Segredos da cultura do tomate para uma grande colheita

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Os tomates são uma das culturas favoritas de muitos jardineiros domésticos, e mesmo os jardineiros principiantes podem ter sucesso quando cultivam a sua primeira planta de tomate. Mas se quiser realmente melhorar as suas capacidades de cultivo de tomates e obter maiores e melhores rendimentos do que nunca, vou contar-lhe alguns "segredos comerciais". Como antigo agricultor de mercado biológico, tenho muita experiência no cultivo de milhares de tomatesComo resultado, elaborei uma lista de 12 segredos de cultivo de tomate para usar na sua horta doméstica para obter plantas mais saudáveis, maiores rendimentos e menos trabalho.

Os jardineiros adoram cultivar tomates maduros e sumarentos. Com estas 12 dicas de cultivo, os rendimentos elevados estão mesmo ao virar da esquina.

12 segredos do cultivo do tomate

Enquanto alguns destes segredos da cultura do tomate envolvem dicas de plantação de tomate e saúde do solo, outros centram-se na forma de cuidar corretamente dos tomateiros ao longo da estação de crescimento. No entanto, cada um destes segredos da cultura do tomate tem como objetivo ajudá-lo a minimizar o trabalho enquanto maximiza a colheita.

Segredo nº 1 da cultura do tomate: O fósforo é um grande problema

Os tomates adoram sol. O ideal é pelo menos 6 horas de sol pleno por dia. Mas sabia que também precisam de um solo rico em nutrientes, com especial atenção para o fósforo em abundância? Dos três grandes macronutrientes das plantas [azoto (N), fósforo (P) e potássio (K)], o fósforo é o que estimula o desenvolvimento de raízes robustas e de muitas flores e frutos. Os jardineiros que alimentam demasiado os seus tomatescom fertilizantes ricos em azoto têm plantas de tomate grandes e verdes com poucas flores e frutos.

Em vez de utilizar um fertilizante com elevado teor de azoto, um dos segredos mais fáceis de seguir no cultivo do tomate é escolher um fertilizante orgânico granulado para tomate com um teor ligeiramente mais elevado de fósforo (o número do meio no saco). Este fertilizante fornece uma forma de fósforo de libertação lenta que está disponível para a planta durante toda a estação de crescimento sem acumular também um excesso de azoto.rótulo do fertilizante.

Os tomateiros que são alimentados com fertilizantes ricos em azoto têm muitas folhas verdes mas muito poucas flores e frutos.

Dica de tomate #2: Solo O pH é importante

Embora a maioria dos jardineiros não faça ideia de qual é o pH do seu solo, este número importante influencia grandemente a produção de tomate. O pH ideal do solo para uma absorção máxima dos nutrientes do tomateiro situa-se entre 6,2 e 6,5. Isto significa que quando o pH do seu solo está dentro deste intervalo, as raízes da planta podem absorver a maior diversidade de nutrientes.instruções nos resultados para ajustar o seu pH atual de modo a atingir este objetivo ótimo. Aqui está mais sobre como ajustar o pH do solo.

O pH do solo influencia a disponibilidade de nutrientes no solo. Por isso, se quiser muitos tomates, procure um pH entre 6,2 e 6,5.

Segredo nº 3 da cultura do tomate: Um solo quente é sinónimo de um arranque mais rápido

Os tomates são uma cultura de clima quente. Não toleram geadas e não gostam de "pés" frios. Aquecer o solo antes da plantação melhora o crescimento precoce das raízes e faz com que as plantas comecem melhor. É um segredo da cultura do tomate que muitos jardineiros nem sempre consideram. Para aquecer o solo antes de plantar a sua cultura de tomate, cubra o solo com uma folha de plástico preto ou com uma folha de cobertura vegetal biodegradável pretaO plástico absorve a energia do sol e aquece o solo. Deixe-o no lugar durante algumas semanas e depois retire-o antes da plantação, ou faça buracos no plástico e plante os tomates através dele. Se escolher esta última opção, o plástico também ajuda a controlar as ervas daninhas durante a estação de crescimento.

Alguns jardineiros não gostam de usar nada de plástico à volta das plantas alimentares, por isso, se for esse o seu caso, utilize a cobertura vegetal biodegradável ou não utilize este segredo para o cultivo do tomate. No entanto, a utilização de coberturas vegetais de plástico é permitida ao abrigo do Programa Nacional de Normas Orgânicas dos EUA, desde que o plástico seja removido no final da estação de crescimento e não seja transformado no solo.

Mesmo os jardineiros de contentores podem colher os benefícios da utilização de cobertura vegetal de plástico preto para aquecer o solo antes de plantar tomates.

Dica de plantação de tomate #4: Proteger as plantas para uma colheita mais precoce

Se quiser um segredo para a cultura do tomate que possa usar para começar a época do tomate, ou se quiser colher tomates maduros algumas semanas mais cedo do que os seus vizinhos, considere usar algum tipo de proteção contra as intempéries para poder plantar mais cedo.Antes. Procure isoladores protectores de plástico, em forma de cone e com paredes duplas, que se enchem de água. A água retém o calor do dia, libertando-o à noite para manter as plantas quentes. Utilize um à volta de cada planta durante as primeiras semanas após a plantação. Quando o tempo aquecer, drene-o e retire-o.

Outro segredo da cultura do tomate é utilizar tubos de drenagem de barro cortados ao meio no sentido do comprimento. Coloque meio tubo de drenagem de cada lado da estaca do tomateiro (ver foto) e por cima da planta. O barro absorve o calor do sol durante todo o dia e depois liberta-o durante a noite. Os tubos de drenagem de barro não protegem os tomateiros das geadas fortes, mas protegem-nos das geadas ligeiras e dão-lhes um saltocomeçar no tempo fresco da primavera.

Os tubos de drenagem de argila podem ser cortados ao meio e colocados sobre as plantas para absorver o calor do sol durante o dia e libertá-lo durante a noite.

Segredo do tomateiro #5: Profundidade ou horizontalidade

Ao contrário de outros vegetais de jardim, os tomateiros são capazes de formar raízes ao longo dos seus caules (chamadas raízes adventícias). Os jardineiros inteligentes tiram partido deste facto, plantando os transplantes de tomate muito profundamente ou horizontalmente, enterrando o máximo possível do caule. O plantio profundo e horizontal do tomate resulta num sistema de raízes extenso que é mais capaz de lidar com a seca e aceder ao solonutrientes.

Independentemente da altura do tomateiro transplantado, na altura da plantação, use o polegar e o indicador para arrancar todas as folhas, exceto as 4 primeiras. Em seguida, cave um buraco suficientemente fundo para enterrar a planta até à base da folha mais baixa que resta, ou cave uma vala horizontal e coloque o caule da planta de lado na vala. Em seguida, enterre a planta, dobrando a ponta para cima com cuidado para que fiqueque se destacam do solo.

Plantar os tomateiros horizontalmente e dobrar suavemente a ponta para cima: esta prática aumenta o tamanho do sistema radicular.

Segredo de sucesso #6: As raízes soltas são melhores do que as apertadas

Quando retira um tomate transplantado do seu recipiente ou da sua embalagem celular, observe bem as raízes. Provavelmente, estão a circular à volta do interior do recipiente, formando uma massa espessa e emaranhada. Antes de plantar, use os seus dedos para rasgar o torrão e soltá-lo. Não se preocupe; não tem de ser delicado neste processo. Cave e separe as raízes. Quando plantar, a massa de raízesAs raízes soltas não devem ter a forma do recipiente. Afrouxar ou rasgar as raízes antes da plantação encoraja as raízes a espalharem-se no solo existente, em vez de continuarem a circular na forma do vaso. Espalhe as raízes soltas no buraco antes de as cobrir com terra.

Com os dedos, solte o sistema radicular do seu tomateiro antes de o colocar no buraco, pois ele não deve ficar na forma do vaso.

Dica de cultivo de tomate #7: Sempre interplantar

Se procura um segredo para o cultivo do tomate que ajude a reduzir as pragas, a interplantação é a resposta! Nunca plante os seus tomates sozinho; plante-os sempre com alguns amigos. As ervas da família das cenouras, como o endro, o funcho e o coentro, são excelentes plantas companheiras para os tomates. Fornecem néctar para as vespas parasitas que ajudam os jardineiros a controlar a lagarta-do-tomateiro.Fornece néctar a várias espécies de moscas syrphid e tachinid que se alimentam de pragas como pulgões, moscas brancas, insectos de pés de folha e vermes de frutos de tomate. Para mais informações sobre a plantação companheira, consulte o meu livro Plant Partners: Estratégias de Plantação Companheira baseadas na ciência para a Horta .

O alyssum doce é uma óptima planta companheira para os tomates porque é uma excelente fonte de néctar para as moscas syrphid que comem pragas.

Segredo do cultivo do tomate #8: Bem-vindos abelhões

Tal como a dica anterior para o cultivo do tomate, esta envolve o encorajamento de bons insectos. As flores do tomate são auto-férteis (o que significa que são capazes de se polinizarem a si próprias), mas precisam de vibração para retirar o pólen das anteras para fertilizar a flor e produzir um tomate. Embora os ventos fortes sejam capazes de vibrar as flores do tomate, os abelhões fazem um trabalho muito melhor.Eles vibram seus músculos de vôo (no mesmo comprimento de onda de um dó médio) enquanto nectarizam as flores de tomate, derrubando o pólen à medida que avançam. Incentive os zangões em seu jardim de tomate plantando muitas de suas flores favoritas. A lista inclui baptisia, mirtilos, girassóis, coneflowers, phlox e tremoços. Para mais dicas sobre como incentivar os zangões, visiteeste artigo.

Os abelhões polinizam facilmente as flores de tomate através da polinização por zumbido.

Dica de cultivo #9: Cobertura vegetal imediatamente após a plantação

Os jardineiros experientes tiram partido deste segredo para o cultivo do tomate sem falhar. Aplique uma cobertura vegetal nos transplantes de tomate imediatamente após a plantação, utilizando palha sem ervas daninhas, folhas trituradas ou aparas de relva não tratadas. A cobertura vegetal não só reduz as necessidades de monda e de rega ao longo da estação, mas talvez o mais importante seja o facto de suprimir as doenças comuns do tomate transmitidas pelo solo, como o míldio e a mancha foliar.A camada de cobertura vegetal deve ter 2 a 3 polegadas de espessura e deve ser aplicada mesmo antes de regar os tomateiros recém-plantados.

A cobertura vegetal dos tomateiros é feita imediatamente após a plantação. Gosto de utilizar palha, folhas trituradas ou aparas de relva não tratadas para o efeito.

Segredo de sucesso do tomate #10: Eliminar as folhas mais baixas

Uma outra prática fundamental para a supressão das doenças do tomateiro é a remoção das folhas inferiores de cada tomateiro. Uma vez que as folhas mais baixas estão mais próximas do solo, removê-las significa uma menor probabilidade de salpicos de esporos de fungos. Normalmente, eu removo as folhas nos 8 a 10 centímetros mais baixos do caule da planta, mas alguns jardineiros removem muito mais do que isso.

Para remover as folhas mais baixas, utilize uma tesoura ou uma podadora para as cortar no ponto em que se encontram com o caule principal. Se já tiver sinais de doença no seu tomateiro, desinfecte a tesoura com um spray de Lysol ou Clorox antes de passar para a planta seguinte, para não espalhar a doença de uma planta para outra. Também pode utilizar o dedo e o polegar para arrancar as folhas, mas deveLave as mãos antes de passar de uma planta doente para uma que esteja livre de doenças. Leia este artigo para saber mais sobre a prevenção e o tratamento das doenças do tomateiro.

Para limitar a incidência de doenças fúngicas transmitidas pelo solo, é necessário remover as folhas mais baixas destas plantas.

Dica de cultivo #11: Não são permitidos "salpicos e travessões"

Os tomateiros precisam de muita água durante toda a estação de crescimento. Se não fornecer humidade consistente, os seus tomates podem desenvolver uma desordem fisiológica conhecida como podridão da extremidade da flor. Isto acontece quando a parte inferior de um tomate se transforma num cancro preto e afundado. A podridão da extremidade da flor é um sintoma de falta de cálcio no fruto em desenvolvimento, mas não é provável que seja causada por uma falta de cálcio no seu solo.A maioria dos solos tem bastante cálcio. A principal forma de o cálcio se deslocar para uma planta é através da água, por isso, quando o solo não é mantido consistentemente húmido, esse cálcio não pode ser absorvido pelas raízes do tomateiro. O resultado é uma deficiência de cálcio na planta (mas não no solo). Adicionar cálcio ao solo não vai ajudar. A rega adequada é a resposta.

Para regar os tomateiros, coloque o bocal da mangueira na base da planta e deixe a água penetrar durante muito tempo. Depois, volte a fazê-lo. Não faça o que eu chamo de "salpicos e pitadas", em que apenas molha os primeiros centímetros de solo e depois passa para a planta seguinte. Depois de regar eficazmente um tomateiro, deve ser capaz de escavar com uma espátula e encontrar solo húmido até uma profundidade de 10 a 12polegadas. As regas mais profundas, uma vez por semana, são muito melhores do que um "salpico e pitada" diário.

Veja também: Lagarta num tomateiro: quem é e o que fazer?

Regar os tomateiros em profundidade. À medida que amadurecem, é importante manter a folhagem o mais seca possível para ajudar a evitar problemas de fungos.

Veja também: 3 plantas anuais com flores bonitas

Segredo do cultivo do tomate #12: Poda. Ou não.

A verdade é que não importa muito se decide ou não podar as suas plantas de tomate. Desde que as plantas tenham um amplo apoio de uma gaiola de tomate, de uma treliça ou de um sistema de estacas, e que as coloque num espaço adequado (mais informações sobre a distância entre plantas de tomate aqui), pode optar por podar ou não. SePara aqueles que gostam de uma planta limpa e arrumada, podar os rebentos. Para aqueles que não se importam com uma planta espessa e ramificada, deixar os rebentos crescerem e tornarem-se caules completos. Jardineiros como eu, que se situam algures no meio, fazem alguma poda, mas não são religiosos em relação a isso.

Alguns jardineiros podam os tomateiros-cereja com mais força do que os tomateiros normais, simplesmente porque as vinhas dos tomateiros-cereja crescem bastante.

Com estes 12 segredos da cultura do tomate, terá certamente a sua melhor colheita de tomate de sempre! Gostaríamos de ouvir quaisquer dicas adicionais que tenha na secção de comentários abaixo.

Para mais informações sobre o cultivo de tomates saudáveis, consulte os seguintes artigos:

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.