Ideias para hortas verticais

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Uma horta vertical é uma forma simples de aumentar o espaço de cultivo, reduzir os problemas de insectos e doenças e embelezar os terraços e pátios. Na minha horta, utilizo estruturas como treliças, estacas e obeliscos, que suportam tomates, pepinos, abóboras, cabaças, ervilhas e feijões de vara. Mas também tenho uma horta vertical no meu terraço e pátio das traseiras. Com um pouco de criatividade, podepode cultivar alimentos em muros e vedações, ou criar o seu próprio espaço vertical com cestos suspensos ou paletes.

Existem vários livros excelentes sobre o cultivo vertical de alimentos. Três dos meus favoritos incluem Vertical Vegetables & Fruit de Rhonda Massingham Hart, Grow a Living Wall de Shawna Coronado, e Vertical Gardening de Derek Fell.

Um jardim de paletes dá origem a um atraente jardim vertical ou a uma pequena parede viva.

Veja também: Beterraba a partir de sementes: Duas técnicas fáceis para cultivar beterraba

5 ideias divertidas de hortas verticais:

1) Torre de saladas - Com uma torre de saladas, nunca vai ficar sem verduras cultivadas em casa! Fácil de fazer, este é um cilindro construído a partir de uma malha de arame resistente, forrado com plástico e preenchido com terra. Para construir, dobre uma secção de 1,5 m de altura de malha metálica (como arame de reforço de betão ou uma malha tipo rede de galinheiro com orifícios de pelo menos 4 polegadas quadradas) num cilindro de 2 pés de diâmetro. Forre com um saco do lixo ou um plástico grandeEncha o cilindro com terra húmida para vasos. Faça buracos ou corte um X no plástico e introduza uma plântula no cilindro, certificando-se de que as raízes são empurradas para a terra para vasos. Continue a plantar plântulas à volta do cilindro. Regue bem e alimente de duas em duas semanas com um alimento orgânico líquido. Misture e combine alface, rúcula, espinafres, acelga, verduras asiáticas e couve para obter uma tapeçaria de verduras.

Artigo relacionado: Cultivar uma parede viva

2) Jardim suspenso - Um cesto suspenso não ocupa espaço no solo, mas pode oferecer uma colheita abundante de morangos doces ou de tomates. Procure morangos perenes ou de dia neutro para uma colheita mais longa. Pendure o cesto num local abrigado e ensolarado, regue e alimente com frequência.

Quer uma forma fácil de cultivar mais alimentos? Plante em cestos suspensos!

Veja também: O melhor solo para um canteiro elevado

3) Jardim de paletes - Pioneiros de Fern Richardson, autor de Small Space Container Gardening (Timber Press, 2012), os jardins de paletes tornaram-se uma grande tendência nos últimos anos. Um jardim de paletes é uma forma fácil e eficaz de cultivar vegetais compactos e ervas aromáticas, como saladas verdes, couve bebé, ervilhas anãs, feijão, salsa, tomilho, manjericão e alecrim, bem como flores comestíveis, como amores-perfeitos e calêndula. Não tem paletes?Também pode comprar jardineiras tipo palete, como esta horta vertical da Gronomics, perfeita para saladas, morangos, ervas aromáticas e muito mais.

Artigo relacionado: Cultivo de pepinos na vertical

4) Jardim de caleira - A minha primeira inspiração foi Jayme Jenkins, que contribuiu com o seu design único de jardim de caleira para o meu livro Groundbreaking Food Gardens. Mas qualquer jardineiro astuto pode criar um jardim de caleira vertical. Pode ser fixado diretamente a paredes e vedações ou pendurado com correntes. Não se esqueça da drenagem - utilize um berbequim para fazer orifícios de drenagem no fundo das suas calhas, adicione tampas nas extremidades e depois encha com terra para vasosAs melhores apostas para as plantas incluem a salsa encaracolada, os morangos alpinos, a alface, os espinafres, os tomates "Tiny Tim" e as chagas.

5) Parede com caixa de janela - Uma das formas mais fáceis de cultivar alimentos na vertical é fixar caixas de janela ou vasos individuais a cercas e paredes. Para se destacarem realmente, pinte os recipientes com cores vivas antes de os pendurar. Plante ervas aromáticas compactas, legumes e morangos.

Tem uma horta vertical?

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.