Feto pintado japonês: uma planta perene resistente para jardins à sombra

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Os jardineiros que procuram dar um pouco de emoção a um canto sombrio da paisagem não precisam de procurar mais do que o feto pintado japonês. Athyrium niponicum Ao contrário das frondes verdes típicas de outros tipos de fetos, esta espécie produz uma folhagem azul-acinzentada com caules profundamente cor de vinho. E para tornar estas grandes plantas de jardim ainda mais dignas de nota, são muito resistentes e fáceis de cuidar. Neste artigo, partilharei todos os prós e contras do cultivo do feto pintado japonêsem jardins exteriores.

A folhagem graciosa dos fetos pintados japoneses é deslumbrante na paisagem.

Um feto especial

Se tivesse de fazer uma lista das minhas samambaias favoritas, de entre as centenas de espécies existentes em todo o mundo, a samambaia pintada japonesa estaria no meu top 5. A Associação de Plantas Perenes chegou mesmo a declará-la a Planta Perene do Ano há alguns anos. O borgonha no centro de cada fronde verde-acinzentada, combinado com a sua forma encantadora e folhagem gelada, fazem dela um destaque de jardim como nenhum outro.pode ver por si mesmo porque é que este feto é tão único nas fotografias que se encontram ao longo deste artigo.

Ao contrário das muitas espécies tropicais de fetos que frequentemente cultivamos dentro de casa, o feto pintado do Japão é uma espécie de clima temperado que precisa de passar por uma dormência de inverno todos os anos. Mais sobre isto noutra secção.

Os fetos pintados japoneses ficam lindos quando combinados com outras plantas perenes que gostam de sombra.

Onde cultivar os fetos pintados do Japão

Nativa das florestas sombrias da Ásia, esta planta perene está habituada à sombra parcial e à sombra total, onde se desenvolve com poucos cuidados. Se receber demasiada luz solar, a cor vermelha das folhas desvanece-se. As condições de solo húmido são as melhores, uma vez que este feto não tolera condições secas. Não escolha um local com boa drenagem. Atingindo uma altura entre 30 e 50 cm e uma largura igual, oA samambaia pintada japonesa é uma óptima planta de bordadura para passarelas sombrias e ao redor da base das árvores. Também fica maravilhosa em jardins de sombra mista, onde vive confortavelmente com outras plantas perenes populares que adoram sombra, como astilbes, samambaias, hosta, corações sangrentos de folhas de samambaia, lungworts e selo de Salomão.

Veja também: Legumes perenes: 15 opções fáceis de cultivar para jardins e paisagens

Com um gracioso hábito de crescimento arqueado e uma bela forma espalhada, os fetos pintados japoneses conferem uma suavidade à paisagem e temperam as plantas perenes de sombra com folhas grandes, como as hostas. Tolera um pouco de sol de manhã ou ao fim da tarde, mas deve evitar-se o sol forte da tarde, caso contrário as folhas ficam estaladiças e castanhas a meio ou no fim do verão.folhas desbotadas e quase brancas em vez de prateadas (embora algumas variedades tenham uma cor naturalmente clara, quase branca, independentemente da quantidade de sol que recebem).

No canto inferior direito desta fotografia, pode ver como o feto pintado japonês fica bem ao ladear um passeio.

Quão resistente é esta planta perene?

Talvez surpreendentemente, este feto é muito resistente. Não se deixe enganar pela sua textura macia! É muito mais resistente do que parece. Adequado para as zonas de robustez 5 a 8 da USDA, o feto pintado do Japão está habituado a Invernos frios; evoluiu numa parte do mundo onde as temperaturas frias do inverno são a norma. De facto, o feto pintado requer uma dormência de inverno. Se tentar cultivar esta planta numa região sem temperaturas frias, pode ser que a sua resistência seja muito maior.Algumas fontes declaram mesmo que certas variedades de fetos pintados japoneses são resistentes até à zona 4 (-30°F)! Sobrevivem facilmente aos invernos no meu jardim da Pensilvânia, na zona 5, onde os invernos podem ser frequentemente frios e com neve.

Não se preocupe se o seu feto não emergir do solo no início da primavera. Muitas vezes, os fetos pintados japoneses demoram a "acordar" e só verá as novas cabeças de feto vermelho-bordô a desenrolarem-se do solo quando o tempo mais quente chegar. Seja paciente. Eles valem a pena esperar.

As nervuras médias escuras e a folhagem verde-acinzentada do feto pintado japonês são um verdadeiro espetáculo. Foto cortesia de Walter's Gardens.

Cuidados com o feto pintado japonês

As frondes intrincadas dos fetos pintados japoneses podem levá-lo a pensar que a planta é delicada e requer muitos cuidados, mas esse não é definitivamente o caso. Esta planta perene de baixa manutenção à sombra requer muito pouco de si. Coloque-a no local adequado (à sombra total, por favor) e plante-a em solo húmido com elevado teor de matéria orgânica para obter os melhores resultados (pense nas condições do bosque). Se não tiver solos húmidosna sua propriedade, esteja preparado para a regar durante os períodos de seca ou de calor intenso.

Estes fetos preferem solos húmidos e sombra total. Foto cedida por Walter's Gardens.

Dito isto, também não deve plantar fetos pintados japoneses em áreas que estejam constantemente encharcadas, especialmente no inverno. Isto pode levar ao apodrecimento da coroa, o que sem dúvida matará a planta. O local ideal é húmido, não molhado, com muitas folhas decompostas ou outra fonte de matéria orgânica no solo.

Corte as frondes dos fetos mortos pela geada na primavera, se desejar, e divida as plantas com uma pá perene de quatro em quatro ou de cinco em cinco anos para evitar que se aglomerem. Se preferir, pode cobrir o canteiro de plantação com folhas trituradas ou composto acabado em cada estação para adicionar mais matéria orgânica e nutrientes ao solo.Os fetos são plantados, mas se quiser, pode adicionar uma pitada de fertilizante orgânico granulado na área para um impulso extra de nutrição. Lesmas, caracóis e outras pragas raramente incomodam esta planta.

Não se preocupe se as cabeças dos fetos pintados demorarem a sair do solo. São lentas a "acordar" na primavera. Aqui, novas frondes estão a emergir por detrás de uma prímula em flor.

Variedades de feto pintado japonês

Existem muitas variedades e cultivares diferentes deste feto, cada uma com características subtilmente diferentes que a distinguem de outras selecções. Embora a espécie pura seja adorável por si só, considere experimentar algumas destas variedades extra-especiais.

  • Anthyrium niponicum pictum - Entre as variedades mais comuns, esta é a seleção mais provável de encontrar no seu centro de jardinagem local. É um padrão clássico.
  • A. niponicum 'Godzilla' - Uma escolha espetacular com grandes proporções, frondes longas e nervuras centrais roxas escuras. Crescendo mais alto do que algumas outras selecções, a 'Godzilla' atinge os 3 pés de altura.

    A 'Godzilla' é uma variedade de folhas grandes que se encontra entre a seleção mais alta. Foto cedida por Walter's Gardens.

  • A. niponicum 'Ghost' - Esta cultivar tem uma forma mais vertical e uma coloração branca mais clara nas frondes. Cresce um pouco mais alto do que alguns outros tipos, atingindo uma altura mínima de 2 pés.
  • A. niponicum 'Crested Surf' - Ao contrário de outras selecções, esta tem frondes que se dividem (uma caraterística conhecida como "cresting") em gavinhas enroladas nas pontas. Espalha-se lindamente e tem uma folhagem ligeiramente mais escura do que algumas outras selecções.
  • Outras selecções incluem "Pewter Lace", "Ursula's Red", "Silver Falls", "Branford Beauty", "Burgundy Lace" e "Wildwood Twist".

    O feto pintado 'Crested Surf' tem frondes únicas que se dividem em "cristas" nas extremidades. Foto cedida por Walter's Gardens

Cultivo de fetos pintados japoneses em vasos

Para além de plantar este feto em canteiros de jardim, também pode cultivá-lo em recipientes. Um vaso com pelo menos 30 cm de diâmetro e um mínimo de 10 a 30 cm de profundidade é o melhor. Embora as raízes desta planta não cresçam profundamente, são fibrosas e espalham-se rapidamente num tufo de bom tamanho. Utilize um solo de envasamento de alta qualidade destinado ao cultivo de plantas perenes, árvores e arbustos. Idealmente, umPara obter melhores resultados, é preferível adicionar algumas chávenas de composto acabado à mistura do solo.

Não é necessário desenraizar o vaso no inverno para que a planta sobreviva. Em vez disso, afunde o vaso inteiro no monte de composto ou envolva-o com alguns centímetros de folhas de outono ou palha para isolar as raízes durante o inverno. Também pode envolver o exterior do vaso com algumas camadas de plástico-bolha para o mesmo efeito. Não coloque nada por cima do feto, pois isso iráretêm demasiada humidade contra a coroa da planta e podem provocar o apodrecimento invernal.

Na primavera, retire a cobertura vegetal à volta do vaso e observe as novas frondes a romperem o solo quando o tempo aquecer.

Os fetos pintados japoneses crescem lindamente em recipientes. Este é combinado com uma begónia.

Espero que considere adicionar o feto pintado japonês aos seus canteiros de jardim à sombra. Não ficará desiludido com esta bela planta. Aqui está uma fonte de plantas.

Veja também: Flores de tomate a cair? 6 razões para a queda da flor

Para mais informações sobre a jardinagem de sombra, consulte os seguintes artigos:

    Fixe-o!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.