Plantar um canteiro elevado: dicas sobre o espaçamento, a sementeira e o cultivo em jardins de canteiros elevados

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Construiu os seus canteiros elevados ou transformou um objeto antigo na horta perfeita. Agora vem a parte divertida: enchê-los - e depois desfrutar da sua colheita abundante mais tarde na estação, claro. Fizemos uma parceria com a Eartheasy, uma empresa que fornece informações e produtos para uma vida sustentável, incluindo canteiros elevados de cedro natural, para oferecer algumas dicas sobre como plantar um canteiro elevado.

Uma das vantagens da jardinagem em canteiros elevados é o facto de se poder chegar a eles para plantar e remover ervas daninhas. Não se caminha pelo jardim, compactando o solo, o que significa que o solo do jardim permanece agradável, solto e friável.

Escolha a melhor terra que puder pagar para encher os seus canteiros elevados. Encomendei um camião cheio de uma mistura tripla de boa qualidade formulada para vegetais quando construí todos os meus canteiros elevados. Também pode misturar a sua própria terra especial para vegetais.

Adiciono composto de volta aos meus canteiros elevados a meio da estação, quando arranco algumas das minhas culturas de primavera, para adicionar nutrientes de volta ao solo.

Uma das vantagens de plantar num canteiro elevado é o facto de controlar toda a matéria orgânica rica que nele entra. Isto é especialmente necessário se tiver um solo duro ou argiloso, ou um solo cheio de raízes de uma árvore vizinha. Foto cedida por Eartheasy

Plantação de hortas em canteiros elevados

Antes de cavar, tenha em atenção a direção de onde vem o sol - não quer que as suas plantas mais altas sombreiem nada atrás delas. Uma vez, plantei zínias na parte da frente dos meus canteiros elevados sem ler o pacote de sementes. As flores cresceram até atingirem cerca de um metro e meio de altura! Obviamente, não eram uma variedade agradável e baixa. Quer certificar-se de que os frutos e legumes que gostam de calorOs vegetais que planta - tomates, melões, pepinos, abóboras, etc. - devem receber pelo menos seis a oito horas de luz solar por dia (de preferência mais perto das oito).

Quer esteja a semear sementes ou a plantar plântulas, não se esqueça de ler atentamente o pacote de sementes ou a etiqueta da planta, para saber quais as condições de que as plantas necessitam para prosperar. Quando semear vegetais de raiz, por exemplo, deve seguir as instruções para desbastar quando os rebentos começarem a aparecer no solo. Embora possa parecer um desperdício quando os está a arrancar, os rebentos de beterraba, por exemplo, podem serAs mudas de cenoura, por outro lado, devem ser enterradas, como explicado neste artigo sobre o desbaste de cenouras. O desbaste de beterrabas, cenouras, rabanetes, nabos e outros vegetais de raiz, incentivará o crescimento saudável das raízes e vegetais maiores.

Para algumas plantas, como os tomates, é necessário dar-lhes espaço suficiente para que o ar possa circular entre as plantas, o que ajuda a prevenir doenças. Também é necessário que a luz chegue às plantas e aos frutos. No entanto, não deve espaçar demasiado os tomates, o que pode permitir a entrada de ervas daninhas. Tenha estas dicas em mente para outros vegetais de beladona, como pimentos, beringelas e tomatillos.

Não se esqueça de estabelecer um calendário de rega regular para não se esquecer de hidratar as suas jovens plantas tenras. Podem ser utilizados cloches ou coberturas de fileiras para as proteger de uma geada no final da primavera.

Porquê plantar intensivamente em canteiros elevados?

A plantação intensiva é uma técnica que reduz o espaço vazio no jardim onde as ervas daninhas podem encontrar espaço para crescer. Plantar as mudas mais próximas umas das outras significa que as próprias plantas actuam como uma cobertura vegetal viva sobre o solo, mantendo-o fresco e reduzindo a evaporação.

A nossa especialista em plantas comestíveis, Niki Jabbour, planta os seus vegetais em mini fileiras ou faixas. E planta apenas um pouco de cada cultura de cada vez para reduzir o desperdício de alimentos - não precisa de 100 cabeças de alface prontas ao mesmo tempo!

Niki recomenda a sementeira de pequenas quantidades de sementes de poucas em poucas semanas, o que lhe dará uma colheita mais longa de vegetais de alta qualidade.

Plantação sucessiva em canteiros elevados

Se está a retirar as suas colheitas de primavera, como ervilhas e tubérculos, ou a sua colheita de alho no verão, não há razão para não acrescentar mais vegetais a esse espaço vazio. Pode querer dar às sementes uma vantagem inicial sob as suas luzes de cultivo. Ao plantar, lembre-se da dica do composto: altere o solo para adicionar alguns nutrientes e encorajar uma colheita frutíferaA boa saúde do solo é a chave para um jardim próspero.

Adicione suportes para plantas para ter espaço para mais plantas

Ao plantar um canteiro elevado, não se esqueça de dar a algumas das suas plantas algo para trepar - treliças, um velho pedaço de treliça, painéis de gado, etc. Se alguma vez plantou uma muda de abóbora num canteiro elevado, sabe que, à medida que cresce, a planta toma conta de metade, se não de todo o jardim! Adicionar estruturas verticais irá apoiar as trepadeiras, como pepinos, abóboras, feijões, ervilhas e melões.

Plante uma mistura de vegetais e flores nos seus canteiros elevados

Há muitos benefícios mútuos em plantar plantas comestíveis nos seus jardins ornamentais e vice-versa (na Savvy Gardening, chamamos-lhes #GardenBFFs!). Gosto de plantar flores, como zínias, capuchinhas e cosmos nos meus canteiros elevados. Atraem polinizadores que, por sua vez, polinizam as minhas flores de tomate, abóboras e pepinos (é uma vitória!). Muitas vezes, quando estou no jardim num dia de verão,Plante algumas flores extra, para que possa deixar algumas para os polinizadores e cortar o resto para fazer ramos de verão para vasos.

Plantar flores num canteiro elevado pode atrair polinizadores valiosos E atrair insectos benéficos que tratarão de alguns dos maus da fita no jardim. foto cedida por Eartheasy

Também pode utilizar as flores como controlo natural de pragas quando planta um canteiro elevado. Eu baseio algumas das minhas plantações nas pragas que invadiram o meu jardim em épocas anteriores, e outras como medidas preventivas.

Veja também: Planta da dor de dentes: uma beleza bizarra para o jardim

Eis alguns exemplos:

  • O Alyssum atrai vespas parasitas, que se encarregam de uma grande quantidade de insectos nocivos, como a lagarta da couve, o escaravelho do pepino, a broca da abóbora, a lagarta do tomateiro, o bicho-da-cana, a lagarta da traça cigana, etc.
  • O hissopo atrai o percevejo das duas manchas, que se alimenta das larvas do escaravelho da batata do Colorado - um inimigo que gosta de causar estragos nos meus tomatillos.
  • As malmequeres são plantadas para repelir os nemátodos que se encontram debaixo do solo. Li também um estudo recente que diz que elas repelem a mosca branca dos tomateiros.
  • Se não se importar de sacrificar algumas, as capuchinhas podem ser utilizadas como cultura armadilha para os pulgões

A imagem principal e a imagem acima deste texto mostram os canteiros elevados de cedro natural da empresa.

Fixe-o!

Veja também: Seleção e plantação de culturas de cobertura para canteiros elevados

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.