Ideias, dicas, & inspiração para ajudar a cultivar plantas mais saudáveis e mais produtivas

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Há alguns anos, quando plantei pepinos pela primeira vez, deixei que as videiras se espalhassem por todo o meu jardim. Caramba, como ocupavam muito espaço! Eu era novo na horticultura e não me apercebi do tamanho que as plantas iriam crescer. Agora uso uma treliça de pepino para apoiar as minhas plantas. Não só ajuda a conter o seu crescimento desenfreado, como também tirar as plantas do chão pode aumentar a produção, reduzir os insectos ee de doenças, e facilita a colheita dos frutos.

Tipos de plantas de pepino

Antes de me debruçar sobre os vários tipos de treliças de pepino que pode utilizar para apoiar as suas plantas, é importante compreender que existem dois tipos de plantas de pepino: as de arbusto e as de trepadeira.

  • Pepino de arbusto As variedades têm um crescimento compacto, com apenas dois a três pés de comprimento, e não necessitam de uma treliça. Planto-as nas extremidades dos meus canteiros elevados para que passem por cima dos lados - mais comida, menos espaço!
  • Pepino em conserva As plantas crescem de 1 a 2 metros de comprimento, por vezes mais, e produzem uma colheita generosa de frutos, que podem ser cultivados no solo ou em latadas ou estruturas.

Esta treliça de madeira e rede de arame é fácil e barata de construir.

Benefícios da utilização de uma latada para pepinos

Então, porquê dar-se ao trabalho de erguer uma treliça para as suas plantas de pepino? Eis cinco razões para cultivar pepinos na vertical:

  1. Quando crescidas, as folhas do pepino têm melhor acesso à luz solar, o que pode aumentar a produção de frutos.
  2. É mais fácil evitar molhar a folhagem quando os pepinos estão numa treliça, o que é importante porque os salpicos de água podem propagar doenças. E embora as folhas continuem a ficar molhadas quando chove, secarão mais rapidamente se crescerem numa treliça e não estiverem sobrelotadas no solo.
  3. Está a poupar espaço ao não cultivar pepinos no chão, que ocupam muito espaço.
  4. É mais fácil estar atento às pragas e doenças nos pepinos em latada.
  5. As plantas cultivadas verticalmente produzem menos frutos deformados e são mais fáceis de identificar e colher (não é preciso dobrar-se ou inclinar-se).

O melhor local para uma latada de pepinos

As plantas de pepino saudáveis produzem a maior colheita de frutos, por isso procure um local que ofereça as condições ideais de crescimento. Os pepinos são um vegetal que adora o calor e precisa de, pelo menos, seis a oito horas de sol por dia. Também apreciam um solo rico e eu altero os meus canteiros com vários centímetros de composto ou estrume bem apodrecido antes de plantar. Para incentivar ainda mais o crescimento saudável, também aplico um produto orgânico de libertação lentaadubo vegetal.

Há mais de duas décadas que o pepino-limão é um dos pepinos de vinha preferidos da minha família. Adoramos os frutos suaves e estaladiços e a sua forma arredondada peculiar.

Tipos de treliças para pepinos:

Pode fazer uma treliça para pepinos ou comprá-la online ou em centros de jardinagem. Podem ser simples e feitas com materiais como cordel ou rede de galinheiro ou estruturas robustas feitas de madeira ou metal.

Ideias de treliças para pepinos:

Treliças e túneis em malha metálica

Há mais de uma década que utilizo folhas de malha metálica de quatro por oito para criar treliças simples para as minhas plantas de pepino. Prendo-as a pedaços de madeira não tratada de um por três por seis pés, fixados na parte de trás dos meus canteiros elevados. Voilá, uma treliça super rápida e fácil para os vegetais de vinha! Também pode comprar painéis de gado que medem quatro por dezasseis pés. Estes podem ser suportados da mesma forma,Não se esqueça de colocar estacas de madeira ou de metal nos cantos do túnel ou de o fixar aos lados de um canteiro elevado.

Um pepino Suyo Long a trepar numa das minhas treliças verticais de arame.

Veja também: Cultivo de alyssum doce a partir de sementes: Adicione esta planta anual cheia de flores a canteiros elevados, jardins e vasos

Dois pedaços de malha metálica também podem ser unidos para criar uma treliça em forma de A, como a da foto abaixo. Prenda a parte superior com zíperes ou amarras de metal para garantir que ela permaneça unida à medida que as plantas de pepino sobem.

Esta simples treliça de pepino DIY é feita de dois painéis de arame.

Treliças de cordas

A treliça de cordas da foto abaixo é apenas uma estrutura de madeira construída em cima de um canteiro elevado. Tem cordas que passam por ganchos para suportar as vigorosas videiras dos pepinos. Sugiro que compre uma corda de boa qualidade ou fio de juta.chão.

Os pepinos são trepadores bastante ágeis e podem escalar muitos tipos de suportes, incluindo treliças feitas de cordel ou fio.

Treliças de rede

Em vez de usar cordas, pode usar redes de plástico ou de nylon, que podem ser penduradas entre suportes de madeira ou de metal, ou presas a vedações, à parte lateral de um telheiro ou de uma casa, ou a outra estrutura. Use apenas redes, rede de galinheiro ou outros materiais de malha com buracos suficientemente grandes para passar a mão. Caso contrário, os frutos podem ficar presos nas aberturas à medida que crescem.

Em vez de cordas, também pode cultivar pepinos em redes. Aqui pendurei um pequeno pedaço de rede de nylon no meu túnel de poliéster para apoiar as minhas plantas.

Ideias de treliças de pepino recicladas:

Há tantos objectos e materiais que podem ser transformados numa treliça de pepino eficaz. Veja o organizador de armário na fotografia abaixo. Este era um velho organizador de armário que a Jessica da Savvy Gardening tinha no seu armário. Ela pintou-o de roxo arrojado, acrescentou algumas cordas para facilitar a subida das plantas de pepino e instalou-o na sua horta.

Adoro esta treliça de pepinos colorida e divertida que a Jessica fez a partir de um velho organizador de armários metálico.

Outro excelente exemplo de reciclagem é a treliça de guarda-chuva abaixo, feita a partir dos suportes de madeira de um guarda-chuva de pátio partido.

Quando o tecido deste guarda-sol de madeira se rasgou, foi retirado para que os suportes pudessem ser utilizados para cultivar pepinos na vertical.

Adquiri treliças para pepinos:

Há muitos tipos e estilos diferentes de treliças e gaiolas para pepinos disponíveis online e em centros de jardinagem. A maioria delas é feita de arame ou malha metálica.

Gaiolas de arame para pepinos

Encontrei as gaiolas de pepino vermelhas brilhantes da fotografia abaixo numa loja de ferragens local, na primavera passada, e achei que seria divertido ver como as minhas plantas de pepino cresciam nelas. Plantei dois pepinos em cada gaiola (e uma alface de crescimento rápido no meio). As gaiolas provaram ser suficientemente fortes para aguentar duas grandes videiras de pepino e os frutos pendiam do interior e do exterior da gaiola para facilitarAlém disso, adorei o toque de cor que acrescentaram aos meus canteiros elevados. As gaiolas para pepinos estão disponíveis online e nas lojas.

Apaixonei-me por estas gaiolas de arame vermelho vivo para pepinos na primavera passada e tive de acrescentar quatro ao meu jardim para as minhas variedades de vinhas.

Treliça de arame para pepinos em forma de A

As treliças metálicas em forma de A são suportes muito populares para os pepinos em espaldeira. A maioria tem cerca de um metro e meio de altura, o que é ideal para as plantas de pepino, e são muito fáceis de montar. Enquanto as plantas são pequenas, pode plantar uma cultura de crescimento rápido, como alface ou rúcula, no espaço sob a treliça.

Muitas empresas vendem treliças de arame em forma de A para pepinos. Estas estruturas robustas oferecem um amplo suporte para as videiras vigorosas.

Treliça de madeira para pepinos

Há muitos tamanhos e estilos de treliças de madeira que pode comprar. As treliças piramidais ou em obelisco são muitas vezes feitas de madeira e acrescentam beleza a uma horta.

Estes obeliscos de madeira azuis brilhantes no Conservatório Phipps em Pittsburgh dão cor ao jardim ao mesmo tempo que proporcionam um forte apoio aos pepinos.

Muitas empresas também oferecem treliças de ferro decorativas para trepadeiras ornamentais, como clematis e rosas, mas também pode utilizá-las para pepinos! Ficam bonitas quando colocadas em frente a um barracão ou a uma casa e há muitos estilos e desenhos por onde escolher.

5 pepinos para cultivar numa treliça:

Quando estiver pronto para plantar pepinos para crescer na sua treliça, lembre-se de escolher variedades de vinhas. Aqui estão alguns dos meus pepinos favoritos para crescer verticalmente:

  • Limão - O Lemon foi o primeiro pepino de herança que cultivei e fiquei encantada com a sua grande produção de frutos arredondados, de cor amarelo-esverdeada pálida. As plantas podem crescer bastante - sete pés ou mais - e são perfeitas para serem plantadas em latada. Para obter pepinos da melhor qualidade, colha quando os frutos tiverem uma cor verde-clara a amarelo suave.
  • Suyo Long - Este tipo asiático é também uma variedade de herança que a minha família adora. Os frutos delgados e com nervuras são de um verde profundo e têm cerca de 30 cm de comprimento. O sabor é suave, quase doce, e nunca amargo. Se cultivados no solo, os frutos enrolam-se em forma de "c", mas quando plantados para trepar uma treliça, os frutos compridos crescem direitos.
  • Marketmore 76 - O Marketmore 76 é um pepino padrão nos catálogos de sementes em toda a América do Norte, e por boas razões! É muito fiável e produz muitos pepinos para fatiar com sete a oito polegadas de comprimento. Além disso, as plantas são resistentes a doenças como a sarna e o oídio.
  • Diva - Vencedora da All-America Selections, a Diva é uma variedade de vinha popular há quase duas décadas. Produz muito cedo e as plantas são resistentes a doenças e vigorosas. Espera-se uma colheita generosa de frutos não amargos que crescem 15 a 20 cm de comprimento.
  • arménio - Botanicamente, os pepinos arménios não são pepinos, mas sim membros da família do melão almiscarado. Dito isto, qualquer amante de pepinos deve plantar este vegetal. Os frutos verdes claros, com nervuras, crescem de 12 a 18 centímetros de comprimento e - porque são um melão - nunca são amargos. Têm um sabor suave e doce a pepino e uma textura muito estaladiça. O nosso favorito!

Os pepinos arménios podem não ser verdadeiros pepinos (na verdade, são melões almiscarados), mas têm um sabor maravilhoso a pepino e uma textura estaladiça. Além disso, as plantas são muito produtivas!

Como plantar pepinos para crescer numa treliça

Os pepinos podem ser semeados diretamente no final da primavera, depois de passada a última geada, ou podem ser iniciados dentro de casa três a quatro semanas antes da última data de geada. Quando estiver pronto para os transferir para a horta, terá de tirar alguns dias para os endurecer. Aproveito este tempo para montar as minhas latadas. Uma latada de pepino deve ser instalada antes de Se esperar até que as plantas cresçam, vai ter de trabalhar com um emaranhado de trepadeiras e pode danificar as plantas em crescimento.

Se fizer sementeira direta de pepinos, sugiro também que instale a latada antes da sementeira. Na base da latada, semeie as sementes com 15 cm de distância, eventualmente desbastando-as para um pé de distância. Se transplantar as plântulas, coloque-as com um pé de distância.

Formação de pepinos em latada

As videiras de pepino produzem gavinhas longas e finas que se enrolam à volta dos seus suportes à medida que as plantas crescem. Por vezes, especialmente quando estão apenas a começar a produzir gavinhas, ajuda posicionar ou entrelaçar a planta na treliça ou através dela. Seja delicado e não tente dobrar ou forçar a planta, pois não quer danificar os rebentos. Quando as videiras estiverem a crescer bem, agarram-se rapidamente à treliçasem mais ajuda da vossa parte.

Para obter pepinos de alta qualidade, regue as plantas de forma consistente, pois as plantas que sofrem de seca produzem frutos amargos.

Cuidados a ter com os pepinos numa treliça

Os pepinos são considerados um vegetal fácil de cultivar. Dê-lhes um solo rico, muito sol e humidade consistente e pode esperar plantas de alto desempenho. Aqui estão três tarefas que pode fazer para ajudar a incentivar um crescimento saudável:

Veja também: Tipos de tomates: um guia completo para jardineiros
  1. Rega - Os pepinos precisam de humidade regular. Eu rego as plantas em profundidade duas vezes por semana, se não tiver chovido. As plantas sujeitas à seca dão frutos amargos, por isso não negligencie a rega. Para reduzir a necessidade de regar, também aplico uma cobertura morta nas minhas plantas com palha ou folhas trituradas. Quando rego, utilizo uma varinha de rega para dirigir a água para a base das minhas plantas e evito molhar a folhagem.
  2. Fertilização - Adiciono um adubo vegetal orgânico de libertação lenta ao solo quando semeio ou transplanto os meus pepinos, e continuo com uma dose de algas líquidas quando as plantas têm cerca de um mês e novamente quando começam a florescer e a frutificar.
  3. Inspecionar - Adoro passar tempo na minha horta e sei que é importante prestar atenção às minhas plantas. Quero saber se há escaravelhos do pepino a rastejar pelas minhas videiras ou se o oídio começou a manchar as folhas. Observe atentamente as suas plantas - por cima e por baixo da folhagem - de poucos em poucos dias para se certificar de que não há quaisquer problemas. O excelente artigo da Jessica sobre problemas nas plantas de pepinopode ajudá-lo a descobrir o que está a afetar as suas plantas e o que fazer.

Para mais informações, consulte estes artigos:

  • Como construir uma latada de paletes para pepinos

Está a cultivar as suas plantas numa latada de pepino?

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.