Como cultivar orégãos cubanos

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Gosto de descobrir ingredientes diferentes para utilizar nos meus cozinhados, especialmente ingredientes que eu próprio posso cultivar. Os orégãos cubanos são um desses sabores interessantes. Uma erva potente e versátil, os orégãos cubanos são conhecidos em todo o mundo por vários nomes comuns diferentes. Dependendo da sua localidade, pode tê-los ouvido serem chamados de "hortelã para sopa", hortelã mexicana, tomilho espanhol ou borragem indiana.

No entanto, os orégãos cubanos não são originários de Cuba. De facto, tecnicamente, não são orégãos. Pensa-se que provêm de partes do sul e do leste de África, mas esta planta útil foi apanhada e transportada para toda a Índia e sudeste da Ásia, incluindo nações insulares como a Indonésia, as Filipinas e outras. Atualmente, cresce como uma planta perene em muitas áreas tropicais.

As folhas de orégão cubano assemelham-se a outras folhas da família da hortelã ( Lamiaceae ), incluindo a erva-cidreira.

O orégão cubano é muito fácil de cultivar em canteiros de jardim e funciona bem com manjericão, alecrim, alfazema e outras ervas. Também pode prosperar em recipientes ao ar livre e dentro de casa como plantas de interior.

O que são orégãos cubanos?

Os orégãos cubanos são também conhecidos por Coleus amboinicus e Plectranthus amboinicus Parte do Lamiaceae A planta da família das plantas de folha caduca, também é frequentemente confundida com a planta Vicks, devido ao seu cheiro. Plectranthus hadiensis var. Tomentosus e por vezes designada por Plectranthus tomentosa Uma vez, o meu vizinho deu-me uma muda da planta Vicks e as diferenças são evidentes na folhagem.

Embora ambas as plantas sejam felpudas, os orégãos cubanos têm folhas mais parecidas com as da erva-cidreira ou da hortelã, enquanto as folhas de uma planta Vicks são mais arredondadas.

A planta Vicks, mostrada aqui, é muitas vezes confundida com Coleus amboinicus O primeiro tem folhas mais arredondadas e recortadas, enquanto o segundo tem uma folha mais serrilhada que se assemelha à hortelã.

Cultivada mais pela sua folhagem agradável do que pelas suas flores, podem aparecer pequenas flores brancas ou, por vezes, de alfazema ao longo de altas hastes de flores. (No entanto, dependendo da duração da sua estação de crescimento particular, as suas plantas podem não ter tempo suficiente para florescer antes da chegada do tempo frio).

Qual é a diferença entre os orégãos cubanos e os outros orégãos?

Embora o orégão verdadeiro e o orégão cubano estejam ambos incluídos na família da hortelã, estas plantas têm um aspeto bastante diferente uma da outra. O orégão comum ( Origanum vulgare ) e as suas subespécies aparentadas, como os orégãos gregos, têm folhas comparativamente pequenas com margens lisas, enquanto os orégãos cubanos têm folhas maiores e felpudas com bordos dentados e os caules são muito mais grossos e peludos do que os dos orégãos comuns.

Em termos de sabor, os orégãos comuns e as suas muitas subespécies podem variar muito, mas são geralmente mais acentuados do que os orégãos cubanos. Por vezes utilizados para equilibrar o calor de pratos especialmente picantes, têm um sabor ligeiramente doce, semelhante ao da cânfora, com notas de menta e orégãos.

As melhores condições condições de crescimento

Nos climas tropicais, o orégão cubano é cultivado como uma planta perene com flor. Nos EUA, é resistente às zonas 9 ou 10 a 11. Uma planta pode florescer tanto em sol parcial como em sol pleno, mas, como regra geral, precisa de pelo menos quatro a seis horas de luz solar diariamente. Em vez de deixar esta planta queimar sob os raios mais duros do meio-dia, é melhor colocá-la num local que receba os raios mais suaves da manhã ouQuanto ao interior, estas plantas podem dar-se bem em vasos colocados no parapeito de uma janela ensolarada ou perto dela.

Se planeia manter os orégãos cubanos num vaso, certifique-se de que utiliza um vaso com muitos orifícios de drenagem e escolha uma mistura de envasamento leve adequada para plantas tropicais.

Tal como os seus parentes suculentos, os orégãos cubanos preferem condições secas, bem como um solo solto, bem drenado e rico em matéria orgânica.

Cultivo de orégãos cubanos a partir de sementes

As plantas vivas podem ser difíceis de encontrar no seu viveiro local. No entanto, pode ser capaz de encontrar sementes de orégãos cubanos online. Lembre-se que é uma planta tropical, por isso, no seu ambiente natural, o solo é quente. Para que as suas sementes comecem com sucesso, terá de manter uma temperatura de pelo menos 21°C no seu meio de cultivo. Usar um tapete térmico para mudas pode ajudar na germinação.

Para obter os melhores resultados, escolha um meio de cultura muito leve e bem drenado, como uma mistura orgânica para cactos. Humedeça bem a mistura para vasos, deixe escorrer o excesso de água e, em seguida, polvilhe as suas sementes na superfície do solo. Pressione suavemente as sementes no lugar e, em seguida, vaporize-as ligeiramente. Coloque o seu tabuleiro ou recipiente de arranque de sementes em cima do tapete térmico para plântulas e vaporize periodicamente a superfície do soloAs sementes devem germinar em cerca de duas a três semanas.

Cultivo de orégãos cubanos a partir de estacas

O cultivo de orégãos cubanos a partir de estacas é rápido e muito fácil. Para começar:

  1. Corte alguns dos caules de aspeto mais saudável de uma planta já estabelecida. Cada corte de caule deve ter cerca de 5 a 10 cm de comprimento e deve incluir três ou quatro nós de folhas. (Um nó de folha é a parte do caule de onde emergem as folhas verdadeiras. Quando enterradas no solo, as raízes também podem crescer a partir destes nós).
  2. Retire cuidadosamente um ou dois conjuntos de folhas inferiores, deixando intacto pelo menos um conjunto de folhas verdadeiras no topo do caule. (Se quiser, pode optar por aplicar hormona de enraizamento nestas áreas de nós recentemente expostos, mas este passo é opcional).
  3. Coloque cada caule num recipiente com meio de cultura humedecido. Pressione suavemente o corte do caule para que o solo faça bom contacto com a parte enterrada do caule. Mantenha o solo húmido mas não encharcado.
  4. Se tiver um tapete térmico para plântulas, coloque-o por baixo das estacas plantadas. Isto acelera o processo de enraizamento em geral e também pode ajudar a reduzir a probabilidade de perder as estacas de caule devido à doença do amortecimento.

Um indício de que as suas estacas criaram raízes é a formação de um novo crescimento ao longo dos caules. Observe a formação de dois a três novos conjuntos de folhas ao longo de cada caule antes de transplantar as estacas enraizadas para o jardim ou para um novo vaso.

Veja também: Ervas aromáticas para cultivar no inverno: 9 opções para a colheita na estação fria

Os orégãos cubanos são também conhecidos como Coleus amboinicus e Plectranthus amboinicus.

Cultivo de orégãos cubanos a partir de transplantes

Se já tem acesso a uma plantação de orégãos cubanos bem estabelecida num canteiro exterior ou mesmo num vaso grande, está com sorte. Em condições adequadas, espalha-se facilmente, sobretudo quando os seus caules crescem o suficiente para se inclinarem contra o solo.

Veja também: Cultivar cabaças é divertido!

Um único caule longo que tenha bom contacto com o solo húmido pode gerar novas plantas em cada nó de folha. Assim, se escavar cuidadosamente o perímetro dos seus orégãos cubanos, poderá encontrar várias destas jovens plantas "voluntárias". Embora comecem como conjuntos de folhas que crescem ao longo de um longo caule da planta-mãe, com o tempo podem desenvolver os seus próprios conjuntos de raízes. Pode utilizar uma tesoura para separarpequenas, enraizando plantas voluntárias umas das outras e plantando-as depois noutro local do jardim ou num novo vaso.

Cuidar das suas plantas

Desde que se sigam algumas instruções básicas, os orégãos cubanos são um hóspede fácil do jardim.

  • Rega: Se as raízes das suas plantas ficarem encharcadas, poderá notar que as suas folhas começam a amarelar e a morrer e, se as condições de humidade persistirem durante muito tempo, os orégãos cubanos podem sucumbir à humidade. Com isto em mente, quando regar uma planta em vaso, mantenha o excesso de água fora das suas folhas, regando por baixo. Quando regar plantas num canteiro de jardim ou num recipiente muito grande, dirija o bico da mangueira ou do regador parao nível do solo e tentar evitar salpicar água diretamente sobre as folhas das plantas.
  • Alimentação: Os orégãos cubanos não se alimentam muito e, desde que o solo do seu jardim ou do seu vaso inclua alguma matéria orgânica rica em nutrientes, como composto envelhecido, não deverá precisar de adicionar fertilizante. Se quiser aumentar a fertilidade do seu solo, opte por um fertilizante totalmente natural e de libertação lenta.
  • Controlo de pragas: Quando florescem, as pequenas flores do orégão cubano podem atrair polinizadores. Caso contrário, esta planta raramente chama a atenção de insectos nocivos. Se for cultivada dentro de casa como planta de interior, é possível que atraia ácaros. Pode controlar grandes infestações com óleo de neem.

É possível hibernar os orégãos cubanos?

Desde que as temperaturas baixas não desçam abaixo dos 40 graus, poderá tratar os orégãos cubanos como plantas perenes resistentes à geada nas zonas 9 ou 10 a 11. Caso contrário, terá de tomar medidas no final do inverno para poder cultivá-los novamente no seu jardim na próxima estação.

Embora possa colocar as plantas de jardim em recipientes para hibernar dentro de casa, iniciar novas plantas a partir de estacas ou transplantar plantas voluntárias pode ser menos complicado. Faça estacas de caule ou envaseie novas plantas voluntárias de orégãos cubanos mais ou menos na mesma altura em que inicia os legumes de clima frio para a sua horta de outono. Cultive-as dentro de casa durante o inverno e terá novas plantas saudáveis para plantarquando o tempo quente regressar.

Colheita dos orégãos cubanos

Para colher orégãos cubanos, basta arrancar algumas folhas saudáveis. Se necessitar de maiores quantidades da erva, deve conseguir cortar 5 a 10 cm de comprimento do caule das plantas maduras sem as danificar. (De facto, ao fazê-lo pode encorajar um crescimento mais compacto e arbustivo em geral).

Dicas para cozinhar e utilizar orégãos cubanos

Os orégãos cubanos são um complemento versátil e único na cozinha e na horta. Por uma boa razão, foram introduzidos em cozinhas de todo o mundo. Esta erva é suficientemente robusta para acompanhar carnes, incluindo aves, carne de vaca e borrego, para as quais é um elemento básico em algumas receitas de marinadas e recheios. Também é utilizada para fazer tempero jerk e dá sabor a sopas e guisados.

Outras ervas culinárias para cultivar

    Coloque isto nos seus quadros de jardim de ervas

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.