Ideias para canteiros de flores: inspiração para o seu próximo projeto de jardim

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Adoro incorporar ideias de canteiros de flores frescas no meu jardim. Construí um palácio de polinizadores no meu jardim da frente, acrescentei um canteiro elevado entre plantas perenes, coloquei ervas aromáticas numa plantação de bordadura, posicionei cuidadosamente arte de jardim entre as flores e muito mais. Passeios pela vizinhança, visitas a jardins, tanto locais como internacionais, e, claro, os meios de comunicação social são todos grandes fontes de inspiração.jardim, há tantas opções: simetria versus aquele aspeto selvagem de jardim de casa de campo, uma profusão de cores versus uma paleta mais clássica e monocromática, baixa manutenção versus um jardim que precisa de muita atenção, etc. Hoje partilho uma variedade de ideias de canteiros de flores que guardei para futuros jardins que irei criar - ou para os existentes que gostaria de renovar.

Limitar as ideias para canteiros de flores e traçar um plano

Antes de começar, é importante certificar-se de que as condições do jardim são propícias ao seu plano mestre e à sua criatividade. Isso significa construir um solo saudável que ajudará as plantas que escolher a prosperar. Ou, significa escolher plantas com base nas condições do solo. Por exemplo, se o seu jardim está a ser construído numa parte da propriedade que não drena bem, vai querer considerar plantas queNeste caso, um plano de jardim de chuva pode ser útil.

O espaço exterior na parte da frente da minha propriedade é muito seco. Tenho estado a trabalhar para alterar o solo, mas as minhas escolhas de plantas para essa área são tolerantes à seca e ao calor. As plantas mais próximas da estrada são tolerantes ao sal.

Veja também: Variedades de hosta azul para o jardim perene

Adoro como este jardim é selvagem, mas com um arbusto formal e esculpido entre todas as plantas! Quando estiver a planear o que plantar, pense em acrescentar este tipo de surpresas visuais.

Em ruas exuberantes, frondosas e arborizadas, pode ter de lidar com a sombra - ou com as raízes das árvores! Este último desafio pode ter impacto na forma como planta as flores anuais e as plantas perenes que escolher.

É sempre uma boa ideia utilizar o programa local "ligue antes de escavar" antes de começar a mover grandes quantidades de terra. Agora, vamos aprofundar estas ideias para canteiros de flores!

Trabalhar com um declive

Construir um novo jardim num declive pode ser um desafio. Quer ter a certeza de que todos os seus esforços não serão levados pela água após a primeira chuva significativa! A colocação de pedras ou rochas no seu jardim pode criar níveis planos onde pode plantar.

Este jardim de rochas numa encosta está num local quente e ensolarado, permitindo que os lírios canna e as zínias anãs se desenvolvam e brilhem.

Transforme todo o seu quintal num canteiro de flores

Os quintais são geralmente delimitados com jardins de flores, mantendo uma vasta extensão de relva no meio. Mas e se fizesse o contrário? Como se a maior parte do seu quintal fosse um jardim, com caminhos de relva pelo meio. Isto é algo a considerar à medida que mais informações sobre os benefícios da rewilding começam a fazer parte de artigos e projectos de jardinagem.

Este jardim irlandês apresenta uma mistura de gramíneas ornamentais e plantas perenes, com caminhos de relva pelo meio. É o inverso de um pátio tradicional, que é normalmente rodeado por um jardim, ficando a maior parte do terreno como relvado.

Crie um recanto privado entre os seus canteiros de flores

É uma pena criar um jardim, mas não criar uma zona de estar onde possa desfrutar dos seus vários pontos de vista! Posicione um canteiro de flores, para que possa aninhar um banco entre as flores ou construa uma zona de estar maior como parte do plano de plantação.

Esta área de estar privada está rodeada por uma folhagem exuberante e flores vibrantes. É encimada por um caramanchão, proporcionando o local sombrio perfeito para se enrolar com um livro num dia quente de verão.

Escolha flores e folhagens arrojadas

Nalguns jardins, é fácil perceber que existe um polegar verde pintor por detrás do esquema de plantação. Pense em cores ousadas ao planear o seu jardim e ao percorrer o centro de jardinagem. Os coleus e as heuchera, por exemplo, existem numa gama fabulosa de padrões e cores de folhas.

Este jardineiro tem claramente uma queda para o laranja! Adoro a tonalidade arrojada da porta da garagem e a profusão de cores nas flores e folhagens que a rodeiam. Geralmente, gosto de escolher um esquema de cores para os meus contentores todos os anos. No entanto, acho que vou ter de dedicar algum tempo a pensar numa paleta para um jardim de flores.

Ilumine os seus canteiros de flores à noite

Acrescente luzes solares aos seus jardins para os poder admirar quando estiver a relaxar no exterior numa noite quente de verão e quando estiver a receber convidados.

Instale luzes solares nos seus canteiros de flores para iluminar os seus belos jardins à noite.

Dar textura à sua plantação

Uma grande dica que retirei dos jardins do Reino Unido é a utilização da textura na escolha das plantas. O funcho é frequentemente utilizado para dar aquele aspeto leve e fofo. Essa estética também pode ser conseguida com flores - pense em astilbe e barba de cabra.

Adicione uma folhagem delicada e emplumada aos seus jardins para complementar as plantas perenes de floração forte e as flores de formas diferentes.

Criar um tapete de plantas

Dependendo do ângulo do seu jardim de flores, pode ter a oportunidade de brincar com as coberturas de solo para criar um design em mosaico. Isto é semelhante à ideia de uma colcha de cobertura de solo, que menciono no meu artigo sobre ideias para jardins no jardim da frente.

Utilize coberturas de solo para criar padrões num jardim de flores. Apaixonei-me por este jardim inclinado de coberturas de solo nos Jardins Botânicos de Denver. Esta ideia pode ser replicada num jardim doméstico - talvez numa encosta do quintal - numa escala muito mais pequena.

Cultivar uma mistura de alimentos e flores

No jardim da frente da minha casa, tenho uma orla de tomilho-limão. As folhas lindas e variegadas são ornamentais, mas estão disponíveis para as minhas tesouras de ervas quando estou a cozinhar pratos ao longo do ano. Também coloquei um pequeno canteiro elevado nesse mesmo jardim perene, onde posso tirar partido do sol e cultivar tomates e pimentos,manjericão, ou qualquer outra variedade de plantas de pátio que eu escolher.

Veja também: Noções básicas de horta: Como começar hoje

Os dianthus Supra Pink escondem a parte da frente deste canteiro elevado no jardim da frente do meu quintal. O canteiro propriamente dito tem um par de pimenteiros e manjericão colunar. O resto do canteiro de flores perenes tem sempre-vivas peroladas, camião-rosa, hortelã-gato e coreopsis, bem como alguns cosmos que gostam de se replantar todos os anos.

Acrescentar um abrigo para os polinizadores

Uma das minhas coisas favoritas no jardim da frente do meu quintal não é uma planta, é o meu palácio de polinizadores. Há tanta inspiração por aí agora para criar o seu projeto DIY. Ou pode facilmente encontrar um no centro de jardinagem.

Esta "torre de criaturas", exposta entre os alliums, o sabugueiro e outras plantas perenes, faz parte do jardim de exposição "Greening Grey Britain" de Nigel Dunnett no RHS Chelsea Flower Show de 2017. Esta estrutura destina-se a abrigar aves e insectos que frequentam o jardim.

Plante a sua avenida

Quer lhe chame uma faixa de rodagem, uma avenida ou uma berma, dependendo da sua rua, esse espaço vazio está mesmo a pedir para ser plantado. Verifique os regulamentos da sua cidade ou município para se certificar de que é permitido plantar nesse espaço. Também não quer bloquear quaisquer linhas de visão que impeçam a sua visão do trânsito quando sai de um lugar de estacionamento.ponta "cavada".

Esta avenida, que faz parte da rota Garden Walk Buffalo, tem aquele aspeto de jardim de casa de campo sonhador e desordenado.

Manter uma borda ordenada

Quer utilize tijolos velhos para criar um rebordo para cortar a relva, quer esteja no jardim todas as Primaveras com uma fresa, um rebordo de jardim limpo e arrumado permite que as plantas brilhem.

Um jardim bem delimitado delineia um canteiro de flores com uma mistura de arbustos e plantas perenes. Também gosto da arte do jardim!

Contentar-se com árvores de grande porte

Uma das perguntas mais comuns que recebo quando dou palestras sobre o meu livro, Jardinagem no jardim da frente Na maioria dos casos, o solo pode ser muito difícil de trabalhar por causa das raízes. Noutros casos, se a árvore for uma nogueira preta, por exemplo, procurará plantas tolerantes ao juglone, se conseguir sequer escavar o solo para plantar. Um vaso inteligente com uma variedade de plantadores pode resolver o problema. Isto também funcionaria à volta de um cepo de árvore velhoque não pode ser removido.

Este jardineiro do jardim da frente utilizou vasos de flores como canteiro para "plantar" à volta da base de uma grande árvore.

Criar um jardim especial para os bolbos de flores da primavera

As tulipas, os narcisos, os fritilários, os pingos de neve e outros bolbos de flores primaveris são os arautos da primavera e são sempre muito bem-vindos depois de um inverno longo e cinzento. Crie uma "mistura" de bolbos de flores escolhendo várias variedades de bolbos ou opte pelo impacto de uma única variedade.

Dedique um jardim de flores aos bolbos de primavera. Pode plantá-lo depois com plantas anuais coloridas ou plantar plantas perenes entre os bolbos, como as hostas, que demorarão algum tempo a aparecer na primavera.

Mais ideias de design de jardins

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.