Árvores floridas para jardins domésticos: 21 belas escolhas

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

As árvores servem uma série incontável de serviços ecossistémicos; sim, mesmo as que crescem no seu próprio quintal. Embora a maioria das paisagens domésticas contenha pelo menos algumas árvores, é evidente que todos nós precisamos de arranjar espaço para mais. Nem toda a gente tem espaço para um carvalho imponente ou um ácer gigantesco, mas há sempre espaço para uma árvore mais pequena, independentemente do tamanho do seu quintal e da zona onde vive,Muitas árvores floridas são óptimas opções para o efeito, não só porque oferecem todos os benefícios acima mencionados, mas também porque são bonitas.

Se pretende adicionar algumas árvores floridas à sua paisagem, aqui estão algumas das minhas variedades favoritas.

As melhores árvores floridas para jardins domésticos

Amora (espécie Amalanchier):

Na primavera, as flores da amoreira-dos-serviços são muito vistosas nos ramos nus.

Existem várias espécies diferentes destas árvores floridas, cada uma merecedora de um lugar no jardim. Também chamadas Juneberry e saskatoon, a maioria das árvores de serviceberry atingem 15 a 30 pés na maturidade. Elas sobrevivem facilmente a invernos de até -30 graus F e são nativas da América do Norte. As árvores de serviceberry são muitas vezes multi-troncos e podem crescer como um grande arbusto, embora possam ser podadas para um único tronco.As flores primaveris surgem em cachos e são brancas e em forma de estrela. Seguem-se os frutos comestíveis que amadurecem de vermelho para um púrpura-marrom profundo. Favorita tanto dos pássaros como dos seres humanos, a amoreira-dos-serviços é uma das melhores árvores floridas disponíveis.

As árvores de Serviceberry têm uma segunda estação de interesse quando as suas bagas vermelhas brilhantes estão maduras.

Aesculus x carnea (Aesculus x carnea): Árvores floridas para beija-flores

Resistente a -30 graus Fahrenheit e com uma altura de 20 a 35 pés, o buckeyes vermelho floresce no início da primavera. Os cachos de flores cor-de-rosa brilhantes em forma de cone nesta pequena árvore são um íman para os beija-flores que procuram uma fonte de néctar no início da estação. As flores são bastante vistosas e são seguidas por nozes duras com um invólucro pontiagudo. Aesculus x carnea é um híbrido entre duas outras espécies de buckeye, A. pavia e A. hippocastanum .

As flores brilhantes do buckeye vermelho são difíceis de perder.

Cerejas ornamentais (espécies e cultivares de Prunus): Um grupo diversificado de árvores com flor

Existem muitas selecções diferentes de cerejeiras floridas à escolha; algumas com hábitos de crescimento choroso e outras mais erectas. As flores podem ser simples ou duplas. São tipicamente brancas a cor-de-rosa e nascem nos caules nus antes de as folhas emergirem no início da primavera. A maioria das selecções destas árvores floridas são resistentes a -20 graus F, sendo algumas mais ou menos resistentes.atingem normalmente 25 a 30 pés de altura.

Tanto as cerejeiras choronas como as cerejeiras de floração vertical são excelentes escolhas para o jardim.

Pau-brasil (Oxydendrum arboreum): Árvores floridas com uma cor de outono espantosa

Uma árvore que merece muito mais atenção do que aquela que recebe, o sourwood é uma das suas favoritas devido à sua espantosa cor de outono (ver foto). Resistente a -20 graus F com uma altura adulta de 20-50 pés, as árvores de sourwood têm uma forma aberta encantadora. As flores são produzidas no início do verão. As flores são delicadas panículas de flores brancas cremosas que se assemelham a pequenas flores de lírio do vale.América, o néctar das flores de pau-santo dá um mel delicioso!

O ornamento de outono de sourwood é incomparável!

Lilás chinês (Syringa reticulata):

Também designadas por lilases japoneses, estas árvores floridas atingem os 25 pés. Com uma excelente resistência invernal de -40 graus F, estas árvores floridas verticais têm folhas largas e verdes. As flores são produzidas no início do verão; grandes e vistosos tufos de flores brancas que parecem nuvens felpudas nos ramos. Os polinizadores são fãs desta árvore florida, mas não são uma boa escolha para o sul, uma vez queA sua casca descascada também é atractiva.

Árvore-da-virgínia (Chionanthus virginicus):

Esta fringeteira florida está em casa no meu quintal.

Veja também: Lagarta num tomateiro: quem é e o que fazer?

Nativa da parte oriental da América do Norte, uma espécie semelhante, a fringeteira chinesa ( Chionanthus retusus ) é uma boa alternativa se não conseguir encontrar a árvore da Virgínia no comércio. Resistente a -40 graus F com uma altura de 6 metros, a árvore da Virgínia floresce no início do verão. As flores brancas rendilhadas pendem dos ramos como uma franja. Cada árvore é macho ou fêmea, por isso, se tiver uma árvore fêmea e um macho estiver por perto, os frutos azuis a roxos escuros amadurecem no final do verão. A espécie asiática é resistente a -20graus Fahrenheit e cresce um pouco mais alto, até 30 pés de altura. Também floresce antes de virginiano Tenho uma figueira junto ao nosso pátio das traseiras e preocupamo-nos sempre com ela no início da primavera. É muito tarde para desfolhar, por isso, mesmo que os ramos estejam nus na primavera, não desista desta bela árvore; é sempre um pouco tarde para a festa.

As flores brancas, em forma de franja, da fringeteira aparecem todas as Primaveras e são seguidas por bagas escuras nas árvores fêmeas.

Stewartia (Stewartia pseudocamellia):

Esta árvore nativa da Ásia produz grandes flores brancas, semelhantes às da camélia, com o centro amarelo brilhante, em meados do verão, quando poucas outras árvores floridas se exibem. Resistente até -20 graus F, a stewartia também tem uma cor de outono deslumbrante, que é um laranja ou vermelho brilhante. De crescimento lento até uma altura de 40 pés, a casca esfoliante acrescenta muito interesse invernal ao jardim.

As flores da stewartia, semelhantes às da camélia, são seguidas por uma folhagem de outono laranja a vermelha brilhante.

Sino da neve japonês (Styrax japonicus):

Produzindo flores brancas, em forma de sino e pendentes ao longo de todo o comprimento dos ramos no início do verão, a campainha-da-neve é uma árvore impressionante. As flores perfumadas caem rapidamente no chão, onde se acumulam como neve. Depois de as flores caírem, poderá ver frutos em forma de ovo pendurados nos ramos. Nativa da Ásia, resistente a -20 graus Fahrenheit e atingindo uma altura de 30 pés, a campainha-da-neve japonesa é realmenteum espetáculo a contemplar quando está em plena floração.

As flores brancas pendentes da campainha-da-neve japonesa acentuam lindamente a árvore.

Árvore de Peegee (Hydrangea paniculata 'Grandiflora'):

Sim, a maioria das hortênsias são arbustos, mas esta seleção é mais parecida com uma árvore, especialmente se tiver sido podada ou treinada para ter um único tronco. Produzindo grandes aglomerados de flores brancas em forma de cone, a hortênsia Peegee é resistente a -40 graus F. As flores envelhecem para um rosa impressionante e podem ser cortadas e secas para utilização em arranjos.Há um grupo delas a crescer num quintal perto de minha casa que tem mais de 30 anos e que é coberto de flores todos os Verões. Embora a 'Grandiflora' seja uma cultivar antiga, há muitas selecções mais recentes de H. paniculata que também podem ser podadas em forma de árvore.

As hortênsias PeeGee são um ótimo pano de fundo para outras plantas no jardim.

Cornus kousa (Cornus kousa):

Os dogwoods estão entre as árvores mais favoritas de todas as árvores floridas, por uma boa razão. Os dogwoods Kousa são um pouco diferentes dos nossos dogwoods nativos da América do Norte (sobre os quais falarei na próxima entrada), na medida em que florescem mais tarde e produzem as suas flores depois de as folhas já terem emergido. Os Kousas são nativos asiáticos que são resistentes a -20 graus F. As flores brancas a ligeiramente cor-de-rosa aparecem no final deAs flores verdadeiras são pequenas flores verdes agrupadas no centro das brácteas vistosas. Atingindo uma altura de 30 pés, as flores são seguidas por frutos comestíveis. Os dogwoods Kousa têm uma estrutura bonita, uma cor de outono muito bonita e são mais resistentes a doenças do que o nosso dogwood nativo.

As pétalas pontiagudas do dogwood kousa são tecnicamente brácteas vistosas que rodeiam as pequenas flores verdes no seu centro.

Cornus florida (Cornus florida):

E por falar no nosso dogwood florido nativo... Os dogwoods americanos têm botões que têm a forma de flores de cebola (é uma maneira fácil de os distinguir dos dogwoods Kousa quando a árvore está adormecida). Os botões de flores são formados na estação anterior e abrem antes das folhas, dando um espetáculo e tanto. Atingindo uma altura adulta de 30 pés, as árvores floridas de dogwood americano são resistentes a -20Como os dogwoods de Kousa, as suas pétalas são na realidade brácteas vistosas. Existem vários cultivares diferentes, principalmente com flores brancas e cor-de-rosa. A antracnose, uma doença que provoca a destruição das folhas, pode ser problemática nos dogwoods americanos, assim como o oídio e alguns outros problemas fúngicos,No entanto, a sua fantástica cor de outono mais do que compensa esta falha.

Existem muitas cultivares diferentes de dogwoods americanos em flor, cada uma com os seus próprios méritos.

Cornus kousa 'Olhos de lobo' (Cornus kousa 'Wolf Eyes'):

Uma das muitas cultivares de kousa dogwood, as folhas de 'Wolf Eyes' são variegadas, o que a torna um verdadeiro destaque no jardim. As flores são de um branco cremoso e ficam muito bonitas lado a lado com a folhagem variegada. 'Wolf Eyes' tem uma forma bonita. Se procura uma pequena árvore com flores e uma óptima folhagem de outono, esta é a ideal.Árvore de sub-bosque excecional, de crescimento lento e um bom ponto focal num jardim de sombra.

A 'Wolf Eyes' tem uma folhagem variegada que serve como um belo pano de fundo para as flores brancas.

Magnólia estrelada (Magnolia stellata):

Tal como a sua prima próxima, a magnólia do sul, não há que enganar a magnólia estrela. Em flor quando poucas outras árvores floridas o estão, as pétalas grandes, brancas, em forma de estrela, semelhantes a papel de seda, abrem-se em ramos nus no final do inverno ou no início da primavera. Esta árvore nativa da Ásia atinge 6 metros e é resistente a -30 graus F. As flores são ligeiramente perfumadas,e selecionar um local abrigado, se possível, para evitar que os botões congelem ou abram demasiado cedo.

O final do inverno ou o início da primavera é a altura ideal para apreciar as flores brancas da magnólia-estrela.

Magnólia da Virgínia (Magnolia virginiana):

Se gosta de plantar plantas autóctones e vive no leste da América do Norte, esta é a árvore ideal para si! Esta árvore é resistente até -20 graus F. Amadurece até 35 pés de altura e é frequentemente um espécime com vários caules. Flores brancas, muito perfumadas, abrem algumas de cada vez em maio e junho. A magnólia da Virgínia tolera solos húmidos e encharcados e dá-se bem a pleno sol ou à sombra parcial. As folhas são semi-perenes,Com a parte inferior prateada, as folhas verdes são macias e aveludadas. Também conhecida como magnólia de louro, esta árvore florida tem poucos ou nenhuns problemas de doenças ou pragas.

As flores da magnólia da Virgínia têm uma fragrância doce que se liberta à noite.

Magnólia de pires (Magnolia x soulangeana):

Com lindas flores rosa-púrpura que abrem cedo todas as primaveras, a magnólia de pires pára o trânsito. Quando se trata de árvores de magnólia, a magnólia de pires é imbatível. Resistente a -30 graus F, esta magnólia híbrida tem uma forma tão única. Mesmo com apenas alguns anos de idade, esta árvore florida tem carácter e forma. Com uma altura de 25 pés, coloque esta árvore longe de ventos fortes. Geadas duras de primaverapode impedir que os botões se abram, uma vez que são formados na estação anterior e mantidos nos ramos durante todo o inverno. Árvore de floração muito comum, as flores são inconfundíveis. A cochonilha da magnólia pode ser problemática nesta planta. Se a cochonilha for confirmada, trate-a com óleo de horticultura em meados de agosto, quando a cochonilha está na fase de rastejante e é vulnerável aos tratamentos.

Árvores floridas como a magnólia pires são difíceis de perder quando estão em flor.

Murta-da-índia (Lagerstroemia indica): Árvores floridas para climas mais amenos

A murta-dos-cravos é uma das árvores floridas de clima quente mais populares. Existem muitas espécies e cultivares diferentes de murta-dos-cravos, algumas das quais são mais parecidas com arbustos do que outras. Com cerca de 25 pés de altura, estas flores de verão produzem flores em tons de rosa, vermelho, roxo ou branco. Resistente a -10 graus F, embora existam alguns cultivares que são mais resistentes do que outros. Se planeiaAs flores destas populares árvores floridas são produzidas em madeira velha, por isso, mesmo que a planta morra no inverno, ainda pode florescer na mesma estação. Nativa da Ásia, o seu longo período de floração, juntamente com a casca esfoliante e a sua bela cor, fazem dela uma planta apreciada paramuitos jardineiros.

A murta-da-índia apresenta uma grande variedade de cores de flores e pode ter a forma de um arbusto ou de uma árvore.

Macieira-brava (espécies e cultivares de Malus): Grande grupo de árvores com flor

Existem dezenas de variedades diferentes de anoneiras floridas, cada uma com as suas características únicas. A maioria atinge uma altura de 6 metros, embora existam cultivares mais curtas. As flores são tipicamente brancas, cor-de-rosa ou rosa intenso e aparecem no início da primavera, antes do aparecimento das folhas. Escolha variedades com uma resistência natural à sarna das folhas se optar por plantar qualquer uma destas árvores floridas. Existem muitascultivares de maçã-caranguejeira, algumas das quais com frutos tão atraentes como as flores, atraentes para a vida selvagem e algumas que podem mesmo ser transformadas em geleia e outros produtos alimentares.

A macieira-caranguejeira em flor pode ser plantada em quase todas as zonas da paisagem.

Franklinia (Franklinia alatamaha):

Nativa do sudeste dos Estados Unidos, a árvore franklinia é tão adorável. Atingindo apenas 6 metros de altura, estas árvores floridas florescem no pico do verão. Flores brancas em forma de taça com centros amarelos são mantidas acima de folhas caídas e alongadas. Resistente a -20 graus F, a franklinia não se dará bem em áreas mais frias. Nas regiões do sul, a sombra da tarde é preferida. As flores são perfumadas e oEstas árvores floridas não são comuns no comércio, pelo que poderá ter de procurar uma num viveiro especializado.

As flores brancas da franklinia são inconfundíveis.

Campainha da Carolina (Halesia carolina):

Se tivesse de escolher uma árvore florida nativa da América do Norte favorita, seria esta. A Carolina silverbell é resistente a -30 graus Fahrenheit e atinge os 40 pés de altura após muitos anos de crescimento. Em meados da primavera, cachos de flores brancas, pendentes e em forma de sino cobrem os caules. Esta é uma árvore fácil de cultivar, embora não seja comum. Melhor cultivada como uma árvore de sub-bosque com um pouco de sombra, as floresA cor do outono é de um amarelo impressionante.

Árvore casta (Vitex agnus-castus): Árvores floridas óptimas para climas quentes

Uma das árvores com flores mais pequenas, a árvore casta é uma óptima escolha para climas mais quentes. Resistente a -10 graus Fahrenheit, normalmente não sobrevive no meu jardim da Pensilvânia, mas tenho um amigo que tem uma plantada num local protegido que sobrevive aos nossos invernos frios. As árvores castas produzem espirais azul-púrpura de pequenas flores em julho e agosto. Atingindo apenas 3 a 6 metros de altura, esta árvore tem por vezes umaEmbora o seu hábito de crescimento seja frequentemente mais arbustivo, pode ser podado e transformado em árvore desde jovem. As flores são perfumadas e apreciadas pelas abelhas e borboletas.

Veja também: Cultivar trombeta-de-anjo a partir de sementes: Aprenda a semear e a cultivar esta linda planta

A árvore casta produz cachos cónicos de flores azul-púrpura.

Abeto vermelho oriental (Cercis canadensis):

Esta árvore florida é um membro da família das ervilhas e dos feijões. Isso é evidente quando se olha para as flores, que são comestíveis e se assemelham a uma pequena flor de feijão cor-de-rosa. As flores são seguidas por vagens de sementes. Com uma zona de resistência até -30 graus F, esta é uma das melhores árvores nativas do leste da América do Norte. É apreciada por muitos jardineiros pela sua pequena estatura (30 pés no máximo) e prolíficaAs flores dos botões vermelhos aparecem no início da primavera, agarrando-se firmemente aos ramos em cachos densos. As folhas em forma de coração esvoaçam ao vento. Infelizmente, os botões vermelhos são propensos a várias doenças que podem matar a árvore, incluindo cancro, murcha de verticillium e pragas. No entanto, isso não é razão para não plantar um. Evite podar a árvore (que pode abrir uma via de transmissão de doenças) e mantenha-a saudávelpara ajudar a evitar doenças.

As flores dos redbuds agarram-se aos ramos, são comestíveis e têm um sabor doce, semelhante ao das ervilhas.

Seleção de árvores floridas para o jardim

Como pode ver, existem muitas árvores ornamentais bonitas para selecionar para a sua paisagem. Não tenha medo de plantar mais do que uma! Afinal de contas, elas são os "pulmões da terra". Quer pretenda embelezar os alicerces da sua casa, plantar uma árvore de rua florida, acentuar uma área de floresta sombria ou simplesmente iluminar o seu jardim da frente, existe uma árvore florida para o efeito.

Se cultiva outro tipo de árvore com flor no seu jardim, conte-nos quais são as suas preferidas na secção de comentários abaixo!

Para mais informações sobre árvores e arbustos, consulte os seguintes artigos:

    Fixe-o!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.