Como cuidar de um feto canguru - Um guia simples

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Se pretende adicionar uma planta com um toque tropical e exuberante à sua coleção de plantas de casa, não procure mais, pois este feto tem o "aspeto de floresta tropical" dominado! Além disso, é fácil de cuidar, especialmente quando comparado com outras espécies de fetos mais exigentes. Neste artigo, vou partilhar tudo o que há para saber e adorar sobre o feto canguru e oferecer muitas dicas para o seu cuidado,desde a rega e a fertilização até ao repotenciamento e à propagação.

As folhas grossas e brilhantes do feto canguru conferem um toque tropical à sua casa. Crédito da fotografia: Patricia Buzo

O que é um feto canguru?

Também conhecido como feto da pata de canguru ou feto do pé de canguru, o feto do canguru ( Microsorum diversifolium ) atinge uma altura de 1 pé de altura e uma largura entre 3 e 4 pés. É da família Polipodiaceae Originária da Austrália e da Nova Zelândia, é fácil de cultivar ao ar livre, no solo, se viver num clima quente sem geadas de inverno. No entanto, a maioria das pessoas cultiva o feto-canguru dentro de casa como planta de interior.

Na natureza, os fetos canguru espalham-se por rizomas subterrâneos para cobrir grandes áreas. No interior, o seu crescimento é muito mais lento, mas o seu aspeto único torna-o um verdadeiro destaque na família dos fetos.

As folhas graciosas e arqueadas não são emplumadas como outras espécies de fetos, mas sim "volumosas" e, segundo alguns, com a forma de uma pata de canguru, daí o seu nome comum. Cada fronde varia ligeiramente na sua aparência, sendo que algumas produzem "dedos" estendidos que se estendem para além do resto da fronde.

A folhagem dos fetos pata-de-canguru é coriácea e resistente, o que faz com que seja uma planta muito mais resistente do que alguns outros fetos que são tipicamente cultivados no interior. Quando cultivados num local semi-sombreado no exterior, os fetos pata-de-canguru têm uma tonalidade azul empoeirada, mas quando cultivados no interior como planta de casa, são de um verde profundo com um brilho lustroso.

De tempos a tempos, formam-se na parte inferior das folhas pequenas estruturas redondas produtoras de esporos, chamadas sori, que acabam por amadurecer e libertar os seus minúsculos esporos (o nome do género - Microsorum - Dentro de casa, pode ver-se um pó fino de esporos pulverulentos por baixo da planta. Normalmente não mancham a mobília ou o tecido e são facilmente removidos com um pincel de pintura limpo ou um pincel de maquilhagem. Pode até usar os esporos para propagar esta planta (mais sobre isto numa secção posterior).

Aqui, é possível ver os pequenos sori (locais de produção de esporos) que são ocasionalmente produzidos na parte inferior das folhas.

A melhor luz para um feto canguru

A luz moderada e indireta é a melhor para o feto-canguru. Uma janela virada para norte é ideal se viver no hemisfério norte (será o oposto se viver no hemisfério sul). Uma janela virada para leste também funciona. Evite o sol quente e direto de uma janela virada para sul ou o sol direto da tarde que entra numa janela virada para oeste.

Se vive numa das zonas de crescimento mais quentes (zonas 9-11 da USDA) e esta planta apresenta uma resistência total, plante-a ao ar livre numa sombra parcial onde receba luz solar indireta. Vi um jardineiro na Florida com um grande cesto suspenso forrado a fibra de coco cheio de fetos canguru pendurado no seu alpendre. Certifique-se apenas de que escolhe um vaso grande para o seu cesto para dar ao feto bastante espaço para crescervários anos.

Temperaturas e humidade óptimas

As temperaturas ideais para o feto canguru situam-se entre os 65 e os 75°F, tanto de dia como de noite, o que, felizmente, está dentro do intervalo de temperatura médio da maioria das casas, daí os resultados de sucesso que muitos pais de plantas têm com o cultivo deste feto.

Tal como muitas outras espécies de fetos, o feto canguru prefere uma humidade relativa mais elevada do que a que se encontra na maioria dos ambientes domésticos. As espécies de fetos de folhas finas deixam cair os seus folhetos se a humidade for demasiado baixa. Embora isso não aconteça com os fetos de folhas grossas como o feto canguru, manter o nível de humidade elevado resulta num crescimento mais saudável e exuberante. Pode colocar a planta num tabuleiro de humidade ou utilizar umhumidificador para plantas (este humidificador de mesa para plantas é o meu preferido).

A nebulização é frequentemente recomendada para elevar os níveis de humidade em torno das plantas de interior, mas é apenas temporária e dura apenas alguns minutos após a nebulização. Os tabuleiros de humidade e os humidificadores são uma opção mais útil.

Dito isto, é possível cultivar um belo feto de pata de canguru sem qualquer humidade extra. As casas de banho e as cozinhas são normalmente ambientes mais húmidos, por isso tente colocar o seu feto de pata de canguru nessas divisões se também receberem os níveis de luz adequados. Isto é especialmente importante no inverno, quando o aquecimento forçado torna o ar dentro de casa muito mais seco.

Quando cultivado no interior, o feto-pata-de-canguru prefere luz indireta e níveis de humidade moderados.

Como regar um feto pata de canguru

Esta espécie de feto necessita de humidade regular e uniforme durante todo o ano. De facto, a maioria dos fetos prefere ser mantida constantemente húmida e os fetos-pata-de-canguru não são diferentes. Não deixe que sequem completamente entre regas. Por outro lado, também nunca deve deixar que a água parada fique no fundo do vaso ou num pires do vaso, pois pode promover o apodrecimento das raízes. Certifique-se sempre de que existe um orifício de drenagem noo fundo do vaso e esvaziar o pires logo após a rega.

O meu método preferido para regar os fetos-canguru é levar o vaso para o lavatório da cozinha ou para a banheira e passar água tépida pela terra até que esta saia livremente pelo orifício de drenagem no fundo.

Os fetos-canguru também respondem bem à rega de fundo, uma técnica que permite que a água seja absorvida pelo fundo do vaso e chegue às raízes da planta através da ação capilar. Encontrará mais informações sobre como regar exatamente uma planta de casa de fundo neste artigo.

Opções de fertilizantes

Fertilize o seu feto-canguru uma vez em cada quatro a seis semanas, desde meados da primavera até ao início do outono. Não fertilize no inverno, quando a planta não está a crescer ativamente. Gosto de usar um fertilizante líquido formulado para plantas de interior misturado com metade da dosagem recomendada na água de rega do meu regador. Se fertilizar em excesso, pode ocorrer uma queimadura da folhagem.

Veja também: Porque é que a ideia de "thrillers, spillers e fillers" funciona para os contentores de inverno

Outra opção é utilizar um fertilizante orgânico granulado uma vez por ano, no início da primavera. Este tipo de fertilizante para fetos pata-de-canguru é polvilhado na superfície da terra do vaso e ligeiramente misturado com um garfo ou um ancinho de terrário. É necessária apenas uma aplicação por ano. As espigas de fertilizante são outra opção que requer apenas uma aplicação anual. Basta espetar a espiga no solo umaCada vez que se rega, os nutrientes são libertados para a planta à medida que o espigão se decompõe.

Fertilize o seu feto canguru a cada 4 a 6 semanas, da primavera ao outono. O resultado serão folhas escuras e brilhantes.

Repotencialização de um feto pata de canguru

Uma vez que os fetos-canguru gostam de solo rico, misture uma terra de envasamento normal para plantas domésticas, metade e metade com musgo de turfa, coco coco ou molde de folhas (folhas de outono decompostas). A ideia é ter um meio de crescimento poroso que drene rapidamente mas que seja rico em matéria orgânica, tal como o solo do seu habitat nativo.

Se não quiser colocar a planta num vaso maior porque não tem espaço suficiente, basta dividir a planta em duas e colocar uma das secções no recipiente original. Depois, pode dar a outra divisão a um amigo ou colocá-la noutro vaso noutro local da sua casa. A melhor altura para colocar um feto canguru num vaso éEsta é uma óptima altura para a planta criar muitas raízes novas e para as novas plantas se estabelecerem na mistura de vasos.

O transplante deve ser efectuado de poucos em poucos anos ou quando a planta crescer mais do que o seu vaso. Crédito da fotografia: Patricia Buzo

Dicas de propagação do feto-canguru

Como mencionado na secção anterior, a divisão do rizoma é o melhor método de propagação. É super fácil e só precisa de ser feita de poucos em poucos anos, dependendo da rapidez com que o seu feto canguru cresce. Use uma faca afiada para cortar a planta em duas depois de remover a massa da raiz do seu vaso. Ao replantar as divisões, use terra fresca para vasos (novamente misturada 50/50 com turfa, coco ou folhamolde).

Se quiser experimentar um método de propagação de fetos super-divertido e extra-geeky, experimente a propagação por esporos. Temos instruções detalhadas sobre como recolher e cultivar fetos a partir de esporos neste artigo.

É fácil perceber porque é que tantos pais de plantas de casa se apaixonam pelo feto pata de canguru. É uma planta tão única.

Conselhos adicionais sobre cuidados com o feto canguru

Os fetos-canguru raramente são afectados por pragas ou outros problemas, mas há algumas questões que podem surgir.

  • Questão: Folhagem queimada

    Causa - Demasiada luz; demasiado fertilizante

    Solução - Encontrar um local sem luz solar direta; reduzir as aplicações de fertilizantes e passar a água pelo vaso em cada rega para evitar a acumulação de sais no vaso

  • Problema: As folhas inferiores estão a ficar amarelas/apodrecidas

    Causa - rega excessiva

    Solução - Certifique-se de que não há água parada no vaso ou no pires; reduza a rega e certifique-se de que o solo nunca fica encharcado

  • Questão: Teias finas na face inferior das folhas; pontilhado na face superior das folhas

    Causa - Ácaros da aranha

    Solução - Óleo de horticultura ou sabão inseticida (certifique-se de que a marca que escolher está rotulada para utilização em fetos)

  • Questão: Saliências escuras duras e irregulares nos caules das folhas; folhas descoloradas; crescimento fraco

    Causa - Insectos cochonilhas

    Veja também: Quando replantar uma planta cobra e como o fazer corretamente

    Solução - Não confundir as cochonilhas com os locais de produção de esporos na parte inferior das folhas. A colocação das cochonilhas é irregular, enquanto os locais de produção de esporos estão posicionados de forma padronizada (ver foto acima); óleo de neem, óleo hortícola ou sabão inseticida (certifique-se de que a marca está rotulada para utilização em fetos).

  • Questão: Colapso total da fábrica

    Causa - Falta de oxigénio nas raízes

    Solução - Reduzir a rega; certificar-se de que o solo nunca está encharcado

Espero que encontre um espaço para este fabuloso feto na sua coleção de plantas de casa, pois não irá desiludir.

Para mais plantas de interior fantásticas, consulte os seguintes artigos:

    Fixe-o!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.