Arbustos floridos para a sombra: as melhores escolhas para o jardim e o quintal

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Se é um jardineiro ou proprietário de uma casa com muita sombra na sua propriedade, poderá ter dificuldade em encontrar plantas que prosperem e floresçam com o mínimo de luz solar, especialmente no que diz respeito aos arbustos. Embora existam muitas plantas perenes e anuais com flores coloridas para a sombra, há muito menos arbustos com flores vivas para condições de sombra. Hoje, gostaria de lhe apresentar 16 arbustos com floresHá até um arbusto para a sombra que floresce no inverno nesta lista!

16 Arbustos floridos para a sombra

As flores grandes e cónicas da hortênsia de folha de carvalho aparecem no verão.

Hortênsia de folha de carvalho ( Hortênsia (Hydrangea quercifolia) )

A hortênsia de folha de carvalho é um arbusto nativo da América do Norte que se espalha por toda a parte, com 1,5 m de altura, e que merece uma casa em todas as paisagens sombrias. Mesmo no inverno, a casca descascada da hortênsia de folha de carvalho merece a nossa atenção. As folhas grandes, semelhantes a folhas de carvalho, adquirem uma cor laranja espantosa e depois uma cor de vinho profunda no outono.Nunca é demais salientar os méritos deste arbusto para a sombra. É um dos meus favoritos pelo seu interesse em quatro estações. Resistente em zonas de jardim até -20 graus Fahrenheit.

Japonês kerria ( Kerria japonica)

Kerria é um pequeno género de arbustos floridos subutilizados para sombra (ou sol!). As plantas têm caules e folhas verdes brilhantes e flores amarelas ensolaradas. Estes arbustos são muito tolerantes à sombra e a solos pobres. Desbaste os caules velhos de poucos em poucos anos, cortando-os até ao solo logo após a floração da planta. As Kerrias são flores prolíficas que atingem uma altura de 1,5 m. As flores de 2,5 cm de largura são produzidas emA cultivar 'Pleniflora' tem flores duplas e um hábito de crescimento mais alto e vigoroso.

Os loureiros da montanha são arbustos de floração perene deslumbrantes para a sombra. Além disso, são resistentes aos veados!

Loureiro da montanha ( Kalmia latifolia )

Os loureiros são arbustos de floração perene para a sombra, nativos do leste dos EUA. As folhas são lisas e brilhantes, verde-escuras. Os grandes cachos de flores em forma de chávena de chá são absolutamente deslumbrantes (embora um pouco pegajosas). Aparecem nas plantas no final da primavera e podem ser roxas, cor-de-rosa, brancas ou bicolores. Este arbusto de floração florestal é resistente a -30 graus F e tem muitasEscolha um local com sombra para este arbusto e certifique-se de que o solo é ácido, fertilizando-o anualmente com um fertilizante granular específico para ácidos.

A deutzia delgada oferece ramos arqueados de flores brancas todas as Primaveras.

Deutzia delgada ( Deutzia gracilis)

Estes arbustos de florescência primaveril para sombra são de folha caduca e em forma de vaso. São fáceis de cultivar em solo de jardim médio e requerem muito poucos cuidados. Atingindo cerca de 1,5 m de altura, podem ser mantidos mais pequenos se forem podados logo após a floração. As flores prolíficas são de um branco puro e têm cerca de 2,5 cm de largura. Cada flor de cinco pétalas dura várias semanas. A deutzia delgada é resistente a -20graus F. Embora a deutzia floresça melhor em áreas que recebem sol pleno, este arbusto é bastante tolerante à sombra parcial a moderada, embora deva ser evitada a sombra densa. A cultivar anã 'Yuki Cherry' tem pétalas cor-de-rosa para maior interesse.

As flores tubulares primaveris da abélia lustrosa são uma visão bem-vinda para muitos polinizadores primaveris.

Abélia lustrosa ( Abélia x grandiflora )

Este arbusto semi-perene cresce entre 3 e 6 pés de altura e desenvolve-se em áreas de sol pleno a sombra moderada, embora a floração seja melhor quando a planta recebe pelo menos algumas horas de sol por dia. Os ramos arqueados produzem cachos de flores tubulares pequenas, mas vistosas. As flores são brancas com um toque de rosa. Esta abélia híbrida é resistente a -10 graus F e floresce no verão. Esta plantaA variedade 'Edward Goucher' é uma seleção mais curta que produz flores maiores e de cor lavanda. Os beija-flores adoram esta planta.

As espécies de hamamélis que florescem no inverno têm muito a oferecer aos locais sombrios da paisagem.

Hamamélis ( Hamamélis spp.)

Não há nada melhor do que uma hamamélis quando se trata de surpresas. Quando se pensa que não há nada em flor no jardim, a hamamélis exibe-se! Entre os únicos arbustos com flores de inverno para a sombra, a hamamélis Vernal ( Hamamelis vernalis ) dá flores amarelas, ferrugem ou vermelhas em forma de franja no fim do inverno. A hamamélis chinesa ( H. mollis ) é outra seleção que floresce no inverno, enquanto a hamamélis comum ( H. virginiana A maioria das hamamélias resiste até -10 graus, embora algumas sejam mais resistentes e outras menos, dependendo da espécie. As hamamélias são decíduas e fáceis de cultivar em solo de jardim comum, mas as áreas húmidas são as melhores. Com uma estrutura muito semelhante a uma pequena árvore, estes arbustos floridos para sombra têm um bónus adicional: as flores de muitas variedades também são perfumadas! Aqueles que procuram aos nativos devem plantar hamamélis comum ou hamamélis vernal.

As flores perfumadas e alongadas da Virgínia sweet spire são seguidas de folhagem vermelha no outono.

Veja também: Abobrinhas redondas: Um guia de cultivo da semente à colheita

Virgínia sweetspire ( Itea virginica)

Estes arbustos nativos da América do Norte, que adoram a sombra, florescem no verão e são resistentes até -20 graus F. Longas panículas de flores brancas cremosas pingam dos caules em meados do verão. Embora este arbusto se dê bem a pleno sol, também é surpreendentemente tolerante à sombra. A natureza caducifólia da planta significa que não tem folhas durante o inverno, mas no outono a folhagem torna-se num vermelho-púrpura profundo que éAs flores perfumadas são adoradas por muitos dos nossos polinizadores nativos. 'Little Henry' é uma excelente variedade anã.

Oregon holly grape ( Mahonia aquifolium )

O hábito de crescimento baixo destes arbustos floridos para a sombra torna-os adequados para plantações de fundação, canteiros de jardim e bordaduras de arbustos. As suas folhas sempre verdes são compostas e as flores amarelas e perfumadas nascem em longas panículas. No outono, a planta fica coberta de pequenas bagas escuras. A uva de azevinho do Oregon prefere um local com sombra e protegido dos ventos de inverno.é resistente até -20 graus Fahrenheit.

Quando os botões cor-de-rosa desta pieris japonesa se abrirem, revelarão grupos de pequenas flores brancas em forma de sino que cheiram a doce.

Pieris japonesa/Andromeda ( Pieris japonica)

A minha mãe chamava-lhes "pierce-a-ponicas", que eu pensava ser o seu verdadeiro nome até ter tido aulas de identificação de arbustos na faculdade. Apesar da pronúncia incorrecta do nome por parte da minha mãe, comecei a adorar estes fantásticos arbustos floridos para sombra. São resistentes aos veados, sempre verdes com belas folhas verdes e muito resistentes ao inverno.Os cachos de flores brancas, ligeiramente perfumadas, em forma de sino, estendem-se das extremidades dos ramos no início da primavera e são as favoritas das abelhas rainhas e de outros polinizadores precoces. As plantas crescem até 3 metros de altura, especialmente em locais protegidos onde estão ao abrigo dos ventos secos do inverno. Algumas cultivares, como a 'Mountain Fire', têm um novo crescimento vermelho vivo na primavera, enquanto outrasAs cultivares, como a "Dorothy Wycoff" e a "Flamingo", têm flores cor-de-rosa em vez de brancas.

A pimenta-da-jamaica da Carolina é um arbusto de florescência impressionante para zonas sombrias que produz flores perfumadas doces/picantes.

Arbusto doce/Carolina allspice ( Calycanthus floiridis )

Estes arbustos de tamanho médio, perfumados, lindos, nativos da América do Norte, com flores para a sombra, são tão deliciosos. Com uma altura de 2,5 metros, este arbusto de folha caduca produz flores de forma única, de cor rosa-púrpura escura, ao longo do comprimento dos seus caules.são muito fáceis de drenar, mas também se dão bem em solos normais de jardim, desde que sejam regadas durante os períodos de seca. São uma óptima alternativa ao viburnum.

As hortênsias lisas são florescentes fiáveis, mesmo em condições de sombra.

Hortênsia lisa ( Hortênsia arborescens )

Com uma forma erecta mas aberta e uma excelente resistência no inverno (até -20 graus F), estes arbustos floridos para sombra produzem cachos em forma de globo de flores brancas cremosas no pico do verão.Ao contrário de muitas outras espécies de hortênsias, as flores das hortênsias lisas são produzidas em novos rebentos, pelo que a poda no início da primavera não implica a possibilidade de cortar as flores da estação em curso. São beldades de baixa manutenção para sombra total ou parcial.

As amoras coral e as amoras da neve não são conhecidas pelas suas flores, mas os seus cachos de bagas acrescentam um elemento decorativo aos jardins de sombra.

Coralberry/snowberry ( Symphoricarpus spp.)

Embora os coralberries e os snowberries sejam arbustos floridos para a sombra, são muito mais conhecidos pelas suas bagas do que pelas suas flores. Estes arbustos resistentes e de folha caduca são nativos da América do Norte que produzem flores bastante pequenas e pouco notáveis, mas as suas bagas são simplesmente encantadoras na paisagem de outono e inverno.mariposa voadora da amoreira-da-neve (também chamada mariposa beija-flor). A amoreira-da-neve ( S. albus ) cresce até 1 metro e produz flores cor-de-rosa seguidas de frutos brancos. É resistente até -50 graus F. O coralberry ( S. orbiculatus ) tem flores brancas seguidas de frutos cor de coral. Além disso, a folhagem de outono é de um carmesim encantador. Fazem sebes muito originais.

Veja também: Utilize coberturas de canteiros para proteger a sua horta de estação para estação

Coroas e azáleas

Aquilo a que nós, jardineiros, chamamos vulgarmente rododendros e azáleas é, na verdade, um género muito grande de plantas classificadas botanicamente no género Rododendro Os jardineiros distinguem os rododendros das azáleas pela forma como as suas flores são produzidas. As flores das azáleas são em forma de funil e nascem isoladamente, enquanto as flores dos rododendros são maiores e produzidas em cachos. Todos os rododendros são perenes, mas existem espécies de azáleas perenes e caducas. Independentemente disso, tanto os rododendros como as azáleas são óptimos arbustos floridos para a sombra. São ambos atractivosAqui estão algumas variedades excelentes de rícinos e azáleas.

As azáleas são excelentes arbustos perenes floridos para a sombra.

Azáleas de folha perene ( Rododendro [subgénero Tsutsusi ])

Se procura arbustos de folha persistente que não sejam teixos, experimente as azáleas. A maior parte das azáleas de folha persistente são nativas da Ásia, mas algumas espécies são nativas da América do Norte. Existem milhares de espécies, híbridos e cultivares de azáleas de folha persistente - tantas que é difícil mantê-las em ordem. As azáleas podem variar em altura, desde as variedades mini que atingem apenas 2 pés de altura, até às de tamanho normalAs azáleas produzem uma grande variedade de cores de flores, desde o rosa-salmão e branco até ao roxo, vermelho e lavanda. A sua resistência varia, embora muitas sejam resistentes a -20 graus F. Se procura um arbusto perene com flor para a sombra, as azáleas são uma excelente escolha.

As azáleas de folha caduca são outro arbusto fantástico para a sombra. As flores alongadas aparecem no início da primavera.

Azáleas de folha caduca ( Rododendro [subgénero Pentatéia ])

As azáleas de folha caduca estão entre os meus arbustos floridos preferidos para a sombra. Embora os seus ramos estejam nus no inverno, os cachos de flores tubulares que aparecem na primavera são verdadeiros espectáculos. O meu grupo preferido de azáleas de folha caduca são os híbridos de Exbury. Estas azáleas verticais atingem uma altura de 1,5 a 2 metros e produzem cachos de flores que podem ser vermelhas, cor-de-rosa, creme, cor de laranja ou amarelas. Resistentes a -20graus F, estes arbustos floridos para a sombra preferem solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Florescem na mesma altura que o dogwood. A azálea real ( R. schlippenbachii ) é outra espécie caducifólia que cresce até 3 metros de altura, com folhas agrupadas na extremidade dos ramos e flores cor-de-rosa na primavera.

Os rododendros são, sem dúvida, os arbustos floridos mais conhecidos para a sombra.

Rododendro ( Rododendro espécies, híbridos e cultivares)

Os rododendros são um grande grupo de plantas lenhosas com folhas largas e sempre verdes. As flores em forma de sino nascem em enormes cachos nas extremidades dos caules. As flores vistosas têm cada uma 5 a 10 estames e são apreciadas por espécies maiores de abelhas e borboletas. Os rododendros preferem solos bem drenados, ácidos e com muita matéria orgânica. Utilize enxofre ou um fertilizante granular formulado especificamente paraO rododendro deve ser protegido por uma sombra parcial ou salpicada; a sombra profunda pode reduzir a floração. No entanto, algumas espécies e híbridos são mais tolerantes à sombra profunda do que outros.

Os rododendros podem apresentar uma morte invernal durante os anos de clima particularmente frio ou em zonas ventosas. As espécies maiores, como R. catawbiense pode atingir 3 metros de altura, enquanto as espécies mais pequenas, como a R. yakusimanum Todos os rododendros florescem na primavera. A sua robustez varia, dependendo da espécie, mas a maioria é resistente até pelo menos -10 graus F, com muitas espécies a exibirem robustez muito para além disso.

Os roncos PJM têm folhas roxas no inverno e produzem flores na primavera, por vezes com uma segunda floração no outono.

Rododendro PJM ( Rododendro x PJM )

Este grupo de rododendros de folha larga e perene é uma adição deliciosa a qualquer jardim com sombra. Estão entre os mais resistentes de todos os arbustos floridos para sombra, sobrevivendo facilmente até -30 graus F. Os PJMs crescem até 6 pés de altura e largura. As flores rosa-lavanda brilhantes aparecem na primavera, muitas vezes com um punhado de reblooms no outono. Assim como outros rododendros, os PJMs preferem solo ácido que éEste grupo de híbridos produz um crescimento compacto e folhas pequenas e escuras. É mais resistente do que muitos outros tipos de rododendros e a folhagem torna-se roxa profunda no inverno.

Alguns outros arbustos tolerantes à sombra que vale a pena incluir no seu jardim são a clethra summersweet, a serviceberry, as camélias, as aucubas e o buckeye bottlebrush.

Para mais plantas excepcionais para a sua paisagem, consulte os seguintes artigos:

    Se cultiva algum destes fantásticos arbustos floridos para a sombra, gostaríamos de conhecer a sua experiência na secção de comentários abaixo!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.