Iluminar as zonas escuras do jardim com flores anuais para a sombra

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams
A minha propriedade é bastante soalheira, mas há alguns pequenos bolsos que não apanham tanto sol, se é que apanham algum. Nesses locais, coloco algumas flores anuais de sombra para dar um pouco de cor - uma faixa fina no lado norte da minha casa; debaixo de uma sebe solta de cedros não tratados no pátio lateral; no meu quintal perto da ravina onde a copa das árvores é espessa.Quando for ao centro de jardinagem, procure as plantas que estão expostas sob algum tipo de toldo que as proteja do sol pleno. Essas são as suas escolhas de sombra. Leia atentamente as etiquetas das plantas para se certificar de que as condições do seu jardim permitirão que as plantas que escolher floresçamdurante toda a época.

Plantas anuais de sombra parcial vs plantas anuais de sombra total

Quando lê a etiqueta da planta, é provável que veja escrito sombra parcial ou sombra total - ou um diagrama que ilustra uma destas opções. Certifique-se de que a sua nova planta anual ficará satisfeita com as condições de luz que pretende proporcionar. Algumas podem precisar de condições de sol parcial durante parte do dia. As zonas de sombra parcial recebem geralmente cerca de quatro a seis horas de luz solar por dia, à medida que o sol se desloca pelo jardim.A sombra pode ser criada por um efeito de salpicos de estruturas ou árvores. As áreas de sombra total apenas recebem luz indireta. Isto pode ser causado por uma copa de árvore pesada ou quando o jardim está no lado norte de um edifício. Para determinar o tipo de sombra que tem, meça as condições do seu jardim (dou uma dica sobre como fazer isto aqui). Mapeie como o sol se move ao longo do dia e onde atinge o seuCertifique-se de que permite um grande fluxo de ar à volta das plantas - não as junte demasiado umas às outras. A sobrelotação pode provocar problemas de bolor.

Flores anuais para a sombra

Aqui está uma lista de algumas das minhas flores anuais favoritas para a sombra.

Impatiens da Nova Guiné ( Impatiens hawkeri )

**Sombra parcial a sombra total Por alguma razão, a faixa de jardim acima mencionada fica sempre com uma linha de impatiens da Nova Guiné. São a minha escolha todos os anos. Altero as cores, sendo a combinação mais recente flores fúcsia profundas, interplantadas com alyssum branco. As impatiens da Nova Guiné preferem sombra parcial. Descobri que o sol queima ou branqueia as pétalas se estiverem demasiado tempo expostas à luz direta do sol.são uma boa alternativa ao impatiens walleriana Acho que têm um belo hábito de montículo que se espalha ao longo da estação.

Aqui está a minha combinação de impatiens rosa choque da Nova Guiné (do meu President's Choice Lawn & amp; Garden Centre local) e alyssum.

Encontrei impatiens da Nova Guiné 'Tamarinda Wild Salmon' em Dümmen durante os Ensaios de primavera da Califórnia de 2017. E veja a Florific Sweet Orange, uma vencedora das Selecções All-America.

Esta impatiens da Nova Guiné chama-se "Wild Romance Blush Pink" e é para sombra total.

Browallia

**Sombra parcial a sombra total Descobri esta planta anual de sombra há alguns anos e adorei a forma como os centros brancos das flores azul-púrpura brilhavam sob os meus cedros. As plantas são também conhecidas como flores de ametista ou de safira devido à sua forma. A Browallia é tolerante ao calor e florescerá durante todo o verão, sem necessidade de murchar.

Este é o Endless Illumination Bush Violet Browallia da Proven Winners.

Fúcsia

**meia-sombra a plena sombra (verificar a etiqueta da planta aquando da compra) Sabia que o nome comum da fúcsia é "eardrops de senhora"? Eu não sabia, até há pouco tempo. Suponho que as flores se assemelham a brincos de gota elaborados. É frequente ver estas plantas em cestos suspensos, uma vez que as flores gostam de cair em cascata sobre o lado. Também já as vi a trepar dentro de estufas. Também são plantadas como arbustos, mas pode obter uma visão muito melhor destas flores deslumbrantes a partir de umAs fúcsia florescem desde a primavera até à primeira geada. É difícil mantê-las como plantas de interior, pelo que se recomenda que sejam levadas para dentro de casa e cortadas para ficarem em repouso durante o inverno. É aconselhável cortar as flores velhas para promover um novo crescimento ao longo da estação (embora algumas variedades não o exijam), bem como fertilizar as plantas regularmente.

Penso que esta é a Rio Grande da Dummen. Tirei a fotografia no California Spring Trials em 2017, mas não tirei a etiqueta da planta para esta.

Alyssum doce (Lobularia maritima)

**Sombra parcial a sol pleno O Alyssum é uma daquelas plantas versáteis que pode ser colocada em várias partes do jardim. Tenho tido sucesso ao plantá-lo a pleno sol e à sombra parcial. Planto-o nos meus canteiros elevados para atrair vespas parasitas, planto-o nos meus jardins ornamentais e coloco-o em recipientes para preencher espaços (é um bom derramador). Os polinizadores também o adoram!

Aqui está um alyssum num canteiro elevado de lavatório. Também gosto de o combinar com outras plantas anuais de sombra, como as impatiens da Nova Guiné (ver acima).

Veja também: Tomates ameixa: Como cultivar tomates ameixa em jardins e recipientes

Begónias

**Sombra parcial a sombra total As begónias são plantas anuais de sombra fiáveis que se apresentam numa variedade de cores de folhas e flores, bem como de formas. Quando acabo de fazer arranjos em recipientes, costumo pegar em alguns cestos suspensos destinados a locais com sombra e colocá-los nos meus vasos de terracota. É provável que veja cera, tuberosa e asa de anjo nas etiquetas das plantas. Plante-as em solo leve e bem drenado após qualquer ameaça de geadaAs begónias precisam de uma boa drenagem, por isso, se as plantar num vaso, certifique-se de que há um buraco no fundo para evitar o apodrecimento das raízes. Por esta mesma razão, se forem plantadas no solo, convém mantê-las longe da cobertura de madeira.

Tenho a certeza de que esta begónia Super Olympia White da Benary brilharia num jardim de sombra!

Gosto de plantar begónias nos meus vasos de terracota que ficam nas zonas de sombra do meu terraço.

Veja também: Aster Purple Dome: Uma planta perene em flor para o seu jardim

Viola

**Sombra da peça Considerada uma planta anual resistente, as violas são mais uma planta de estação fria que não se importa de estar exposta ao sol durante a primavera e o outono, mas eu alonguei a sua estação de crescimento mudando-as para locais mais frescos e sombrios durante o verão. São bastante fáceis de começar a partir de sementes e divertidas de adicionar a um jardim de primavera, especialmente em vasos de primavera.

Adoro a forma única da Viola 'Bunny Ears' da Thompson & Morgan. Acrescente as pétalas às saladas de primavera ou coloque-as em doces para cobrir sobremesas.

Quais são as suas plantas anuais de sombra preferidas? Fixe-o!

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.