Cultivo de pepinos no jardim

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Qual é a cultura mais popular da nossa horta? É fácil! É o pepino. Os frutos, que se parecem exatamente com pequenas melancias, raramente chegam à cozinha; em vez disso, devoramo-los à mão cheia, diretamente das videiras. A planta é um parente distante dos pepinos, e estes frutos de uma polegada de comprimento têm um sabor semelhante ao do pepino, com um agradável travo cítrico. Cultivo de pepinos em canteirose recipientes é uma forma fácil de apreciar este vegetal invulgar.

Este artigo é um excerto de Niki Jabbour's Veggie Garden Remix © Niki Jabbour Utilizado com a autorização da Storey Publishing.

No meu jardim da zona 5, a colheita do pepino começa no final de julho e prolonga-se até ao final de outubro.

A nossa família adora experimentar diferentes tipos de pepinos. Todos os verões, os nossos canteiros de pepinos são plantados com, pelo menos, uma dúzia de espécies e variedades, mas poucos se parecem com pepinos "tradicionais". Ao percorrer os caminhos entre os canteiros, pode reparar nos frutos delgados e retorcidos da 'Serpente Pintada' escondidos debaixo de um monte de folhagem, ou nos estranhos frutos em forma de kiwi da 'Batatinha' a trepar uma estrutura em ATambém verá alguns dos pepinos mais populares, como o "Lemon", o "Crystal Apple", o "Boothby's Blonde" e o "Poona Kheera". E encontrará certamente um que não está relacionado, mas que, no entanto, sabe a pepino - o cucamelão!

Cultivo de pepinos - bonitos e crocantes!

É muito raro encontrar cucamelões no mercado dos agricultores, mas podem custar até 20 dólares o quilo! O preço por si só faz com que valha a pena cultivar cucamelões. É uma cultura fácil; as videiras são muito produtivas e raramente são incomodadas pelos muitos insectos e doenças que assolam os pepinos.

Os jardineiros impacientes vão achar que os cucamelões demoram a começar no jardim, com o crescimento a não descolar até que o tempo de verão aqueça. Dito isto, vão tolerar uma primavera mais fresca do que os pepinos e, uma vez estabelecidos, os cucamelões são um pouco mais tolerantes à seca. As videiras têm um aspeto delicado, com caules finos e folhas pequenas, mas não se deixe enganar! Esta é uma planta que aguentaAs pessoas com um espaço de cultivo limitado podem plantá-las em grandes vasos num terraço ou pátio; certifique-se apenas de que providencia algo para as vigorosas trepadeiras treparem.

A maior parte dos nossos pepinos são consumidos diretamente da horta, mas também os adicionamos a saladas e molhos, e fazemos pickles.

Cultivo de pepinos - quando colher?

Cerca de uma semana depois de ver as primeiras flores, comece a verificar se os pepinos estão maduros. Eles tendem a esconder-se atrás da folhagem, por isso olhe com atenção. Quando tiverem cerca de 2,5 cm de comprimento, comece a colher. O azedume da pele intensifica-se à medida que os frutos envelhecem, por isso colha-os jovens se quiser minimizar a picada dos citrinos. Começamos a colher os primeiros frutos no final de julho ou no início de agosto, sendo os últimos colhidos novinhas em outubro.

Os pepinos são de polinização aberta e produzem flores masculinas e femininas na mesma planta, pelo que pode guardar as sementes de quaisquer frutos maduros que caiam no chão. Os jardineiros de clima quente descobrirão que alguns pepinos deixados para trás se auto-semearão muito facilmente.

Veja também: Plantas hortícolas em contentor: As melhores variedades para o sucesso

Como o nome sugere, são perfeitos para fazer pickles! Comemo-los à mão, colocamo-los nas lancheiras dos miúdos, levamo-los para piqueniques e churrascos e até podemos colocá-los no nosso gin tónico.

Cultivo de pepinos - do princípio ao fim!

Cultivar pepinos é fácil! Comece as sementes dentro de casa 6 semanas antes da última geada da primavera. Semeie as sementes em vasos de 4 polegadas para dar às plantas a oportunidade de desenvolver um sistema radicular substancial antes de plantar e para minimizar o choque do transplante. Uma vez passado o risco de geada, endureça as plantas jovens e transfira-as para o jardim.

Veja também: Como cuidar dos brancos de papel: dicas para cuidar dos seus bolbos plantados até florescerem

Os jardineiros das regiões setentrionais, com um clima imprevisível no final da primavera, podem querer proteger as plantas jovens com cloches ou com um mini túnel de aros. Abra as extremidades do túnel durante o dia para regular a temperatura e permitir a circulação do ar. Normalmente, deixo o mini túnel no lugar durante 2 a 3 semanas, dependendo da rapidez com que o verão chega, e depois substituo-o por uma treliça.

Calor, sol e solo rico são as chaves para o sucesso do cultivo destas plantas, por isso escolha um local com sol pleno e altere o solo com estrume envelhecido ou composto.

Os cucamelões são trepadeiras vigorosas que se desenvolvem melhor em latadas, túneis ou outros suportes.

Consideramos seriamente a possibilidade de aramação das plantas. Cultivamos as nossas plantas em aramados robustos em forma de A; isto mantém a folhagem e os frutos fora do chão, o que minimiza o risco de doenças e torna a colheita mais fácil. Além disso, as plantas sem apoio espalham-se em todas as direcções, tomando rapidamente conta de um canteiro.

Se quiser guardar as sementes de pepinos de herança e de plantas semelhantes a pepinos, como o pepino de broca, basta deixar alguns frutos amadurecerem completamente nas videiras ou recolher os frutos caídos no final do verão. Retire as sementes, que estarão rodeadas por um revestimento semelhante a um gel, e coloque-as num recipiente, juntamente com uma pequena quantidade de água. Deixe a mistura fermentar durante 3 dias (espere que se forme bolor nasAs sementes boas vão afundar-se no fundo do recipiente; quando isso acontecer, deitar fora o bolor, a polpa e a água. Lavar as sementes que ficaram no fundo do recipiente com água fresca até ficarem limpas. Espalhá-las sobre papel absorvente ou um pano de cozinha limpo e deixar secar durante pelo menos uma semana. Guardar as sementes completamente secas em envelopes.

Factos sobre o cucamelão:

A.K.A.: Pepino azedo mexicano, melão de rato, Melothria scabra

Dias até à maturação: 75 dias a partir da transplantação

Originário de: México e América Central

Quer saber mais sobre os cucamelões? Veja o post da Niki sobre como hibernar tubérculos de cucamelão AQUI.

Para encomendar a sua cópia do último livro da Niki, Niki Jabbour's Veggie Garden Remix, clique AQUI.

Guardar Guardar

Guardar Guardar

Guardar Guardar

Guardar Guardar

Guardar Guardar

Guardar Guardar

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.