Cultivar uma horta de saladas

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Cultivar uma horta de saladas é mais fácil do que pensa. A maioria das verduras para saladas cresce rapidamente e está pronta a ser colhida apenas 4 a 6 semanas após a sementeira. Podem ser cultivadas em canteiros ou recipientes, sendo que a maioria prospera nas temperaturas mais frias da primavera e do outono, embora também existam muitas verduras tolerantes ao calor para a colheita no verão.As verduras, com as mostardas da moda e a mizuna, são tão populares como as alfaces e os espinafres mais tradicionais.

A maioria das verduras para salada são culturas de clima frio, que crescem no início da primavera quando as temperaturas estão entre os 10 e os 20 C. Quando chega o calor do verão, as verduras como a alface, a rúcula e os espinafres rapidamente se transformam em bolbos, com as plantas a passarem da produção de folhas para a produção de flores e sementes.

No entanto, há boas notícias para aqueles que querem continuar a cultivar uma horta de saladas no verão. Há uma série de verduras fantásticas que se desenvolvem no calor - o espinafre da Nova Zelândia, a acelga, o amaranto, a erva-doce, a beldroega e o pêssego são todas superestrelas do verão e merecem um lugar em todas as hortas.rúcula. A rúcula 'Astro' e a alface 'Jericho', por exemplo, podem continuar a produzir verduras saborosas durante os meses de verão.

Comece a semear as sementes de verduras para saladas de clima frio, como rúcula, mostarda, espinafre e mizuna, assim que as temperaturas da primavera estiverem acima de 10 C.

Escolher o sítio certo:

Eu cultivo a maior parte das minhas saladas na minha horta de canteiros elevados, mas não precisa de uma horta grande para cultivar verduras. Na verdade, não precisa de uma horta de todo! Pode cultivar verduras em recipientes, caixas de janela, sacos de tecido, jardineiras ou até mesmo numa peça de mobiliário reutilizada, como a mesa de alface da Tara. A maior parte das verduras de crescimento rápido, como a alface, a rúcula, a mizuna, a mostarda, a Tokyo Bekana e a babyOs espinafres têm raízes pouco profundas e não necessitam de uma camada profunda de solo para produzir uma colheita.

Se plantar saladas numa horta, procure um local ensolarado ou parcialmente sombreado. No verão, alguma sombra para as verduras de estação fria pode ajudar a retardar o aparecimento de bolbos e a prolongar a colheita. Não tem sombra? Crie a sua própria sombra, colocando um pedaço de tecido de sombra por cima de arcos na horta. Na primavera e no outono, utilize esses mesmos arcos com coberturas de linhas para proteger das temperaturas frias e das geadas.

A alface é a base de muitas saladas, mas não tenha vergonha de experimentar as centenas de variedades de alfaces disponíveis nos catálogos de sementes, como a "Lollo Rossa", a "Red Sails" e a "Speckled Trout Back".

5 dicas para cultivar uma horta de saladas:

  1. Alimentar o solo. As saladas crescem melhor em solos férteis e que retêm a humidade, por isso, coloque um pouco de composto ou estrume bem apodrecido antes de as plantar. Esta é também uma boa altura para adicionar um fertilizante orgânico granulado, se necessário.
  2. Sementes versus plântulas. Com verduras como a rúcula, a alface e a couve bebé prontas para serem colhidas apenas 30 a 40 dias após a sementeira, a sementeira direta é a melhor opção. Além disso, a sementeira direta permite uma plantação densa se o seu objetivo for uma colheita de tenras verduras para bebé. Para plantas maiores ou cabeças de alface maduras, semeie diretamente, desbastando à medida que as plantas crescem, ou inicie as sementes dentro de casa sob luzes de cultivo.o jardim após 3 a 4 semanas de crescimento no interior.
  3. Humidade constante. Como a maioria das culturas de salada têm raízes pouco profundas e crescem rapidamente, necessitam de um fornecimento uniforme de humidade. Se o solo estiver seco durante um longo período de tempo, as plantas podem morrer ou as folhas podem ficar amargas. É difícil aplicar uma cobertura morta à volta de verduras jovens densamente plantadas, mas se estiver a cultivar culturas de salada que formam uma cabeça, como a alface romana ou a alface-manteiga, uma cobertura morta de palha ou de folhas trituradasAs folhas ajudarão a reter a humidade do solo.

    Uma cobertura vegetal de palha ou folhas trituradas ajudará a reter a humidade do solo e reduzirá a necessidade de regar.

  4. Planta de sucessão. Para uma longa temporada de verduras de alta qualidade, semeie sementes frescas a cada 2 ou 3 semanas, ou use as suas luzes de crescimento para produzir mudas para colocar em áreas vazias do jardim. Mesmo os jardineiros de recipientes devem plantar em sucessão. As mesmas regras se aplicam; envasar um novo recipiente com um solo de envasamento leve e sementes frescasde poucas em poucas semanas para substituir as verduras gastas.
  5. Interplante. Gosto de intercalar verduras de crescimento rápido, como a alface e a rúcula, entre legumes de crescimento mais lento, como o tomate, o pimento e a beringela, na horta de primavera. As verduras estão prontas para serem colhidas em 30-40 dias, altura em que as culturas mais lentas estão prontas para ocupar o espaço.

Cultivar uma horta de saladas - Greens to Grow:

Diga adeus à aborrecida alface iceberg! Cultivar uma horta de saladas permite-lhe escolher entre dezenas de tipos de verduras e centenas de variedades. Divirta-se a brincar com diferentes cores, texturas e sabores. Adoramos saladas de sabor suave como a alface, a Tokyo Bekana e os espinafres, mas adicionar punhados de mostarda picante, mizuna, nabiças e rúcula pode realmente animar uma salada. Para maisPor conveniência, a maioria das empresas de sementes também oferece pacotes pré-misturados de verduras para salada para uma mistura de salada gourmet.

Verduras de sabor suave:

Alface - Para uma colheita mais rápida, prefira os tipos de folhas soltas como a "Red Salad Bowl", mas a maior parte dos tipos de alface também crescem rapidamente quando colhidos na fase de bebé. Coloque tufos de alface nas extremidades dos seus canteiros para criar um rebordo comestível colorido ou inclua algumas plantas nos seus vasos de flores. As variedades favoritas incluem'Black Seeded Simpson', 'Red Salad Bowl', 'Outredgeous' e 'Lollo Rossa'.

Tóquio Bekana - Apaixonei-me por esta couve chinesa de folha solta há alguns anos, depois de a ter cultivado em canteiros elevados e em caixas de janela. É muito rápida a partir da semente, formando rosetas de um metro de largura de folhas verdes lima com folhos que se assemelham à alface de folha. Tem também um sabor suave, semelhante ao da alface, e é uma óptima base para uma salada de verduras cultivadas em casa.

A Tokyo Bekana é uma couve chinesa sem cabeça, com folhas verdes lima com folhos, que utilizamos como alface em saladas e em sanduíches.

Komatsuna - A Komatsuna é um parente do nabo que forma plantas verticais com folhas grandes em forma de pá. As folhas pequenas são óptimas para saladas mistas, enquanto as folhas maiores podem ser adicionadas a salteados, salteadas com alho e óleo de sésamo ou utilizadas como invólucro para rolinhos primavera frescos ou sanduíches.

Veja também: Quando colher os tomates-cereja para obter o melhor sabor e qualidade

Espinafres - Existem vários tipos de espinafres para a horta; savoy, semi-savoy, com folhas em forma de seta e com folhas lisas. Gosto de todos eles, mas tenho tendência para cultivar sobretudo variedades de folhas lisas, como o "Space" e o "Corvair". São super rápidos a crescer e estão prontos a colher 30 dias após a sementeira. No outono e no inverno, opto por variedades de espinafres savoy como o "Bloomsdale", que são mais tolerantes ao frio.

Magenta Spreen - As plantas formam altos tufos de folhagem verde-prateada, realçados por um toque de cor-de-rosa quente no centro de cada rebento. Plante o magenta spreen no final da primavera, cortando as plantas de poucas em poucas semanas para as manter compactas e encorajar o crescimento fresco. Coma cru em saladas ou cozinhe como se fosse espinafres.

A Magenta Spreen é uma bela cultura de salada com folhagem verde prateada e um toque de cor-de-rosa no centro de cada ponta de crescimento.

Verduras picantes:

Rúcula - Esta cultura fácil de cultivar é a nossa salada verde favorita, com um sabor apimentado que combina bem com um simples molho de azeite, sumo de limão e sal. Para uma colheita de primavera, semeie sementes de rúcula cerca de um mês antes da última geada da primavera, plantando em canteiros ou recipientes. Repita de poucas em poucas semanas. As folhas de rúcula para bebé têm menos calor do queAs maduras, portanto, começam a ser colhidas quando as folhas têm apenas alguns centímetros de comprimento.

Mostarda - Adoro cultivar uma variedade de mostardas nos meus jardins de primavera, outono e inverno. Todas elas são muito tolerantes ao frio - perfeitas para estruturas de frio - e oferecem muita variedade na textura e cor das folhas. As folhas jovens têm um ligeiro picante, mas atenção que as folhas maduras têm um sabor bastante forte!Streaks, e a 'Miz America', que tem uma folhagem cor de vinho profunda e deslumbrante.

Mizuna - O sabor suave, semelhante ao da couve, combina bem com outras verduras em saladas mistas, mas as folhas maduras são suficientemente robustas para serem colocadas em salteados e embrulhos. Semeie diretamente a mizuna em estruturas frias 6 semanas antes da última geada da primavera, ou no jardim 3 a 4 semanas antes da colheita.última geada prevista.

A maioria das verduras para salada, como a mizuna, crescem melhor nas temperaturas frescas da primavera e do outono, mas a mizuna também pode ser colhida no inverno se for protegida com uma estrutura de frio.

Para mais informações sobre o cultivo de saladas verdes, consulte estas ligações fantásticas:

    Vai cultivar uma horta de saladas este ano?

    Veja também: Tipos de abelhas que se encontram habitualmente nos quintais e jardins

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.