Com que frequência se regam os tomateiros: Em jardins, vasos e fardos de palha

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Uma das perguntas que mais me fazem é: "Com que frequência se regam os tomateiros?" Demasiada água pode danificar as raízes e rachar ou partir os frutos que estão a amadurecer. Demasiada pouca água pode reduzir o rendimento ou causar problemas como a podridão da extremidade da flor. A rega inteligente é uma competência que qualquer pessoa pode aprender e pode significar a diferença entre uma colheita moderada e uma colheita abundante de tomates doces de verão. Continue a ler para saber mais sobre a frequênciapara regar o jardim e os tomateiros cultivados em contentores.

É importante fornecer água de forma consistente aos tomateiros cultivados no jardim e em contentores durante todo o período de crescimento.

Com que frequência se regam os tomateiros?

Não existe uma resposta rápida à pergunta "com que frequência se regam os tomateiros?" A frequência da rega depende de uma série de factores: a fase de crescimento do tomateiro (um transplante recém-plantado precisa de menos água do que uma planta já crescida), o tipo de solo (tanto em jardins como em recipientes), o material do recipiente se for cultivado em vasos e o clima (espera-se regar com mais frequência quando o tempo está quente eseco).

Dito isto, não é difícil saber quando regar os tomateiros, quer se trate de tomates indeterminados ou determinados, híbridos ou de herança. A tradição dos jardins diz que se deve regar os tomateiros uma ou duas polegadas de água por semana. Eu faço uma verificação diária rápida para saber se os meus tomateiros precisam de beber. Esta verificação consiste em duas partes: 1) uma inspeção visual do solo para ver se parece seco e 2) euSe a terra estiver seca e parecer seca, rego.

No início da estação, quando os meus tomateiros são jovens, acho que preciso de regar algumas vezes por semana. Quando as plantas amadurecem e começam a florescer e a frutificar, os meus tomateiros cultivados em contentores são regados quase diariamente e os tomates de jardim são regados em profundidade uma vez por semana. Também aprendi algumas estratégias simples para reduzir a rega, que encontrará detalhadas abaixo.

É importante compreender que a rega inconsistente dos tomates é tão má como a falta de água. Se os tomateiros, especialmente os cultivados em vasos, secarem até ao ponto de murcharem, as plantas podem ser afectadas pela podridão da extremidade da flor. Para saber mais sobre a podridão da extremidade da flor, a sua ligação à deficiência de cálcio e como preveni-la, não deixe de ler o excelente artigo da Jessica.

Ao regar os tomateiros em jardins e recipientes, evite molhar a folhagem, pois isso pode facilmente espalhar doenças entre as plantas.

Com que frequência se regam os tomateiros em canteiros

Os tomateiros cultivados no jardim, como a ameixa, a cereja e o tomate para sanduíches, precisam de ser regados com menos frequência do que os plantados em recipientes, especialmente se as plantas forem cobertas com cobertura vegetal. Como já foi referido, a frequência da rega depende do clima e do tipo de solo, mas também do facto de se cultivar em canteiros elevados ou num jardim enterrado. Os canteiros elevados tendem a secar mais rapidamente do que os canteiros enterrados.

Os tomateiros nos meus canteiros elevados são regados semanalmente no verão, a não ser que o tempo esteja nublado e húmido. A cobertura do solo à volta das minhas videiras de tomate com uma camada de palha de três polegadas melhora a retenção da humidade e significa que não preciso de regar com tanta frequência.

Outro fator a ter em conta é a fase de crescimento. Quando os meus tomateiros começam a frutificar em meados ou no final do verão e começo a obter frutos vermelhos, em especial tomates de grande porte como o Brandywine, reduzo a rega para ajudar a concentrar os sabores e reduzir as rachas e fissuras.

Com que frequência se regam os tomateiros em recipientes

É um facto: os tomateiros cultivados em vasos, jardineiras, caixas de janela, sacos de tecido e outros tipos de recipientes precisam de ser regados com mais frequência do que as plantas cultivadas em canteiros. Isto deve-se ao facto de serem cultivados acima do solo, onde os topos e os lados do recipiente estão expostos ao sol pleno. Além disso, há um menor volume de solo disponível para as raízes dos tomateiros cultivados em vasos do que os cultivados em canteiros.A maior vantagem é a redução de doenças como a murcha de fusarium e a murcha de verticillium.

Veja também: Cultivo de alface no inverno: Plantação, cultivo & proteção da alface de inverno

A frequência com que os tomateiros cultivados em recipientes precisam de ser regados depende do tamanho da planta, do material e do tamanho do recipiente, do meio de cultura e do clima. No final da primavera, as minhas mudas de tomate recém-transplantadas não precisam de ser regadas com tanta frequência como os meus tomateiros do final de julho. As plantas jovens são mais pequenas e não consomem tanta água como uma planta adulta, mas o clima também éAs plantas de meados do verão estão a atingir a maturidade e a começar a frutificar. O seu sistema radicular é denso e sedento, e as plantas em vaso necessitam provavelmente de uma rega diária quando o tempo de verão é quente e seco. Os tomates mais pequenos, como os microtomates, utilizam menos água do que as variedades grandes.

A aplicação de palha ou de folhas trituradas sobre os tomateiros de jardim e de contentor ajuda o solo a reter a humidade.

Retenção da humidade nos tomates cultivados em contentores

Existem várias maneiras de ajudar a reter a humidade do solo para os tomates cultivados em contentores. Aqui estão cinco maneiras inteligentes de reduzir a rega:

  1. Plantar em grandes recipientes - Um vaso grande contém um volume maior de solo e não seca tão rapidamente quanto um vaso ou plantador menor. Ao plantar transplantes de tomate, selecione recipientes que contenham pelo menos cinco a sete galões de meio de cultivo. Recipientes de dez galões são ainda melhores! Eu também cultivo tomates em Smart Pot Long Beds, que são convenientemente divididos em seções de 16 "por 16".
  2. Material do contentor - Ao escolher os recipientes para os tomateiros, tenha em conta o material. Os recipientes de terracota ou de tecido secam mais rapidamente do que os de plástico ou de metal. Certifique-se também de que os recipientes têm orifícios de drenagem adequados.
  3. Adicionar composto - O composto ou outros aditivos orgânicos aumentam a retenção de humidade das misturas para vasos. Adicione o material orgânico ao meio de cultivo quando encher o recipiente.
  4. Recipientes de cobertura vegetal - Uma vez plantada a plântula de tomate no vaso, colocar uma camada de palha de cobertura vegetal na superfície do meio de cultura.
  5. Plantar em recipientes de rega automática - Pode comprar ou fazer você mesmo recipientes de rega automática que têm um reservatório de água no fundo. Isto pode reduzir a rega para metade. Veja este vídeo sobre como fazer um plantador de rega automática de Kevin of Epic Gardening.

Com que frequência se regam os tomateiros em fardos de palha

Recentemente, comparei notas de rega com Craig LeHoullier, o autor de Growing Vegetables in Straw Bales and Epic Tomatoes sobre a frequência com que rega os seus tomateiros em fardos de palha. Vivo num clima do norte e considero que os meus fardos de tomate precisam de uma rega profunda duas vezes por semana, por vezes três vezes por semana em meados do verão.

Craig, que vive na Carolina do Norte, diz que os seus fardos de palha, que são atingidos pelo sol na parte superior e nos lados, secam da mesma forma que os contentores. Rega diariamente após a plantação, quando o sistema radicular é pouco profundo e os fardos estão apenas a começar a decompor-se. Continua a regar diariamente durante a principal estação de crescimento, porque as plantas de crescimento rápido precisam de água suficiente para reduzir o stress.

A boa notícia é que é praticamente impossível regar em demasia um jardim de fardos de palha, uma vez que o excesso de água pode ser facilmente drenado. É melhor errar no lado da rega se achar que o fardo está no lado seco. Os fardos de palha podem ser regados à mão ou pode instalar uma mangueira de imersão ou um sistema de irrigação por gotejamento.

A utilização de uma mangueira de imersão é uma forma pouco trabalhosa de regar os tomateiros

Como regar os tomateiros

Depois de ter respondido à pergunta "com que frequência se regam os tomateiros", é altura de pensar em como Quando regar os tomates em jardins e recipientes, regue profundamente para saturar o solo. Não regue as plantas com um jato de água rápido. A rega profunda, especialmente nos canteiros de jardim, favorece um sistema radicular mais profundo e desenvolvido e plantas mais resistentes à seca. Há muitas maneiras de regar os canteiros de jardim e os recipientes. Eis cinco das maneiras mais comuns de regar:

1) Rega com um aspersor

Embora possa parecer uma forma fácil de regar, a utilização de um aspersor para regar os legumes não é geralmente recomendada. Porquê? A principal razão é que os salpicos de água molham a folhagem das suas plantas e podem espalhar doenças. Além disso, a rega por cima da cabeça, especialmente num dia quente de verão, não é muito eficiente e pode desperdiçar muita água por evaporação ou escoamento.plantas, mas sim rega tudo o que está ao seu alcance.

A rega com um regador é uma forma fácil de regar as plantas num pequeno jardim.

Veja também: Manutenção de casas de pássaros

2) Regar os tomates com um regador

Num jardim pequeno, um regador é uma forma barata de regar. A menos que queira fazer mais exercício, não recomendo um regador num jardim grande, pois requer muita corrida para trás e para a frente para encher o regador. Também pode instalar um barril de chuva para encher um regador. Tente evitar molhar a folhagem, especialmente as folhas inferiores, regando o solo na base da planta.

3) Rega com uma mangueira e uma varinha de rega

Esta é a minha forma de regar os meus tomateiros. Tenho uma mangueira instalada no meu jardim e outra na minha estufa, por isso só tenho de abrir a torneira, ligar o interrutor certo e começar a trabalhar. Regar à mão permite-me vigiar as minhas plantas (Pragas? Doenças? Outros problemas?) e uma varinha de rega de cabo comprido torna muito fácil certificar-me de que estou a regar o solo e não a planta. Utilizar uma gaiola de tomate paramanter um tomateiro fora do solo ajuda a minimizar os salpicos de água e a reduzir o risco de doenças transmitidas pelo solo.

Utilizo uma varinha de rega de cabo longo para dirigir a água para a base dos meus tomateiros.

4) Irrigar os tomateiros com um tubo de imersão

As mangueiras de rega são uma forma pouco trabalhosa de regar os tomates e de dirigir a água exatamente para onde ela é necessária. As mangueiras de rega encharcam o solo ao escoar a água ao longo de todo o seu comprimento. Parecem uma mangueira de jardim normal, mas são feitas de um material poroso que rega lenta mas profundamente as plantas.

5) Utilizar a rega gota a gota para regar os tomates

A rega gota a gota utiliza mangueiras, tubos e emissores para regar. Tal como as mangueiras, a rega gota a gota rega a base de uma planta e não todo o canteiro. Reduz o desperdício de água e rega lentamente durante um longo período. A instalação de um sistema de rega gota a gota requer algum trabalho, mas uma vez instalado é uma forma fácil e eficaz de regar as plantas.

A instalação de um sistema de rega gota-a-gota fornece água diretamente às raízes das suas plantas.

Como reduzir a necessidade de regar os tomateiros

Como a maioria dos jardineiros, não quero regar os meus canteiros elevados ou recipientes duas vezes por dia. Por essa razão, utilizo algumas tácticas para ajudar o solo a reter a humidade e reduzir a necessidade de regar.

  • Arrancar ervas daninhas - As ervas daninhas competem com os tomateiros pela água, pelo que deve arrancar as ervas daninhas dos canteiros elevados ou dos jardins enterrados assim que aparecerem.
  • Palha - Comecei a aplicar cobertura morta nos meus tomateiros para reduzir a propagação de doenças transmitidas pelo solo. E embora essa seja uma óptima razão para aplicar cobertura morta nos tomates, existem outros benefícios, incluindo a redução da necessidade de rega. Aplico uma camada de três polegadas de palha, folhas trituradas ou aparas de relva orgânica sem ervas daninhas à volta das minhas mudas de tomate após a plantação.tomates cultivados.
  • Plantação em profundidade - Os tomateiros têm a incrível capacidade de formar raízes ao longo de todo o seu caule. Utilize este facto em seu benefício, plantando as plântulas o mais profundamente possível ou horizontalmente sob a superfície do solo para encorajar um sistema radicular denso. Eu planto as minhas plântulas de tomate de modo a que a metade inferior a dois terços do caule fique enterrada. As plantas com sistemas radiculares robustos são mais tolerantes às condições de seca.
  • Aplicar correctivos orgânicos - Os materiais ricos em matéria orgânica, como o composto ou o estrume envelhecido, ajudam a reter a humidade do solo em jardins e contentores.

Quando é que se deve regar os tomateiros?

Existe uma altura ideal do dia para regar os tomateiros? Eu tento regar de manhã para que, se a água salpicar a folhagem das minhas plantas, esta tenha tempo de secar antes da noite. Dito isto, se chegar a casa depois do trabalho e reparar que o solo está seco, regue em profundidade. Tente apenas evitar molhar a folhagem, pois as folhas molhadas podem propagar doenças como o míldio. Não deixe que os tomateiros sequem ao ponto de murchar, poisque aumenta o risco de podridão da extremidade da flor.

Pode também fertilizar os tomateiros durante a rega. Pode adicionar um fertilizante orgânico líquido ao regador para dar às plantas um fornecimento constante de nutrientes. Certifique-se de que lê as instruções da embalagem para garantir que está a misturar a dose recomendada.

À medida que os frutos amadurecem, reduzo um pouco a rega para concentrar os sabores e evitar que se partam ou rachem.

Reduzir a rega quando as plantas começam a frutificar

Quando os cachos de frutos dos meus tomateiros começam a amadurecer, em meados ou no final do verão, reduzo a rega dos tomateiros de frutos grandes nos meus canteiros. Isto ajuda a concentrar os sabores dos frutos, mas também reduz as fissuras e rachas que podem ser causadas por demasiada água. Também reduzo a rega dos tomates-cereja, uma vez que demasiada água significa que esses frutos super-doces podem rachar. PodeJá reparou que isto acontece depois de uma chuva forte; sai para ver os tomates e muitos dos frutos estão rachados ou partidos. Por esta razão, colho sempre os tomates maduros antes de uma chuva.

Uma rega adequada no final da estação, quando há perigo de geada, também pode ajudar os frutos a amadurecerem rápida e uniformemente. É por isso que é importante continuar a cuidar das suas plantas, mesmo quando a estação começa a diminuir.

Para mais informações sobre o cultivo de tomates, consulte estes artigos:

    Já respondi à pergunta "com que frequência se regam os tomateiros?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.