Plantas de apartamento: 15 das melhores plantas de casa para viver em apartamento

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Encha o seu espaço de vida com plantas de interior para melhorar o seu humor e ajudar a limpar o ar. Embora possa pensar que precisa de um grande espaço para cultivar plantas de interior, nada poderia estar mais longe da verdade. Tal como as nossas casas e os nossos corpos, as plantas de interior existem em todas as formas e tamanhos. Mas as pessoas que vivem em apartamentos, condomínios, lofts ou outros locais apertados têm de pensar um pouco mais sobre quais as plantas de interiorFelizmente, há uma série de plantas de apartamento perfeitas até para a casa mais pequena.

Veja também: Terra de jardim vs. terra para vasos: Qual é a diferença e porque é que é importante?

Características ideais para plantas de apartamento

Um conselho para os moradores de apartamentos: não se limitem a ir ao IKEA e comprar a planta que vos apetecer. Em vez disso, considerem cuidadosamente o tamanho da planta, as suas necessidades de luz e os cuidados de que necessita. Para terem mais hipóteses de sucesso com a vossa nova planta bebé, tenham o cuidado de selecionar a melhor variedade para vocês. Ao procurar uma planta para o vosso apartamento, eis alguns aspectos a ter em contaem mente.

O que têm em comum as melhores plantas de interior para apartamentos:

  • As plantas de apartamento são de manutenção relativamente reduzida, o que significa que não requerem muitos cuidados para além da rega e de uma dose ocasional de fertilizante.
  • As plantas de casa para apartamentos são muito tolerantes e recuperam rapidamente se se esquecer de as regar.
  • As plantas de interior para apartamentos pequenos não deixam cair folhas ou flores por todo o lado e não fazem confusão.
  • As plantas de apartamento têm uma vida longa.
  • As plantas para apartamentos não produzem flores com uma fragrância pesada e avassaladora.
  • As plantas de interior para espaços pequenos são bastante flexíveis em termos das suas necessidades de luz.
  • As melhores plantas para apartamentos são normalmente mais pequenas em estatura, embora as plantas de chão também possam ser bonitas.
  • As boas plantas de apartamento são apelativas e únicas.

Agora que conhece algumas das características comuns às melhores plantas de apartamento, deixe-me apresentar-lhe algumas das plantas que satisfazem estas necessidades.

Plantas de apartamento pequenas para tampos de mesa

Estas plantas domésticas de pequena estatura são ideais para espaços pequenos, pois não ocupam muito espaço porque não crescem muito, mas oferecem muito em termos de beleza e de "verde".

A planta Happy Bean é uma planta excecionalmente divertida com folhas que parecem vagens de feijão verde.

1. o feijão feliz ou a Peperomia Pincushion ( Peperomia ferreyrae ):

Quem pode resistir a uma planta chamada Happy Bean? Cultivo esta planta numa prateleira da minha cozinha há alguns anos e tornou-se uma das minhas favoritas. Esta planta de casa para apartamentos amadurece com apenas 10 centímetros de altura. Requer luz solar intensa, mas não direta. As plantas Happy Bean têm folhas grossas e suculentas com a forma de vagens de feijão verde. Embora tenha de manter a planta regularmente regada, elas preferemSalte o fertilizante neste caso, exceto de maio a agosto, quando pode fertilizar com um fertilizante orgânico líquido para plantas domésticas uma vez de três em três semanas.

2. salpicos de prata ( Pilea glauca ):

Outra planta de casa com um nome irresistível, a Silver Sprinkles tem folhas minúsculas e prateadas que não são muito maiores do que uma semente de mostarda. Tem um crescimento muito baixo, o que a torna uma excelente escolha para uma mesa de apoio ou uma prateleira de livros. No seu habitat nativo, a Silver Sprinkles é uma cobertura de solo, mas como as plantas de apartamento vão, é perfeitamente feliz num recipiente decorativo.Mantenha-a sempre húmida e não a deixe secar demasiado, caso contrário deixará cair as suas folhas numa indesejável mancha de neve prateada.

A planta Silver Sprinkles é uma planta de interior de baixo crescimento e de poucos cuidados.

3. patas de panda ( Kalanchoe tomentosa ):

Parece que estou numa maré de sorte quando se trata de plantas de apartamento com nomes divertidos, mas a verdade é que há uma razão para que os nomes comuns se tornem nomes comuns. Sim, as folhas desta planta parecem mesmo patas de panda felpudas. E a planta é adorada por miúdos e graúdos, tal como os pandas. Coberta de pêlos finos, felpudos e brancos, a Panda Paws é uma suculenta que precisa de secar entre regas. Requer umCresce até um metro e meio de altura, mas se for necessário, pode ser cortada uma vez por ano para a manter mais curta. É uma das plantas de apartamento mais resistentes desta lista, desde que receba luz solar suficiente.

As folhas macias e felpudas das plantas Panda Paws são adoradas por miúdos e graúdos.

4. língua de sogra-anã ou planta-cobra ( Sansiveria trifasciata hahnii ):

Como uma mulher com uma sogra muito simpática, não vou fazer comentários sobre o nome comum desta planta de casa. O que vou dizer sobre ela, no entanto, é que é uma das plantas de apartamento mais à prova de falhas. Mesmo que sempre tenha matado plantas de casa, tem uma boa hipótese de sucesso com uma língua da sogra anã. Esquecer-se de regar esta planta só a torna mais feliz, pois prefere muito mais estar emUma adição perfeita a uma mesa de cabeceira, mesa de café ou mesa de cozinha, esta planta de casa tolera condições de pouca luz, bem como áreas com muita luz. Comprar a forma anã significa que só atingirá oito a dez centímetros de altura. Não precisam de ser replantadas frequentemente, mas quando replantar uma planta cobra, siga estes passos simples.

As línguas de sogra anãs são óptimas plantas de mesa para apartamentos.

5) Planta Zebra ( Haworthia fasciata ):

Não é de admirar que a planta-zebra esteja entre as plantas de apartamento mais populares atualmente. É pequena (8 polegadas de altura, no máximo), de baixa manutenção e tolerante a pouca luz, especialmente quando comparada com outras suculentas. As folhas verdes grossas e espessas, semelhantes a tentáculos, são riscadas de branco e, com o tempo, a planta cresce num pequeno tufo com rebentos facilmente separados da planta-mãe e replantados.As plantas-zebra devem secar entre as regas, uma vez que se transformam em papa se forem regadas em excesso. Este pequenote é um complemento perfeito para a mesa da cozinha, para a prateleira dos livros ou para o toucador da casa de banho.

Veja também: Dicas de controlo orgânico de ervas daninhas para jardineiros

Adorada pela sua facilidade de tratamento, pelas folhas pontiagudas e às riscas e pelo seu aspeto divertido, as plantas-zebra são uma das favoritas.

Plantas de apartamento para prateleiras

Com folhas e caules que caem e se arrastam, estas plantas de interior para apartamentos pequenos ficam óptimas empoleiradas num suporte para plantas, numa prateleira de canto, numa estante de livros ou mesmo num cesto suspenso.

6) Filodendro-de-folha-coração ( Philodendron hederaceum ):

A minha planta de interior favorita de todos os tempos para um apartamento, o filodendro de folhas em coração é uma planta deslumbrante com uma folhagem ligeiramente variegada e brilhante. Cai em cascata sobre a borda do vaso, ou as videiras podem ser treinadas para crescer para cima e sobre uma haste de cortina ou uma prateleira longa. A facilidade de cuidado desta planta de casa é imbatível, exigindo pouco em termos de luz ou manutenção. A luz baixa a média é a melhor.O filodendro de folha murcha quando seca, o que serve como um lembrete fácil para lhe dar um bom banho de imersão. Depois de o fazer, a planta recupera sem preocupações. Se os caules crescerem demasiado, basta cortá-los com uma tesoura limpa. Outra excelente escolha é a trepadeira queijo suíço.

Um favorito pessoal, os filodendros de folhas de coração crescem facilmente em condições de pouca luz.

7) Corda de bananas ( Senecio radicans ):

Uma planta suculenta com gavinhas longas e caídas, cobertas por pequenas folhas tridimensionais em forma de banana, a String of Bananas é o mais divertido que se pode conseguir. Está intimamente relacionada com outra suculenta chamada String of Pearls, que tem folhas redondas e semelhantes a ervilhas. A String of Bananas fica óptima num cesto suspenso ou num pequeno vaso numa prateleira alta.As videiras da "String of Bananas" atingem um comprimento de 1 a 2 metros, mas podem ser facilmente podadas.

Uma planta de casa divertida e fácil de cuidar, a String of Bananas atrai muita atenção.

8) Videira de cera ( Hoya carnosa ):

As Wax Vines são plantas de interior únicas, com trepadeiras esguias cobertas de folhas coriáceas. Treine as trepadeiras para crescerem em forma de topiaria ou deixe-as esticar-se para fora do vaso e crescerem como quiserem. Quando estão felizes e saudáveis, estas plantas de apartamento produzem cachos de flores em forma de estrela. As flores são cerosas e brilhantes e têm frequentemente uma fragrância maravilhosa, mas não demasiado forte.Existem muitas variedades diferentes de trepadeira de cera, e todas requerem luz solar intensa, mas indireta. Embora sobrevivam a níveis de luz mais baixos, as trepadeiras de cera não florescem se não receberem muita luz. Não regue demasiado as trepadeiras de cera; a planta pode secar um pouco entre regas. Também é importante regar menos no inverno, uma vez que as plantas apodrecem facilmente se ficarem demasiado húmidas.

As plantas de cera produzem flores bonitas e ligeiramente perfumadas quando estão saudáveis e felizes.

9. hera do diabo Pothos ( Epipremnum aureum ):

Outra planta de interior fácil de cuidar e que não necessita de muita luz, a Devil's Ivy Pothos é uma das plantas de interior mais comuns de todos os tempos. As suas vinhas extensas estendem-se por várias dezenas de metros a partir da copa da planta, se não forem aparadas. As folhas em forma de coração e variegadas são tolerantes a níveis de luz muito baixos; as plantas são óptimas para escritórios domésticos, corredores com pouca luz e qualquer outro local com pouca ou nenhuma luz.níveis médios de luz. A Hera do Diabo Pothos é uma daquelas plantas de apartamento que nos diz quando precisa de ser regada. Toda a planta murchará, o que é o seu sinal para encharcar as raízes. Idealmente, deve regar imediatamente antes de ocorrer esse nível de stress de humidade, mas não se preocupe se falhar de vez em quando.

A Devil's Ivy Pothos é uma planta de casa difícil de matar, perfeita para principiantes.

10) Judeu Maravilhoso ( Tradescantia zebrina ):

Esta planta de folhas roxas foi a primeira que eu cultivei. Trabalhando numa estufa com apenas 15 anos de idade, pediram-me para envasar algumas estacas desta planta, e eu mal podia acreditar que elas tinham crescido e se tornado em algo deslumbrante! A Wondering Jew produz folhas coloridas que enchem um cesto suspenso ou que se estendem sobre a borda de prateleiras ou suportes de plantas.A Wondering Jew gosta de estar constantemente húmida, mas não gosta de ficar em solo encharcado, pelo que o equilíbrio é fundamental. A altura da planta é de apenas 15 centímetros, mas os caules podem atingir dois ou três metros de comprimento.

As folhas roxas da planta Wondering Jew acrescentam interesse e textura às casas.

11) Filodendro prateado ou Pothos de cetim ( Scindapsus pictus "Argyraeus ):

Entre as plantas de apartamento mais bonitas, esta planta de casa com folhas em forma de coração e salpicada de manchas, resiste com estilo a uma má educação das plantas. Se estiver preocupado em cuidar adequadamente de uma planta de casa, a Satin Pothos é uma planta muito tolerante para principiantes. Mantenha o solo húmido, mas não encharcado. Quanto mais sol a planta receber, mais brilhantes serão as manchas brancas, mas a Satin Pothos dá-se bem em apenasem qualquer gama de condições de luz, de moderadamente baixa a alta.

As folhas manchadas do Satin Pothos tornam-se mais brilhantes em condições mais soalheiras.

Plantas de apartamento de tamanho médio para exposição no chão

As plantas deste grupo são adequadas para serem expostas em cima da mesa quando são jovens, mas depois de alguns anos e num vaso maior, estas belas plantas de apartamento são melhor expostas como plantas de chão.luz.

12) Videira de ponta de flecha ( Syngonium podophyllum ):

As folhas variegadas em forma de seta da Trepadeira Cabeça de Flecha fazem com que seja fácil perceber como é que esta planta de casa de baixa manutenção ganhou o seu nome comum. Embora esteja entre as melhores plantas de casa para apartamentos, cresce mais do que algumas das outras aqui mencionadas. A natureza da trepadeira desta planta não se torna evidente até a planta ter alguns anos de idade, mas pode ser mantida espessa aparando as trepadeiras que se estendem ao longo do seu comprimentoUma planta atraente com uma disposição fácil, a trepadeira de cabeça de flecha adora uma humidade elevada e um solo constantemente húmido. Não permita que o solo desta planta seque. Atingindo dois a três pés de altura, pode também dar à planta um poste para trepar. A luz brilhante mas não direta é a melhor.

A Arrowhead Vine é uma das melhores escolhas de plantas para os cultivadores de plantas de interior principiantes.

13. árvore perene chinesa ( Espécies de Aglaonema ):

Existem tantas espécies e variedades desta planta de casa no mercado que é difícil escolher uma favorita. Algumas variedades são verdes sólidas, enquanto outras são variegadas com branco, rosa, vermelho e até mesmo um laranja suave. As Evergreens chinesas são super fáceis de cultivar. As variedades verdes toleram condições de pouca luz sem problemas, mas as selecções coloridas requerem a luz média de uma orientação leste ou oestejanela. Não regue em demasia esta planta de casa fácil de cuidar, caso contrário, as raízes podem apodrecer. Com uma altura máxima de um a três pés, as Evergreens chinesas são plantas de apartamento maravilhosas para exposição no chão.

Se está à procura da planta ideal para aqueles que são novos na criação de plantas de interior, a Evergreen chinesa é uma escolha de topo.

14. dragoeiro Dracena ( Dracaena marginata ):

Embora existam muitas Dracaenas adequadas para apartamentos, a Dracaena dragoeiro é a opção mais colorida na humilde opinião deste horticultor. Com pompons de folhas finas e estreitas no topo de caules esguios, à medida que esta planta envelhece, começa a parecer uma árvore num livro do Dr. Seuss. Existem muitos cultivares, mas os mais populares são os que têm folhas cor-de-rosa brilhantes. De crescimento lento, a DragoeiroAs Dracaenas arbóreas toleram níveis de luz baixos, mas preferem luz média a brilhante. Um nível consistente de humidade do solo é o melhor, mas mantenha a planta do lado mais seco durante os meses de inverno. A altura máxima (depois de muitos anos!) é de 2 metros.

Com folhas cor-de-rosa em forma de alça, a Dracaena dragoeira é a perfeição das plantas de interior.

15) Planta da cascavel ( Calathea lancifolia ):

Uma última planta com um nome comum digno do seu aspeto, a planta cascavel tem folhas longas e em forma de língua com uma variegação muito singular. A parte inferior das pás é de um vermelho-púrpura borgonha, enquanto a parte superior tem padrões e tons de verde que lembram a pele de uma cascavel. Um local húmido é ideal para esta planta; a casa de banho e a cozinha são escolhas perfeitas. Níveis de luz médios eA humidade consistente do solo resulta numa planta cascavel feliz e saudável que cresce 20 centímetros de altura na maturidade.

Os cultivadores de plantas de interior adoram as folhas de cores únicas da Rattlesnake Plant.

Escolher a melhor planta de interior para si

Não se apresse a tomar uma decisão de compra sem analisar cuidadosamente as condições de crescimento da sua casa e escolher a planta parceira perfeita para quaisquer que sejam essas condições. Visite o nosso guia de fertilização de plantas de interior para obter mais informações sobre como manter as suas plantas felizes e saudáveis.

E, lembre-se, apesar das suas melhores intenções, por vezes as plantas de interior não se safam. Prometa que não se vai martirizar se matar uma ou duas plantas pelo caminho. Eu próprio já fui responsável por algumas mortes acidentais de plantas de interior ao longo dos anos, tal como a maioria dos jardineiros de interior. Não se preocupe. Experimente uma planta diferente da próxima vez e desfrute dos muitos benefícios de trazer um pouco de verde para dentro de casa,Clique aqui para ver o nosso guia sobre como cuidar de plantas de ar.

Para mais informações sobre o cultivo de plantas de interior, consulte os seguintes artigos:

- Como transplantar uma orquídea Phalaenopsis

- Tipos de insectos das plantas de interior: quem são e o que fazer com eles

- Projectos fáceis para mini plantas de férias

- Cuidados com a planta do ar: como cuidar, regar e fertilizar a Tillandsia

Fixe-o!

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.