Bolbos de flores invulgares para o seu jardim e como os plantar

Jeffrey Williams 11-10-2023
Jeffrey Williams

Não me interpretem mal, eu gosto de tulipas e narcisos. Os seus rostos alegres anunciam a primavera com uma onda de cor e entusiasmo e, tal como a maioria dos jardineiros, recebo-os de braços abertos. Mas também gosto de incluir no meu jardim bolbos de flores mais invulgares; aqueles que não se encontram em todas as esquinas. Estas belezas excepcionais anunciam a primavera de uma forma muito diferente de uma profusão de narcisos amarelos brilhantes.Em vez disso, estes bolbos de floração primaveril únicos oferecem a sua beleza invulgar de uma forma simultaneamente subtil e curiosa.

Hoje, gostaria de vos dar a conhecer alguns dos bolbos de flores invulgares que fazem do meu jardim a sua casa A maioria destes bolbos vive no meu jardim há muitos anos e, todos os anos, as suas colónias crescem, com cada bolbo a crescer.produzindo "off-sets" que ajudam as plantas a propagarem-se.

Os bolbos de flores invulgares, como esta Scilla siberica, são fáceis de plantar no outono, especialmente com as ferramentas certas.

Como plantar bolbos de flores

Antes de passarmos às introduções, gostaria de partilhar rapidamente a técnica que utilizo para plantar todos os meus bolbos de flores de primavera. Planto centenas de bolbos todos os Outonos e costumava fazê-lo à mão, cavando cada buraco individual com uma espátula antes de deixar cair o bolbo no mesmo.

Veja também: Rosas resistentes para o jardim moderno

Estas ferramentas fixes são, basicamente, brocas gigantes que se prendem ao seu berbequim elétrico com ou sem fios. Existem brocas de haste longa que pode utilizar de pé e brocas de haste curta destinadas a serem utilizadas ao nível do solo. Utilizei (e adorei!) ambos os tipos e recomendo-os vivamente. Costumava conseguir plantar cerca de 50 bolbos em duas horas à mão, mas com um sem-fim de bolbos, consigo plantar mais de 200 bolbos em cerca de uma hora, especialmente em áreas onde o solo é relativamente macio.

Aqui está um vídeo útil sobre o funcionamento de uma broca de bolbo, se quiser ver uma em ação.

Existem também algumas outras ferramentas de plantação de bolbos que considerei bastante úteis ao longo dos anos, se não tiver um berbequim ou não estiver interessado em arrastar um para o exterior todos os Outonos. Este plantador de bolbos de pé funciona muito bem, tal como este plantador de bolbos totalmente em aço. Ambos são introduzidos no solo e depois puxados de novo para fora para remover um núcleo de terra. O bolbo é depois largado na esperaO solo é retirado do topo da cabeça da ferramenta e pode então ser utilizado para preencher o buraco vazio do bolbo. É um pouco mais trabalhoso do que utilizar um sem-fim, mas requer certamente menos esforço do que escavar à mão cada um dos buracos dos bolbos.

A que profundidade plantar bolbos de flores

Como regra geral, independentemente do tamanho do bolbo que está a plantar e de se tratar de bolbos de flores invulgares ou de bolbos comuns, a profundidade perfeita do buraco para cada bolbo diferente é cerca de duas vezes e meia a altura do bolbo. Por isso, para um bolbo de tulipa com 2 cm de altura, a profundidade adequada do buraco é de cerca de 5 cm. No entanto, não se prenda demasiado a esta regra, porque os bolbos são bastante flexíveis e a profundidade de plantação não precisa de ser absolutamente perfeita para que prosperem.

Os meus bolbos de flores invulgares favoritos

Eis os bolbos de flores invulgares que penso que vai gostar de acrescentar ao seu jardim.

Também chamada fritilária-cabeça-de-serpente, lírio-xadrez ou flor-da-galinha-da-índia, este pequeno bolbo doce tem muita beleza num espaço pequeno.

Fritillaria meleagris

Com apenas 15 a 20 centímetros de altura, o Fritillary meleagris, ou lírio axadrezado, pode não ser grande, mas é certamente deslumbrante. As pétalas axadrezadas das flores em forma de nódulo têm um aspeto fantástico ao longo de passadiços e no topo de muros de contenção, onde podem ser vistas de perto. É um bolbo resistente aos veados que os esquilos também não parecem incomodar. Este nativo europeu floresce de março até ao início de maio, e euPode encontrar esta óptima lâmpada à venda aqui.

A fritillaria imperial da coroa é uma planta de grande beleza, de aspeto tropical, que se destaca no jardim.

Fritillary imperialis

No extremo oposto do espetro de altura dos lírios axadrezados está outro tipo de fritilária, a Fritillary imperialis, ou a coroa imperial. Estes bolbos de flores deslumbrantes e invulgares atingem uma altura de até dois pés! Os bolbos ocos são resistentes a roedores e cheiram um pouco mal. Mas, uma vez no solo, esquecerá tudo sobre o odor do bolbo apenas para se concentrar na boa aparência tropical desteVendem-se muitas cores diferentes de coroas imperiais, incluindo a que se encontra aqui.

A Camassia quamash é um bolbo nativo da América do Norte que, em tempos, serviu de fonte de alimento para os nativos americanos. Atualmente, apreciamos estas plantas pelas suas belas flores.

Camassia quamash

Se gosta de incluir plantas nativas da América do Norte no seu jardim, então a Camassia quamash é o bolbo ideal para si! Vulgarmente designados por camas azuis ou quamash, estes bolbos de flores invulgares dão-se muito bem em áreas soalheiras com solo bem drenado e rico em húmus, e propagam-se facilmente através de sementes. Os seus altos espigões de flores azuis são lindíssimos na primavera e atingem uma altura de quinze a vinte centímetros. Os bolbosSe quiser adicionar alguns bolbos de Camassia à sua paisagem, eles têm-nos aqui.

O azul brilhante da Chionodoxa é certamente uma visão bem-vinda no meu jardim todas as Primaveras.

Chionodoxa lucilliae

Estes bolbos de flores invulgares são também conhecidos como a glória da neve, e o nome é bem merecido. Embora a Chionodoxa lucilliae seja originária da região mediterrânica, dá-se muito bem no meu jardim, produzindo dezenas de flores azuis brilhantes no início de cada primavera, muitas vezes quando a última gota de neve está a derreter.Há uma cultivar cor-de-rosa, chamada 'Violet Beauty', que adoro quase tanto como a azul. Encontrará bolbos de glória-da-neve à venda aqui.

O acónito de inverno é a primeira flor a florescer no meu jardim todos os anos, frequentemente em fevereiro.

Eranthis hyemalis

O acónito de inverno inaugura a primavera como nenhum dos outros bolbos de flores invulgares que menciono aqui. A explosão de cor amarela do Eranthis hyemalis aparece muito cedo, frequentemente em fevereiro, e é sempre a primeira coisa a florir no meu jardim todos os anos. Embora as flores do acónito de inverno tenham apenas três ou quatro centímetros de altura, deixam-me tonto sempre que vejo o seu amarelo ensolarado. Um membro da família dos ranúnculos,Esta planta é resistente aos veados e desenvolve-se muito bem sob muito abandono (pergunte-me, eu sei!). Esta é uma boa fonte de bolbos de acónito de inverno, se também quiser plantar alguns.

O Erythronium, ou lírio-das-trutas, é uma alegria primaveril no meu jardim.

Erythronium americanum

Outro bolbo nativo da América do Norte que vale a pena cultivar, o lírio-das-trutas, Erythronium americium, tem flores amarelas com pétalas recurvadas. Com 10 a 12 centímetros de altura, cada pé de flor produz várias flores. As folhas verdes espessas e brilhantes são encantadoras mesmo quando a planta não está em flor. Os lírios-das-trutas florescem em abril no meu jardim e, sem dúvida, dão-se melhor em ambientes densos a moderadosNo final da primavera, após o fim da floração, a folhagem morre e a planta entra em dormência. Mas não deixe que isso o impeça de cultivar estes bolbos de flores invulgares, porque o espetáculo primaveril é espetacular. Aqui está uma fonte para este pequeno bolbo especial.

As campainhas espanholas são subutilizadas e pouco apreciadas. Este belo bolbo que floresce na primavera é simultaneamente duro como as unhas e doce como a tarte.

Hyacinthoides hispanica

As campainhas-espanholas, Hyacinthoides hispanica, são um belo prenúncio da primavera. As suas hastes rectas de flores em forma de sino, que se erguem por cima da folhagem em forma de cinta, durante três a quatro semanas no início da primavera. Estes bolbos de flores invulgares espalham-se rapidamente, formando aglomerados e colónias de tamanho agradável ao fim de apenas alguns anos.Pode encontrar bolbos de tamanho superior para o seu próprio jardim aqui.

As flores floco de neve são doces e delicadas, e o seu atraso pode surpreendê-lo.

Leucojum aestivum

A flor floco de neve, Leucojum aestivum, surpreende-me sempre. Ao contrário dos snowdrops (Galanthus sp.), estes tipos só florescem no final da primavera. As suas flores pendentes, semelhantes a saias, florescem em caules de 30 cm de altura e são um belo acompanhamento para as túlipas tardias e os corações sangrentos. Têm um aspeto tão gracioso e naturalizar-se-ão rapidamente, especialmente se os bolbos forem plantados em montes. Aqui está umafonte para este pequeno bolbo encantador.

As Puschkinia podem ser pequenas, mas são poderosas.

Puschkinia scilloides

De todos os bolbos de flores invulgares que existem por aí, a Pushkinia, ou endívia às riscas, está definitivamente no topo da minha lista. E as abelhas adoram-na quase tanto como eu! As suas flores de cinco centímetros de altura aparecem no início da primavera, e cada pétala branca é centrada por uma risca azul. Essa risca azul serve de pista de aterragem para os polinizadores que tiram partido da fonte precoce de néctar e pólen.bolbo de floração primaveril que é melhor apreciado de perto, recomendo a sua plantação na orla de jardins florestais, passadiços e caminhos de pedra. Comprei os meus bolbos de Puschkinia aqui.

De todos os alliums existentes no mercado, o allium de baqueta é o meu favorito.

Allium sphaerocephalon

Sim, adoro as flores gigantes do Allium globular e as pequenas flores de centímetros de largura do Allium caeruleum blue, tal como toda a gente, mas o Allium sphaerocephalon (Allium sphaerocephalon) é o meu favorito. Quando os caules rectos de dois metros de altura flutuam sobre o jardim no final da primavera e início do verão, chamam sempre a minha atenção.Além disso, são à prova de veados e esquilos, uma necessidade para o meu jardim da frente. Aqui está um ótimo local para adquirir alliums.

Os ciclames resistentes são uma verdadeira delícia nos jardins à sombra.

Cyclamen cilicicum

Os ciclames resistentes são sempre uma surpresa para os jardineiros, porque, ao contrário destes outros bolbos de flores invulgares, o Cyclamen cilicicum floresce no final do verão e no outono, e não na primavera. Sim, é isso mesmo: os ciclames resistentes exibem-se no final da estação, uma altura que a maioria dos cultivadores de bolbos ignora. Resistentes à zona 5 da USDA, os ciclames resistentes desenvolvem-se na maioria das áreas de jardim com solo médio. Embora sejamDe crescimento bastante lento, com um pouco de paciência e tempo, formarão uma bela colónia. As suas folhas variegadas e as flores cor-de-rosa e recurvadas são também resistentes aos veados. Pode comprar esta divertida e marcante planta bulbosa aqui.

Espero que tenha gostado desta lista de alguns dos meus bolbos de flores invulgares favoritos e que encontre tempo para colocar alguns no seu jardim este outono. Na primavera, garanto que ficará satisfeito com os seus esforços!

Quais são os seus bolbos de flores de primavera preferidos? Fale-nos deles na secção de comentários abaixo.

Para mais informações sobre o cultivo de plantas de bolbo fantásticas, consulte estas publicações relacionadas:

Enganar os esquilos cultivando narcisos

Veja também: Ideias, dicas, & inspiração para ajudar a cultivar plantas mais saudáveis e mais produtivas

Açafrão: uma especiaria que vale a pena cultivar

Fixe-o!

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.