Cenouras boas que correm mal

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

É uma história comum. Um canteiro de cenouras é semeado, elas brotam e começam a crescer, e uma colheita de raízes estaladiças acena dentro de poucos meses. No entanto, quando chega a altura de escavar a colheita, descobre-se que algumas das cenouras se bifurcaram, desenvolvendo raízes múltiplas. As cenouras com raízes múltiplas podem ter um aspeto um pouco estranho e são mais difíceis de limpar, mas a bifurcação não afecta o sabor. Então, o que é que faz com que as cenouraspara bifurcar?

O problema:

As cenouras bifurcam-se porque a ponta de crescimento da raiz foi impedida ou danificada por alguém ou alguma coisa. O alguém pode ser um inseto do solo ou um nemátodo que tenha mordiscado a ponta da raiz. As coisas são provavelmente obstáculos no solo, como pequenos seixos ou pedras. Os jardineiros que lutam com solos argilosos pesados também podem notar uma maior percentagem de cenouras bifurcadas.

Por vezes, a razão das cenouras bifurcadas pode ser atribuída ao jardineiro. Por exemplo, há alguns anos, cada uma das cenouras O solo era excelente - leve, fofo e relativamente isento de pedras, sem problemas visíveis de insectos. Acontece que todo aquele canteiro não tinha sido semeado diretamente, o que é recomendado para a maioria das culturas de raízes, mas sim transplantado. A minha vizinha tinha desbastado a sua principal cultura de cenouras no início da estação e voltou a plantar todas essas jovens plantas desbastadas numa novadanificando as pontas de crescimento das raízes e resultando em cenouras 100% bifurcadas.

A solução:

Os solos densos podem ser aligeirados com quantidades generosas de composto ou de folhas trituradas. Pode também desejar cultivar tipos mais curtos de cenouras, como a Chatenay e a Danvers, em vez das variedades Imperator, longas e esguias, que necessitam de solos profundos e leves para crescerem direitos.

Para combater os problemas de insectos, faça uma rotação anual da cultura de cenouras, permitindo um ciclo de rotação de três a quatro anos. Se os nemátodos forem um problema persistente, considere a possibilidade de solarizar o solo, cobrindo o canteiro com plástico preto durante 4 a 6 semanas.

Por último, como o meu vizinho aprendeu, as cenouras devem ser semeadas diretamente e não transplantadas para garantir raízes longas e direitas.

Veja também: Ideias para hortas verticais

Cultive cenouras saudáveis com as dicas destes artigos:

Veja também: Quando fertilizar as azáleas e como o fazer corretamente

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.