Fertilizante para mirtilos: Como e quando alimentar os mirtilos

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Os mirtilos são um dos frutos mais fáceis de cultivar para os jardineiros domésticos. Têm poucas pragas, não ocupam muito espaço e produzem bagas durante muitos anos. As plantas de mirtilo são extremamente resistentes ao frio e a sua rotina de cuidados não é complicada. Num artigo anterior, partilhei informações sobre a poda correcta dos mirtilos e recebi muitos comentários e perguntas sobre como e quando aplicar os mirtilosEste artigo oferece uma visão sobre os melhores produtos para fertilizar mirtilos, o momento adequado para aplicar fertilizante de mirtilo e a quantidade a ser usada.

Veja também: Política de privacidade

Há muito a saber sobre fertilizantes de mirtilo e como usá-los. Você encontrará tudo o que precisa saber neste artigo.

Condições ideais para o cultivo de mirtilos

Antes de falarmos especificamente sobre a fertilização de mirtilos, gostaria de abordar a importância de localizar seus arbustos de mirtilo em condições ideais para um crescimento e produção ideais. Se suas plantas estiverem localizadas corretamente e receberem luz solar e água suficientes, a necessidade de fertilização não será tão crítica. E talvez o mais importante, se você não fornecer a eles as condições certas, mesmo quese fertilizar corretamente, as plantas não terão o seu melhor desempenho.

Eis um resumo rápido das melhores condições para o cultivo de mirtilos:

  • Colocar as plantas de mirtilo em pleno sol (um mínimo de 8 horas por dia).
  • Cultive pelo menos duas variedades diferentes para obter o máximo de frutos. A maioria das variedades de mirtilo não são auto-férteis, o que significa que as suas flores não podem polinizar-se a si próprias. Precisam do pólen de uma variedade diferente para produzir frutos de qualidade. Se tiver apenas uma planta de mirtilo, provavelmente não obterá muitos frutos.
  • Os mirtilos evoluíram em regiões com solos ácidos e pobres em nutrientes. Por isso, ter o nível ideal de pH do solo é fundamental para a saúde e produtividade das plantas. Sem o pH correto do solo, os seus mirtilos não conseguirão aceder a certos nutrientes do solo, independentemente de garantir que as plantas são devidamente fertilizadas. O nível de acidez do solo alvo para os mirtilos situa-se entre 4,5 e 5,1.artigo sobre como testar e ajustar o pH do solo.
  • As raízes das plantas de mirtilo não gostam de solos mal drenados. Não as plante em zonas baixas e pantanosas.
  • Os solos ricos em matéria orgânica são os melhores. Adicione folhas compostadas, composto, estrume bem apodrecido ou outras matérias orgânicas ao solo antes de plantar mirtilos, se possível.

Uma boa colheita de mirtilos é o resultado de uma boa localização e de cuidados adequados. Não negligencie as suas plantas.

Quando utilizar o fertilizante para mirtilos

Os mirtilos não têm grandes necessidades de nutrientes. De facto, são muito sensíveis a uma fertilização excessiva e a níveis excessivos de nutrientes no solo. Não exagere. A maioria dos problemas relacionados com a nutrição são fáceis de prevenir, certificando-se de que o pH do solo está correto. Tal como mencionado anteriormente, os mirtilos requerem solos ácidos, tal como as azáleas e os rododendros. É fundamental para o seu sucesso. Antes de fazer qualquerÉ um passo barato, fácil e muito importante. Aqui está um teste caseiro simples que pode usar, ou poderá comprar um kit de teste de solo no serviço de extensão cooperativa do seu estado ou na agência agrícola governamental local.

Os resultados não só lhe dirão o nível atual do pH do solo, mas também fornecerão sugestões de tipos e quantidades de fertilizantes para a estação de crescimento seguinte. Os conselhos deste artigo ajudá-lo-ão a determinar as necessidades de fertilizantes para mirtilos nos anos entre os testes de solo.

O pH do solo é tão importante porque determina a disponibilidade de quase todos os nutrientes contidos no solo. Em certos níveis de pH, diferentes nutrientes estão presos e indisponíveis, ou estão prontamente disponíveis para uso das plantas.

Se os seus mirtilos não estiverem a produzir grandes cachos de frutos como estes ou se a folhagem estiver descolorida, pode ser altura de considerar a fertilização.

Veja também: Fittonia - Como cultivar e cuidar da planta nervosa

Sinais a ter em conta

O maior sinal de que o solo sob os seus mirtilos não tem o pH ideal são os sintomas de deficiência de nutrientes. O principal para os mirtilos são as folhas cloróticas. As folhas cloróticas exibem o que se chama "clorose interveinal", o que significa que a área entre as nervuras da folha é amarela ou verde pálido, enquanto as próprias nervuras da folha são verdes brilhantes (ver foto abaixo). O crescimento deficiente eA baixa produtividade pode ser outro sintoma de um pH inadequado do solo e de deficiências de nutrientes relacionadas. O novo crescimento deve ser exuberante e verde, não tingido de vermelho ou amarelo.

As folhas cloróticas são um grande sinal de um arbusto de mirtilo que precisa de ser fertilizado. Repare no tecido mais claro entre as nervuras da folha.

Os melhores fertilizantes para mirtilos

Existem três tipos de fertilizantes para mirtilos habitualmente utilizados: um funciona apenas para baixar o pH do solo para o intervalo pretendido; o segundo centra-se exclusivamente na adição de nutrientes ao solo sem alterar o pH; e o terceiro fertilizante para mirtilos é um produto combinado que acidifica o pH do solo e adiciona nutrientes ao solo. Vamos falar sobre cada um deles.

Existem vários tipos de fertilizantes para os mirtilos, a escolha de um depende do objetivo que se pretende atingir.

1. fertilizante de mirtilo para acidificar o solo.

Se o pH do seu solo é demasiado alcalino e o solo precisa de ser acidificado, mas o seu teor de nutrientes é bom, estes são os produtos a utilizar.

Sulfato de amónio

O sulfato de amónio é o fertilizante para mirtilos mais recomendado para garantir que o pH do solo se mantém ácido. A quantidade a aplicar inicialmente depende, naturalmente, do grau de acidez do seu solo. Tipicamente, 2 a 4 onças por arbusto por ano são adequadas para manter um pH estabelecido entre 4,5 e 5,1,e por ser um fertilizante comercial artificial, a sua utilização na agricultura biológica é proibida.

Enxofre elementar

O meu fertilizante de mirtilo preferido para acidificar o solo é o enxofre elementar. É um produto de ação bastante lenta, o que significa que leva tempo para que os micróbios do solo o processem e conduzam a uma alteração eficaz do pH. No entanto, o risco de queima das raízes ou de fertilização excessiva é muito menor do que quando se utiliza sulfato de amónio.Programa de Normas Biológicas.

O meu solo, aqui na Pensilvânia, é naturalmente ácido (5,8 a 5,2). Adiciono cerca de 1 chávena de enxofre elementar a cada um dos meus arbustos de mirtilo todos os anos ou dois para manter o pH dentro do intervalo pretendido. Poderá precisar de adicionar mais ou menos enxofre do que eu, com base no seu pH inicial. Mais uma vez, os resultados do seu teste de solo dir-lhe-ão qual a quantidade ideal. Volte a testar o seu solo a cada 4-5 anos para uma avaliação exacta. Dois dos meusAs marcas favoritas de enxofre elementar incluem Jobe's Organics Soil Acidifier e Espoma Organic Soil Acidifier. Ambas têm taxas recomendadas nos seus rótulos.

Os solos acidificados acabam por voltar ao seu pH original, independentemente do produto utilizado. Por isso, é necessário adicionar enxofre ou outro fertilizante acidificante do solo todos os anos ou dois.

Os produtos à base de enxofre são os melhores para acidificar o solo à volta dos mirtilos. Existem várias marcas à escolha.

2. fertilizante de mirtilo para adicionar nutrientes

Se o pH do seu solo estiver dentro do intervalo pretendido, mas o seu teste de solo mostrar deficiências de nutrientes, então só precisará de fornecer nutrientes, não de alterar o pH. Os mirtilos jovens são danificados por fertilizantes que contêm uma quantidade elevada de azoto (são sensíveis aos sais dos fertilizantes sintéticos). Evite fertilizantes que contenham nitratos ou cloretos. Os mirtilos preferem que o seu azoto seja fornecido numaOs adubos orgânicos granulados que contêm azoto (N), fósforo (P), potássio (K) e micronutrientes são particularmente bons. A ureia é frequentemente recomendada como fonte de azoto, mas a sua utilização é proibida nas explorações biológicas, uma vez que se trata de um produto sintético.

Curiosamente, o fósforo está menos disponível para as plantas em solos com um pH ácido, mas os mirtilos necessitam de muito fósforo para uma boa frutificação. E para piorar a situação, os sistemas radiculares dos mirtilos são muito superficiais e muito fibrosos, o que os impede de adquirir todos os nutrientes de que necessitam. Para ultrapassar este problema, formaram uma relação mutuamente benéfica com um determinadoOs fertilizantes químicos sintéticos podem prejudicar estes fungos benéficos, o que é outra razão para os evitar. Os arbustos de mirtilo que são deficientes em fósforo têm folhas de um verde mais escuro, quase arroxeado.

Os arbustos de mirtilo saudáveis têm folhas uniformemente verdes, um bom conjunto de bagas e um crescimento robusto.

Para fornecer azoto, fósforo, potássio e micronutrientes adequados (como zinco (Zn), cálcio (Ca), manganês (Mn), magnésio (Mg), cobre (Cu) e outros) aos seus mirtilos, utilize um fertilizante granular orgânico equilibrado feito de ingredientes como farinha de sangue, algas marinhas, farinha de ossos, potássio e semelhantes. Para plantas de mirtilo com 2 e 3 anos de idade, aplique ¼ - ½ chávena por planta por ano.Para arbustos de mirtilo de tamanho médio, aplique 2 a 3 chávenas por arbusto por ano para fornecer os nutrientes adequados.

3. fertilizante para mirtilos que acidifica o solo E adiciona nutrientes

Na minha experiência, os fertilizantes combinados que acidificam o solo e adicionam nutrientes são os melhores fertilizantes para mirtilos. Os fertilizantes destinados a plantas que gostam de ácido, como rododendros, azáleas, azevinhos e outras sempre-vivas, são a minha primeira escolha. Holly-tone é uma das minhas marcas favoritas porque os nutrientes são libertados lentamente ao longo do tempo, é seguro para os micróbios benéficos do solo e contémÉ feito de ingredientes naturais como farinha de penas, estrume de aves, farinha de alfafa e, claro, o enxofre elementar necessário para manter o pH do solo ácido. Se o utilizar, não precisa de adicionar um fertilizante de enxofre separado para acidificar ainda mais o solo, a menos queo vosso pH é muito alcalino.

O Holly-tone é o meu fertilizante favorito para mirtilos, porque acrescenta nutrientes e acidifica o solo.

Quando aplicar o fertilizante para mirtilos

Independentemente de estar a fertilizar para ajustar o pH do solo, adicionar nutrientes ou ambos, a fertilização do arbusto de mirtilo pode ser feita na primavera ou no outono. Também pode dividir a aplicação ao meio, aplicando uma metade na primavera e a outra metade no outono.

Se estiver a fertilizar os mirtilos na primavera, faça-o em qualquer altura antes de os botões começarem a inchar (mas se se esquecer e se atrasar um pouco, não é assim tão grave). Lembre-se de que os fertilizantes orgânicos e o enxofre elementar levam tempo a ser processados pelos micróbios do solo e a atuar. É para uma solução a longo prazo, não para uma solução rápida. Se optar por aplicar fertilizante para mirtilos no outono, apliqueNa verdade, quando se usa o fertilizante certo que não queima as raízes tenras (ou seja, um fertilizante orgânico de libertação lenta e de ação prolongada), o momento não é assim tão crítico. O mais importante é ser consistente e fertilizar todos os anos ou dois, e verificar novamente o pH a cada 4 ou 5 anos.

Os fertilizantes para mirtilos podem ser aplicados na primavera e/ou no outono, mas as plantas não se preocupam muito com o momento.

Como aplicar o fertilizante para mirtilos

Independentemente de qual dos produtos acima referidos está a adicionar aos seus arbustos de bagas, polvilhe-o à volta da base das plantas, estendendo-o até ao limite exterior da copa das folhas do arbusto. Lembre-se de que as raízes dos mirtilos são muito superficiais e fibrosas, não profundas. Não despeje o fertilizante de uma só vez na base da planta. Distribua-o uniformemente utilizando a sua mão enluvada ou um recipiente. Os grânulos não têmpara serem uniformemente espaçados, mas tente espalhá-los o mais uniformemente possível.

Quando aplico o meu fertilizante para mirtilos, distribuo-o diretamente do copo medidor ou seguro uma mão cheia na minha mão parcialmente fechada e sacudo a mão de um lado para o outro, deixando os grânulos deslizarem entre os meus dedos e caírem no solo por baixo. A aplicação do fertilizante para mirtilos deve demorar apenas alguns segundos. Não é uma tarefa grande ou demorada.

Meça cuidadosamente os fertilizantes para mirtilos antes de os aplicar para garantir que não inclina demasiado a escala de pH.

É necessário raspar ou transformar o fertilizante de mirtilo no solo?

Devido a estas raízes pouco profundas, não deve revolver o solo, lavrá-lo ou cultivá-lo em profundidade depois de aplicar o fertilizante para mirtilos. As raízes danificam-se facilmente e a rede de fungos micorrízicos que lhes está associada é muito frágil. Se for necessário, pode utilizar um cultivador com dentes ou os seus dedos para raspar suavemente o fertilizante no centímetro superior do solo, mas não é realmente necessário. Com o tempo,Os adubos, com a ajuda dos micróbios e da água, penetrarão facilmente no perfil do solo e chegarão à zona das raízes por si sós. Não há necessidade de os ajudar, pois estará a fazer mais mal do que bem.

Não é necessário aplicar fertilizante no solo na base dos mirtilos, pois isso pode perturbar as raízes pouco profundas.

Deve-se aplicar cobertura morta nos mirtilos após a fertilização?

A cobertura vegetal é uma forma útil de isolar as raízes das plantas de mirtilo, estabilizar a temperatura do solo à sua volta e reduzir as ervas daninhas. Mas, devido ao seu sistema radicular pouco profundo, não exagere com a cobertura vegetal ou irá sufocá-las. Um a dois centímetros de palha de pinheiro, lascas de madeira ou folhas trituradas é suficiente. Adicione-o em cima do fertilizante, se desejar. Ou coloque o fertilizante mesmo em cima da cobertura vegetal. Qualquer uma das opçõesé uma boa opção.

Não se esqueça também de fertilizar os mirtilos cultivados em contentores.

Dicas adicionais para o cultivo de mirtilos

  • Não fertilize no primeiro ano após a plantação de mirtilos. As suas raízes ainda não estão estabelecidas e são susceptíveis de queimaduras radiculares. Os fertilizantes solúveis em água são uma opção mais segura durante este primeiro ano, mas não são necessários.
  • Não utilize musgo de turfa/ turfa de esfagno para fertilizar ou cobrir mirtilos. Sim, o musgo de turfa é ácido, o que eles gostam. Mas é desprovido de nutrientes (o que faz dele um péssimo fertilizante) e o musgo de turfa repele a água quando seco (o que faz dele uma péssima cobertura morta). Se insistir em utilizar musgo de turfa como parte do seu percurso de cultivo de mirtilos, utilize-o apenas como um corretor de solo, misturando-o no solo antes de plantar o seuMas, contrariamente à opinião popular, não é necessário utilizar turfa para cultivar mirtilos.
  • Por mais importante que seja aprender a fertilizar os mirtilos, aprender a podar os arbustos de mirtilo é igualmente valioso. Felizmente, este artigo abrangente que partilha instruções passo a passo sobre como podar corretamente os arbustos de mirtilo está aqui para ajudar.
  • Escolha as variedades de mirtilo certas para o seu clima. Nem todos os tipos crescem bem em todos os climas. Encontrará uma lista dos melhores tipos de mirtilo para cada zona de crescimento neste artigo.

As plantas de mirtilo saudáveis produzem toneladas de flores e bagas. Certifique-se de que as poda e fertiliza corretamente para obter os melhores resultados.

A fertilização correcta dos mirtilos é um passo importante para o crescimento de plantas saudáveis e produtivas. Espero que estes conselhos lhe permitam ter a colheita de mirtilos dos seus sonhos.

Para mais informações sobre o cultivo de frutos no quintal, consulte os seguintes artigos:

    Fixe-o!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.