Cipreste anão de Hinoki: uma árvore perene compacta para beleza durante todo o ano

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Fiel ao seu nome, o cipreste anão de Hinoki pode ser uma das sempre-vivas mais diminutas que se pode cultivar, mas dá um contributo enorme quando é incluído em jardins paisagísticos ou em contentores. Com a sua folhagem em forma de leque que varia em cor desde o amarelo dourado até ao verde profundo, este arbusto compacto é uma excelente planta de interesse invernal que também tem um ótimo aspeto durante todo o ano. Arbustos de cipreste anão de HinokiA planta de folha perene anã dá uma textura e dimensão extra quando incluída em jardins de pedra, entradas e muitos outros locais de plantação. Funciona particularmente bem para jardineiros com espaços pequenos. Além disso, esta planta perene anã é uma boa candidata para exibições de topiaria e até bonsai.

O cipreste anão de Hinoki é uma bela árvore perene compacta que fica bem durante todo o ano.

Conheça o cipreste anão Hinoki

O cipreste Hinoki de tamanho normal ( Chamaecyparis obtusa O cipreste Hinoki é originário do sul do Japão e de partes de Taiwan. Especial por direito próprio, a árvore Hinoki é sagrada para os praticantes da religião xintoísta. Enquanto os ciprestes Hinoki podem atingir alturas de 75 a 130 pés, os seus homólogos anões são de crescimento lento e muito mais pequenos.

Embora existam muitas cultivares diferentes de cipreste anão Hinoki, Chamaecyparis obtusa 'Nana Gracilis' A 'Nana Gracilis' tem um hábito de crescimento semelhante a um globo. A sua folhagem verde-escura também inclui alguns reflexos prateados e está disposta em cachos suaves, em forma de leque. (A propósito, ao comprar um cipreste Hinoki anão, pode reparar que alguns cultivadores comerciais listam a planta como um Cipreste Falso Hinoki Anão).

Outras cultivares que é mais provável encontrar incluem o falso cipreste de Koster ( Chamaecyparis obtusa 'Kosteri ), que apresenta uma folhagem verde brilhante que se torna ligeiramente bronzeada no inverno e um hábito de crescimento mais piramidal, e Night Light™ Hinoki Cypress ( Chamaecyparis obtusa 'Conschlect ) que tem uma folhagem solta, verde-amarelada, com pontas douradas.

Chamaecyparis obtusa 'Tempelhof' é uma variedade de cipreste Hinoki anão que é bastante fácil de encontrar no mercado. Crédito: Mark Dwyer

Quando tiver escolhido a cultivar certa, informe-se se o viveiro onde pretende comprar oferece uma garantia de planta sã. Pergunte também se enviam uma planta de substituição gratuita se o cipreste que encomendou se perder ou se danificar durante o transporte.

Esta variedade dourada de cipreste Hinoki anão é provavelmente 'Nana Aurea' ou 'Nana Lutea'. Ambas têm uma bela folhagem dourada.

Qual é o tamanho de um cipreste Hinoki anão?

A taxa de crescimento de um cipreste anão de Hinoki depende em parte da cultivar que escolher cultivar, bem como do seu microclima. Regra geral, pode esperar que a maioria dos espécimes de cipreste anão de Hinoki cresçam entre 1 e 6 polegadas por ano. São de crescimento muito lento, pelo que em cerca de 10 anos podem atingir entre 1 e 5 pés de altura. A sua largura madura varia entre 2 e 5 pés e, na maturidade total, podemcom um máximo de 10 a 25 pés.

Mas atingir a sua altura adulta pode demorar muitos, muitos anos. Por exemplo, Dan Robinson, proprietário dos Jardins Elandan, no estado de Washington, cuidava de um bonsai anão de cipreste Hinoki com quase 60 anos de idade, com 1,5 metros de altura e um tronco de 5 centímetros de diâmetro (avaliado em 20 000 dólares, a árvore foi roubada em 2012!). "É como uma criança que alguém roubou", disse Robinson a um repórter local na altura. Infelizmente,não foi recuperado).

Este cipreste anão Hinoki tem mais de 30 anos e pouco mais de 1 metro de altura.

Onde plantar este arbusto compacto de folha perene

Uma vez que os ciprestes anões Hinoki têm um crescimento tão lento, são perfeitos para recipientes colocados num terraço ou pátio, dispostos em plantações junto às portas da frente, ou intercalados com flores perenes na paisagem mais ampla. Também são excelentes adições quando misturados com outros tipos de coníferas para criar uma sebe perene,árvores e arbustos mais largos ou de crescimento mais rápido.

Com os devidos cuidados, a maioria dos tipos de cipreste anão Hinoki pode tolerar muito bem períodos de calor e humidade elevados. Geralmente prosperam nas zonas de robustez 4 a 9 da USDA (para obter melhores resultados, considere a sua zona de robustez específica e o microclima ao escolher uma cultivar de Hinoki anão para cultivar).

Quer se trate de uma árvore em vaso ou de uma árvore com bolas, o início da primavera é a altura ideal para a plantação. O seu cipreste anão Hinoki pode crescer em quase todos os tipos de solo, desde que este tenha uma boa drenagem. Como a maior parte das outras plantas perenes, o seu melhor desempenho será num solo rico em matéria orgânica e com um pH ligeiramente ácido.

Uma vez escolhido o local de plantação, cave um buraco com cerca de 30 cm de largura para além do torrão da planta. Plante o cipreste, utilizando a terra que saiu do buraco para encher o solo e regue-o bem. Retire a serapilheira e o cordel antes de plantar se as raízes da planta estavam rodeadas por eles. Se estava a crescer num vaso, solte as raízes com um garfo de jardim manual ou uma faca hori hori antes dePor fim, a colocação de uma cobertura vegetal à volta das árvores Hinoki anãs recém-plantadas ajuda-as a reter a humidade. A cobertura vegetal também protege as raízes das plantas contra os ventos frios e secos do inverno.

O cipreste anão Hinoki é um ótimo candidato para topiárias, bonsai e plantações em contentores. Este tem mais de uma década e foi cuidadosamente podado durante anos para criar esta topiária de bolas triplas.

De quanto sol precisa um cipreste anão Hinoki?

Estes pequenos e belos arbustos preferem o sol pleno, mas toleram a sombra parcial. Neste caso, "sol pleno" significa normalmente seis horas de sol direto por dia. Quanto aos ciprestes anões plantados em zonas de sombra, continuarão a precisar de um mínimo de três horas de sol por dia.

É importante notar que existe alguma variação entre as diferentes variedades e as suas reacções à luz solar. Por exemplo, a folhagem de cultivares como o Night Light™ Hinoki Cypress ( Chamaecyparis obtusa 'Conschlecht') torna-se num dourado bonito e brilhante quando cultivada em zonas com muita luz solar.

Este arbusto fica bem em jardins de pedra e em plantações de fundação.

Rega de um cipreste anão Hinoki

À medida que o seu espécime se vai estabelecendo lentamente, deve regá-lo cerca de uma vez por semana. Mas não exagere. Embora estas sempre-vivas gostem de solo húmido, não gostam de períodos prolongados de "pés molhados". Não tem a certeza se deve regar ou não? Espete cuidadosamente os dedos nos primeiros centímetros de solo à volta da planta. Se sentir que está seco ao toque, é provável que seja altura de regar. Adicione 3 a 5 galões deA água deve ser regada lentamente de cada vez que se rega, permitindo que a água penetre suavemente nas raízes. Quando a planta estiver estabelecida, só terá de regar em períodos de seca.

Fertilização desta pequena conífera

O cipreste anão Hinoki não é uma árvore que se alimenta muito, pois não precisa de voltar a crescer um novo conjunto de folhas ano após ano, como acontece com outros tipos de árvores.

Uma forma de lhes dar um aumento de nutrientes é colocar no solo uma quantidade extra de minhocas ou composto maduro. Mas, se quiser usar algo mais forte, pode sempre adicionar um fertilizante orgânico específico para árvores perenes ou um fertilizante para árvores e arbustos no início da primavera.

Os cachos de agulhas em forma de leque são macios e emplumados.

É necessário podar um cipreste Hinoki anão para o manter pequeno?

Digamos que está a desenvolver o popular Chamaecyparis obtusa Se nunca o podasse, este cipreste anão Hinoki em particular levaria uma década inteira para atingir a marca dos três ou quatro pés.

Em geral, devido ao seu hábito de crescimento naturalmente ereto e à sua taxa de crescimento lenta, os ciprestes anões Hinoki não necessitam de poda regular - a não ser, talvez, que os esteja a cultivar como bonsai ou a moldá-los deliberadamente como topiária. Mas é uma boa ideia podar quaisquer ramos danificados ou doentes.O final do verão ou o início do outono é uma boa altura para a poda.

Embora não deva podar o cipreste anão Hinoki, se precisar de o manter muito pequeno (para um bonsai, talvez) ou se precisar de o aparar para que não se aglomere num passeio, apare apenas quantidades muito pequenas de cada vez.

Os veados comem as plantas do cipreste anão Hinoki?

Não somos os únicos que podemos apreciar as cores e texturas impressionantes da folhagem do cipreste anão Hinoki - os veados esfomeados também gostam destas sempre-vivas! Se não proteger as suas plantações, pode perder algumas delas para os veados que mordiscam a sua área. Felizmente, tenho tido boa sorte em manter as minhas plantas de cipreste anão seguras, cobrindo-as com redes para veados.As vedações de jardim funcionam bem para impedir que os veados roam a casca e os agulheiros.

Cubra o seu cipreste anão hinoki com uma rede para veados se os veados visitarem o seu quintal e comerem na sua paisagem.

Veja este vídeo para obter uma breve sinopse das informações sobre como cuidar deste pequeno arbusto perene :

Veja também: Plantando no verão? Dicas para ajudar as plantas perenes recém-plantadas a florescerem no calor

Potenciais problemas

O cipreste anão Hinoki pode ser de manutenção bastante reduzida, mas isso não significa que seja imune a pragas ou agentes patogénicos:

  • Vermes do saco A menos que tenha vários destes arbustos, deve ser capaz de inspecionar e apanhar à mão os sacos de assinatura dos bichos-da-seda antes que estas populações fiquem fora de controlo. Mas se tiver uma grande infestação de bichos-da-seda, pode aplicar um spray Bt. (Bt-ou Bacillus thuringiensis -é um tipo de bactéria que afecta apenas insectos em fase larvar, como as lagartas do bicho do saco).
  • Insectos cochonilhas, pulgões e ácaros -Pode conseguir desalojar a maior parte das cochonilhas, pulgões e ácaros com um jato forte de água da mangueira de jardim. Para infestações mais pesadas, pode pôr insectos benéficos a trabalhar para si ou, na pior das hipóteses, aplicar sabão inseticida.
  • Podridão radicular -Se o seu solo for mal drenado ou se regar em excesso, pode provocar o apodrecimento das raízes do seu cipreste. No início, as plantas afectadas pelo apodrecimento das raízes podem apresentar folhas e ramos amarelados que morrem. Eventualmente, a árvore pode deixar cair as agulhas e morrer. Uma vez que o apodrecimento das raízes é uma doença fúngica transmitida pelo solo, pode facilmente espalhar-se às plantas vizinhas na sua paisagem. Se perder um cipreste anão devido ao apodrecimento das raízes,deve ser removido e deitado fora - não compostado - e quaisquer ferramentas de jardinagem potencialmente contaminadas devem ser higienizadas.

Com interesse durante todo o ano, Chamaecyparis obtusa Esta fotografia mostra um dos dois exemplares que tenho no meu quintal no início do inverno com um pano de fundo de switchgrass e um ácer japonês.

Pequena árvore, grande encanto

Ao contrário das árvores que perdem as folhas e entram num período de dormência no inverno, esta pequena árvore perene mantém a sua folhagem única durante todo o ano. É também uma árvore de crescimento muito lento, o que a torna uma óptima escolha para utilização em espaços apertados, em pequenas parcelas de terreno e em jardins de contentores. As árvores Hinoki anãs também proporcionam um grande interesse no inverno e funcionam bem em sebes decorativas nas zonas 4 a 9.

Em termos de manutenção, o cipreste-anão precisa de pouco adubo ou poda. Uma vez estabelecido, é tolerante à seca. O calor e a humidade elevados também não são problema. Se tiver um local de jardim com sol pleno ou mesmo sombra parcial e um solo bem drenado, pode facilmente ter sucesso com esta encantadora árvore perene.

A American Conifer Society tem uma base de dados extensa e pesquisável que inclui mais de 100 variedades diferentes de cipreste anão Hinoki.

Para mais arbustos excelentes para a sua paisagem, visite os seguintes artigos:

    Fixe este artigo no seu Ideias de paisagismo placa!

    Veja também: Os melhores legumes para cultivar em canteiros elevados: 10 opções deliciosas

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.