Cultivo de feijões: vara versus estolho

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Adoro cultivar feijões! Na minha horta, cultivo principalmente feijões de vara, enquanto a minha sogra cultiva feijões de vagem. A minha preferência resulta da minha horta de infância, onde os tenros feijões de vagem ocupavam pelo menos metade da parcela. Para a minha sogra, os feijões de vagem são uma referência à sua juventude nas montanhas do Líbano, onde as vagens carnudas eram cozinhadas lentamente em pratos saborosos.

Este preconceito em relação ao cultivo de feijão não se limita à minha sogra e a mim. De facto, os jardineiros norte-americanos geralmente não adoptam os estolhos como um vegetal de jardim, mas cultivam-nos como plantas ornamentais. Dê uma vista de olhos a qualquer catálogo de sementes norte-americano e verá duas, talvez três variedades de estolhos oferecidos, normalmente listados na secção de flores anuais do catálogo.No Reino Unido, onde as estolhos são uma cultura popular, a maior parte dos catálogos de sementes apresenta uma lista de, pelo menos, uma dúzia de variedades, com pormenores sobre as características comestíveis de cada uma.

Artigo relacionado: Feijões únicos

Afinal de contas, ambos os tipos de feijão são trepadeiras (está bem, há alguns corredores anões, mas a grande maioria são plantas trepadeiras) e ambos produzem vagens saborosas que podem ser colhidas jovens para o feijão de pressão ou deixadas a amadurecer nas plantas para uma colheita de feijões secos. Quando comer feijões, especificamente feijões comuns secos, lembre-se da palavra fitohemaglutinina. É um bocado complicado, masé importante saber que se trata de uma toxina natural que se encontra nos feijões mal cozinhados e que pode causar doenças ligeiras a graves. No entanto, pode ser facilmente evitada se demolhar e cozinhar corretamente os feijões secos antes de os consumir

Veja também: Cultivo de cabaças de bucha: Aprenda a cultivar as suas próprias esponjas de bucha

Cultivo de feijões - vara versus corredor:

Feijão de vara ( Phaseolus vulgaris )

Veja também: Plantar legumes de crescimento rápido para uma colheita caseira em seis semanas ou menos
  • Os feijões de vara fazem parte da família dos feijões comuns e são culturas de estação quente que são plantadas depois de passado o risco de geada na primavera. O pré-aquecimento do solo com um pedaço de plástico preto (como um saco do lixo) irá aumentar a germinação.
  • A maioria das variedades atinge uma altura de 1,5 a 3 metros.
  • As flores do feijão de vara são autopolinizadoras e o desenvolvimento das flores é elevado.
  • A cor dos feijões pode variar entre o verde, o amarelo e o púrpura, com algumas variedades, como a "Rattlesnake", a apresentar vagens de dois tons.

Os feijões de vara são fáceis de cultivar e mais produtivos do que os feijões de arbusto quando dispõem da mesma quantidade de espaço.

As melhores escolhas para os feijões de vara

  • "Fortex": O meu feijão de vara preferido é sem dúvida o feijão de vara mais resistente, tem um sabor excelente e os feijões permanecem muito tenros, mesmo se forem colhidos com 11 polegadas de comprimento!
  • 'French Gold': Não é fácil encontrar um feijão de vagem amarela, especialmente um com grãos tão finos e de sabor tão fino. As vinhas são produtivas e de colheita precoce, com a primeira colheita a começar cerca de dois meses após a sementeira.
  • "Pólo de vagem roxa": As vinhas são compridas - as minhas atingem frequentemente mais de 3 metros de comprimento - e estão cobertas de cachos de flores lilás-púrpura, seguidas dos saborosos feijões em tons de joia.

Postagem relacionada - Guardar sementes de feijão

Feijão verde ( Phaseolus coccineus )

  • O feijão verde é popular entre os jardineiros do norte do país devido à sua capacidade de cultivar em verões frios, com nevoeiro, nublados ou húmidos (olá, Nova Escócia!).
  • As primeiras variedades de feijão-vagem eram principalmente de flores vermelhas, mas atualmente a gama inclui flores brancas, cor-de-rosa, salmão ou mesmo bicolores. As flores são maiores e mais vistosas do que as do feijão-vagem.
  • As flores do feijão verde são perfeitas, o que significa que são autopolinizadoras, mas precisam de ser "tropeçadas" por um inseto para que a polinização ocorra. Muitos programas de melhoramento estão a trabalhar para obter variedades com características de autofecundação melhoradas.
  • O feijão verde enrola-se à volta dos seus suportes no sentido dos ponteiros do relógio, enquanto que o feijão verde enrola-se no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. É importante ter em conta este facto se estiver a "ajudar" as jovens videiras a encontrar os seus postes.

Não é adorável? O feijão de corrida Painted Lady.

As melhores escolhas de feijão de corrida:

  • A "Dama Pintada": Variedade de herança cultivada pelas suas flores bicolores vistosas. As flores escarlates e brancas são seguidas por grandes vagens achatadas que são melhor colhidas quando têm 4 a 5 polegadas de comprimento.
  • 'O Corredor Escarlate': A variedade clássica e amplamente disponível com flores vermelho-escarlate brilhantes. Sabia que essas flores vistosas são comestíveis? Desfrute do seu sabor suave a feijão em saladas ou como guarnição.
  • Héstia: Esta variedade super compacta foi criada para jardins de contentores, crescendo apenas 16 a 18 polegadas de altura. A colheita de feijão é respeitável, mas também irá apreciar o espetáculo pré-colheita de bonitas flores de dois tons.

Facto curioso: Se gosta de cultivar feijões e de estar atento à sua horta, divirta-se a observar os feijões de vara e os feijões de corrida. Com a germinação, os cotilédones dos feijões de jardim comuns emergem do solo. Os feijões de corrida, por outro lado, têm uma germinação hipogénea, o que significa que os seus cotilédones ficam escondidos debaixo do solo. As folhas verdadeiras serão a primeira parte da planta a emergir.

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.