Conceção de jardins polinizadores: como começar a atrair abelhas, borboletas e aves

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Penso que é justo dizer que a conceção de jardins polinizadores está no centro da maior parte do planeamento de jardins hoje em dia. Ou, pelo menos, tenho esperança que esteja. Vejo uma maior percentagem de casas em que o jardim se está a tornar mais o ponto focal do que um relvado tradicional. E quer seja plantado de forma mais tradicional ou repleto de flores, consigo ver a intenção de plantar para atrair abelhas, pássaros e borboletas,e outros insectos benéficos.

A plantação para polinizadores e a consciência ambiental no que diz respeito ao jardim são os principais fios condutores do meu mais recente livro, Gardening Your Front Yard: Projects and Ideas for Big & Small Spaces. Mas não é só nos jardins da frente que pode fazer um plano para atrair polinizadores. O seu quintal também se pode tornar um refúgio. Mesmo um pequeno alpendre ou varanda, dependendo da localizaçãoe condições, podem integrar a conceção de jardins de polinizadores.

Mesmo uma pequena avenida - também conhecida como hellstrip - pode ser plantada para atrair polinizadores.

Além disso, mesmo um jardineiro vegetariano que esteja a encher a sua frente ou o seu quintal com plantas vegetarianas, continua a atrair polinizadores valiosos através dos pequenos faróis de flores de tomate, flores de abóbora e flores de pepino.

As abelhas, bem como a borboleta-monarca, são os polinizadores mais comuns que aparecem nas manchetes, mas existem milhares de espécies de abelhas nativas, borboletas, traças, beija-flores, vespas, moscas, escaravelhos e outros que podemos apoiar nos nossos jardins.

Por onde começar com o projeto de um jardim de polinizadores?

A primeira coisa que precisa de fazer é descobrir onde é que o seu jardim de polinizadores vai ficar. Vai criar uma simples faixa de plantas anuais e perenes ao longo de uma vedação nas traseiras? Quer arrancar todo o seu jardim da frente? Ou quer simplesmente trabalhar dentro dos ossos do seu jardim existente, acrescentando flores e arbustos que sabe que vão fornecer fontes de alimento para os polinizadores?

Adoro a forma como este relvado da frente foi substituído por alfazema e outras plantas que atraem polinizadores, como a equinácea.

Veja também: Cultivar manjericão a partir de sementes: um guia passo a passo

Se for a opção "arrancar todo o relvado da frente e começar do zero", talvez seja melhor recorrer à experiência de um profissional, que pensará no nível, para onde irá o escoamento da água quando chover, etc. Além disso, antes de fazer qualquer escavação, peça à sua empresa de serviços públicos para fazer uma visita e marcar onde estão todas as linhas. Não vai querer encontrá-las sozinho!

Veja também: Prevenir a broca da abóbora de forma biológica

Se está interessado em plantar você mesmo, mas ainda precisa de alguns conselhos, pode contratar um designer de jardins para esboçar um plano de jardim para si, indicando onde todas as plantas vão ficar. Não só trazem a sua experiência em design para a mesa, como também têm um vasto conhecimento no que diz respeito às plantas. Vão considerar a forma, a cor e a textura. Vão saber o que plantar para que tenha algoÉ aconselhável ter a opinião de um especialista se for novo na jardinagem ou se achar que é complicado fazer o seu próprio projeto.

Não pense apenas na comida para os polinizadores; pense em fornecer fontes de habitat e água. Por exemplo, construí o meu palácio de polinizadores para fornecer abrigo. Inclui tubos de nidificação em cartão para as abelhas solitárias Mason.

Encontrar inspiração para o design

Uma organização local, a Green Venture, tem um projeto chamado Catch the Rain (Apanhe a Chuva), em que os proprietários de casas recebem consultas gratuitas e esboços de projectos paisagísticos que integram soluções para captar a água da chuva e plantar espécies nativas (que atraem naturalmente os polinizadores).existe no sítio onde vive.

Ao conceber um projeto de jardim para polinizadores, plante em grupos de três ou cinco para criar profundidade.

Desde que vi Roy Diblik discursar em Toronto, apaixonei-me pela ideia de plantar um prado urbano. Quando estava a pesquisar o meu livro, tive uma excelente conversa com Tony Spencer do The New Perennialist. Tal como Roy, ele faz parte do New Perennial Movement, um estilo de design que imita a estética encontrada na natureza. As plantas são colocadas em camadas em deriva. Tony também gosta de usar a palavra Wildscaping como o seuO Wildscaping consiste em utilizar o design paisagístico orientado para as plantas, inspirado na natureza selvagem, para criar jardins com um sentido de beleza e de propósito para reacender a nossa relação com o mundo natural", disse-me ele. Adoro esta ideia de um aspeto mais selvagem, especialmente um que elimina as ervas daninhas em favor deE, naturalmente, torna-se um paraíso para os polinizadores.

Que plantas deve acrescentar ao seu jardim de polinizadores?

Se estiver apenas a preencher secções de um jardim de plantas perenes estabelecido ou um simples canto, pense na cor, na textura e na altura. Utilize a regra de design de interiores de plantar em números ímpares, como três ou cinco. Leia atentamente as etiquetas das plantas para garantir que as suas escolhas de plantas altas não estão a esconder os espécimes mais baixos que planta.

Pesquise plantas que sejam nativas do local onde vive. Elas serão resistentes às condições da sua zona, ao mesmo tempo que trazem os benefícios adicionais da tolerância à seca e ao calor.

Preencha os espaços vazios das suas plantas perenes com plantas anuais que os polinizadores vão adorar (como esta combinação sedum/zínia). Além disso, tente ter algo em flor desde a primavera até ao final do outono.

Aqui estão algumas plantas perenes que pode plantar e que os polinizadores adoram:

  • Melissa de olhos negros
  • Erva borboleta
  • Abotoaduras
  • Cebolinho
  • Equinácea
  • Liatris
  • Casca de noz
  • Potentilla
  • Rosa de Sharon
  • Sedum

E a minha lista de plantas anuais inclui: borragem, calêndula, celosia, centáurea, cosmos, calêndula, chagas, girassóis e zínias.

As zínias que planto no meu jardim atraem borboletas e abelhas, e os beija-flores adoram-nas!

Aqui estão alguns sítios para pesquisar plantas nativas da sua região.

  • Base de dados de plantas nativas da Sociedade Norte-Americana de Plantas Nativas
  • Base de dados de plantas nativas CanPlant
  • Base de dados de plantas nativas de Audubon (para aves)
  • A Enciclopédia de Plantas Nativas da Federação Canadiana da Vida Selvagem

Recursos e certificações para polinizadores

Há recursos maravilhosos disponíveis que sublinham a magnitude do declínio da população de insectos e que são ricos em ideias sobre o que os proprietários podem fazer para ajudar. À medida que o habitat se torna mais escasso, nós, os "polegares verdes", temos a oportunidade de estender um tapete de boas-vindas de plantas amigas dos polinizadores nos nossos quintais.

Várias organizações fornecem agora orientações e designações especiais de habitats, encorajando os jardineiros domésticos a fazerem a sua parte. Algumas organizações levam esta dedicação à conservação um passo mais além com certificados e sinais que pode pendurar no jardim. Aqui estão alguns que podem ser de interesse:

A Federação Nacional da Vida Selvagem

A National Wildlife Federation (Federação Nacional da Vida Selvagem) fornece uma lista de verificação útil que pode depois ser utilizada para solicitar a designação de Habitat Certificado para a Vida Selvagem. A lista de verificação indica o que um proprietário deve fornecer em termos de alimentos, água, cobertura e locais para criar crias, bem como documentar as suas práticas sustentáveis. "Cada jardim de habitat é um passo no sentido de repor os recursos para a vida selvagem, como as abelhas,borboletas, pássaros e anfíbios - tanto a nível local como ao longo dos corredores migratórios", diz o site. Após a qualificação, pode obter um sinal de Habitat de Vida Selvagem Certificado para pendurar no seu jardim.

A Federação Canadiana da Vida Selvagem

A certificação do seu jardim como um habitat favorável à vida selvagem pode ser feita através do preenchimento de um formulário de candidatura onde assinala todas as caixas que se aplicam ao que está a fazer no jardim. Há também a opção de incluir um esboço do seu jardim. Os elementos necessários incluem uma ou mais fontes de água, alimentos e abrigo no jardim e atestar que utiliza práticas de jardinagem amigas do ambiente para manterSe preencher os critérios, receberá um certificado e um autocolante para exibir.

O Movimento Milhões de Jardins Polinizadores

A iniciativa original, "The Million Pollinator Garden Challenge", ultrapassou o seu objetivo de registar um milhão de jardins e paisagens para apoiar os polinizadores, mas continua de vento em popa. As pessoas são encorajadas a plantar jardins para abelhas, borboletas, pássaros, morcegos e outros polinizadores. Foi apelidado de um apelo à ação a nível nacional (nos Estados Unidos), mas é espantoso olhar para o mapa e ver todas asdiferentes países do mundo onde as pessoas se registaram.

Na zona

O WWF-Canadá e uma organização chamada Carolinian Carolinian Canada criaram um programa chamado In the Zone para encorajar os jardineiros domésticos a apoiarem a vida selvagem nativa, fornecendo-lhes alimento e abrigo. Uma lista de verificação limita cada tarefa para criar um jardim inteligente em termos climáticos.

O paisagista Sean James opta por uma mistura de texturas, plantando plantas de folhas lanosas e azuis. As plantações incluem Veronicastrum 'Fascination', erva-leiteira, tomilho, hortênsia lisa Invincibelle Spirit (descrita como "à prova de bala" em termos de resistência), erva-das-fontes, cardo globular (adorado pelos polinizadores, mas Sean adverte que pode espalhar-se), couve-marinha e rosas. Crédito: Sean James

Utilizar a sua casa para atrair polinizadores

Quando o chefe de cozinha e músico Chuck Currie estava a tentar atrair beija-flores para o seu quintal em East Vancouver, plantou arbustos e flores que os atraíssem, mas não parecia funcionar. A sua namorada trabalhava numa loja chamada Wild Birds Unlimited, que mantinha um grande mapa de Vancouver comNo mapa, todos os beija-flores estavam no extremo oeste da cidade, onde estão todos os jardins de flores. Não havia nenhum no lado da cidade de Chuck, onde todos têm hortas.

Adoro o facto de esta casa fazer parte de um projeto de jardim de polinizadores.

Depois de pintar inteligentemente bolinhas vermelhas na sua casa (a cor indica aos beija-flores que há néctar por perto), não tardou a aparecerem vários pins em East Vancouver - todos eles na morada de Chuck. Ele também tem um jardim que atrai beija-flores, claro, bem como outras aves, como o bushtits americano e o pintassilgos.

Para mais informações sobre polinizadores

    Parte do texto deste artigo foi extraído de Gardening Your Front Yard, com a autorização da minha editora Cool Spring Press, que é uma divisão do The Quarto Group.

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.