Milho mache: perfeito para a horta de inverno

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Durante o fim de semana, visitei a minha horta de inverno e descobri que uma das minhas culturas favoritas de tempo frio, o milho mache, ainda estava a dar frutos verdes. Enquanto a maior parte da minha horta de inverno foi dizimada pelos veados, estas deliciosas e suculentas verduras estavam em segurança sob a proteção de cloches de jarro de leite. Não podia ter ficado mais feliz ao ver aqueles pequenos rebentos verdesEscusado será dizer que cortei algumas folhas e aproveitei-as na minha salada de jantar.

Porque é que o milho mache é um elemento básico da horta de inverno

O milho mache, também chamado de salada de milho e alface de cordeiro, é um dos legumes mais tolerantes ao frio que se pode cultivar, o que o torna uma escolha perfeita para a horta de inverno. É duro como as unhas, mas proporciona um sabor doce e de nozes à saladeira.

Veja também: Caixote de compostagem DIY: ideias rápidas e fáceis para fazer o seu próprio caixote de compostagem

Como cultivar milho mache

Para a cultivar, semeio as sementes diretamente na horta duas vezes por ano; primeiro no início da primavera e depois novamente no outono. A colheita da primavera está pronta cerca de dois meses após a sementeira. Colho apenas as folhas mais exteriores da planta, deixando o ponto de crescimento intacto para permitir colheitas repetidas. Quando as temperaturas do verão chegam, a mache passa para o modo de floração e transforma-seMuitas vezes deixo que as plantas floresçam e dêem sementes porque a mache semeia facilmente.

Em meados de setembro, vou para a horta plantar mais sementes. Os rebentos que nascem destas sementes tornam-se as plantas adultas da minha horta de inverno. Quando as temperaturas descem realmente, normalmente no final de outubro ou início de novembro, coloco um jarro de leite sem tampa, com o fundo cortado, sobre cada uma das plantas.mini túnel de plástico para estufas, se quiser algo um pouco mais sofisticado.

Por baixo destes cloches de jarro de leite, há rosetas de corn mache, uma deliciosa salada verde tolerante ao frio.

A alface e a rúcula que eu tinha em cloches separados morreram depois de algumas noites com temperaturas de um dígito, mas não o milho mache.

Tipos de corn mache

Há muitas variedades diferentes de milho mache, cada uma com um sabor e uma forma subtilmente diferentes. Cultivei vários tipos diferentes ao longo dos anos e desenvolvi uma preferência pelas variedades extremamente tolerantes ao frio, como a 'Big Seeded' e a 'Gala'.

Como comer milho mache

O milho mache é uma excelente verdura para salada que pode ser consumida tal como a alface, a rúcula ou o mesclun. A sua textura espessa e suculenta enche a saladeira e combina lindamente com outras verduras para salada.

Veja também: Cultivo de alface no inverno: Plantação, cultivo & proteção da alface de inverno

Se está à procura de um complemento para a sua horta de inverno, experimente o milho mache.

Para mais informações sobre o cultivo de vegetais de inverno, consulte estes artigos:

    O milho mache, que se encontra no interior deste cloche de jarro de leite, está pronto a ser colhido durante todo o inverno.

    O que está a crescer no seu jardim este inverno?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.