Corda de golfinhos: um guia completo para cultivar esta planta de interior única

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Se está à procura de uma planta de casa impressionante para adicionar à sua coleção, não procure mais do que o fio de golfinhos. Poderá já estar familiarizado com os seus parentes mais comuns, o fio de pérolas e o fio de bananas, mas o fio de golfinhos tem um aspeto único. Por vezes também chamado de colar de golfinhos, considero-o o membro mais intrigante deste grupo único de plantas suculentas. NesteNeste artigo, vou falar sobre como cuidar de uma planta de golfinhos durante todo o ano e o que fazer para garantir que ela seja próspera e saudável.

O cordão de golfinhos, também chamado de planta colar de golfinhos, é uma planta de casa maravilhosa.

O que é uma planta de golfinhos?

No género Curio A partir de agora, existem várias plantas de interior que têm "string of" no início do seu nome comum. As mais comuns são: bananas, anzóis, pérolas, lágrimas (por vezes também chamadas melancias) e golfinhos. Todas elas são adoráveis, mas se tivesse de escolher uma favorita, seria a string of dolphins ( Curio x peregrinus Cada uma das folhas suculentas desta planta parece um pequeno golfinho arqueado com duas barbatanas laterais. É difícil não entrar em sobrecarga de fofura quando se olha para esta planta! Como nota lateral, estas plantas foram anteriormente colocadas no género Senecio Por isso, por vezes ainda se vê o nome científico Senecio peregrinus utilizado para esta planta.

Os caules delgados caem em cascata sobre a borda de um cesto ou vaso suspenso. A cor azul-esverdeada empoeirada das folhas também contribui para a diversão. Esta planta é um híbrido entre o colar de pérolas ( Curio rowleyanus ; syn. Senecio rowleyanus ) e o cato cachorro-quente ( C. articulatus ; syn. Senecio articulatus Felizmente, raramente é incomodado por pragas, embora ocasionalmente os ácaros, os pulgões ou as cochonilhas possam ser problemáticos, mas nada que um pouco de sabão inseticida ou um cotonete embebido em álcool não resolvam.

Trata-se de um cordão de bananas, uma espécie diferente de planta, mas muito próxima do cordão de golfinhos.

Veja também: 3 ideias de jardins em contentores para oferecer como prendas

A melhor luz interior para um colar de golfinhos

Uma janela virada a sul é ideal porque recebe sol de manhã até ao meio-dia, mas a planta também se desenvolve bem numa janela virada a oeste com sol do meio-dia ao fim da tarde. Em alternativa, pode mantê-la sob uma luz de crescimento se não tiver uma janela que receba luz solar direta suficiente.

Como e quando regar

Tal como outras plantas suculentas, o cordão de golfinhos armazena água nas suas folhas grossas e carnudas. Por este motivo, a planta pode passar mais tempo sem ser regada do que muitas outras plantas de interior. Os golfinhos amolecem e ficam moles quando o solo fica demasiado seco. Para manter os seus golfinhos em boa forma, regue alguns dias depois de o solo ficar seco ao toque. Em alternativa, se a planta for mantida demasiado húmida, podeCertifique-se de que o seu vaso tem um orifício de drenagem no fundo e que não há água no pires por baixo do vaso para evitar a rega excessiva.

Veja também: Atualização do jardim de inverno: mini arcos metálicos

Para regar uma planta de golfinhos, coloque o vaso no lava-loiça ou na banheira e passe um pequeno jato de água tépida pelo vaso durante alguns minutos para encharcar as raízes. Isto dá tempo ao solo para absorver a humidade à medida que esta se infiltra no recipiente e escorre pelos orifícios de drenagem no fundo. Deixe o recipiente no lava-loiça ou na banheira durante vinte minutos para drenar completamente antes de voltar a colocar a plantaNão é necessário regar o cordão de golfinhos a partir do fundo, porque a folhagem não se importa de ficar molhada quando se rega.

Uma janela virada a sul ou a oeste é a melhor opção para esta planta. Vê como as folhas se assemelham a golfinhos a saltar? Tão giro!

Quando fertilizar

Fertilize as plantas de cordas de golfinhos uma vez a cada seis a oito semanas, desde a primavera até ao início do outono. Não as fertilize no inverno, uma vez que não quer encorajar qualquer crescimento ativo nessa altura. Utilize um fertilizante orgânico líquido diluído até metade da concentração recomendada. Eu utilizo um fertilizante geral para plantas domésticas, mas um formulado especialmente para suculentas também seria bom.

Quando replantar um colar de golfinhos

De poucos em poucos anos, a sua planta cordão de golfinhos precisará de ser replantada. Quando se torna difícil manter o solo húmido porque as raízes formaram um tapete espesso, ou quando a borda exterior da planta está a pressionar contra os lados do vaso, é altura de a transplantar para um vaso maior. Utilize uma mistura de solo bem drenada, feita para cactos e outras suculentas e que contenha perlite. Deve ser rápida.escorridos e grosseiros.

Pode também dividir a planta nesta altura usando uma faca afiada para cortar a massa radicular ao meio ou em quartos. Volte a colocar cada secção no seu próprio vaso ou passe as divisões aos seus amigos.

Esta planta é uma óptima escolha para uma prateleira de plantas ou um vaso suspenso, uma vez que os caules caem em cascata sobre a borda do recipiente.

Temperatura e humidade óptimas

O cordão de golfinhos é originário da África Austral e não tolera geadas ou temperaturas negativas. Dá-se melhor em climas quentes e soalheiros. No interior, as temperaturas ideais são entre os 65 e os 85°F.

Por se tratar de uma suculenta rasteira que evoluiu numa região árida do mundo, não necessita de muita humidade. Não é necessário nebulizar a planta ou utilizar um tabuleiro de humidade, um humidificador de plantas ou um tabuleiro de seixos. Na verdade, uma humidade demasiado elevada pode levar ao apodrecimento das folhas.

Uma vez que se trata de uma suculenta, não é necessário fornecer uma humidade elevada ou utilizar um tabuleiro de seixos por baixo do vaso.

Crescente cordão de golfinhos ao ar livre

Se vive numa zona de crescimento fria e gosta de dar às suas plantas de interior umas pequenas férias todos os Verões, levando-as para o exterior durante os meses mais quentes, não deixe a corda de golfinhos para trás. Esta planta gosta de passar o verão ao ar livre. Espere para a levar para o exterior até algumas semanas depois de o perigo de geada ter passado e não se esqueça de a trazer de volta para o interior quando as temperaturas nocturnas descerem para 55°F.

Quando o seu cordão de golfinhos estiver ao ar livre, coloque-o num local que receba sol, sol da manhã ou luz indireta. Evite o sol quente e abrasador do meio-dia ao ar livre. Terá de o regar com mais frequência do que dentro de casa, uma vez que o vento e o sol secam o solo mais rapidamente.

Se desejar, pode levar a sua planta para o exterior durante os meses de verão, mas evite o sol direto da tarde.

Será que um colar de golfinhos floresce?

Se tiveres sorte, a tua planta produzirá flores de vez em quando. Como outros membros da Asteraceae As flores têm a forma de pequenas margaridas, são de um creme suave a branco e cheiram ligeiramente a canela. Quando as flores murcham, transformam-se em cabeças de sementes fofas que imitam um dente-de-leão.

Métodos de propagação para cordas de golfinhos

Todas as cascatas Curio As espécies com "string of" no início do nome são muito fáceis de propagar. O método mais fácil de propagação consiste em colocar um dos caules em cima de um vaso com terra e humedecer a terra uma vez por dia (ou regar a cada três ou quatro dias). As raízes desenvolver-se-ão a partir dos nós (o local onde a folha se junta ao caule). A secção pode então ser cortada da planta-mãe algumas semanas mais tarde para crescerpróprio.

Em alternativa, pode cortar uma secção de 2 a 3 polegadas de comprimento de um caule saudável e inserir a parte inferior da estaca num vaso com terra esterilizada para vasos. As estacas do caule desenvolverão raízes dentro de um mês ou mais, sem muitos cuidados para além da rega e de um parapeito de janela ensolarado. Pode usar hormona de enraizamento se quiser, mas não é necessário. As cordas de golfinhos são das suculentas mais fáceis de propagar.

Entre as plantas mais fáceis de propagar, é fácil fazer novas plantas de cordão de golfinhos para partilhar com os amigos.

Onde comprar plantas de golfinhos

Embora em tempos tenha sido uma planta difícil de encontrar no comércio, a sua crescente popularidade mudou isso. É agora comum encontrá-la em viveiros, centros de jardinagem, lojas de plantas e em várias fontes online. Encorajo-o a criar espaço para esta planta de casa única na sua coleção. É uma óptima planta para expor na camada superior de uma prateleira de plantas ou pendurada num gancho no teto. Basicamente, coloque-aem qualquer sítio, os caules em cascata, cobertos de golfinhos, podem exibir-se.

Para descobrir mais plantas de interior divertidas, visite os seguintes artigos:

  • Planta Véu de Noiva: Uma bela planta de casa suspensa

Fixe-o!

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.