Rebentos e rebentos de ervilha: um guia de cultivo passo a passo

Jeffrey Williams 18-10-2023
Jeffrey Williams

Não precisa de esperar meses para desfrutar do delicioso sabor das ervilhas cultivadas em casa. Pode cultivar rebentos e rebentos de ervilha durante todo o ano dentro de casa. E embora possa comprar rebentos e rebentos no supermercado ou no mercado dos agricultores, estes alimentos ricos em nutrientes são rápidos e fáceis de cultivar dentro de casa. Além disso, não precisa de nenhum equipamento sofisticado para produzir uma colheita abundante de rebentos e rebentos de ervilha doces e tenros.este artigo, aprenderá tudo o que precisa de saber para cultivar a sua própria colheita ininterrupta de rebentos e rebentos de ervilha.

Pode cultivar rebentos de ervilha em qualquer tipo de recipiente. Normalmente, utilizo tabuleiros de 10 por 20 polegadas, mas também planto em recipientes de salada reciclados e em vasos de plástico ou de terracota. Certifique-se apenas de que o recipiente selecionado tem orifícios de drenagem.

Rebentos de ervilha e rebentos de ervilha

Deve ter reparado que existem muitos termos utilizados para descrever as plantas de ervilha imaturas: rebentos, microgreens, pontas de ervilha e rebentos, entre outros. No entanto, existe alguma sobreposição e eu divido-os em dois grupos principais: rebentos e rebentos.

Rebentos de ervilha - Os rebentos são a primeira fase do ciclo de vida de uma planta, são cultivados em água e colhidos após alguns dias, quando a ponta da raiz começa a crescer. Toda a semente e a raiz jovem são consumidas.

Rebentos de ervilha - Os rebentos são plantas imaturas que são cultivadas no solo. Os caules e as folhas são colhidos depois de as folhas verdadeiras terem emergido e as plantas terem alguns centímetros de altura. Os rebentos de ervilha estão prontos a comer em cerca de duas a três semanas.

Três razões para cultivar rebentos e rebentos de ervilha:

  1. Os rebentos precisam de apenas dois ou três dias e os rebentos estão prontos em apenas algumas semanas. Este é também um DIY divertido para as crianças, que podem ver as plantas a crescer e depois comê-las.
  2. Não é necessário gastar muito dinheiro para cultivar rebentos de ervilha e rebentos dentro de casa. Os rebentos podem ser cultivados em frascos no balcão da cozinha e os rebentos em vasos ou tabuleiros num peitoril de janela ensolarado ou sob luzes de cultivo.
  3. São deliciosos e ricos em nutrientes. Sim, os rebentos e os rebentos não só sabem bem, como também são bons para si!

Este vaso de barro com rebentos de ervilha tem apenas uma semana, mas os rebentos tenros estarão em breve prontos para serem colhidos.

Tipos de ervilhas para rebentos e rebentos

Recomendo a compra de sementes de ervilha biológicas destinadas a germinação ou microgreens. Existem muitos tipos para experimentar e pode encontrar pacotes de sementes em centros de jardinagem, lojas de produtos naturais e online.

Veja também: Como cultivar alho em vaso: o melhor método para o sucesso
  • Ervilha-de-cheiro cinzenta anã - Esta ervilha popular produz rebentos muito doces, talvez os mais doces, mas também tenros e nunca fibrosos.
  • Ervilha verde - As ervilhas verdes são um padrão de germinação e têm sementes verdes arredondadas que dão excelentes rebentos e brotos.
  • Ervilha salpicada - Quando cultivadas em rebentos, as ervilhas-de-cheiro têm caules e folhas delgados.
  • Ervilha amarela - Tal como as ervilhas verdes e salpicadas, estas ervilhas têm um sabor fresco e brilhante que faz lembrar o jardim da primavera.
  • Ervilha verde - Esta variedade única da Johnny's Selected Seeds é cultivada pelos seus delicados cachos de folhetos. Cultivo esta variedade no interior, mas também é uma excelente planta de exterior para recipientes na primavera, verão e outono. Colha os tenros folhetos conforme necessário.
  • Ervilha de gavinha - As ervilhas de gavinha produzem rebentos frondosos, mas também gavinhas de folhas rendilhadas que dão um toque crocante às saladas e sanduíches.

Não é necessário muito equipamento para cultivar rebentos de ervilha. Eu uso um frasco com uma tampa de germinação que torna a lavagem e a drenagem rápidas e fáceis.

Equipamento para o cultivo de rebentos de ervilha

Para germinar, gosto de manter as coisas simples e usar frascos de pedreiro com tampas de germinação. Se estiver a pensar seriamente em germinar, pode querer comprar um sistema de germinação de sementes barato. Eis alguns dos materiais comuns para cultivar rebentos de ervilha.

  • Frascos - Pode comprar frascos específicos para germinação ou usar frascos de pedreiro. Os frascos de germinação vêm normalmente com uma tampa de rede para facilitar o enxaguamento e a drenagem das sementes.
  • Tampas de frascos de germinação - As tampas de germinação estão disponíveis em centros de jardinagem, lojas de produtos naturais ou online. Normalmente custam apenas alguns dólares e são feitas de plástico ou metal. Algumas são para frascos normais, outras para frascos de boca larga.
  • Pano de algodão - A gaze ou outro tecido solto pode ser cortado em pedaços pequenos e preso à volta do topo de um frasco com um elástico, fio ou cordel. Pode ser reutilizado, mas não se esqueça de o lavar e secar entre cada lote de rebentos.
  • Semeadores de sementes - Os germinadores de sementes podem ser redondos ou quadrados e podem ter vários níveis para que possa germinar diferentes tipos de sementes ao mesmo tempo. Permitem que a água escorra através das camadas para facilitar a lavagem e a drenagem.

É importante comprar sementes destinadas a germinar quando se cultivam rebentos de ervilha. Pode encontrar sementes em centros de jardinagem, lojas de produtos naturais e online.

Equipamento para a cultura de rebentos de ervilha

Também não precisa de desembolsar muito dinheiro para cultivar rebentos de ervilha e é provável que tenha objectos em casa ou no jardim que possa utilizar - tabuleiros de sementeira, mistura para vasos, etc.

  • Contentores - Pode usar qualquer recipiente raso que ofereça drenagem, mas eu gosto de usar tabuleiros de sementeira de 10 por 20 por 3 polegadas. São uma utilização eficiente do espaço e encaixam perfeitamente debaixo das minhas luzes de cultivo. Além disso, cada um dá-me cerca de 7 a 10 dias de deliciosos rebentos de ervilha. Também pode usar vasos de plástico ou de barro, recipientes de salada reciclados ou praticamente qualquer tipo de recipiente que contenha um pouco de terra.O recipiente que utiliza tem orifícios de drenagem.
  • Meio de cultura - Utilizo uma mistura de solo sem terra de alta qualidade ou composto para cultivar rebentos de ervilha.
  • Regador ou borrifador - No início, utilizo um borrifador manual para borrifar os tabuleiros todos os dias ou de vez em quando. Quando as sementes germinam, utilizo um regador com uma rosa que fornece um fluxo suave de água que não desaloja as sementes nem achata as plantas jovens.
  • Elementos facultativos para o cultivo de rebentos de ervilha Outros itens que pode querer utilizar incluem cúpulas transparentes ou película de plástico para manter a humidade do solo quando as sementes estão a germinar, etiquetas se estiver a cultivar diferentes variedades de rebentos de ervilha, tesouras para a colheita e uma ventoinha oscilante para proporcionar a circulação de ar numa cave ou noutra divisão fechada.

Existem muitos tipos de culturas que podem ser cultivadas como rebentos, sendo as favoritas a rúcula, a mostarda, a luzerna e as ervilhas.

Cultivar rebentos de ervilha em seis passos simples

Os meus favoritos são os rebentos de alfafa, de rúcula, de mostarda e de ervilha. Demoram apenas alguns dias a germinar e adoramos polvilhá-los em sanduíches, ovos mexidos, saladas, salteados, massas e um milhão de outros pratos. Aqui estão as instruções passo a passo para o cultivo de rebentos de ervilha:

  1. Meça as sementes. Eu coloco quatro colheres de sopa de sementes de ervilha num frasco grande de boca larga. Pode não parecer muito, mas acredite que as sementes incham à medida que absorvem a água e rapidamente enchem o frasco.
  2. Colocar as sementes de molho durante 6 a 8 horas ou durante a noite em água limpa e escorrer bem.
  3. Enxagúe bem as sementes demolhadas com água limpa. Escorra-as. Cubra a parte superior do frasco com uma tampa de germinação, um pano de algodão ou outro material de rede. Ou coloque as sementes num tabuleiro de germinação, se o utilizar.
  4. Colocar o frasco ou o germinador de sementes fora do alcance da luz solar direta.
  5. O passo mais importante a ter em conta é enxaguar e escorrer as sementes com água limpa duas a três vezes por dia. Normalmente, faço-o de manhã, ao fim da tarde e antes de me deitar. Depois de enxaguar as sementes, escorro-as bem no lava-loiça e, em seguida, coloco o frasco invertido numa tigela ou num prato, num ângulo ligeiro. Isto ajuda a escorrer a água restante.
  6. Os rebentos estão prontos a comer quando se vêem as pequenas raízes brancas a emergir, o que demora cerca de dois a três dias.

Como colher os rebentos de ervilha

Quando os rebentos de ervilha estão prontos para serem colhidos, dou-lhes um último enxaguamento e depois coloco-os num pano de cozinha limpo para escorrerem e secarem um pouco. Não os quero guardar encharcados, pois isso pode reduzir o tempo de conservação. Dou-lhes cerca de uma hora para secarem no pano e depois coloco-os no frigorífico num recipiente de conservação de alimentos forrado com papel absorvente. Devem conservar-se durante pelo menos uma semana.

Adoro cultivar rebentos de ervilha! E há vários tipos para cultivar. Ervilhas salpicadas, ervilhas verdes e ervilhas-de-cheiro cinzentas anãs são todas rápidas e fáceis de cultivar. Além disso, têm um sabor delicioso!

Cultivo de rebentos de ervilha em oito passos simples

Plantar um tabuleiro de rebentos de ervilha demora apenas alguns minutos e, em apenas duas ou três semanas, terá muitas verduras tenras. Aqui está um guia rápido para o cultivo de rebentos de ervilha:

  1. Meça as sementes: para um tabuleiro de sementeira de 10 por 20 polegadas, utilizo cerca de uma chávena a uma chávena e meia de sementes.
  2. Mergulhe as sementes durante seis a oito horas ou durante a noite em água limpa. Cubra as sementes com pelo menos dois centímetros de água para garantir que não secam enquanto estão de molho.
  3. Encha os recipientes com dois centímetros de substrato pré-umedecido, pressionando suavemente para firmar o solo. Se tiver um tabuleiro muito raso, pode usar apenas um centímetro de substrato.
  4. Semear densamente as sementes, que devem estar em contacto ou quase em contacto umas com as outras. Quando as sementes estiverem espalhadas uniformemente pela superfície do solo, cobri-las com uma camada fina de mistura para vasos humedecida.
  5. Cobrir o tabuleiro ou recipiente com uma cúpula de plástico ou uma folha de película aderente para reter a humidade e aumentar a humidade. Retirar logo que as sementes germinem.
  6. Coloque as sementes plantadas numa janela ensolarada ou debaixo de luzes de cultivo. Se usar luzes de cultivo, use um temporizador para as manter ligadas durante dezasseis horas por dia. Se colocar o tabuleiro numa janela, vire-o de vez em quando para encorajar os rebentos a crescerem direitos.
  7. Utilize o dedo para verificar diariamente a humidade do solo, nebulizando ou regando se a mistura para vasos parecer seca.
  8. Comece a colher quando os rebentos estiverem suficientemente grandes para serem cortados (ver abaixo mais informações sobre a colheita).

Se quiser um fornecimento ininterrupto de rebentos de ervilha, comece um novo tabuleiro de duas em duas semanas.

Os tabuleiros de 10 por 20 polegadas que utilizo para cultivar rebentos de ervilha não cabem bem num parapeito de janela, por isso coloco-os debaixo das minhas luzes de cultivo.

Veja este vídeo para obter instruções passo a passo sobre o cultivo de rebentos e microgreens.

Cultivo de rebentos de ervilha ao ar livre

Não é necessário limitar o cultivo de rebentos de ervilha ao interior da sua casa. Também podem ser plantados em vasos e tabuleiros em estufas, armações frias, ou em terraços e pátios. Na primavera e no outono, costumo plantar um tabuleiro no meu terraço ensolarado nas traseiras. No verão, quando o tempo está quente, coloco o recipiente num local que ofereça um pouco de sombra.

Quando colher os rebentos de ervilha

Os rebentos de ervilha podem ser colhidos com uma tesoura em qualquer altura em que sejam suficientemente grandes para serem cortados, mas eu costumo esperar até que tenham 15 a 20 cm de altura. Com uma tesoura limpa ou um cortador de ervas, corte-os cerca de 2,5 a 3,5 cm acima da linha do solo.

Normalmente, não colho todo o tabuleiro de uma só vez, mas sim o que preciso ao longo de sete a dez dias. Se quiser cortá-los todos, pode guardar os rebentos de ervilha colhidos num saco de plástico no frigorífico. Não lave os rebentos antes de os guardar, mas sim antes de os comer. Devem conservar-se durante cerca de uma semana. Os rebentos de ervilha não voltam a germinar e devem ser deitados fora noO composto é colocado no contentor de compostagem depois de terminada a colheita do tabuleiro.

Se tiver uma janela solarenga, utilize-a para cultivar microgreens, como rebentos de ervilha.

Como utilizar os rebentos de ervilha

Os rebentos de ervilha sabem a ervilhas doces e adoramos fritá-los (com uma pitada de óleo de sésamo, gengibre e alho), juntá-los a saladas, sanduíches, massas, omeletas e até batidos.

Para mais informações sobre o cultivo de microgreens, rebentos e rebentos, não deixe de consultar estes artigos:

Veja também: Plantas companheiras para pimentos: 12 escolhas com base científica para plantas saudáveis e de elevado rendimento

    Já alguma vez cultivou rebentos de ervilha?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.