Plantar um jardim de ervas aromáticas para uma janela de cozinha

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Há muitas razões para cultivar ervas aromáticas dentro de casa; acrescentam um sabor fresco aos alimentos, fragrância e vegetação aos espaços interiores e, como os pacotes de ervas frescas são caros para comprar no supermercado, cultivar as suas próprias ervas pode poupar dinheiro. É fácil criar um jardim de ervas aromáticas para uma janela de cozinha quando se começa com um pequeno planeamento inteligente.algumas necessidades básicas, como luz adequada, para garantir um jardim saudável no parapeito da janela.

Existem muitos kits de ervas disponíveis online e em lojas para cultivar um jardim de ervas para uma janela de cozinha. Estes kits combinam sementes, solo e vasos para cultivar ervas culinárias ou de chá populares em casa. No entanto, por muito que adore cultivar plantas a partir de sementes, é muito mais fácil - e mais rápido - apanhar uma mão-cheia de transplantes de ervas no seu centro de jardinagem local ou no mercado dos agricultores para umjardim de ervas.

Veja também: 4 factos sobre horticultura que precisa de saber

Quantas plantas precisa? Com certas ervas, como o alecrim ou o louro, uma pequena quantidade é suficiente e uma planta é provavelmente suficiente para as necessidades culinárias de uma família média. Ervas como o manjericão, a salsa ou o coentro são frequentemente utilizadas em maiores quantidades e eu acho que gosto de ter pelo menos duas de cada. Para escolher as ervas que deve cultivar no seu jardim de ervas para uma janela de cozinha, pense nasque mais utiliza quando está a cozinhar e comece com dois ou três dos seus favoritos.

Cultivar as suas próprias ervas aromáticas dentro de casa no inverno é uma forma fácil e divertida de dar um sabor fresco aos seus alimentos.

Artigo relacionado: Cultivo de manjericão

Cultivar um jardim de ervas saudável para uma janela de cozinha:

Plantas saudáveis produzirão uma colheita maior, por isso procure fornecer as necessidades básicas ao seu jardim de ervas de interior. As plantas precisarão de luz, água e uma alimentação ocasional. Outra razão para manter as suas plantas saudáveis? Prevenção de pragas! As ervas que são cultivadas com luz inadequada ou demasiada água, são mais propensas a pragas como pulgões ou ácaros. Dar às suas ervas condições ideais de crescimento significaplantas mais saudáveis e menos trabalho para si.

Luz

O maior problema que os jardineiros enfrentam quando cultivam ervas aromáticas dentro de casa é a falta de luz. As ervas aromáticas precisam de muita luz para crescerem saudáveis. Quando cultivar um jardim de ervas aromáticas numa janela de cozinha, procure uma janela virada a sul que ofereça pelo menos 6 a 8 horas de sol. Se não tiver um bom local, pode usar luzes de cultivo.

Muitos jardineiros de interior utilizam luminárias fluorescentes, que têm normalmente entre dois e quatro pés de comprimento e estão equipadas com tubos fluorescentes baratos. Estas luminárias podem ser utilizadas para iniciar o crescimento de vegetais e flores na primavera e para cultivar ervas aromáticas no interior durante o inverno. Em espaços mais pequenos, como bancadas, prateleiras ou cantos convenientes, onde pode não ter espaço para uma lâmpada de cultivo grande, podepode cultivar ervas aromáticas culinárias com um sistema mais compacto, como o SunBlaster Grow Light Garden ou a versão ainda mais pequena, o Micro Grow Light. É claro que também pode instalar um projetor equipado com uma lâmpada incandescente simples e barata.

Água

A maioria das ervas, como o manjericão e o alecrim, precisa de um solo bem drenado para crescer bem e, se as plantou em vasos sem uma boa drenagem, pode ser uma luta. É difícil fazer furos de drenagem em vasos de barro ou de cimento, mas pode fazer alguns em vasos de plástico ou de madeira. Se estiver a usar um vaso sem furos de drenagem, adicione uma camada de seixos aoSe a terra ainda estiver húmida, não adicione mais água.

Além disso, procure um vaso que se adapte bem à planta; deve ser cerca de 2,5 cm maior do que o tamanho do torrão. Se comprar mudas de ervas em vasos de 4 cm, replante-as em vasos de 5 a 6 cm. Se tiver um peitoril de janela largo ou uma prateleira de janela, pode cultivar ervas em vasos maiores, colocando vários tipos diferentes num único recipiente. Ou plante-as numa caixa de janela, para um jardim interior atraente.Quando replantar as ervas, escolha uma mistura de envasamento de alta qualidade, que seja leve e não drenante, o que as ervas apreciam.

As ervas cultivadas dentro de casa precisam de ser regadas regularmente, mas tenha cuidado para não as regar em demasia.

Fertilizante

Uma dose mensal de fertilizante encorajará as suas ervas a crescerem de novo e resultará em plantas mais saudáveis. Pode usar fertilizantes líquidos ou granulados, mas é melhor optar por produtos orgânicos quando cultivar plantas comestíveis. A maioria das ervas, particularmente as ervas lenhosas como o tomilho, os orégãos e o alecrim, têm baixas necessidades de fertilidade e podem ser fertilizadas com meia dose da aplicação recomendada.Seja qual for o fertilizante que escolher utilizar, certifique-se de que lê atentamente as instruções da embalagem antes de o utilizar.

Artigo relacionado: As 7 melhores ervas aromáticas para jardinagem em contentor

As melhores ervas culinárias para um jardim de ervas de interior:

A maioria das ervas culinárias e para chá podem ser facilmente cultivadas num jardim de ervas para uma janela de cozinha, ou sob luzes de cultivo. Se é um amante de chá, como eu, experimente ervas aromáticas como a hortelã, a verbena de limão e a erva-cidreira. No entanto, para uso culinário, estas são as minhas ervas de cultivo obrigatório:

Manjericão - Entre as ervas culinárias mais populares, o manjericão é cultivado pelo seu sabor complexo e aromático que anima uma grande variedade de pratos. O manjericão é fácil de cultivar, mas para crescer bem dentro de casa, tem de lhe dar muita luz. Uma janela virada a sul é boa, mas uma luz de crescimento, ou uma luz de crescimento suplementar que é ligada durante algumas horas depois de o sol se pôr todas as noites, é ainda melhor. O manjericão éentre as escolhas mais apreciadas para incluir num jardim de ervas para uma janela de cozinha.

Salsa - A minha avó tinha sempre um vaso de salsa frisada no parapeito da janela porque adorava o sabor e o aroma frescos da salsa. Eu também adoro acrescentar salsa aos meus cozinhados, mas prefiro a salsa italiana de folhas planas, que gosto de cortar nas minhas saladas e massas para dar um toque de sabor vivo. A salsa é muito fácil de cultivar dentro de casa no parapeito de uma janela e, ao contrário do manjericão, aprecia uma humidade abundante, por issoregar frequentemente se o solo estiver seco ao toque.

Existem dois tipos principais de salsa: a salsa encaracolada e a salsa de folhas planas. Ambas podem ser utilizadas para cozinhar, mas a maioria dos jardineiros prefere o sabor brilhante da salsa de folhas planas.

Cebolinho - O cebolinho é talvez a erva mais fácil de cultivar e tem um ligeiro sabor a cebola que dá sabor a ovos mexidos, quiches, massas, sopas, batatas assadas e um milhão de outras refeições. Cultivar cebolinho a partir de sementes é um processo muito lento, por isso é melhor começar com um vaso de cebolinho já crescido. Para mim, isto significa desenterrar um tufo do meu jardim no outono. O cebolinho é então envasado e colocado num local ensolaradopeitoril da janela.

Veja também: Quando plantar zínias: 3 opções para meses de belas flores

Coentros - O coentro é uma erva pungente que acrescenta um sabor intenso aos pratos mexicanos, asiáticos e indianos. Também cresce bem em recipientes num parapeito de janela ensolarado ou sob luzes de cultivo. É relativamente rápido de cultivar a partir de sementes, mas também pode encontrar transplantes para uma colheita mais rápida. Não é uma erva de longa duração, persistindo durante alguns meses numa janela antes de florescer. Costumo comprar um vaso fresco demudas de coentros em fevereiro para substituir a minha colheita de outono.

Alecrim - O alecrim é uma erva mediterrânica com um aroma forte e fresco que revigora o jardineiro cansado do inverno. Necessita de muito sol, o que pode ser difícil de proporcionar durante os dias curtos e escuros do inverno. Se for cultivado com luz insuficiente, o alecrim produzirá um crescimento mole e desgrenhado. Considero benéfico cultivar o alecrim de inverno sob luzes de cultivo para garantir que recebe luz suficiente. Pique e polvilhe ofolhas em legumes e carnes assadas, em recheios e em bruschetta.

Orégãos - Todas as sextas-feiras é noite de pizza caseira na nossa casa e, mesmo antes de as pizzas individuais serem colocadas no forno, são polvilhadas com orégãos frescos picados. Os orégãos são muito fáceis de cultivar, mas demoram a crescer a partir de sementes, por isso, procure mudas saudáveis no mercado dos agricultores.

Dicas para a colheita de ervas:

  • Corte as ervas do seu jardim de ervas para uma janela de cozinha com frequência para incentivar o crescimento fresco.
  • Nunca remover mais de um terço da planta de cada vez.
  • As ervas como o manjericão e o coentro acabam por produzir botões de flores, mas estes devem ser arrancados. O objetivo é direcionar todo o crescimento da planta para a produção de folhagem saborosa, e não de flores. Para os remover, basta cortar os botões de flores com uma tesoura ou beliscá-los com os dedos.

Para mais informações sobre como cultivar um jardim de ervas para uma janela de cozinha, consulte Indoor Kitchen Gardening, um excelente livro que explica como cultivar ervas dentro de casa, bem como rebentos, microgreens e muito mais.

Vai cultivar ervas aromáticas no parapeito da sua janela este inverno?

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.