Construa uma armação de frio com uma janela velha

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Um dos projectos que eu sabia que queria incluir no meu livro, Revolução dos canteiros elevados Já tinha visto alguns exemplos de molduras frias DIY (faça você mesmo) em visitas a jardins ao longo dos anos, excelentes kits de molduras frias através de vários retalhistas e molduras frias inovadoras que utilizavam janelas antigas como tampa. Também me inspirei na Niki, que faz jardinagem 365 dias por ano (pode encontrar algumas das suas dicas sobre molduras frias aqui).

Quando a fotógrafa do meu livro, Donna Griffith, pegou numa janela velha que um amigo comum estava a oferecer, pedi ao meu cunhado, Deon, para me ajudar a descobrir como construir uma estrutura de frio para encaixar.

A ideia é que o vidro ou o plástico aproveitem o calor do sol de inverno, permitindo que as plantas cresçam no interior. Não estamos a falar de tomates, mas há várias coisas que pode cultivar, incluindo raízes e verduras. Uma coisa que li sobre o design das estruturas frigoríficas é que a parte de trás deve ser cerca de 5 a 10 cm mais alta do que a frente, o queajuda a captar o máximo de energia solar possível.

Aqui estão os passos para a minha estrutura fria DIY

Pode ajustar as medidas com base no tamanho da tampa que pretende utilizar. Um aspeto a ter em conta é a garantia de que a janela não tem tinta de chumbo, pois não quer que esta se desfaça no solo com o tempo.

Plano ilustrado de projeto de estrutura frigorífica

Ferramentas

  • Serra de esquadria
  • Serra circular ou serra de recortes
  • Serra dozuki japonesa
  • Lixadeira orbital ou lixa
  • Berbequim elétrico ou chave de impacto
  • Borda reta e lápis
  • Braçadeiras (opcional)
  • Fita métrica
  • Proteção dos olhos e dos ouvidos
  • Luvas de trabalho

Materiais

Nota: Este projeto foi feito para acomodar uma janela antiga que tem 32 1⁄4″ de comprimento × 30″ de largura.

  • (4) Tábuas de cedro de 1 1/2″ × 6″ × 8
  • (2) dobradiças
  • 2 parafusos de 3⁄4

Lista de corte

  • (5) peças da frente e do verso com 1 1/2 × 6 × 32 1⁄4″
  • (4) peças laterais medindo 1 1/2 × 6 × 30″
  • (2) peças laterais angulares (ver instruções) medindo 1 1⁄2 × 5 1⁄2 × 30″
  • (2) cantoneiras (cortadas a partir de sucata) de 1 1⁄2 × 6 × 16 1⁄2″
  • (2) cantoneiras (cortadas a partir de sucata) medindo 1 1⁄2 × 6 × 11″

Passo 1: Construir a estrutura

Disponha as 32 peças frontais e traseiras de 1⁄4 polegadas de modo a cobrirem os lados das peças laterais de 30 polegadas para formar uma caixa. Aparafuse-as no lugar para fazer a parte inferior da moldura. Repita este passo para criar a segunda camada. Para a terceira camada, existe uma peça traseira mas não existe uma peça frontal devido à inclinação angular que pretende criar quando a janela estiver fixada. Isto significa que as peças laterais têm de ser cortadas a uma altura deDeixe cerca de 10 centímetros na extremidade para aparafusar ou fixar a peça de trabalho à sua bancada para quando fizer o corte. Aparafuse temporariamente a peça lateral à peça traseira e coloque-a em cima da caixa. Pegue numa régua e coloque-a a partir da extremidade do canto superior até à frente da caixa, diagonalmente através da tábua e desenhe umRetire os parafusos temporários e fixe o comprimento extra de 10 polegadas à sua mesa de trabalho com grampos ou parafusos. Utilize uma serra circular ou uma serra de recortes para o cortar lentamente, à medida que vai atravessando o grão. Um corte dá-lhe ambas as peças laterais em ângulo. Apare os 10 polegadas extra da peça única ao comprimento.

Veja também: Como cultivar orégãos cubanos

Armação de frio DIY: Passo 2

Passo 2: Lixar as peças laterais

Utilize uma lixadora orbital ou uma lixa para alisar os rebordos ásperos das peças laterais angulares.

Armação de frio DIY: Passo 3

Etapa 3: Fixar as peças laterais angulares

Coloque as duas peças laterais angulares no interior dos rebordos da terceira peça traseira e fixe-as no lugar a partir da parte de trás. Não existe uma peça frontal para o terceiro nível desta montagem devido ao ângulo do projeto final. Adicione um parafuso extra de cada lado em direção à parte da frente para fixar as peças laterais no lugar, uma vez que não serão fixadas às cantoneiras.

Armação de frio DIY: Passo 4

Passo 4: Instalar os suportes dos cantos

A partir de uma das restantes tábuas de cedro, corte duas peças com 2 × 16 1⁄2 polegadas e duas peças com 2 × 11 polegadas. As peças compridas são os suportes para os cantos traseiros. Corte as extremidades destas peças num ligeiro ângulo para acomodar a inclinação suave dos topos das peças laterais em ângulo, ou pode cortar um pouco mais curto e instalá-las abaixo do ângulo. A janela deve fechar sem deixar um espaçoA partir do interior, aparafuse estes quatro suportes à estrutura exterior para a fixar no lugar.

Etapa 5: Recortar a frente

Se houver um pouco de madeira das duas peças angulares que se sobrepõem à frente, utilize um serrote dozuki ou a lixadora orbital para a aparar suavemente.

Veja também: Árvores estreitas para jardins pequenos e espaços apertados

Armação de frio DIY: Passo 6

Passo 6: Fixar as dobradiças

A peça metálica pré-existente ao longo da parte de trás da janela antiga teria impedido a entrada dos parafusos para as dobradiças, pelo que foram cortados dois pedaços de madeira e utilizados para criar uma nova "parte de trás" à qual as dobradiças pudessem ser fixadas. Isto também empurrou a janela um pouco para a frente para compensar os centímetros extra que foram adicionados a partir da diagonal.duas dobradiças no caixilho da janela e no caixilho da caixa.

Quando começar a utilizar a sua armação de frio, é importante saber que as coisas podem ficar demasiado quentes no interior, por isso é importante ventilar a armação de frio de vez em quando, mesmo no inverno. Eu utilizo apenas um pedaço de madeira velho para abrir a minha, mas também pode adquirir ventiladores automáticos que medem a temperatura e abrem em conformidade.

A estrutura de frio está pronta para as culturas de estação fria, como beterrabas, cenouras, verduras, etc.

Projeto concebido por Deon Haupt e Tara Nolan

Todas as fotografias de Donna Griffith

Ilustração técnica de Len Churchill

Extraído com permissão da Cool Springs Press

Para mais informações sobre a jardinagem em estrutura fria, consulte estas publicações:

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.