Correctivos de solo para jardim: 6 opções orgânicas para melhorar o seu solo

Jeffrey Williams 29-09-2023
Jeffrey Williams

Existem muito poucos jardins com solo naturalmente perfeito para o cultivo de plantas. Mas, como jardineiros, temos uma grande variedade de correctivos de solo de jardim que podemos adicionar para construir o solo, melhorar a estrutura, fornecer nutrientes e promover o crescimento saudável das plantas.Continue a ler para saber mais sobre os prós e os contras dos correctivos orgânicos que pode utilizar para melhorar o seu solo.

Os correctivos são frequentemente introduzidos no solo do jardim na primavera, entre culturas sucessivas ou no outono.

Porquê adicionar correctivos de solo para jardim?

O solo é um ecossistema complexo que contém minerais, materiais orgânicos, micróbios e inúmeros organismos que variam de região para região e, muitas vezes, de quintal para quintal. O solo ancora as plantas, mas também fornece água e nutrientes. Os novos jardineiros aprendem rapidamente a importância de construir o solo,e os jardineiros experientes apreciam o composto escuro e quebradiço que sai dos seus caixotes de lixo.

Os jardineiros adicionam corretivos de solo às suas hortas e jardins de flores para cultivar plantas melhores. Mas o que é que estes materiais fazem realmente pelo nosso solo? Aqui estão alguns dos muitos benefícios da aplicação de corretivos:

  • Para aumentar a matéria orgânica do solo
  • Para apoiar a teia alimentar do solo (leia mais sobre isso AQUI)
  • Para aumentar a capacidade de retenção de humidade do solo
  • Para melhorar a textura e a estrutura do solo
  • Para melhorar o arejamento do solo
  • Para promover o crescimento saudável das plantas e reduzir as doenças das plantas

O composto é um dos melhores aditivos para a construção do solo para adicionar aos canteiros de jardim. Pode fazer o seu próprio composto (faça-o!) ou comprá-lo em viveiros.

Escolher um corretor de solo para jardim

Com tantos tipos de correctivos à escolha, como saber quais são os mais adequados para o seu jardim? Comece com um teste ao solo. Um teste ao solo é uma janela para a saúde do seu solo e fornece informações como o pH, a percentagem de matéria orgânica e a fertilidade geral. Depois de conhecer a qualidade do seu solo, pode combiná-la com as necessidades das suas plantas para escolher correctivos eficazes. Talvez o seu solo precise deSe quiser melhorar o seu solo rapidamente, como numa horta, escolha um corretivo como o estrume de vaca, que se decompõe rapidamente. Para uma alimentação constante durante toda a estação (num canteiro de plantas perenes ou com legumes de longa duração, como o tomate), opte por um material como o composto, que demora vários meses a decompor-se.

Outro fator para o crescimento de plantas saudáveis é o pH do solo. Um solo demasiado ácido ou demasiado básico impede as plantas de absorverem os nutrientes. Na minha horta do Nordeste, temos um solo ácido e preciso de aplicar cal nos meus canteiros de legumes todos os anos. Em regiões onde os solos são básicos, pode ser adicionado enxofre para ajustar o pH aos níveis ideais. Para uma análise aprofundada do pH do solo, consulte este artigo da Jessica.

Com que frequência deve testar o seu solo? É uma boa ideia fazer um teste ao solo de quatro em quatro ou de cinco em cinco anos, mesmo que o seu jardim esteja a crescer bem. Não custa muito e ajuda-o a identificar quais os correctivos do solo que devem ser adicionados ao seu jardim.

6 Tipos de correctivos de solo para jardim:

Se for a um centro de jardinagem, é provável que encontre pilhas de adubos, estrumes e outros correctivos ensacados. Os viveiros maiores podem até ter materiais a granel, que podem ser comprados ao metro cúbico. Aqui estão seis dos correctivos mais comuns disponíveis para os jardineiros.

Composto

O composto é um corretivo popular para o solo do jardim que pode ser feito no seu quintal (veja este fácil DIY para uma caixa de compostagem de paletes) ou comprado em um centro de jardinagem. Normalmente é feito de materiais vegetais decompostos, como cascas de vegetais, detritos de jardim e folhas. Como um corretivo de solo, o composto é excelente, melhorando os solos argilosos e arenosos, aumentando a capacidade de retenção de água e melhorando a plantacrescimento.

Veja também: Quando cortar os narcisos: por que razão é importante escolher a altura certa para os aparar

Eu encorajo os jardineiros a fazerem o seu próprio composto. Pode comprar um compostor, fazer o seu próprio, ou simplesmente amontoar materiais orgânicos e dar-lhes tempo para se decomporem. No entanto, não é um processo instantâneo e pode levar vários anos até que uma pilha se decomponha e se transforme em composto acabado. O composto acabado tem o aspeto e o cheiro do solo e uma bela cor castanha escura. A velocidade a que o composto se decompõe depende deSe estiver interessado em aprender a fazer o seu próprio composto, consulte este excelente guia de instruções da Jessica. Também adoramos o livro "The Complete Compost Gardening Guide" de Barbara Pleasant e Deborah Martin!

O composto pode ser adicionado aos solos da horta na primavera, entre as sucessivas colheitas e no outono. Também é uma boa cobertura morta à volta dos tomates, pepinos e abóboras, sendo trabalhado pelas minhocas e outros organismos do solo. O composto demora vários meses a decompor-se e proporciona um melhoramento constante do solo para os canteiros e bordaduras perenes.

Ter um caixote de compostagem no seu quintal permite-lhe transformar os resíduos do quintal e do jardim, os restos de cozinha e as folhas de outono num solo rico para o seu jardim.

Estrume animal

Normalmente, de dois em dois anos, recebo um camião de estrume velho de um agricultor local, comprando o suficiente para emendar os meus canteiros durante várias estações. Os estrumes mais comuns incluem os de vaca, ovelha, cavalo e galinha. Sugiro que faça alguma pesquisa primeiro, pois a qualidade e os nutrientes disponíveis variam muito entre os diferentes tipos.

  • Estrume de vaca - O estrume de vaca é o estrume mais comum - ensacado ou a granel - para jardins. Fornece muita matéria orgânica e um fornecimento equilibrado de nutrientes.
  • Estrume de ovelha - Este é um estrume ensacado popular porque o estrume de ovelha é rico em nutrientes como o azoto e a matéria orgânica.
  • Estrume de cavalo - Este estrume é frequentemente considerado um estrume infestante, uma vez que os cavalos não digerem as sementes tão bem como as vacas.
  • Estrume de galinha - O estrume de galinha não tem ervas daninhas, mas é muito rico em azoto e deve ser bem apodrecido antes de ser enterrado no jardim. Também pode ser adicionado a um caixote de compostagem para acelerar a decomposição e enriquecer o produto final.
  • Estrume de coelho - Muitas vezes chamado de "bagas de coelho" porque se parece com pequenas pelotas arredondadas, este é um ótimo estrume para o jardim. É livre de ervas daninhas e tem baixo teor de nitrogénio, por isso não queima as plantas. Ajuda a construir o solo, adicionando matéria orgânica e nutrientes como o fósforo.

Se comprar estrume a granel, pergunte ao agricultor sobre as suas práticas em matéria de herbicidas e pesticidas. Tento comprar a uma quinta biológica. Evite estrume fresco ou parcialmente compostado. Se comprar um camião de estrume no outono, pode comprar estrume meio apodrecido e empilhá-lo até à primavera. A utilização de estrume fresco em culturas em crescimento pode queimar as plantas e introduzir agentes patogénicos perigosos nos alimentos. Uma vantagem do estrume ensacadoO estrume é geralmente esterilizado e não contém sementes de ervas daninhas. A compra a granel resultou na introdução de certas espécies de ervas daninhas nos meus canteiros de jardim e estou sempre atento aos canteiros recentemente adubados, arrancando as ervas daninhas à medida que aparecem.

O vermicomposto, ou minhocas fundidas, também está disponível para melhorar o solo, mas tende a ser caro. Não é prático para mim utilizar minhocas fundidas no meu grande jardim. Dito isto, utilizo frequentemente vermicomposto em recipientes plantados com legumes e ervas aromáticas, bem como dentro de casa para as minhas plantas domésticas.

A nossa Niki adora receber um camião cheio de estrume de vaca orgânico de uma quinta local.

Folhas picadas ou molde de folhas

As folhas cortadas podem ser escavadas nos canteiros de jardim no outono ou deixadas a apodrecer até se transformarem em folhas de mofo. O mofo de folhas é um dos meus aditivos preferidos, pois melhora muito a estrutura e a textura do solo, aumenta a capacidade de retenção de água e acrescenta muito húmus.

Também é muito fácil fazer o seu próprio composto de folhas. Só precisa de dois ingredientes: folhas e tempo. É melhor começar com folhas trituradas, uma vez que se decompõem mais rapidamente. Para triturar, utilize um triturador ou corte as folhas algumas vezes para as cortar em pedaços mais pequenos. Coloque as folhas num caixote de compostagem, um recinto em forma de anel feito com uma vedação de arame, ou junte-as num monte de forma livre.para fazer um anel de 1,5 a 1,5 m de diâmetro com uma vedação de arame, uma vez que impede que as folhas sejam levadas pelo vento. Além disso, é um contentor de compostagem de bricolage barato. Também pode comprar um contentor de compostagem de arame para uma instalação instantânea. Encha o recinto com as folhas trituradas e aguarde. Pode regar o monte se o tempo estiver seco ou virá-lo com um garfo de jardim para incorporar algum oxigénio e acelerar o processo. Demora umUtilize o molde de folhas acabado para enriquecer os solos dos jardins ou para cobrir as plantas.

Se tiver árvores de folha caduca na sua propriedade, recolha as folhas para as cortar e adicionar aos seus canteiros de jardim ou para as transformar em composto rico em folhas.

Musgo de turfa

O musgo de turfa é vendido há muitos anos como "condicionador do solo". É leve e fofo e é feito a partir de musgo de esfagno seco moído. É também um ingrediente-chave nas misturas para envasamento. Se já tentou molhar novamente o musgo de turfa seco, provavelmente já reparou que é muito difícil fazê-lo. O musgo de turfa seco repele a água e, por isso, não é uma boa emenda para cobertura vegetal ou cobertura de solo. Também contém muito pouco,nutrientes ou microorganismos e pode acidificar o solo.

O musgo de turfa é também uma alteração controversa, uma vez que é colhido de turfeiras, um habitat com biodiversidade para animais, plantas, aves e insectos. E embora as empresas de turfa trabalhem para restaurar as turfeiras após a colheita, pode levar muitas décadas ou mais para renovar verdadeiramente uma turfeira. Não adiciono musgo de turfa aos meus canteiros de jardim.

Tradicionalmente, o musgo de turfa tem sido um corretor de solo muito popular, mas ultimamente tem caído em desuso, pois não oferece muitos nutrientes nem contribui para a construção do solo e as turfeiras são ecossistemas biodiversos que não recuperam bem da colheita de musgo de turfa.

Terra preta

Há alguns anos, um dos meus vizinhos comprou um camião cheio de sacos de "terra preta" numa loja de material de construção. Custavam apenas 0,99 dólares cada e ele pensou que tinha feito um negócio fantástico. Depois de passar horas a encher os seus novos canteiros elevados para legumes e a utilizar a terra preta para os arbustos e as plantas perenes, as suas plantas não conseguiram prosperar. Acho que se um negócio parece demasiado bom para ser verdade, é porque é mesmo.A terra preta barata era apenas turfa preta e, com a sua cor castanha escura, parecia uma emenda de solo de jardim rico, mas não é. É o material do fundo de uma turfeira e é ácido, não contém nem retém nutrientes e não oferece muitos benefícios a um jardim.

Veja também: Horta vertical: túneis para feijão de vara

Existe um outro produto, também designado por terra preta, chamado chernozem, que é verdadeiramente uma emenda maravilhosa, rica em húmus e em nutrientes. É menos comum do que a turfa preta mas, se a encontrar, recomendo que a utilize nas suas hortas e jardins.

Farinha de algas

As algas marinhas são um dos meus aditivos preferidos para o solo do jardim, especialmente porque vivo muito perto do oceano. As algas marinhas lavadas podem ser recolhidas acima da linha da maré alta, trazidas para casa e adicionadas a um caixote de compostagem ou cortadas e enterradas no solo no outono. As algas marinhas são extremamente ricas em micronutrientes e hormonas vegetais que promovem um crescimento vigoroso. Os jardineiros que vivem longe do mar podem comprar sacos de farinha de algas marinhasA farinha de algas pode ser adicionada aos canteiros de legumes ou de flores na primavera. Eu gosto de incluir uma mão-cheia em cada cova de plantação quando transplanto mudas de tomate.

A farinha de algas é uma emenda de solo de jardim rica em micronutrientes e hormonas vegetais. Adiciono sempre farinha de algas à cova de plantação dos meus vegetais de longa duração, como os tomates e os pimentos.

Deve comprar correctivos do solo para jardim ensacados ou a granel?

A decisão de comprar a granel ou ensacado resume-se a algumas considerações: 1) De quanto precisa? 2) Pode encontrar a granel? 3) Existe uma taxa de entrega adicional se precisar de obter alterações a granel? Por vezes é mais barato comprar a granel, outras vezes não. E se estiver a comprar composto a granel, pergunte de que é feito? Se puder, verifique-o antes de o comprar, apertando-o e observando o seutextura.

Se comprar aditivos pré-embalados, leia atentamente os rótulos para ver o que está exatamente nos sacos. Já comprei adubos ensacados que se revelaram pouco mais do que cobertura vegetal de casca de árvore e não fizeram nada pelo meu solo. Os aditivos ensacados são práticos e muitas vezes são filtrados para eliminar pedras, paus e outros detritos de jardim. Também podem ser esterilizados para matar sementes de ervas daninhas.

O meu composto caseiro é, de longe, o meu melhor corretor de solo e gostava de ter espaço para uma dúzia de depósitos de composto para poder fazer o suficiente para todos os meus canteiros elevados.

Os correctivos do solo, como o composto e o estrume, podem ser comprados pré-embalados ou a granel. Se precisar de muito, comprar a granel pode poupar dinheiro, mas tenha em atenção que o estrume pode conter sementes de ervas daninhas.

Quando aplicar correctivos de solo para jardim

Não é necessário esperar pela primavera para melhorar o solo. Costumo adicionar corretivos ao meu jardim no final do verão e no outono, uma altura em que é fácil obter materiais orgânicos como as folhas. E adicionar no outono dá tempo à teia alimentar do solo para decompor estes materiais, para que as plantas possam tirar partido deles na primavera.

Há três alturas em que aplico correctivos de solo na minha horta de canteiros elevados:

  • Na primavera, antes de plantar. Utilizo aditivos como composto, estrume envelhecido e farinha de algas para alimentar o solo.
  • Entre culturas sucessivas. Para manter a fertilidade do solo elevada, adiciono uma ligeira aplicação de composto ou estrume envelhecido.
  • No outono. Depois de limpar os canteiros de legumes que não estão cheios de culturas para a colheita de outono ou inverno, coloco aditivos como folhas picadas ou algas marinhas. Estes decompõem-se lentamente, melhorando a estrutura do solo, a fertilidade e alimentando a teia alimentar do solo.

Uma mistura de cerca de dois terços de mistura de envasamento de alta qualidade e um terço de composto mantém os meus vegetais e ervas em vasos a prosperar durante todo o verão.

À medida que as culturas são colhidas nos canteiros elevados de Niki, esta amacia o solo com estrume envelhecido ou composto e volta a plantar para as colheitas de outono e inverno.

Quanto é que se deve adicionar?

As taxas de aplicação de correctivos de solo para jardim dependem da saúde geral e da estrutura do seu solo, bem como do corretivo selecionado. Um solo de jardim saudável contém normalmente 4 a 5% de matéria orgânica. Na primavera, aplico uma camada de dois a três centímetros de estrume compostado ou composto nos meus canteiros elevados de legumes.Se estivesse a aplicar farinha de algas, seguiria a taxa de aplicação recomendada na embalagem.

Para uma leitura mais aprofundada, não deixe de consultar estes excelentes artigos:

    Qual é o seu corretor de solo de jardim preferido para adicionar às suas hortas e jardins de flores?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.