Identificação e resolução de problemas das plantas de pepino

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Os pepinos são uma das culturas mais apreciadas nas hortas, logo a seguir aos tomates e aos pimentos na lista de favoritos de muitos jardineiros. Os pepinos são fáceis de plantar, deliciosos e são produtores prolíficos. Mas mesmo os produtores experientes têm problemas com as plantas de pepino que surgem de vez em quando. Neste artigo, partilharei alguns dos problemas mais comuns no cultivo de pepinos e apresentarei algumas soluções fáceis para os problemas de pepino.soluções orgânicas.

Problemas comuns das plantas de pepino

Plantar pepinos a partir de sementes sempre que possível para limitar o choque do transplante.

Veja também: As 7 melhores ervas aromáticas para jardinagem em contentores

As más técnicas de plantação prejudicam o crescimento

Os pepinos são fáceis de cultivar a partir de sementes semeadas diretamente no jardim, mas para os jardineiros do norte com estações de crescimento curtas, pode ajudar a dar um salto na estação plantar transplantes no jardim, em vez de sementes. O problema é que as plantas de pepino não gostam de ter as suas raízes perturbadas e sofrem normalmente de choque de transplante,Os transplantes de pepino mostram sinais de crescimento e desenvolvimento retardados, anulando os benefícios da plantação de plântulas jovens, em vez de plantar sementes.

Se vive no norte, escolha uma variedade de estação curta e de maturação rápida, como o "Patio Snacker" ou o "Straight 8". Se achar que tem de plantar transplantes, tente não perturbar as raízes quando plantar as plântulas, ou plante-as em vasos de turfa plantáveis para não ter de perturbar as raízesUtilize um fertilizante orgânico líquido diluído, cubra-as com uma tela de sombra durante alguns dias e certifique-se de que recebem água suficiente.

A falta de polinização afecta a frutificação

Infelizmente, a falta de polinização é um dos problemas mais comuns das plantas de pepino hoje em dia. Se os seus frutos de pepino (sim, botanicamente falando, os pepinos são frutos, não vegetais) não estão completamente formados ou têm uma extremidade que não é mais do que um pequeno nódulo, a culpa é provavelmente da má polinização. Cada flor deve ser visitada por um polinizador muitas e muitas vezes para que o fruto se forme completamente.polinizadores que tiver à sua volta, melhor.

Não utilize pesticidas na horta; mesmo certos pesticidas orgânicos podem afetar as abelhas. Aumente o número de insectos polinizadores na sua horta intercalando as suas culturas comestíveis com muitas ervas e plantas anuais com flor, tais como girassóis, orégãos, manjericão, zínias, endro e figo-da-índia.

Os pepinos com as extremidades atarracadas ou deformadas são um sinal de má polinização.

A falta de água limita o crescimento da vinha do pepino

Se as suas videiras murcharem ou estiverem a crescer mais lentamente do que gostaria, a falta de água suficiente pode ser a culpada. Como todas as plantas, os pepinos cultivados no solo preferem receber uma irrigação profunda e penetrante da sua zona radicular uma ou duas vezes por semana, em vez de uma irrigação ligeira e superficial todos os dias.

As abóboras cultivadas no solo devem ser cobertas com uma camada de folhas ou palha triturada para estabilizar a humidade do solo. As abóboras cultivadas em contentores devem ser regadas em profundidade todos os dias durante o tempo quente de verão. Não faça uma rega de "salpicos e pancadas" que mal molha as folhas e o solo. Coloque a mangueira diretamente no solo e deixe-a correr através do solo e sair pelo orifício de drenagem no fundo do contentor.a panela.

Os tubos de irrigação por gotejamento colocados na base das plantas de pepino ajudam a direcionar a água de irrigação.

A má nutrição afecta a saúde das plantas de pepino

As videiras de pepino alimentam-se muito bem. Se as suas videiras estiverem verde-claras ou amarelas, especialmente as folhas mais velhas, podem precisar de um reforço nutricional. No jardim, adicionar alguns centímetros de composto na primavera deve fornecer toda a nutrição de que as suas videiras necessitam. Mas, se as vir amarelar à medida que o verão avança, alimente as plantas com um fertilizante orgânico líquido uma vez por mês. Também pode trabalhar com fertilizante orgânicofertilizante granulado nas camas de plantação antes de plantar as sementes, mas apenas se um teste de solo lhe disser que é necessário. Demasiado azoto produz videiras longas e verdes com poucas flores ou frutos.

Os pepinos cultivados em contentores precisam de ser alimentados regularmente com um fertilizante orgânico líquido. Certifique-se de que utiliza uma terra para vasos de alta qualidade quando os plantar. Aqui está a receita que utilizo para fazer a minha própria terra para vasos.

Alimentar as plantas com composto de alta qualidade e fertilizante orgânico quando necessário .

O oídio limita o crescimento dos pepinos

Se as folhas dos seus pepinos parecerem polvilhadas com pó de talco, a causa é o oídio. Este é um dos problemas mais comuns com que os jardineiros se deparam nas plantas de pepino. Felizmente, é mais um problema estético, embora o oídio intenso limite a fotossíntese e o crescimento. Existem muitas espécies diferentes deste organismo fúngico que vivem na superfície da folha.

Plante variedades de pepino com uma resistência conhecida (o código de resistência à doença PM encontra-se no pacote de sementes ou na descrição do catálogo de sementes), tais como "Eureka", "Jackson" e "Transamerica". Faça o seu melhor para manter a folhagem seca quando regar o seu jardim. A maioria das doenças fúngicas desenvolvem-se em folhagem húmida. Regue de manhã para dar às plantas tempo suficiente para secarem antes do anoitecer. OídioO míldio nos pepinos é gerido com fungicidas orgânicos baseados em Bacillus subtilis (Serenade™) ou bicarbonatos (incluindo Green Cure™ e Bi-Carb®).

Os escaravelhos do pepino são um dos problemas mais difíceis da cultura do pepino

Dependendo do local onde vive, pode ter uma de duas espécies diferentes de escaravelhos do pepino a rondar o seu jardim: o escaravelho riscado do pepino e o escaravelho malhado do pepino. Ambas as espécies se alimentam de todos os membros da família das cucurbitáceas. Os escaravelhos adultos fazem buracos irregulares nas folhas e nas flores, enquanto as larvas se alimentam das raízes das plantas.

Os escaravelhos listrados e manchados do pepino alimentam-se das plantas e propagam doenças.

A sua primeira linha de defesa é plantar variedades resistentes ao escaravelho. Uma vez que são atraídos por um composto específico que se encontra nas folhas das plantas de pepino, as variedades com baixos níveis desses compostos são as melhores. 'Saladin' e 'Gemini' são duas grandes variedades resistentes ao escaravelho do pepino. Cubra as plantas com uma cobertura flutuante em linha desde o momento em que as sementes germinam até que as plantas floresçam paramanter os escaravelhos à distância.

Para grandes plantações de pepinos em fileiras, coloque uma tira de fita adesiva amarela revestida com uma cola que não seca, como a TangleTrap, em estacas logo acima do topo das plantas. Infelizmente, também pode apanhar acidentalmente alguns "insectos bons" com esta técnica, mas os insectos das pragas são mais atraídos pelo amarelo do que a maioriaOs escaravelhos do pepino adoram a abóbora Blue Hubbard, por isso plante algumas vinhas desta abóbora de inverno para atrair os escaravelhos para longe dos seus pepinos.

Surpreendentemente, os escaravelhos do pepino também são grandes polinizadores das plantas de pepino, pelo que, na maioria das vezes, deixo-os estar. Raramente causam danos significativos às plantas devido às suas actividades de alimentação - infelizmente, no entanto, os escaravelhos do pepino transmitem a murchidão bacteriana mortal, o que nos leva a um dos maiores problemas das plantas de pepino de todos....

A murchidão bacteriana mata as plantas de pepino

Este agente patogénico afecta todos os membros da família dos pepinos, incluindo os pepinos, as melancias, as abóboras e as abóboras. O primeiro sinal de infeção é o murchamento e a secagem das folhas, por vezes aparentemente de um dia para o outro. É extremamente desanimador ter vinhas saudáveis e prolíficas num dia e depois vinhas murchas e mortas poucos dias depois.

Uma maneira fácil de confirmar que a murcha bacteriana é o problema do pepino com que está a lidar é cortar um caule murcho na base e tocar no corte com a ponta do dedo. Se saírem fios brancos, finos e semelhantes a fios do corte quando afastar o dedo lentamente, as suas plantas têm murcha bacteriana. Espalhada pela atividade alimentar dos escaravelhos do pepino, não há cura para esta doença das plantas do pepino.Destruir imediatamente a planta para evitar que se propague a outras videiras de pepino.

Embora possa pensar que eliminar todos os escaravelhos do pepino num raio de cinco quilómetros da sua horta é a melhor forma de combater este agente patogénico, essa não é a melhor solução, mesmo que fosse possível. Em vez disso, concentre-se em plantar apenas variedades de pepino resistentes à murcha bacteriana na sua horta nos próximos anos. Sabe o que se diz: mais vale um grama de prevenção do que um quilo de pepinos! Algumas das minhas variedades bacterianas favoritasAs variedades de pepino resistentes à murchidão são a 'County Fair', a 'Salad Bush', a 'Marketmore 76' e a 'Saladin', todas elas de excelente sabor e muito prolíficas, para além de resistirem à murchidão.

A murchidão bacteriana provoca a morte das plantas, pelo que é preferível retirá-las logo que a infeção seja confirmada.

Murchidão de Fusarium em pepinos

Outro dos problemas das plantas de pepino que é um desafio para diagnosticar e derrotar é a murcha de fusarium. Este agente patogénico tende a ser muito mais comum em climas quentes do sul e pode afetar uma grande diversidade de plantas hortícolas, para além dos pepinos. Os primeiros sinais incluem caules de folhas caídas. Por vezes, um ramo inteiro pode murchar, começando pela parte inferior e progredindo para cima. Corte abertoO caule principal de uma planta de pepino que suspeite estar infetada com a murcha de fusarium. Se estiver infetada, há estrias escuras ao longo do caule. Por vezes, há também cancros escuros e afundados na base da videira.

Este agente patogénico vive no solo durante muitos anos e propaga-se de planta para planta através da água, do equipamento ou de detritos vegetais. Até os seres humanos podem propagar acidentalmente a murcha de fusarium. Infelizmente, não há cura. Remova e destrua imediatamente as plantas infectadas.

Concentre-se na prevenção da doença no próximo ano, plantando apenas variedades resistentes com o código de resistência à doença FW no pacote de sementes. A solarização do solo pode ajudar a matar os esporos nos primeiros centímetros do solo. Faça a rotação da sua cultura de pepino para um novo local todos os anos. Os aditivos e as drenagens biológicas fungicidas do solo também podem ajudar, incluindo os baseados na bactéria Streptomyces griseoviridis (nome comercialMycoStop®) ou um granulado à base do fungo Trichoderma virens (marca Soil Guard®).

Veja também: Zinnia Profusion: Cultive uma abundância destas lindas flores anuais em jardins e recipientes

O vírus do mosaico do pepino é um problema comum nos pepinos

Este vírus vegetal mortal é transmitido de planta para planta através das ferramentas e das mãos. Também se propaga através da alimentação de pulgões sugadores de seiva. Os sintomas do vírus do mosaico do pepino aparecem mais frequentemente como um padrão semelhante a um mosaico de verde claro e escuro nas folhas (quase como um tabuleiro de xadrez). Os pontos de crescimento estão malformados e há manchas, verrugas ou padrões de linhas nos frutos. Infelizmente, não háA prevenção é a chave para a cura deste vírus vegetal.

Compre apenas variedades de pepino resistentes a este vírus, o que é especialmente importante se já teve problemas com este agente patogénico anteriormente. O código de resistência à doença CMV estará no pacote de sementes ou na descrição do catálogo de sementes das variedades resistentes. As boas escolhas incluem 'Boston Pickling Improved', 'Eureka', 'Little Leaf', 'Salad Bush', 'Straight Eight' e 'Marketmore 76'. Compre novos,Embora o nome "pepino" esteja no nome deste agente patogénico, ele afecta uma vasta gama de plantas, incluindo legumes, flores e ervas daninhas. Destrua as plantas infectadas para evitar uma maior propagação.

O vírus do mosaico do pepino provoca uma variegação semelhante a um tabuleiro de xadrez na folhagem.

Problemas com as plantas de pepino resolvidos

Pode parecer assustador identificar e gerir os problemas com as suas videiras de pepino. Mas a verdade é que terá muitos mais anos de sucesso do que de problemas. Com um solo saudável, água e nutrição adequadas e cuidados apropriados, as videiras de pepino saudáveis e produtivas estão definitivamente nas cartas. Desfrute da colheita!

Plante uma variedade de cultivares de pepino no seu jardim para limitar as doenças e outros problemas.

Para mais informações sobre a gestão das doenças e pragas dos jardins, consulte os seguintes artigos:

Problemas com as abobrinhas e como resolvê-los

Doenças comuns do tomateiro

Patógenos de plantas e controles orgânicos

6 passos para cultivar um jardim de tomates saudável

Guia para pragas de vegetais com soluções orgânicas

Se já teve problemas com a planta do pepino no passado, conte-nos os seus problemas e soluções na secção de comentários abaixo.

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.