Ideias para plantadores: dicas de design inspiradoras para cultivar belos recipientes de jardim

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Estou sempre à procura de ideias criativas para vasos. Encontro-as em passeios pelo meu bairro, em visitas guiadas a jardins, em jardins botânicos e até em alguns dos meus viveiros locais. Para além da infinidade de opções de folhagem e flores, os próprios recipientes também podem contribuir para o visual - ou ficarem em segundo plano, deixando que as plantas recebam toda a atenção.De qualquer forma, estou ansiosa por montar as minhas próprias jardineiras em cada primavera.

Nos meus recipientes, gosto de ter pelo menos uma flor que se destaque. Pode ser uma planta fluida que caia em cascata sobre os lados do vaso, como uma calibrachoa ou uma supertúnia (numa tonalidade vibrante), uma planta que dê nas vistas, como uma dália, ou uma petúnia com uma cara muito interessante.

Veja também: Ervas que crescem à sombra: 10 opções deliciosas

Não subestime o poder da folhagem. Coleus, heucheras e begónias Rex são todas favoritas, dependendo se o meu espaço tem sol ou sombra. Também coloco plantas comestíveis em muitos dos meus recipientes. O capim-limão substitui muitas vezes uma erva ornamental. Uma variedade de plantas de manjericão, como o pesto perpetuo variegado, acrescenta uma folhagem muito bonita. E diferentes sabores de salva, alecrim rasteiro ea salsa proporciona texturas interessantes.

Antes de chegarmos à inspiração, eis algumas dicas para plantar um contentor

  • Escolha uma terra de boa qualidade para envasamento. Aqui estão algumas receitas DIY para diferentes misturas de envasamento.
  • A regra dos "thrillers", "fillers" e "spillers" funciona muito bem, especialmente se for novo no design de contentores.
  • Ao escolher as plantas, certifique-se de que são adequadas às condições em que vão ser expostas - sol ou sombra.
  • Não tenha medo de embalar as plantas, mas certifique-se de que elas ainda têm algum espaço para crescer.
  • Leia atentamente as etiquetas das plantas, para saber que tipo de cuidados a planta requer ao longo da estação, bem como a altura e a largura que terá.
  • Certifique-se de que, quando estiver a plantar, preenche as bolsas de ar com terra extra.
  • Certifique-se de que os seus vasos têm drenagem.
  • Não se esqueça de regar regularmente, sobretudo durante os longos e quentes dias de verão. Os vasos podem secar rapidamente. Por vezes, pode ser necessário verificar as plantas duas vezes por dia.
  • Fertilizar de poucas em poucas semanas, de acordo com as indicações da embalagem.
  • Apare as plantas desgrenhadas, para que voltem a crescer viçosas e cheias.
  • Se necessário, cortar a cabeça (é por isso que adoro os calibrachoas - eles limpam-se a si próprios!)

Agora a parte divertida: reuni uma variedade de ideias tanto para as plantas que escolher como para os recipientes.

Seleção de thrillers, fillers e spillers

Esta regra de design de recipientes funciona muito bem quando está a comprar várias plantas que serão dispostas num recipiente. Leia atentamente as etiquetas das plantas para saber como é que a planta crescerá ao longo da estação. As plantas de grande porte são aquelas que dão nas vistas, as de grande porte vão ficar nas bordas do seu vaso, enquanto as de grande porte ocupam os espaços extra, criando um arranjo exuberante e completo.

Bons exemplos de plantas rasteiras incluem a Jenny rasteira (mostrada aqui), a vinha da batata-doce, o alecrim rasteiro e o alyssum.

As supertúnias são uma das minhas favoritas nos arranjos em recipientes, pois preenchem lindamente o espaço, duram bem durante o verão e o outono, são auto-limpantes (o que significa que não há flores mortas) e estão disponíveis numa variedade de tons maravilhosos.

É bom incluir alguma altura num arranjo, o que pode ser conseguido plantando gramíneas ornamentais. Gosto de usar erva-cidreira, porque é outra planta comestível que consigo introduzir nos meus jardins. Os lírios de Canna são outro favorito.

Escolher uma paleta de cores para arranjos em recipientes

Por vezes, uma planta de grande porte determina a paleta de cores do meu vaso, outras vezes escolho a mesma cor para todos os meus vasos.

Adoro a paleta monocromática utilizada para este arranjo em recipiente, com gomphrena 'Ping Pong', lamium e Sunpatiens.

Ideias para plantas verticais e suspensas

Gosto de utilizar todos os espaços disponíveis para os recipientes, o que significa incluir cestos suspensos e jardineiras verticais que podem ser fixadas a uma parede ou vedação.

Este pequeno vaso suspenso que comprei no Chelsea Flower Show é perfeito para galinhas e pintos, ou para uma planta anual que se vai espalhar pelos lados.

Seja criativo com um DIY de jardinagem vertical - uma prateleira que se pendura na sua vedação com buracos para vários vasos de flores!

Seja criativo com as suas ideias para plantas

Os caixotes velhos podem ser empilhados e embalados com flores.

Os meus amigos Marcel e Tamara encheram um tronco oco com uma planta de alfazema.

Adoro desviar objectos do aterro e utilizá-los como recipientes. O meu vaso reciclado preferido é um coador de metal.

Ideias para plantar à sombra

Encontrar plantas anuais para a sombra pode ser complicado - essa secção do viveiro parece ser sempre mais pequena do que a secção para o sol pleno. No entanto, há plantas para a sombra que causam um grande impacto apesar do seu destino mais escuro. As begónias Rex e a anfitriã são as minhas favoritas. E nunca tinha pensado em colocar a anfitriã num recipiente até as ter visto em alguns jardins enquanto desfrutava do Garden Walk Buffalo há alguns anos.

As hostas em miniatura são óptimas opções de recipientes para as zonas sombrias do jardim.

Aprender o poder do potscaping

Nunca tinha ouvido a palavra "potscaping" até ter começado a trabalhar na Canadian Gardening, nos anos oitenta, mas adoro a forma como os "green thumbs" criativos utilizam um agrupamento para causar impacto num espaço.

A paisagem com uma variedade de plantas e recipientes pode ser feita num pátio, varanda ou alpendre. Pode parecer fácil nas fotografias, mas é preciso algum trabalho para descobrir a disposição correcta.

Adoro a forma como a portulaca foi plantada nos buracos deste vaso de morangos.

Veja também: Plantar um jardim de ervas aromáticas para uma janela de cozinha

Introduza alguns alimentos nos seus recipientes ornamentais

Adoro plantar plantas comestíveis nos meus jardins ornamentais, quer sejam em vasos ou no solo. Algumas das plantas favoritas em vasos incluem o tomilho-limão, a menta-chocolate, a salsa (de folha plana e encaracolada), o alecrim rasteiro, a erva-cidreira e a salva. Existem algumas variedades bonitas de acelga suíça, como a "Peppermint" e a "Rainbow", bem como qualidades ornamentais numa variedade de alfaces.

Experimente adicionar plantas comestíveis, como a salsa, aos seus recipientes ornamentais.

Escolha uma folhagem única para adicionar aos arranjos em recipientes

Adoro as variedades aparentemente infinitas de coleus, bem como as begónias Rex, a planta Polka dot e as hostas no centro de jardinagem. Por vezes, podem brilhar sozinhas ou complementar as flores que escolheu incluir.

Adicione folhagens vibrantes aos seus vasos que complementarão as flores ou brilharão por si só.

Não tenha medo de acrescentar plantas perenes aos seus recipientes

O leque de escolhas aumenta exponencialmente se incluirmos as plantas perenes na mistura de ideias de plantação. Gosto especialmente de usar heucheras porque existem em muitas cores deliciosas, desde o roxo ao caramelo. Quando mudo o recipiente para o outono, deixo-o lá ou coloco a planta no jardim algures.

As Heucheras são as favoritas para os recipientes porque existem numa variedade de tons interessantes, como esta em chartreuse.

Causar um grande impacto com singles ou duplas

Quando se pretende criar um arranjo exuberante e repleto de recipientes, a força dos números é definitivamente maior, mas há algo a dizer sobre plantas individuais que podem causar um grande impacto por si só.

Um dos meus jardins preferidos não é um jardim tradicional, mas sim o espaço exterior de um restaurante na Califórnia. Visitei os Jardines de San Juan quando fui ao Spring Flower Trials com o National Garden Bureau em 2017. Tirei tantas ideias do seu espaço ajardinado que podiam ter dado origem a um artigo só para eles.

Mesmo em pequena escala, um simples arranjo de recipientes pode fazer um brilharete como peça central numa mesa de pátio exterior.

Mais informações sobre jardinagem em contentores e ideias para plantar

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.