Açafrão: uma especiaria que vale a pena cultivar

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Cultivado pela primeira vez na região mediterrânica, o açafrão é, em peso, a especiaria mais cara do mundo. Provém do açafrão-das-índias, Crocus sativus. Tendo em conta o elevado preço que esta especiaria atinge no mercado, poderá ficar surpreendido ao descobrir como é fácil cultivá-la.

Veja também: 6 dicas de horticultura que todos os novos jardineiros precisam de saber

Como cultivar o açafrão-da-terra

  • O açafrão-das-índias, que floresce no outono e tem uma flor púrpura, cresce a partir de uma estrutura semelhante a um bolbo chamada cormo. Os cormos são plantados na primavera ou no início do outono.
  • O açafrão cheira um pouco a baunilha e a especiarias, e os estigmas secos dão um sabor distinto a alimentos como a paella espanhola, pratos de arroz e bouillabaisse.
  • Para plantar açafrão, comece com cormos de alta qualidade, que podem ser comprados por um preço razoável em várias empresas online, incluindo a Nature Hills Nursery e a Brent and Becky's Bulbs.
  • Escolha um local de plantação muito bem drenado e com um solo rico em matéria orgânica.
  • Plantar os cormos na primavera ou no início do outono, a uma profundidade de cerca de 10 a 15 cm.
  • Uma vez plantados, não se verá nada a brotar dos bolbos até ao final do outono.
  • Quando a flor desabrocha no outono, os estigmas alongados, de cor vermelho-alaranjada, são colhidos da flor. As flores são pequenas e os estigmas são como pequenos fios de laranja, o que torna a colheita de grandes quantidades desta especiaria bastante demorada (daí o seu elevado preço).
  • Espalhar os estigmas colhidos numa folha de biscoitos para secar numa sala quente até se desfazerem facilmente.
  • Cada bolbo produz uma flor e cada flor produz três estigmas.
  • Assim que as flores se desvanecem, pode desenterrar cuidadosamente os açafrões e separar os bolbos, replantando-os imediatamente. Se fizer isto anualmente, rapidamente obtém uma grande colónia, mas se só quiser fazer esta tarefa de três em três ou de quatro em quatro anos, não há problema. Lembre-se apenas de os dividir antes que os bolbos fiquem demasiado cheios e a produção seja afetada.
  • Os açafrões são resistentes até -10 graus F. Se vive numa região onde as temperaturas descem regularmente abaixo desse limite, não se esqueça de cobrir o local de plantação com vários centímetros de palha ou composto logo após as plantas terem acabado de florescer.
  • Quando armazenado num recipiente hermético, o açafrão seco mantém-se fresco até dois anos.

Partilhe as suas experiências na secção de comentários abaixo.

Fixe-o!

Veja também: Cultivar manjericão a partir de sementes: um guia passo a passo

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.