Plantas perenes de cobertura do solo: 20 opções para interesse durante todo o ano

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

As plantas de cobertura do solo são plantas de baixo crescimento que servem muitos propósitos diferentes na paisagem. Limitam o crescimento de ervas daninhas, estabilizam declives e acrescentam interesse e textura ao seu jardim. Além disso, ao contrário da relva, as plantas de cobertura do solo não têm de ser cortadas. No entanto, em climas mais frios, muitas plantas de cobertura do solo morrem e ficam dormentes durante os meses de inverno. Isto deixa o solo nu e exposto, abrindo-o a potenciaisSe quiser dar cobertura durante todo o ano a uma determinada área do jardim, recorra a variedades de plantas de cobertura do solo sempre verdes. Estas plantas bonitas e trabalhadoras têm muito para oferecer.

Uma mistura de coberturas de solo proporciona muitos benefícios a um jardim e ajuda a criar uma bela tapeçaria de texturas e cores.

Porquê plantar coberturas de solo que se mantêm verdes durante todo o inverno

As razões para incluir plantas de cobertura do solo de folha perene no seu jardim são muitas.

  • Estas plantas proporcionam interesse visual numa altura em que muitas outras plantas estão completamente dormentes.
  • Abrigam os insectos benéficos e os polinizadores que passam o inverno.
  • Para além disso, muitas variedades de plantas perenes têm raízes fibrosas que ajudam a limitar a erosão do solo.
  • Durante todo o ano, os seus rebentos verdes ajudam a difundir a chuva forte e a queda de neve antes de atingirem o solo.
  • E uma última vantagem da utilização de variedades sempre verdes de coberturas de solo: actuam como uma cobertura vegetal viva, sombreando constantemente o solo e limitando a germinação de sementes de ervas daninhas. Além disso, as coberturas de solo estabelecidas são excepcionais na competição com muitas ervas daninhas.

Um bónus extra de alguns tipos de coberturas de solo sempre-verdes é o seu poder de floração. Embora nem todas estas coberturas de solo únicas produzam flores, muitas delas produzem-no. Durante a estação de crescimento, estas plantas de baixo crescimento são sufocadas em flores que são adoradas tanto pelos humanos como por muitas espécies de polinizadores.

No início da primavera, o phlox rasteiro está coberto de flores, mas no inverno, acrescenta interesse e cor ao jardim.

As melhores plantas perenes para jardins

Embora a paquissandra, a hera e a murta/pervinca estejam entre as plantas de cobertura de solo perenes mais comuns, vai reparar que as três estão ausentes da lista de variedades que lhe vou apresentar. Sim, estas três espécies de cobertura de solo são boas escolhas para uma vasta gama de climas, mas, bem...., vamos falar francamente... são em todo o lado. Se for como eu, preferia muito mais ter uma cobertura de solo resistente e deslumbrante que não estivesse já a cobrir todos os outros jardins do meu bairro.

Assim, apresentamos de seguida 20 variedades de plantas de cobertura do solo sempre verdes que são adequadas para quintais e jardins em grande parte do continente. Separei-os em três categorias para que seja mais fácil decidir quais são os perfeitos para o seu pedaço de terra.

  1. Plantas perenes com flores
  2. Plantas perenes de cobertura do solo para o sol
  3. Variedades de cobertura vegetal perene para sombra

Segue-se uma lista de múltiplas variedades de plantas de cobertura do solo que se enquadram em cada uma destas três categorias, juntamente com informações sobre o cultivo de cada seleção e uma fotografia, quando possível. Se estiver à procura de mais plantas de cobertura do solo para além das aqui apresentadas, recomendo o excelente livro Revolução das coberturas de solo por Kathy Jentz.

Plantas perenes com flores

  • Germinante de parede ( Teucrium chamaedrys ):

Este arbusto perene, de crescimento baixo, produz espirais de flores rosa-púrpura no verão. É tolerante à seca, amigo dos polinizadores e pode ser podado fortemente para formar uma mini-borda se também quiser usá-lo para bordar canteiros. O germeandro de parede cresce 1 a 2 metros de altura e é resistente a -20 graus F. Ah, e os veados não gostam dele, tornando-o um favorito, se subutilizado, cobertura de solo perene para jardins. (Fontepara coentros)

O germeandro de parede é bonito mesmo quando a planta não está em flor.

  • Tomilho em flor ( Thymus spp. ):

Existem dezenas de espécies e cultivares de tomilho que formam uma cobertura de solo resistente que se mantém verde durante todo o inverno. Com a maioria dos tipos a serem tolerantes ao frio até -20 ou -30 graus F, o tomilho em flor merece um lugar em quase todos os jardins. Dependendo da variedade, o tomilho cresce entre 1-3 polegadas de altura, e as folhas perfumadas das variedades culinárias podem ser usadas para dar sabor aos pratos. O tomilho em flor é tambémresistente aos veados (fonte do tomilho)

Muitos tipos diferentes de tomilho são úteis como coberturas de solo. São bonitos tanto em flor como fora de flor.

  • Figo-da-índia ( Opuntia spp. ):

Estas variedades de cactos resistentes ao frio e super-fixes são uma cobertura de solo verde espinhosa mas divertida. Além disso, produzem flores abertas e vistosas no verão, com uma vasta gama de cores, dependendo da espécie e da variedade. Embora seja necessário evitar o contacto (os espinhos doem e são difíceis de remover), se tiver o local certo para elas, as Opuntias são uma verdadeira joia. Algumas variedades são resistentes a temperaturas inferiores aExperimente o O. basilaris, também conhecido como cato rabo-de-cabra, se quiser uma grande variedade de figos-da-índia resistentes ao frio. (Fonte: Prickly pear)

O cato de pera espinhosa produz belas flores na primavera e é totalmente resistente, mesmo em climas frios.

  • Lilyturf ( Liriope muscari ):

Esta cobertura de solo perene, em forma de tufo, é ideal para locais inclinados ou para canteiros de jardim debaixo de árvores grandes com sistemas de raízes extensos. As variedades com uma folha verde sólida são bonitas, mas considero a forma variegada ainda mais especial. Resistente até -30 graus F, e atingindo cerca de 15 centímetros de altura, o lírio produz espirais de flores roxas na primavera. É resistente e espalha-se relativamente rápido, tornandoÉ uma excelente cobertura de solo durante todo o ano. Corte qualquer crescimento morto na primavera para gerar um novo crescimento em cada estação. (Fonte: lilyturf)

O liriope variegado é uma das minhas plantas de cobertura do solo favoritas. As folhas creme e verdes ficam lindas com as flores roxas.

  • Sedums ( Sedum spp. ):

As folhas grossas, suculentas e resistentes à seca dos sedums fazem com que estejam entre as melhores coberturas de solo sempre verdes. Embora existam literalmente centenas de variedades diferentes, se planeia utilizar esta planta como cobertura de solo, procure variedades de crescimento baixo. Algumas das minhas favoritas são Dragon's Blood, Blue Spruce e Lime Twister® devido às suas cores interessantes de folhagem e flores.Os sedums são sempre-verdes em climas com invernos mais amenos e semi-verdes até -20 graus F. Atingindo apenas 4 polegadas de altura, estão cobertos de flores no final do verão até ao outono. No meu jardim da Pensilvânia, são sempre-verdes durante a maior parte do inverno.

Existem muitos sedums perenes que produzem belas flores e permanecem verdes durante todo o inverno.

  • Candytuft ( Iberis sempervirens ):

O que há para não gostar numa planta perene que se espalha relativamente depressa, está coberta de cachos de flores brancas, é adorada pelos polinizadores e é resistente até -30 graus e talvez mais? O único fator de discórdia com o pombo-doce é o seu desejo de uma boa drenagemA tosquia da planta após a floração torna-a ainda mais compacta, mas esta prática não é necessária.

A Candytuft produz flores brancas na primavera, sobre uma folhagem sempre verde.

  • Flox rastejante ( Phlox subulata ):

Tenho seis plantas de phlox rastejante ao longo do topo de um muro de contenção de pedra, e todos os que me visitam na primavera, quando as plantas estão em flor, querem saber o que são. Extremamente tolerante ao frio (até -40 graus F!), o phlox rastejante é uma cobertura de solo sempre verde com folhas em forma de agulha que criam um tapete denso.planta alta (Fonte: creeping phlox)

A folhagem do flox rasteiro permanece verde durante todo o inverno e as plantas produzem flores coloridas no início da primavera.

Plantas perenes de cobertura do solo para o sol

  • Erva-doce ( Ajuga reptans ):

Existem dezenas de variedades diferentes de erva-dos-caniços no mercado. Algumas são de folhas verdes, enquanto outras são bronze, púrpura ou mesmo variegadas. Existem até cultivares de erva-dos-caniços com folhas enrugadas. Com apenas 20 a 25 cm de altura e produzindo espirais de flores azul-púrpura todas as Primaveras, esta cobertura de solo sempre verde é vistosa e colorida mesmo quando não está em flor. Resistente a -40 graus F,A erva-das-abelhas "rasteja" pelo jardim, espalhando-se até formar um tapete espesso (fonte: Bronze ajuga)

Ajuga, também chamada de erva-dos-caniços, é uma bela cobertura de solo sempre verde que produz espigas de flores roxas na primavera.

  • Mini mondo grass ( Ophipogon japonicus "Nana ):

Esta pequena planta de cobertura do solo é a mais pequena das pequenas. Embora só resista até -10 graus F, os tufos verdes da mini erva mondo ficam espectaculares nos jardins. Com apenas 5 centímetros de altura, cria uma cobertura rápida em áreas expostas ao sol. Esta excelente cobertura do solo sempre verde também é divertida de utilizar entre os degraus e à volta da base das árvores, em vez de utilizar casca de árvore triturada,gravilha ou outros materiais de cobertura (plantas de arranque de erva Mondo)

De todas as plantas rasteiras do mercado, a relva mini mondo é talvez a mais versátil.

  • Trepadeira de inverno ( Euonymus fortunei ):

Embora esta planta seja uma excelente cobertura de solo, de crescimento rápido e sempre-verde, também vem com uma palavra de advertência. Alguns estados listam-na nas suas listas de espécies invasoras, por isso não se esqueça de verificar a sua região antes de plantar esta espécie. Se estiver preocupado com a potencial invasividade, fique com uma das formas variegadas desta planta (como 'Variegatus', 'Emerald Gaiety' e 'Gold Splash'), uma vez que não sãoquase tão agressivo.

Resistente a -30 graus Fahrenheit, a trepadeira de inverno forma um tapete espesso e frondoso que atinge 10 centímetros de altura. A planta é resistente aos veados e fácil de cuidar. Mas, tal como a hera inglesa, pode facilmente trepar a árvores e edifícios, onde pode causar alguns danos. No entanto, se mantiver a trepadeira de inverno confinada a um canteiro de plantação que é regularmente aparado e mantido, é uma óptima escolha. A planta raramente produz flores ouAs sementes não são muito abundantes, pelo que se propaga principalmente através dos seus ramos.

  • Erva mondo preta ( Ophipogon planiscapus "Nigrescens")

O capim-mondo preto é uma das plantas de cobertura do solo sempre-verdes de aspeto mais fresco, embora tecnicamente não seja verde. Esta pequena planta semelhante à erva tem folhas bronzeadas a pretas, grossas e semelhantes a erva. É resistente ao inverno até -20 graus F, e a cor da sua folhagem cria um belo contraste com outras plantas de jardim. O capim-mondo preto produz espirais de flores roxas escuras no verão que sãoEmbora se recomende sol pleno, esta planta também se desenvolve à sombra. (Fonte: Black mondo grass)

Veja também: Material para jardinagem de interior: equipamento para plantas de interior para envasar, regar, fertilizar, projectos e muito mais!

O capim-mondo preto não é verde, mas é perene. A cor escura é evidente durante todo o ano.

  • Zimbro rasteiro ( Junípero horizontalis ):

Existem muitas cultivares diferentes deste arbusto perene de crescimento baixo e agulhado que são utilizadas como coberturas de solo. Atingindo cerca de 18 centímetros de altura, as variedades de zimbro rasteiro são resistentes aos veados e aos coelhos e requerem muito pouca manutenção. Cada planta espalha-se por vários metros de largura e pode produzir "bagas" azuis (cones de sementes) quando as plantas se estabelecem.problemática nos zimbros rasteiros, pelo que deve ter o cuidado de se certificar de que o seu equipamento de poda está devidamente desinfectado com um desinfetante em spray antes de efetuar qualquer poda nestas plantas.

  • Cotoneaster da rocha ( Cotoneaster horizontalis):

Os suaves ramos de folhas verdes do cotoneaster fazem desta uma das plantas de cobertura do solo mais bonitas de todas as sempre-verdes. Além disso, na primavera, pequenas flores brancas a cor-de-rosa são produzidas ao longo dos caules, seguidas de bagas vermelhas no outono. Existem várias cultivares diferentes de cotoneaster, mas todas atingem apenas 2 a 3 pés de altura, o que as torna uma óptima escolha para cobrir áreas inclinadas doResistente a -20 graus Fahrenheit, este arbusto de cobertura do solo pode ser apenas semi-perene em climas muito frios.

Embora cresça um pouco mais alto do que a maioria das plantas de cobertura do solo, o cotoneaster produz bonitas bagas vermelhas e flores brancas ao longo dos seus caules arqueados.

  • Galinhas e pintos ( Sempervivum tectorum ):

As galinhas e os pintos são plantas resistentes e suculentas que são apreciadas tanto pela sua tolerância à seca como pela sua resistência ao frio. Embora não sejam cultivadas pelas suas flores, as galinhas e os pintos produzem ocasionalmente espirais de flores coloridas no verão. Estão disponíveis vários cultivares numa vasta gama de cores e formas de folhagem, mas nenhum cresce mais do que cerca de 20 a 30 cm de altura. As galinhas e os pintos acrescentam uma grandeA maioria das galinhas e dos pintos resiste a temperaturas até -30 graus F. (Fontes para galinhas e pintos verdes, vermelhos, de teia de aranha, azuis e verdes)

As galinhas e os pintos são suculentas populares para jardins de contentores, mas sabia que também dão uma excelente cobertura de solo?

  • Baga de urso ( Arctostaphylos uva-rusi):

Uma bela cobertura de solo perene que produz cachos de bagas vermelho-escuras, as folhas da uva-ursina são de um verde escuro e brilhante. Totalmente resistente até -40 graus F, esta cobertura de solo perene espalha-se através de ramos baixos e arqueados. Atingindo apenas 15 a 30 centímetros de altura, os pássaros e outras criaturas selvagens são atraídos pelas bagas. Embora não seja recomendada para jardins quentes do sul, a uva-ursina é umaexcelente plantação para controlo da erosão nas zonas de jardinagem do norte (Fonte: Bearberry)

Variedades de cobertura vegetal perene para sombra

  • Cipreste da Sibéria ( Microbiota decussata ):

Com as suas agulhas semelhantes a arborvitas e a sua textura suave, o cipreste siberiano é um arbusto perene para áreas sombrias. Embora as agulhas sejam verdes na primavera e no verão, no outono adquirem uma cor laranja-bronze deslumbrante. Estas plantas são óptimas para cobrir encostas em jardins sombrios e são resistentes até -40 graus F. As minhas atingem cerca de 30 cm de altura. (Fonte: cipreste siberiano)

A microbiota é um dos poucos arbustos de baixo crescimento que crescem bem à sombra.

  • Framboesa rasteira ( Rubus calycinoides ):

Também chamada de framboesa rasteira de folhas enrugadas, esta cobertura de solo sempre verde não tem pragas e é resistente aos veados. As flores brancas são produzidas ao longo de caules arqueados e rastejantes na primavera, seguidas de pequenos frutos não comestíveis. As folhas enrugadas têm a forma de lírios em miniatura e são produzidas ao longo dos ramos de forma plana. Atingindo apenas 15 cm de altura, a framboesa rasteira é resistente até -10 graus F e mostrará algunsNo outono, esta planta baixa adquire uma cor vermelha brilhante. (Fonte: Creeping raspberry)

  • Allegheny spurge ( Pachysandra procumbens ):

Lembra-se de quando disse que não ia incluir a Pachysandra nesta lista de plantas perenes? Bem, embora a Allegheny spurge pertença ao género Pachysandra, é um pouco diferente da Pachysandra espessa e brilhante com que a maioria dos jardineiros está familiarizada. A Allegheny spurge é nativa dos EUA e é resistente até -20 graus F, embora seja semi-perene, não totalmente perene, nos dias mais friosAs flores perfumadas são brancas e espumosas, o que faz desta planta uma cobertura ideal para locais sombrios. Ao contrário da pachysandra tradicional, esta planta não desenvolve problemas com insectos cochonilhas, embora a praga das folhas possa por vezes atacar. Para obter os melhores resultados, planeie aparar quaisquer folhas mortas no início da primavera para dar lugar a um novo crescimento.

Veja também: Milho mache: perfeito para a horta de inverno

O Allegheny spurge é um tipo de pachysandra, mas é mais livre de problemas do que a variedade com que a maioria dos jardineiros está demasiado familiarizada.

  • Gengibre europeu (Asarum europaeum):

As folhas grossas, brilhantes e arredondadas em forma de coração desta planta de crescimento baixo formam uma cobertura de solo exuberante. Embora as plantas tenham um crescimento mais lento do que algumas outras coberturas de solo aqui listadas, vale a pena incluí-las no seu jardim. Tolerante até mesmo aos locais mais sombrios, o gengibre europeu atinge 15 cm de altura e é resistente até -30Evite plantar o gengibre europeu em climas quentes do sul, onde ele sofre mesmo à sombra.

O gengibre europeu é uma cobertura de solo verde escura e brilhante, perfeita para jardins à sombra.

  • Fetos de Natal ( Polystichum acrostichoides):

As samambaias de Natal são plantas muito bonitas por si só, mas também são uma excelente cobertura de solo quando plantadas em massa. Totalmente resistentes a -40 graus F e atingindo até 2 pés de altura, são totalmente tolerantes à sombra, aos veados e à seca (viva!). As frondes sempre verdes das samambaias de Natal ficam lindas quando polvilhadas com neve no inverno e proporcionam muito interesse no inverno para a sombra(Fonte dos fetos de Natal)

Visite este artigo sobre outras plantas de cobertura do solo que adoram sombra, tanto floridas como sempre-verdes, se estiver à procura de mais opções.

Conheça mais das nossas plantas perenes favoritas neste vídeo:

Como pode ver, existem muitas variedades de plantas perenes para todos os tipos de condições de jardim. Espero que encontre uma ou mais nesta lista para incluir no seu jardim.

Para descobrir mais plantas fantásticas para a sua paisagem, consulte os seguintes artigos:

    Tem outras plantas de cobertura do solo de folha perene para acrescentar à nossa lista? Fale-nos delas na secção de comentários abaixo.

    Fixe-o!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.