Plantas suculentas suspensas: 16 das melhores plantas de casa para cultivar

Jeffrey Williams 13-10-2023
Jeffrey Williams

Adicionar vasos de plantas suculentas pendentes, como o rabo de burro, o fio de pérolas e o cato de Natal, à sua casa é uma forma fácil de maximizar o espaço de cultivo e acrescentar beleza natural. Graças à sua facilidade de cultivo e à grande variedade de formas, tamanhos e cores das folhas, as suculentas são escolhas populares para espaços interiores. Abaixo, descobrirá 16 das minhas plantas suculentas pendentes favoritas para cultivar na suacasa e saber mais sobre como cuidar de cada tipo.

Existem muitos tipos de plantas suculentas suspensas que pode cultivar para adicionar vegetação a espaços interiores e exteriores. A maioria é relativamente pouco cuidada e oferece uma variedade de formas, cores e tamanhos de folhagem.

O que são plantas suculentas suspensas

As plantas suculentas têm folhas grossas e carnudas que armazenam a humidade. Devido a esta caraterística, a maioria é tolerante à seca e é uma planta de casa que requer poucos cuidados. As plantas suculentas suspensas são aquelas que têm caules que se estendem sobre os lados do vaso. Alguns tipos de suculentas acumulam-se sobre os bordos dos seus recipientes, enquanto outros podem derramar-se a vários metros de profundidade.Os tipos de pendentes mais populares incluem o fio de pérolas, o cato de Natal e o fio de dofins.

Cultivo de plantas suspensas

Encontrará conselhos de cultivo para cada tipo de suculenta de arrasto na lista abaixo, mas as plantas suculentas crescem geralmente melhor quando recebem muita luz e um solo bem drenado. Gosto de utilizar uma mistura de cultivo de cactos ou um meio de cultivo de suculentas para plantas suculentas. Estes meios de cultivo de drenagem rápida asseguram uma excelente drenagem após a rega. Isto é importante porque a rega excessiva é a forma mais rápida deDemasiada água é sinónimo de apodrecimento das raízes. Não rego as plantas de interior de acordo com um calendário, mas rego quando o solo está seco a cerca de um ou dois centímetros de profundidade. Use o seu dedo para medir a humidade do solo.

Quando pendurar suculentas, coloque-as num local onde a luz chegue a todas as partes da planta, incluindo a parte superior. Não pendure uma planta por cima de uma janela onde apenas os caules pendentes recebam luz. Se a parte superior da planta estiver à sombra e não receber luz suficiente, pode não produzir novos rebentos.

As plantas suculentas penduradas, como este fio de bananas, conferem uma beleza natural aos espaços habitacionais. Até levo as minhas suculentas penduradas para o exterior no verão para dar um toque tropical ao meu terraço ensolarado nas traseiras.

Os melhores recipientes para pendurar plantas suculentas

As plantas rasteiras podem ser cultivadas em cestos suspensos, em vasos colocados em cabides de macramé, em recipientes elevados em suportes para plantas ou em vasos montados na parede. Qualquer que seja o tipo de recipiente que escolha utilizar, verifique se existem orifícios de drenagem no fundo. Como já foi referido, as suculentas precisam de um solo bem drenado. Se não existirem orifícios, sugiro que encontre um recipiente de plástico mais pequeno - com orifícios de drenagem - que caiba dentro do seuDepois, na altura de regar, pode retirar o vaso pequeno, colocando as plantas num tabuleiro, num lava-loiça ou numa banheira. Sature a terra e deixe escorrer o excesso de água. Volte a colocar as plantas nos seus recipientes maiores até à próxima vez que precisar de regar.

16 das melhores plantas suculentas suspensas

Existem muitos tipos diferentes de plantas suculentas suspensas que são excelentes plantas de interior. Abaixo está uma lista de 16 das minhas favoritas. Dividi-as em várias categorias: reboques curtos, reboques de comprimento médio e reboques longos.

Adoro a Mexican stonecrop, um sedum de crescimento rápido que é perfeito como planta de arrasto para recipientes exteriores ou como planta de interior. 'Lemon Coral' é uma cultivar com folhagem dourada.

Plantas suculentas suspensas com folhagem curta e rasteira:

Pedregulho mexicano

Esta planta versátil é super fácil de cultivar tanto no interior como no exterior. É resistente ao inverno até à zona 7 da USDA, pelo que não hiberna no meu jardim da zona 5, mas adoro utilizá-la em vasos e jardineiras de verão. No final da estação de crescimento, trago-a para dentro de casa para iluminar o meu peitoril de janela de inverno. Esta suculenta tem folhas verdes estreitas, quase em forma de agulha, que crescem em caules montanhosos e pendentes. A planta nãoA suculenta 'Lemon Coral' tem folhas verde-limão e é perfeita para vasos e cestos suspensos.

Gatinho Calico

Esta suculenta variegada dá um toque de cor a um jardim interior. Gatinho Calico ( Crassula pellucida Esta planta desenvolve-se bem numa janela com sol matinal e luz indireta brilhante à tarde, sendo ideal uma janela a nascente. Regue quando necessário, mantendo o solo bastante seco, e propague com estacas de caule.

A Calico kitten é uma planta suculenta suspensa atraente com folhagem verde, creme e cor-de-rosa em forma de coração.

Daphne sedum de outubro

sedum daphne de outubro ( Sedum sieboldii É uma suculenta resistente ao frio, frequentemente cultivada ao ar livre em canteiros de jardim, bem como em recipientes. É resistente ao inverno nas zonas 5 a 9 do USDA e precisa de um local ensolarado com solo bem drenado. Sem espaço ao ar livre? Você também pode cultivar October daphne sedum dentro de casa em uma janela ensolarada. É uma planta extremamente atraente com folhas verde-azuladas com bordas rosa e hastes que crescem cerca de um pé de comprimento.

Plantas suculentas suspensas com folhagem de comprimento médio:

Corda de tartarugas

Esta encantadora planta semi-suculenta é de pequena estatura, com cerca de 5 cm de diâmetro e caules que se estendem por 10 a 12 cm. O seu nome deve-se às suas folhas arredondadas com manchas verdes escuras e claras, que fazem lembrar a carapaça de uma tartaruga. Em comparação com outras suculentas, tem um crescimento lento e também tem condições de crescimento ligeiramente diferentes. Corda de tartarugas ( Peperomia prostrata ) é uma epífita, o que significa que no seu habitat nativo cresce à superfície das árvores e de outras plantas, onde recebe luz filtrada, pelo que deve receber luz indireta intensa. O sol pleno pode descolorir as folhas.

Escolha um meio de cultura com elevado teor de matéria orgânica, mas também com boa drenagem. Eu misturo uma mistura de envasamento para todos os fins com uma quantidade igual de perlite. Tenha também em atenção que o fio das tartarugas prospera em condições de humidade elevada (perfeito para uma casa de banho ou um terrário) e quer um meio de cultura seco a muito ligeiramente húmido - não regue demasiado.

As folhas retorcidas e onduladas da Hindu rope hoya percorrem os lados de um cesto ou vaso suspenso.

Hoya de corda hindu

As hoyas, também chamadas de plantas de cera, são adoradas pelos jardineiros de interior pela sua facilidade de cultivo e folhagem tropical. Algumas espécies de hoya têm folhas suculentas, enquanto outras têm folhagem semi-suculenta e outras ainda têm folhas mais finas. A hoya de corda hindu ( Hoya carnosa ) tem folhas cerosas, semi-suculentas, que se torcem e enrolam em caules pendentes. Quando maduros, os caules atingem cerca de 16 polegadas de comprimento, o que faz desta uma boa escolha para um cesto suspenso ou um vaso num suporte de plantas. A luz ideal para esta hoya é uma luz indireta brilhante, embora o sol da manhã seja bom. Demasiada luz direta a meio do dia pode queimar as folhas. Utilize um meio de cultura para cactos ou suculentas e regue quando o solo estiverExistem várias variedades de hindu rope hoya que podem ser cultivadas, incluindo a 'Crisp Variegata', que tem folhas verdes e creme variegadas.

Os cactos de Natal são plantas suculentas de vida longa que crescem melhor em luz brilhante e indireta.

Cato de Natal

Cactos festivos como o cato de Natal ( Schlumbergera bridgesii ), o cato de Ação de Graças ( Schlumbergera truncata ), e o cato da Páscoa ( Rhipsalidopsis gaertneri São muito fáceis de cultivar, perdoam a negligência e têm uma folhagem e flores atractivas. O cato de Natal é talvez a mais conhecida e é uma planta de vida longa com ramos arqueados e pendentes compostos por almofadas planas e segmentadas.

Como planta epífita, cresce melhor em luz indireta ou filtrada com rega pouco frequente. Rego quando o meio de crescimento está seco a uma ou duas polegadas de profundidade. O cato de Natal é uma planta de dia curto e precisa de 16 horas de escuridão e 8 horas de luz para iniciar a floração. Se tiver a sua planta num local onde não receba luz artificial depois de escurecer, florescerá em novembro ou dezembro. Se houverse houver uma fonte de luz por perto (como um candeeiro de sala), leve a planta para uma divisão onde não haja luz artificial ou cubra-a com um pedaço de plástico preto quando o sol se puser.

As folhas planas e suculentas do cordão de botões são mantidas em longas pilhas que pendem sobre as bordas dos cestos e recipientes suspensos.

Cadeia de botões

Cadeia de botões ( Crassula perforata ) é uma planta divertida com folhas planas e suculentas que crescem densamente ao longo do caule. O efeito são longas cadeias de folhas que parecem empilhadas umas sobre as outras. Inicialmente, as plantas jovens crescem na vertical, mas à medida que se tornam mais longas, acabam por cair em cascata sobre o lado do vaso. Os cuidados são fáceis e esta é uma das melhores plantas suculentas suspensas para um principiante. Regue profundamente quando o solo estiver seco e certifique-se de queÉ também uma boa escolha para um terrário.

Também conhecido como fio de contas, o fio de pérolas é uma das plantas suculentas pendentes mais populares. As folhas arredondadas transbordam para os lados do vaso e podem estender-se por vários metros.

Plantas suculentas suspensas com uma folhagem longa e rasteira:

Fio de pérolas

Entre os tipos mais populares de plantas suculentas suspensas, o colar de pérolas ( Senecio rowleyanus Esta curiosa planta, também designada por fio de pérolas, tem um crescimento relativamente rápido e os caules podem atingir um metro de comprimento. Desenvolve-se bem com muita luz, mas é preferível uma mistura de sol direto e indireto. Idealmente, tente encontrar um local com sol matinal brilhante e luz indireta ao meio-dia. As plantas de fio de pérolas não são longas.Para garantir que tem sempre uma planta do tipo "string of pearls", corte os caules e coloque-os em vasos ou em água até enraizarem. Tal como muitas suculentas, esta planta é tóxica para os seres humanos e para os animais domésticos. Cultivá-la num cesto suspenso é uma forma fácil de a manter fora do alcance.

Fio de bananas

Tal como o colar de pérolas, o colar de bananas ( Senecio radicans ) é uma planta suculenta, mas eu acho que é mais fácil de cultivar. Porquê? É menos exigente quanto à luz e à água e é considerada uma planta de interior de baixa manutenção. Ótimo para principiantes! As folhas oblongas, em forma de banana, do fio de bananas têm cerca de 2,5 cm de comprimento e parecem pequenas bananas verdes. A forma de banana torna esta planta de interior divertida para as crianças. Quando maduras, as plantas podem seguir até 4Para obter mais plantas, enraíze os pedaços de caule como se fosse um colar de pérolas.

As folhas pontiagudas únicas do cordão de golfinhos parecem mesmo pequenos golfinhos a saltar. Cresce melhor com muita luz solar e um solo bem drenado.

Corda de golfinhos

A primeira vez que vi uma planta de golfinhos num viveiro local, tive de a trazer para casa. Estou encantada com as folhas peculiares que se assemelham a golfinhos saltitantes - até têm barbatanas! As plantas crescem cerca de 15 cm de altura e atingem entre 2 a 3 pés. Tal como a maioria das plantas suculentas, cresce melhor com 6 a 8 horas de luz e um meio de crescimento bem drenado que é regado quando está seco a uma polegada de profundidade.Considerada bastante despreocupada, esta planta pode atrair pragas de interior como os pulgões, por isso inspeccione regularmente o cordão de golfinhos e utilize um spray de sabão inseticida se detetar algum problema de pragas.

Se quiser adicionar um pouco de cor à sua coleção de plantas de interior, considere o colar de rubi. As folhas das suculentas têm uma tonalidade rubi e os caules pendentes são roxos brilhantes.

Colar de rubis

Colar de rubis ( Othonna capensis ), também conhecida como string of pickles e string of rubies, tem folhas divertidas em forma de pickles. Essas folhas têm uma tonalidade roxo-rubi, bem como caules roxos vibrantes. Para obter a cor rubi mais intensa, cultive esta planta em pleno sol. Em condições de pouca luz, as folhas suculentas permanecem verdes e os caules tornam-se pernaltas. A folhagem de uma planta de colar de rubi com stress de temperatura também pode ficar vermelho-púrpura, por isso, se a cor da folhamuda de forma inesperada e rápida, considere as condições de crescimento.

Veja também: Cultivo de plantas de galinhas e pintos em jardins e vasos

Fio de moedas

Cadeia de moedas ( Dischidia nummularia Tal como o fio de tartaruga, o fio de níquel é uma planta epífita que cresce em árvores e plantas no seu ambiente nativo. Prefere luz baixa a média, como a de uma janela virada a norte ou a leste. É também uma boa ideia plantar o fio de níquel num meio de crescimento muito bem drenado, como a mistura de orquídeas ou lascas de casca de coco misturadasRegar quando o meio de cultura estiver seco a 5 cm de profundidade. A nebulização frequente também fornece humidade à folhagem.

A cauda de burro é uma planta suculenta única cujas folhas formam longas cadeias drapejantes. Quando madura, pode atingir 3 a 4 metros de comprimento.

Cauda de burro

Uma planta de cauda de burro adulta ( Sedum morganianum As folhas suculentas e pontiagudas pendem em longas correntes, muitas vezes com 3 a 4 pés de comprimento. Esta planta tem a reputação de ser exigente, mas isso deve-se principalmente ao facto de as folhas serem bastante frágeis. O manuseamento da planta pode resultar na quebra das folhas.Propague a planta. Mantenha-a feliz plantando-a num vaso cheio de meio de cultura para cactos ou suculentas e coloque-a num local com muita luz. Regue quando o solo estiver seco a cerca de 5 cm de profundidade. 'Burrito' é uma cultivar com folhas ovais e não pontiagudas, mas os seus cuidados são os mesmos.

Jade em rastos

Planta de jade em rastos ( Kleinia petraea ) é também conhecida como jade chorão devido à sua folhagem que se assemelha à de uma planta de jade ( Crassula ovata Ao contrário do crescimento ereto do jade, o jade em caracol tem folhas grossas, em forma de lágrima, que se arqueia vários metros sobre o lado de um vaso. Esta é uma planta resistente e tolerante à seca e é melhor cultivada numa mistura de solo de cactos ou suculentas bem drenada. Regue quando o meio de crescimento estiver seco vários centímetros abaixo e mantenha-a num local onde receba muita luz. Propague-a através de estacas de caule eHá uma outra planta chamada jade de arrasto ( Senecio jacobsenii ) que também tem folhas suculentas brilhantes. Ambas são belas plantas suculentas de arrasto.

Esta é a corda de copas, uma planta vigorosa com folhas variegadas e caules longos e pendentes.

Cordão de corações

Cordão de corações ( Ceropegia woodii ) é uma suculenta colorida, compacta e suspensa, com caules pendentes e folhas em forma de coração com coloração verde, prateada e rosa. As trepadeiras crescem de 2 a 3 pés de comprimento e querem luz solar indireta brilhante. É claro que também pode cultivar esta planta, comumente chamada de videira rosário, sob uma luz de crescimento se tiver pouco espaço.Regar com moderação e apenas quando necessário.

Se procura uma planta suculenta para pendurar que chame a atenção, veja as folhas arredondadas da Peperomia hope, que têm riscas atraentes, mas subtis.

Peperomia esperança

Peperomia hope ( Peperomia tetraphylla ) é uma planta encantadora com folhas verdes redondas com riscas verdes claras. Cada planta cresce cerca de 20 cm de largura e 30 cm de comprimento. Plante-a num vaso suspenso ou coloque-a num suporte para melhor mostrar a folhagem. Tem um crescimento relativamente lento e, como planta epífita, beneficia de luz filtrada ou indireta, bem como de nebulização frequente.e desenvolve-se bem quando plantada em partes iguais de mistura para vasos e casca de coco.

Outras plantas suculentas suspensas fantásticas incluem o arbusto-elefante, o fio de agulhas e a planta de feijão de geleia. Ou considere cactos de arrasto como a cauda de macaco, o cato de cauda de rato e o cato de amendoim. E, claro, existem muitas plantas de casa suspensas não suculentas, como a planta de véu de noiva e a planta de aranha.

Veja também: Arbustos floridos para a sombra: as melhores escolhas para o jardim e o quintal

Para ver uma espreitadela de algumas destas plantas suculentas suspensas, veja este vídeo que inclui algumas das nossas favoritas:

Se quiser descobrir ainda mais plantas de interior, consulte estas plantas de interior populares:

    Coloque este artigo no seu quadro de Plantas de Interior para referência futura.

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.