Planta mãe de milhares: um guia completo de cultivo

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

É difícil não ficar fascinado quando se vê pela primeira vez uma planta mãe de milhares. Esta suculenta não só é uma adição super fixe à sua coleção de plantas de casa, como também é uma curiosidade resistente e de baixa manutenção. Neste artigo, vou apresentar-lhe esta planta única e dar-lhe toda a informação de que necessita para cultivar uma planta mãe de milhares próspera e saudável.

A planta mãe de milhares produz pequenas plântulas ao longo das margens das folhas e é um verdadeiro espetáculo.

O que é uma planta mãe de milhares?

Basta olhar para esta planta para perceber de onde vem o seu nome comum, mas a planta também tem outros nomes comuns, incluindo espinha dorsal do diabo, planta do chapéu mexicano e planta do jacaré. Há duas espécies de plantas que são vulgarmente chamadas mãe de milhares: Kalanchoe daigremontiana (syn. Bryophyllum daigremontianum ) e Kalanchoe x laetivirens Ambas as espécies estão na Kalanchoe (que pertence ao género mais vasto Crassuláceas A diferença mais notória é que a primeira espécie tem riscas escuras na parte de trás das folhas, enquanto a segunda tem folhas verdes sólidas. Independentemente da espécie que cultivar, a mãe de milhares de plantas é verdadeiramente incomparável.

Esta planta suculenta é originária da ilha de Madagáscar e é mais fácil de cultivar do que se pensa.

Uma das suculentas mais singulares

Nativa da ilha africana de Madagáscar (que é um centro de biodiversidade espantosa, com mais de 90% da sua vida selvagem a ter evoluído em isolamento), os seres humanos transportaram a planta para todo o mundo, tendo-se naturalizado noutras regiões tropicais. Atualmente, encontra-se em partes da América do Sul, África do Sul, Flórida e até no Havai. Em algumas destas áreas, tornou-se invasiva e éSe viver numa destas regiões e optar por cultivá-la, certifique-se de que a planta não escapa ao cultivo.

O que torna esta planta tão única são as minúsculas plântulas que ocorrem ao longo das bordas das folhas. Milhares delas podem ocorrer numa única planta (daí o seu nome comum, claro). Uma espécie de planta suculenta e tolerante à seca, as folhas carnudas e azul-esverdeadas crescem até 8 polegadas de comprimento. As plantas atingem cerca de 3 pés de altura, mas normalmente ficam mais pequenas quando são cultivadas como planta de casa. Existem poucas plantas de casaque igualam a proeza desta planta para chamar a atenção das pessoas.

Onde é que se pode cultivar uma planta mãe de milhares?

Embora possa cultivar esta planta ao ar livre se viver num clima tropical que não receba temperaturas negativas (zonas de robustez 9-11 do USDA, por exemplo), a maioria dos amantes de plantas cultiva-a como planta de casa. A planta mãe de milhares não é tolerante à geada e sucumbirá facilmente a temperaturas negativas.

Quando cultivada como planta de casa em vaso, pode ser levada para o exterior durante os meses de verão, mas não se esqueça de voltar a levar o vaso para dentro de casa no início do outono, muito antes de chegarem as temperaturas frias da noite. Escolha um local que receba luz solar direta durante várias horas de manhã, mas sombra parcial na parte mais quente da tarde, durante as primeiras semanas depois de a levar para o exterior.aclimatada às condições exteriores, pode expô-la gradualmente ao sol da tarde, se assim o desejar, mas não o faça demasiado depressa, sob pena de queimar ou branquear a folhagem.

A Mother of thousands não é exigente quanto às suas condições de crescimento, desde que receba o tipo certo de luz e não seja regada em excesso.

A melhor luz para uma planta mãe de milhares

No interior, escolha um local que receba o sol da manhã. No hemisfério norte, uma janela virada para leste oferece a melhor exposição, proporcionando sol pleno de manhã e luz difusa à tarde. Outra opção é colocar a planta a alguns metros de distância de uma janela virada para sul que receba sol pleno durante a parte mais longa e quente da tarde. Por outras palavras, se a cultivar numa janela virada para suljanela, mantenha-o afastado da exposição direta ao sol, especialmente ao meio-dia.

As janelas viradas a norte são uma má opção, pois não recebem luz suficiente para suportar esta planta. Plantas espigadas significam pouca luz.

Quando é que uma planta mãe de milhares floresce?

Muitas pessoas ficam surpreendidas quando as suas suculentas florescem, porque são cultivadas principalmente pela sua folhagem atractiva. Mas, tal como a sua prima, a planta jade, a planta mãe de mil produz flores de vez em quando. São esporádicas e só ocorrem quando a planta recebe uma luz óptima. O caule da flor, semelhante a um candelabro, está na vertical e produz pequenas flores semelhantes a sinos, que são cor-de-rosa alaranja. Se levar a planta para o exterior durante o verão, ela florescerá ocasionalmente pouco depois de a trazer para o interior para o inverno.

As flores desta planta erguem-se acima da folhagem, mas não ocorrem com regularidade.

Com que frequência regar e como o fazer corretamente

Como se trata de uma espécie suculenta muito tolerante à seca, não há necessidade de a regar religiosamente. Na verdade, acho que a planta se dá melhor quando sujeita a uma ligeira negligência.

Em primeiro lugar, certifique-se de que existem orifícios de drenagem no fundo do vaso para permitir que o excesso de água da rega saia livremente. Gosto de cultivar a planta mãe-de-milhar num vaso de terracota porque é poroso e tem um ótimo aspeto, mas os vasos de plástico ou de cerâmica também funcionam bem. Se as raízes receberem demasiada humidade com demasiada frequência, a planta sofrerá. Aprender a regar uma planta mãe-de-milhar é uma das chavespara manter a planta feliz. Aqui está o que eu sugiro:

  • Durante a primavera, verão e outono, regar a cada 14 a 21 dias.
  • Nos meses de inverno, quando a planta não está a crescer ativamente, regar a cada 21 a 28 dias.
  • Se a planta estiver a crescer num vaso ao ar livre durante os meses quentes de verão, regar a cada 5 a 7 dias.

Para regar corretamente uma planta mãe de mil-folhas, leve o vaso para o lava-loiça e abra a torneira. Passe água à temperatura ambiente pela terra durante vários minutos, deixando-a escorrer pelos orifícios no fundo do vaso. Quando a terra estiver bem ensopada, deixe o vaso escorrer no lava-loiça durante 15 minutos antes de o voltar a colocar em exposição.

Outra opção é regar a sua planta pelo fundo. Aqui está mais sobre como regar as plantas de interior pelo fundo.

Regar os espécimes em vasos de acordo com a estação do ano e a sua localização.

Veja também: Materiais para canteiros elevados: Madeira resistente à podridão, aço, tijolos e outras opções para construir um jardim

Qual é o melhor solo para a planta mãe de milhares

Uma vez que se trata de uma planta suculenta, a melhor opção para a mãe-de-milhar é uma mistura de solo de drenagem livre e arenoso. Em vez de usar uma mistura de solo à base de musgo de turfa, opte por uma mistura para cactos que contenha uma combinação de partículas maiores, como areia, perlite, pedra-pomes e vermiculite. Para decoração, pode cobrir o solo com uma camada de seixos, se quiser.

Fertilizar a sua planta mãe de milhares

A fertilização regular não é necessária para uma planta mãe de mil. Se negligenciar esta tarefa, não se preocupe. O meu objetivo é fertilizar a minha planta com um fertilizante líquido formulado para plantas de interior ou um fertilizante para plantas suculentas uma vez a cada 6-8 semanas, mas acabo por fazê-lo sempre que me ocorre. Lembre-se, esta é uma planta resistente que não necessita de mimos.

A principal chave para fertilizar uma planta mãe de mil-folhas é fazê-lo apenas quando a planta está a crescer ativamente, o que significa da primavera ao outono. Não fertilize no inverno. Aqui na Pensilvânia, começo a fertilizar em meados de março e continuo a cada 6-8 semanas até ao início de setembro. Este calendário fornece nutrientes às plantas durante a sua época de crescimento principal sem exagerar.

Apesar de ser fácil de propagar, a mother of thousands pode ser difícil de encontrar no comércio de viveiros. Aqui está um retalhista online que a vende.

Dicas de propagação

A planta mãe de milhares é conhecida pela sua facilidade de propagação. As pequenas plântulas que se desenvolvem ao longo das bordas das suas folhas formam raízes enquanto ainda estão presas à planta. Elas caem ou são derrubadas pelo vento ou por animais que passam e criam raízes. Esta é uma das formas de propagação natural da planta. Como jardineiro, pode ajudar neste processo de propagação se quiser fazer novas plantas para partilhar comamigos.

Basta retirar algumas das plantinhas das margens da folha, segurando cuidadosamente o caule da folha. Utilize as unhas ou uma pinça para plantas para o efeito. Coloque delicadamente as plantinhas num vaso limpo com substrato normal previamente humedecido. Se ainda não tiverem desenvolvido raízes, certifique-se de que a parte inferior do seu pequeno caule está em contacto com a terra. As raízes formar-se-ão rapidamente.

Névoa as plântulas e o solo e cubra todo o vaso com um saco de plástico transparente durante 2 a 3 semanas. Coloque o vaso perto de uma janela virada para leste, mas não sob a luz direta do sol. Retire o saco quando o tempo tiver passado, mas continue a névoa ou a regar o solo de poucos em poucos dias. Quando tiverem passado 8 semanas, as novas plantas estão completamente enraizadas e podem ser divididas e transferidas para outros vasos cheios de mistura para cactos, seque lhe agradaria.

As adoráveis plântulas que se desenvolvem nas margens das folhas são fáceis de quebrar e enraizar.

Veja também: A erva-cidreira é uma planta perene? Sim, e aqui está como inverná-la

Conselhos de cuidados adicionais e um aviso

  • Todas as partes da planta mãe de milhares contêm um composto tóxico, por isso, se tiver crianças pequenas ou animais de estimação que gostem de mordiscar plantas, considere encontrar uma planta alternativa para cultivar, ou coloque o vaso numa prateleira alta onde eles não possam aceder-lhe. Nos locais onde cresce em estado selvagem, houve relatos de envenenamento de gado.
  • Se a sua planta crescer demasiado para o local onde se encontra, pode podar os caules até metade da sua altura total. Coloque os pedaços de caule removidos num vaso com terra e eles criarão raízes, proporcionando-lhe mais plantas para partilhar com os amigos.
  • Ao contrário das plantas de interior tropicais, a planta mãe de mil-folhas não necessita de níveis de humidade elevados.
  • Manter a planta afastada de condutas de aquecimento de ar forçado ou de outras correntes de ar quente ou frio que possam afetar a saúde geral da planta ou provocar a queda prematura das plantinhas.

Quer lhe chame mãe de milhares, planta chapéu mexicano, planta jacaré ou espinha dorsal do diabo, esta planta especial merece uma casa na sua prateleira de plantas favorita.

Para mais plantas de interior únicas, consulte os seguintes artigos:

    Fixe-o!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.