Como plantar rosas: plantar rosas de raiz nua e rosas de arbustos em vasos

Jeffrey Williams 01-10-2023
Jeffrey Williams

Nos últimos anos, os criadores de plantas criaram algumas variedades muito boas de rosas resistentes a doenças e de manutenção reduzida. A rosa At Last da Proven Winners convenceu-me de que podia manter uma roseira saudável que durasse um inverno rigoroso. Na verdade, é referida como uma rosa de cuidado fácil, o que é perfeito para o meu estilo de jardinagem. Mais recentemente, tornei-meO processo de plantação das minhas duas roseiras foi diferente. Aqui fica uma pequena introdução sobre como plantar rosas - e porque é que usei dois métodos diferentes para as plantar.

Como plantar rosas

Então, porque é que não usei o mesmo processo para plantar as minhas duas roseiras? A maioria de nós está habituada a ir a um viveiro e comprar uma roseira num vaso. Escolhe-se no centro de jardinagem e leva-se para casa para plantar. Foi assim que plantei a minha rosa At Last. No entanto, a Emily Brontë chegou como uma rosa de raiz nua pelo correio.

As rosas de raiz nua são plantas dormentes às quais foi retirada toda a folhagem. Ao olhar para uma, verá as raízes sem qualquer tipo de terra e uma planta sem folhas (a minha tinha seis caules). Sem terra nem vaso, são mais leves e fáceis de transportar.

A minha rosa foi entregue no momento certo na minha zona geográfica e chegou num saco de plástico dentro de uma caixa.

Embora possa parecer pequena na altura em que a planta, tenha em conta a altura e a largura finais da roseira ao escolher um local no jardim. É necessário que tenha muito espaço para crescer e que as raízes não estejam a competir com outras plantas próximas debaixo do solo. Certifique-se de que a área escolhida recebe, pelo menos, quatro a seis horas de sol pleno por dia. E plante a sua roseiraarbusto onde a poderá admirar quando estiver em flor.

Plantação de rosas de raiz nua

Antes de plantar uma rosa de raiz nua, deve re-hidratar as raízes durante pelo menos duas horas. Enchi um balde até a água cobrir as raízes (mas não os caules). Se vai esperar alguns dias para plantar a rosa, pode adiá-la desde que as raízes permaneçam húmidas - dê-lhes algumas borrifadelas com um borrifador e volte a colocar a planta no plástico até estar pronta para plantar. Eu fizisto porque recebi a minha rosa durante uma onda de calor.

Utilize um balde para molhar as raízes da sua rosa de raiz nua durante pelo menos duas horas antes de a plantar.

As raízes da planta devem ter muito espaço para se espalharem e crescerem. Cave o seu terreno para remover ervas daninhas e pedras. Em seguida, cave um buraco um pouco maior do que as raízes da planta (cerca de 20 cm de largura por 20 cm de profundidade). Adicione composto ao fundo do buraco e misture com algum do solo solto que aí se encontra.

Retire a raiz do balde e coloque-a no centro do buraco. Não se esqueça de espalhar as raízes. O meu livro David Austin Roses recomenda a colocação de uma cana de bambu horizontalmente no topo do buraco para garantir que a profundidade de plantação é correcta. Os caules devem estar 5 cm abaixo do solo (pode também utilizar uma fita métrica). A cana de bambu também pode ser útil para apoiar a planta nuaUse a terra que escavou para encher o buraco e compacte suavemente a terra à volta dos caules, tendo o cuidado de preencher as bolsas de ar, mas sem compactar demasiado o solo. Regue bem a sua nova roseira.

Plantação de rosas arbustivas em vaso

Se a sua planta estiver num vaso, regue-a bem antes de a plantar. Tal como acontece com uma rosa de raiz nua, cave o seu buraco, removendo quaisquer detritos, como ervas daninhas e pedras do solo que irá utilizar para encher o solo depois de plantada. A largura e a profundidade do buraco que cavar dependerão do tamanho do torrão. Deixe espaço à volta dos lados para preencher os espaços com terra e meça o comprimento para cavar a profundidade correcta, comoo topo das raízes deve ficar logo abaixo da linha do solo.

Solte a terra no fundo do buraco e misture-a com composto. Retire a planta do vaso com cuidado. Certifique-se de que a base da planta está nivelada com o solo. Se houver um enxerto (verá uma pequena protuberância na base do caule principal), certifique-se de que está acima da linha do solo. Use o truque da estaca de bambu através do buraco, mas desta vez, as raízes devem estar logo abaixo docana.

Preencha o buraco, tendo o cuidado de não deixar bolsas de ar. Regue a sua nova roseira.

Cuidar das rosas

Para uma roseira recém-plantada, deve regar duas vezes por semana durante os primeiros três meses. No entanto, regue-a dia sim, dia não durante um período de calor. As folhas murchas são um bom sinal de que a sua planta tem sede. Quando regar, utilize a configuração suave do bocal da mangueira ou um regador para regar à volta da base da planta.

Pode querer adicionar uma camada de cobertura vegetal à volta da sua rosa para reter a humidade do solo e minimizar as ervas daninhas.

Veja também: Cultivo de alface no inverno: Plantação, cultivo & proteção da alface de inverno

Siga as instruções de cuidados da sua planta para determinar quando a deve fertilizar. Se a informação não estiver na etiqueta, visite o site do criador de rosas.

Não preciso de cortar a cabeça da minha rosa At Last para que ela floresça de novo, mas vou cortar a cabeça da Emily Brontë. Se quiser roseira brava, não corte a cabeça de nenhuma roseira que a produza (há roseiras arbustivas que não produzem roseira brava). Com a poda, corte a flor morta na base onde ela se junta ao caule.

Veja também: Arbustos floridos para o seu jardim: 5 belezas para o sol pleno

Emily Brontë veio com um folheto de cuidados que inclui um guia de poda para cada região. Quando podar e alimentar a sua rosa depende do local onde vive. Eu pesquisaria a sua região e variedade, talvez através do seu serviço de extensão local ou sociedade de rosas para obter dicas de cuidados específicos para a sua área geográfica.

Para mais informações sobre variedades de rosas, como lidar com as pragas das rosas e como plantar rosas em recipientes, visite estes artigos no site:

  • Pragas das roseiras e como controlá-las organicamente

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.