono, mas não são suficientemente fortes para suportar qualquer carga de neve, pelo que não os utilizo no jardim de inverno. Utilizo arame de calibre 9, que vem em bobina. Corto-os em comprimentos de 1,5 a 1,5 m para cobrir canteiros de 1,5 a 1,5 m de largura. Uma vez inseridos no solo, têm cerca de 30 cm de altura. São bons para uma proteção ligeira contra as geadas,para evitar que os escaravelhos da pulga danifiquem culturas compactas como a rúcula, ou para cobrir plantas jovens de abóbora para evitar que os insectos da abóbora acedam à cultura.

Demoro apenas cerca de um minuto a dobrar uma conduta de metal de meia polegada e três metros de comprimento num aro resistente para os meus canteiros de jardim.

Argolas de metal

Há cerca de cinco anos, adquiri um Quick Hoops Low Tunnel Hoop Bender da Johnny's Selected Seeds e este transformou os meus túneis baixos de inverno. Tinha estado a utilizar PVC para estas estruturas, mas tinha sempre de acrescentar um suporte central a meio para evitar que se desmoronassem sob neve pesada.Além disso, dobrar um comprimento de meia polegada de diâmetro de uma conduta de metal num aro demora menos de um minuto com o dobrador, pelo que é rápido e fácil fazer arcos super fortes. Para ler sobre a minha atualização do aro de metal, consulte este artigo.

Veja também: Habitat de alimentação para polinizadores: o que plantar ao sol e à sombra

Kits para arcos de cobertura de linhas

É claro que também pode comprar mini túneis pré-fabricados. Tenho várias destas estruturas no meu jardim, algumas cobertas com tecido de cobertura de linhas e outras com polietileno. No ano passado, comprei um túnel de cultivo Bio Green Superdome que tem uma cobertura de polietileno e aprecio a sua rápida montagem, altura e convenientes lados de ventilação. Um túnel de cobertura de linhas como o Tierra Garden Easy Fleece Tunnel é outro túnel instantâneoSe quiser omitir os insectos, utilize um kit com uma cobertura leve com barreira contra insectos, como o Gardman Insect Mesh Grow Tunnel.

Veja também: Plantas para janelas viradas a norte: 15 plantas de interior para exposição a norte

Utilizo o meu Bio Green Superdome Growtunnel para proteger as plântulas na primavera e no outono das geadas, bem como de pragas como insectos, lesmas e veados.

Tipos de coberturas para arcos de cobertura de fileiras

Dependendo do tipo de cobertura de fileiras, pode oferecer vários graus de proteção contra a geada, mas lembre-se de que quanto mais espessa for a cobertura, menos luz passará através dela. Isso não é um grande problema se a estiver a utilizar para proteção no inverno, quando as plantas estão quase todas dormentes. Mas, se desejar encorajar um crescimento rápido e saudável na primavera, vai querer um tecido que permita uma grande transmissão de luz.

As coberturas de fileiras também estão disponíveis numa vasta gama de larguras e comprimentos - leia atentamente a descrição da embalagem para se certificar de que está a comprar o tamanho certo. No início, comprei um tecido com sete pés de largura, pensando que seria suficiente para cobrir os meus túneis de PVC, mas estava enganado! Tinha cerca de 15 centímetros a menos de tecido e tive de me esforçar muito para empurrar os arcos de PVC muito para baixo no solo para podercobrir completamente o túnel.

Barreira de proteção contra insectos

Mais de malha do que de tecido, estes panos de malha duráveis impedem que insectos, traças, lesmas, pássaros, veados, coelhos e outras criaturas tenham acesso aos seus legumes, ervas ou flores, mas permitem a passagem de muita luz e água.

Coberturas de fileiras leves

As coberturas leves para as fileiras são os tecidos mais utilizados e são ideais para uma proteção ligeira contra as geadas, para a proteção contra as intempéries em geral (granizo, aguaceiros, etc.) e para evitar os insectos e outras pragas das hortas.

A cobertura das fileiras é uma das melhores formas de desfrutar de saladas verdes sem pragas na primavera, no outono e no inverno.

Coberturas de fileiras de peso médio

Ligeiramente mais pesados do que as coberturas leves, estes materiais permitem a passagem de cerca de 70% da luz e proporcionam até 6 graus F (3 a 4 graus C) de proteção contra a geada. Utilizo-os na primavera ou no outono como cobertura temporária se estiver prevista uma geada forte.

Coberturas de fileiras pesadas

As coberturas pesadas são utilizadas principalmente como coberturas de inverno, porque bloqueiam 30 a 50% da luz. Pode utilizá-las como coberturas temporárias em caso de geada, mas não as deixe ligadas mais de um ou dois dias durante a estação de crescimento, porque bloqueiam demasiada luz.

Gosto de utilizar grampos de pressão para segurar as coberturas das fileiras e as coberturas de polietileno nos meus arcos de PVC e de metal com meio diâmetro.

Como fixar as coberturas nos aros de cobertura em linha:

Para serem eficazes contra as pragas, é necessário fixar firmemente as coberturas aos aros e pesá-las na parte inferior. É espantoso como é fácil os insectos passarem por baixo de uma cobertura não segura ou a cobertura se desprender numa tempestade.

Existem várias maneiras de prender uma cobertura de linha a um bastidor. Aqui estão os três materiais que utilizo para prender as minhas coberturas de linha:

  1. Clips - Existem muitos tipos de clipes e grampos disponíveis em lojas de material de jardinagem e de ferragens, e eu achei os grampos de pressão os mais convenientes. São fáceis de colocar e retirar, mas mantêm a cobertura firme contra as rajadas de vento mais fortes. Tenha cuidado ao retirá-los dos aros, pois se não tiver cuidado, pode facilmente rasgar tecidos leves. Para a prevenção de insectos, continuo a fixar a parte inferior daa cobertura das fileiras com pesos ou agrafos.
  2. Pesos - Se estiver a utilizar uma cobertura para proteção temporária contra a geada, costumo pesar o tecido no fundo com algo pesado, como pedras, troncos, madeira ou pequenos sacos de areia.
  3. Agrafos de jardim - Os agrafos ou cavilhas de jardim fazem um buraco no tecido para o prender firmemente ao solo. Funcionam muito bem e não me importo de os utilizar se tiver coberturas velhas, mas se as minhas coberturas estiverem em bom estado, não gosto de lhes fazer buracos, pois isso encurta a sua vida útil.

Saiba mais sobre o meu curso em linha sobre a utilização de mini túneis de argolas no jardim neste vídeo:

Para mais informações sobre como proteger as suas culturas de pragas ou prolongar a colheita, consulte estas publicações:

    Utiliza arcos de cobertura de linhas no seu jardim para o proteger das geadas ou das pragas?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.