Um guia prático para a colheita de legumes

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Cultivar os seus próprios legumes é uma excelente forma de fornecer à sua família alimentos orgânicos e caseiros, mas nem sempre é fácil saber quando as culturas estão prontas para serem colhidas. A colheita na altura certa pode ter um grande impacto no rendimento e na qualidade das colheitas e, para o ajudar a tirar o máximo partido da sua horta, quisemos partilhar as nossas melhores dicas sobre a colheita de legumes.

4 dicas para a colheita de legumes:

Maior nem sempre é melhor

Muitos legumes atingem o pico da qualidade e da tenrura quando ainda estão imaturos; as saladas, as abobrinhas, os pepinos, os feijões, as ervilhas, as batatas, os rabanetes e os nabos, por exemplo. Mesmo a couve, os brócolos e a couve-flor são colhidos antes de amadurecerem e de os seus botões florais se abrirem. Outros, como os tomates, os melões, as melancias e as batatas doces, são melhor colhidos quando estão completamente maduros e os seus sabores já foramMesmo as ervas culinárias, como os orégãos e o manjericão, sabem melhor quando são colhidas antes de as plantas florescerem. Nessa fase, as suas folhas estão cheias de sabor.

Evitar o tempo húmido

Os horticultores sabem como é importante que as plantas recebam humidade regularmente, mas geralmente é uma boa ideia manter-se afastado da horta quando está a chover. Isto é especialmente crítico no caso de culturas propensas a doenças, como o tomate, o pepino, a abóbora e o feijão, e deve evitar colher ou trabalhar à volta destes vegetais em tempo de chuva.E por falar em humidade, se houver previsão de chuva forte e tiver uma horta cheia de tomates maduros ou quase maduros, pegue no seu cesto de colheita e comece a apanhar. Porquê? A chuva forte pode provocar uma absorção excessiva de água e levar a que os frutos se partam ou rachem.

Colher legumes com frequência

Qualquer pessoa que cultive abobrinhas dir-lhe-á que um fruto minúsculo pode passar de 5 cm para 1,5 m em poucos dias. Por isso, é uma boa ideia manter-se atento à colheita. A colheita frequente pode resultar em legumes de maior qualidade e melhor sabor, mas também pode incentivar uma maior produção.

Utilizar ferramentas adequadas para colher legumes

Para muitos legumes, as ferramentas de colheita são desnecessárias; feijão, ervilhas, alface e couve, por exemplo. Mas, para certas culturas, como a curgete, os tomates de frutos grandes, as batatas, os pepinos e as cenouras, vale a pena utilizar uma faca afiada, uma tesoura de poda, um garfo de jardim ou outro instrumento para evitar danificar a planta ou a parte que está a ser colhida.Coloque os legumes colhidos num cesto, num tronco ou num prático escorredor de jardim para evitar danos e permitir uma lavagem fácil.

Artigo relacionado: O que plantar em julho e agosto

Veja também: As fases únicas da flor de fumo da pradaria: Como cultivar esta planta nativa

Aprenda a fazer a colheita das suas culturas favoritas com o nosso prático guia de colheita de legumes.

Um Guia Prático para a Colheita de Vegetais:

Abaixo encontrará conselhos sobre como colher uma variedade de culturas comuns.

Como colher os espargos

Os espargos são uma das primeiras culturas colhidas todos os anos, quando os espargos saem do solo em meados da primavera. As plantas deste vegetal perene e resistente demoram alguns anos a crescer, mas assim que atingem a maturidade, espera-se desfrutar de décadas de espargos primaveris. Utilizando uma faca, corte cuidadosamente os espargos ao nível do solo. A colheita das plantas de espargos estabelecidas dura normalmente 6 a 8 semanascada primavera.

Como colher o feijão (em vara e em arbusto)

As favas são melhor colhidas ligeiramente imaturas, quando as vagens estão firmes e estaladiças e as sementes interiores ainda são pequenas. Quando as plantas começarem a produzir, colha todos os dias ou dois para se manter a par da colheita. Se deixar as vagens amadurecerem nas plantas, a produção abrandará. As plantas de feijão são susceptíveis a várias doenças que se podem propagar com o tempo chuvoso, por isso evite colher feijão em dias chuvosos ou no início dade manhã, quando as plantas estão cobertas de orvalho.

Como colher beterrabas

A maioria das variedades de beterraba está pronta para ser colhida cerca de dois meses após a plantação. Para as beterrabas bebés, colha mais cedo, quando as raízes tiverem um a um centímetro e meio de diâmetro. Deixar as beterrabas no solo durante demasiado tempo produz raízes duras e lenhosas. As beterrabas também têm verduras saborosas e nutritivas que podem ser consumidas em saladas, cozidas a vapor ou fritas para um acompanhamento delicioso.

Como e quando colher as cenouras

As cenouras podem ser colhidas jovens, com cerca de meia polegada de diâmetro, para raízes infantis, ou deixadas crescer até ao tamanho normal para armazenamento. Não tem a certeza se estão prontas para a colheita? Puxe algumas raízes do jardim para um teste rápido de sabor. Se estiverem estaladiças e doces, estão prontas para comer. Os topos das cenouras são famosos por se partirem quando puxados. Para evitar que isso aconteça, solte primeiro a terra com um garfo de jardim. Encontraráescorregam facilmente do solo.

Com uma seleção tão vasta de formas, tamanhos e cores de frutos, pode ser um desafio saber quando colher os pepinos.

Quando e como colher o milho

O milho doce é uma delícia de verão, mas o seu sabor super doce torna-se amiláceo se deixar as espigas nos caules durante muito tempo. Procure sinais de que está quase na altura de colher o milho. As cascas estarão verde-escuras e as sedas passarão de douradas a castanho-escuras. Quando acho que está na altura certa, pego numa espiga de milho e puxo a casca para trás para ver a parte de cima da espiga. Os grãos devem estar gordos. Faça uma rápidaSe o milho estiver pronto, ponho uma panela de água a ferver e depois vou colher as espigas. Para retirar as espigas do caule, basta torcer e puxar. O meu objetivo é que o milho cultivado em casa passe da horta para a mesa em poucos minutos!

Colheita dos pepinos

No entanto, todas as nossas variedades de pepinos oferecem o melhor sabor e a melhor qualidade de colheita quando são colhidos imaturos. Para as variedades redondas como o Limão, o Ovo de Dragão ou a Maçã de Cristal, colha quando os frutos são verdes pálidos e têm apenas um centímetro e meio a três centímetros de comprimento.Os pepinos são menos amargos e muito estaladiços quando colhidos jovens.

Artigo relacionado: Como conservar as suas ervas aromáticas cultivadas em casa

Veja também: Quando replantar uma planta cobra e como o fazer corretamente

Como colher a beringela

Pode ser complicado saber quando colher as beringelas e, se forem colhidas demasiado maduras, ficarão amargas e com sementes. Existem muitas variedades de beringelas com diferentes tamanhos, formas e cores, mas, em geral, deve colher-se quando os frutos são ligeiramente mais pequenos do que o indicado no catálogo de sementes e a pele está brilhante.espinhos afiados perto da extremidade do caule - e colocar os frutos num cesto para evitar que se magoem.

As beringelas cultivadas em casa são uma delícia, mas se forem deixadas nas plantas durante muito tempo, a qualidade da comida diminui. Colha quando os frutos são imaturos e a pele é brilhante.

Como e quando colher as alfaces

Existem duas formas de colher a alface: a primeira consiste em colher as folhas exteriores e deixar que o centro da planta continue a crescer. Pode utilizar uma tesoura, uma tesoura de jardinagem ou os seus dedos para arrancar as folhas exteriores da alface. A outra técnica consiste em utilizar cuidadosamente uma faca afiada e cortar toda a cabeça madura ao nível do solo. Certifique-se de que colhe a alface quando as folhas estão tenras e estaladiças.Não espere demasiado tempo, senão a alface pode ficar com bolhas e as folhas amargas.

Como cavar cebolas

Se tenciona armazenar cebolas em bolbos, espere até que os bolbos atinjam o seu tamanho maduro e que cerca de um terço das folhas tenha caído. Quando as cebolas atingirem essa fase, escave cuidadosamente os bolbos com um garfo de jardim e deixe-os curar antes de os armazenar.

Como colher ervilhas

Não há melhor forma de testar a maturação do que arrancar uma vagem da vinha para um teste rápido de sabor. Comece a colher ervilhas de neve quando as vagens estiverem formadas, mas as ervilhas no interior das vagens ainda são minúsculas. Colha ervilhas de vagem quando as vagens estiverem gordas e estaladiças. Para as ervilhas de casca, colho quando as vagens estão gordas e cheias de ervilhas tenras e doces. Tal como acontece com o feijão, as ervilhas precisam de ser colhidas todos os dias ou dois para manterprodução elevada e evitar que as vagens se tornem duras e fibrosas.

Como colher batatas

Colher as batatas como batatas novas ou como batatas de conservação. Todos os tipos de batatas podem ser colhidas como batatas novas, se as colher quando ainda estão imaturas. Comece a colher as deliciosas batatas bebés quando as plantas começarem a florescer. As batatas de conservação, também chamadas de batatas da colheita principal, são colhidas no final da estação, quando a geada tiver matado as plantas. Deixe as plantas no solo durante uma ou duas semanase depois desenterrá-los cuidadosamente para os guardar.

Como colher as saladas

As verduras comuns para salada incluem acelga, espinafre e rúcula, sendo que a maioria prospera no clima frio da primavera e do outono. Pode colher as saladas como verduras bebés ou deixar as plantas amadurecerem para obterem folhas de tamanho normal.

Colheita de pimentos doces

A maior parte das variedades de pimentos doces passa de verde a vermelho, amarelo, laranja ou mesmo roxo à medida que amadurecem. Colha os pimentos quando estiverem verdes e de tamanho normal, ou dê-lhes mais algumas semanas para ganharem cor e atingirem o máximo de doçura e sabor. Quando colher, corte os frutos das plantas com uma tesoura de poda para evitar danos.

Os pimentos doces apresentam-se numa variedade de cores, amadurecendo tipicamente de verde para vermelho, amarelo ou laranja.

Colheita de tomates

Com tanta diversidade à disposição dos jardineiros, pode ser difícil saber quando é que os tomates cultivados em casa estão suficientemente maduros para serem colhidos. Com os tomates-cereja, comece a colher quando tiverem atingido o pico da cor. Ainda não tem a certeza? Basta pôr um na boca e em breve saberá quando é que os frutos estão prontos. Com os tomates de frutos grandes, especialmente os de cores invulgares como o preto ou o roxo, confio naUm tomate maduro é ligeiramente firme, mas tem alguma elasticidade. No entanto, se apanhar um tomate demasiado cedo, deixe-o amadurecer no balcão da cozinha durante mais alguns dias.

Como colher os nabos

Os nabos crescem rapidamente e oferecem tanto raízes saborosas como folhagem comestível. Comece a colher os tipos de salada, como o Hakurei, quando as raízes tiverem apenas 2,5 cm de diâmetro. Continue a colher raízes com frequência, pois as que ficarem no solo durante muito tempo tornar-se-ão lenhosas. Como os nabos crescem tão rapidamente, semeie colheitas sucessivas de poucas em poucas semanas para uma longa colheita de raízes de alta qualidade.

Como colher as abobrinhas

As abobrinhas, também conhecidas como abóboras de verão, são mais saborosas e firmes quando os frutos são colhidos imaturos - com cerca de 4 a 6 centímetros de comprimento para as variedades alongadas ou com 1,5 a 3 centímetros de diâmetro para as variedades Pattypan. Corte os frutos das plantas com uma faca afiada ou uma tesoura de poda e coloque-os cuidadosamente num cesto ou num tronco, pois os frutos danificam-se facilmente.

Tem mais alguma dica para a colheita de legumes?

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.