Escolher as melhores plantas de abelhas para um jardim de polinizadores

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Com numerosas espécies de abelhas nativas da América do Norte em declínio dramático devido à perda de habitat, à escassez de forragem, à exposição a pesticidas e a outros impactos negativos, as abelhas precisam desesperadamente de uma ajuda. Felizmente, muitos jardineiros estão agora a dar um passo em frente, criando jardins polinizadores para estes incríveis insectosMas, as nossas abelhas nativas precisam de mais do que apenas néctar para sobreviver. Os jardins de polinizadores bem equipados também são concebidos tendo em mente o habitat de nidificação das abelhas. Hoje, estamos a juntar-nos ao pessoal da Nature Hills Nursery para levar a jardinagem de polinizadores ao próximo nível, apresentando-lhe as melhores plantas de abelhas para satisfazer estas duas importantes necessidades das abelhas.

Sobre as abelhas autóctones

A América do Norte alberga mais de 4.000 espécies de abelhas nativas, algumas das quais não são muito maiores do que esta letra b, enquanto outras são tão grandes como o nariz da sua cara.

Algumas abelhas nativas polinizam apenas uma espécie ou família de plantas em particular. Outras são muito mais generalistas nos seus hábitos alimentares, alimentando-se do néctar de uma vasta gama de plantas. Saber quais são as melhores plantas para abelhas a incluir num jardim de polinizadores pode ser difícil porquedepende das espécies de abelhas que vivem no local onde se vive e dos seus hábitos de alimentação e de nidificação.

Esta pequena abelha de suor está a saborear o néctar de uma flor de Susan de olhos negros. As Rudbeckias estão entre as melhores plantas de abelhas para o seu jardim.

Para ter em conta esta regionalidade, é frequentemente apresentada aos jardineiros uma lista simples das melhores plantas apícolas a incluir no seu jardim, mas poucos recursos aprofundam porquê Hoje, gostaríamos de fazer isso mesmo. Não só vamos apresentar-lhe as melhores plantas para abelhas para o seu jardim de polinizadores, como também lhe vamos dizer exatamente porque é que elas são perfeitas.

Veja também: Filodendro Deusa Dourada: guia de cultivo e cuidados

As melhores plantas para abelhas: que qualidades procurar

As características físicas de uma determinada espécie de abelha nativa desempenham um papel importante nas plantas que utilizam como forragem e habitat de nidificação. Por isso, criámos uma lista de características a procurar ao selecionar uma boa mistura das melhores plantas para abelhas para o seu jardim de polinizadores. Procurar plantas que se enquadrem numa ou mais destas categorias é uma forma muito mais eficaz de construir um jardim de polinizadores do que simplesmente escolher plantas de uma lista com base no que lhe agrada. Os melhores jardins de polinizadores incluem uma mistura de plantas para uma mistura de espécies de abelhas. O objetivo é agradar ao maior número possível de espécies de abelhas diferentes.

  • Flores com grandes "almofadas de aterragem":. Os zangões são algumas das nossas maiores abelhas nativas e precisam de uma plataforma de aterragem robusta antes de se instalarem numa flor, o que faz com que as plantas com pétalas grandes, lobadas e inferiores sejam ideais. E, ao contrário das abelhas mais pequenas, os zangões podem usar o peso do seu corpo para abrir flores com nectários fechados. De facto, os zangões são as únicas abelhas capazes de polinizar as flores de capuchinha (Aconitum ssp.). SãoOs zangões também são adeptos de abrir as flores de snapdragons, Baptisia, tremoços e muitos membros da família das ervilhas e feijões. Os zangões também têm línguas muito longas, o que os coloca numa lista muito curta de espécies de abelhas capazes de beber néctar de flores tubulares profundas como Monarda, flox de jardim e algumas salvias (embora às vezes os zangões "façam batota" e mordam a base da flor para aceder ao seu néctar).néctar, em vez de entrar pela extremidade aberta da flor).

    Veja também: Cenouras boas que correm mal

    A sálvia perene é uma excelente planta nectarífera.

  • Plantas com muitas flores pequenas: No extremo oposto do espetro de tamanho dos robustos abelhões estão milhares de espécies de abelhas nativas pequeninas. Estes pequeninos não têm as línguas longas dos seus primos abelhões, por isso precisam de aceder ao néctar dos nectários pouco profundos e expostos das flores mais pequenas.Também nesta categoria estão as flores do tipo margarida, que consistem em centenas de pequenas flores reunidas para criar um disco central rodeado de pétalas. Plantas como as margaridas Shasta, os girassóis, a coreopsis e as Susanas de olhos pretos são escolhas perfeitas.

    Esta pequena abelha de suor verde metálico está a apreciar o néctar desta flor de coreopsis.

  • Plantas com caules ocos: Ao contrário das abelhas europeias, que são nidificantes sociais que constroem uma colmeia, a maioria das espécies de abelhas nativas são solitárias. As fêmeas constroem câmaras de criação em pequenos buracos no solo ou em caules ocos de plantas. Por vezes, também se abrigam durante o inverno nestes caules ocos de plantas. Por este motivo, algumas das melhores plantas para abelhas são aquelas que se concentram em fornecer este importante habitat de nidificação.As plantas excelentes para adicionar ao seu jardim de polinizadores para este fim são o bálsamo de abelha, as silvas de framboesa, as flores de cone, as bagas de sabugueiro, a hortelã da montanha, o goldenrod, a erva-ferreira, as gramíneas ornamentais e muitas outras. Deixe os caules mortos no local no final da estação de crescimento ou corte-os até quinze centímetros para criar um habitat de nidificação e de invernada para a estação seguinte.

    As flores de coníferas não são apenas fontes de néctar nutritivo para as abelhas maiores, mas se deixar os seus caules no lugar, proporcionam um excelente habitat de nidificação e de invernada para muitas abelhas nativas mais pequenas.

  • Plantas que florescem muito cedo... ou muito tarde: Em vez disso, fornecem pólen e néctar muito cedo ou muito tarde na estação de crescimento, numa altura em que estes recursos são tipicamente mais escassos. As plantas de floração tardia, como o goldenrod, asters e certos sedums, são plantas obrigatórias para as abelhas. O mesmo acontece com as plantas de floração precoce, como a nepeta, e os arbustos de floração primaveril, como o arbustodogwoods, mirtilos e serviceberries.

Os ásteres e a hortelã-da-montanha são excelentes plantas para abelhas, uma vez que se encontram entre as flores de jardim que florescem mais tarde.

  • Plantas que requerem pouca manutenção: Outra caraterística que vale a pena procurar para um jardim de polinizadores são as plantas que não requerem muita intervenção do jardineiro. Quanto menos perturbarmos um jardim de polinizadores, melhor. Não inclua plantas que precisem de ser podadas, beliscadas ou tratadas de outra forma. Evite também plantas propensas a doenças e pragas. A última coisa que quer fazer é pulverizar pesticidas ou fungicidas num jardim de polinizadores.Os produtos de apicultura podem ter um impacto muito negativo na saúde dos polinizadores, bem como na aptidão para o néctar das plantas em que foram aplicados. As melhores plantas para abelhas são despreocupadas e requerem muito pouco esforço de manutenção.
  • Dizer não aos duplos: Embora esta lista das melhores plantas para abelhas se concentre principalmente nas características que querer em plantas para jardins de polinizadores, há uma caraterística que não pode deixar de ter não Sim, as flores com uma espessa camada de pétalas são muitas vezes consideradas bonitas pelas pessoas, mas são bastante inúteis para os polinizadores. As variedades duplas de coneflowers, girassóis, margaridas Shasta, columbinas e muitas outras têm nectários que são completamente inacessíveis aos polinizadores. As abelhas simplesmente não conseguem abrir caminho através de todas aquelas camadas de pétalas para encontrar o néctar. E, paraPara além disso, algumas flores duplas nem sequer produzem néctar.

Duas outras formas de agradar às abelhas

Para além de incluir uma grande diversidade de plantas com estas características, há duas outras coisas que pode fazer para criar um jardim de polinizadores de qualidade.

  • Não aplique cobertura vegetal em todo o lado: Sim, eu sei todas as razões pelas quais os jardineiros devem aplicar cobertura vegetal, mas muitas espécies de abelhas nativas fazem os seus ninhos em pequenos buracos no solo. Se cobrir cada centímetro quadrado de solo nu com cobertura vegetal, elas não terão onde instalar as suas câmaras de criação. Deixe algum solo exposto e mantenha-se atento a pequenos buracos no solo. Embora sejam nidificantes solitários, os indivíduos de algumas espécies cavam buracos muito próximosNos dias de sol, quando as abelhas voam para dentro e para fora dos buracos, é muito divertido vê-las trabalhar.

    Podem parecer formigueiros, mas são as câmaras de criação das abelhas nativas que nidificam.

  • Aprender a identificar as abelhas: Como existe uma grande diversidade de abelhas, faça um favor a si próprio e aprenda a identificar o maior número possível de espécies, para que as possa identificar facilmente no seu jardim e ensinar aos outros sobre estes importantes insectos. Pode plantar uma infinidade das melhores plantas para abelhas, mas se não conseguir identificar quem se alimenta delas, está a perder metade da diversão!

Um grande OBRIGADO à Nature Hills Nursery por nos ter ajudado a partilhar esta importante informação sobre como fornecer aos polinizadores nativos néctar de qualidade e plantas de habitat. Tem um jardim de polinizadores? Fale-nos dele na secção de comentários abaixo.

Fixe-o!

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.