Recolha de sementes do seu jardim

Jeffrey Williams 16-10-2023
Jeffrey Williams

Para além de uma óbvia sensação de satisfação, é também uma forma fácil de reduzir o seu orçamento para a jardinagem e Além disso, a seleção anual dos vegetais mais precoces, mais saborosos, mais produtivos e resistentes a doenças resultará em plantas especificamente adaptadas à sua região. Os jardineiros de flores também podem brincar com a reprodução, guardando sementes das plantas que oferecem características melhoradas, como flores maiores ou uma cor de flor única.

Os principiantes em sementes podem querer começar a recolher e guardar as sementes de culturas auto-polinizadoras, como estes feijões de vagem roxa.

Que sementes podem ser guardadas?

Antes de ir para a horta e começar a colher sementes, lembre-se de que nem todas as sementes podem ou devem ser guardadas. Procure guardar sementes de plantas de polinização aberta e de plantas hereditárias, em vez de guardar sementes de plantas híbridas. As híbridas são o resultado de um cruzamento entre duas plantas-mãe diferentes e as sementes guardadas deste tipo de plantas não são normalmente fiéis ao tipo. Não tem a certeza se as suas variedades são híbridas ou de polinização aberta,A maioria dos catálogos de sementes facilita a identificação da diferença aos guardiães de sementes, listando 'F1' (híbrido), 'OP' (polinização aberta) ou 'herança' ao lado de cada variedade.

Veja também: Cultivo de pepinos no jardim

Também é importante lembrar que as plantas podem ser polinizadas de diferentes maneiras. Certas plantas são autopolinizadoras, enquanto outras são polinizadas por insectos ou pelo vento. Para os principiantes, as sementes de plantas autopolinizadoras como as ervilhas, os feijões, a alface, os pimentos e os tomates são as mais fáceis de guardar. Isto porque pode ter a certeza de que as suas sementes produzirão plantas parecidas com as suaspais.

Por vezes, a polinização cruzada é uma coisa boa e pode levar a cores de flores invulgares quando o pólen é transferido de uma planta para outra. Em vez de capuchinhas com flores amarelas, pode acabar por ter flores salmão ou vermelho escuro. Mas, se tiver uma planta de polinização cruzada e quiser guardar as sementes, terá de cultivar apenas essa variedade (apenas essa capuchinha amarela, por exemplo), ou isolar as variedades relacionadasAs culturas devem ser separadas umas das outras por uma barreira ou por muito espaço.

Há muitos livros fantásticos sobre a conservação de sementes, como o The Complete Guide to Saving Seeds e o clássico Seed to Seed. E também sou um grande fã do excelente livro Plant Breeding for the Home Gardener, de Joseph Tychonievich. É um guia completo, mas facilmente compreensível, para qualquer pessoa interessada em fazer experiências nos seus jardins de vegetais e flores.

Veja também: Cebolas perenes: 6 tipos de cebolas perenes para hortas

Artigo relacionado: Quanto tempo duram as sementes?

Há muitos benefícios em recolher sementes da sua horta. Por exemplo, esta variedade de pepino arménio é uma herança de família e deixo sempre alguns frutos amadurecerem para guardar sementes, de modo a poder continuar a cultivar e a partilhar as sementes deste delicioso legume.

Recolher sementes do seu jardim

Para mim, a recolha de sementes começa muitas vezes muito antes de as vagens ou os frutos amadurecerem. É claro que pode recolher as sementes de capuchinhas, malmequeres, papoilas, cosmos, feijões, ervilhas e tomates, recolhendo-as quando as sementes estiverem prontas. Mas os guardiões de sementes experientes que querem melhorar as suas plantas existentes ou cultivar algo novo, mantêm os olhos abertos para plantas excepcionais durante todo o período de crescimentoestação.

O que é uma planta excecional? No caso das flores, procuro uma cor de floração invulgar ou melhor, flores maiores (ou talvez mais pequenas), maior resistência a doenças ou plantas mais robustas do que o habitual. No caso dos legumes, procuro plantas que colham mais cedo, que não fiquem bolhosas no verão, que tenham tolerância ao frio, maior rendimento, resistência a doenças ou frutos mais saborosos.etiquetas de plástico para o pão, fitas de torcer com etiquetas ou fios coloridos para me lembrar de quais foram seleccionadas para guardar sementes.

Quando uma planta, como estas papoilas anuais, mostra potencial para melhoramentos interessantes, marco-a com uma etiqueta de pão rotulada. Assim, quando chega a altura de recolher a semente, lembro-me porque fiquei intrigado.

Quando os frutos atingem o estado de maturação adequado, é altura de começar a recolher as sementes. As sementes são recolhidas "húmidas" ou "secas". As sementes dos pepinos, tomates, abóboras e melões são recolhidas quando estão húmidas e os frutos estão demasiado maduros. Dependendo da espécie, necessitam de uma lavagem rápida com água ou de uma breve fermentação antes de as sementes poderem ser secas e armazenadas. As sementes secas, por outro lado,são provenientes de plantas que formam vagens, como papoilas, feijões, ervilhas, calêndula, malmequeres, endro e coentros.

Sementes secas:

Recolha as sementes secas quando o tempo estiver ensolarado e seco. Se tiver chovido, espere alguns dias para que as vagens sequem antes de recolher as sementes do seu jardim. Comece por pegar numa tesoura de jardim afiada, num marcador à prova de água e numa pilha de sacos de papel. Utilize a tesoura para cortar as vagens ou cápsulas secas da planta, deixando-as cair em sacos de papel etiquetados.

Pendure os sacos num local fresco e arejado para deixar que as vagens acabem de secar. Ou espalhe as sementes em telas para secar. Quando estiver pronto para retirar as sementes dos frutos, abra cuidadosamente as vagens e verta ou agite as sementes para um pedaço de papel branco. É provável que pedaços da planta seca, conhecidos como palha, se misturem com as sementes. A palha pode ser removida à mão ou com a utilização de uma peneira. No entanto, desde quese estiver seco e sem bolor, a palha não deverá constituir um problema.

As latas de plástico filme são excelentes recipientes para guardar sementes.

Quando as sementes estiverem prontas para serem armazenadas, coloque-as em pequenos envelopes ou em caixas de filme plástico. Pode encontrar uma variedade de pequenos envelopes online, alguns especificamente para armazenar sementes, outros apenas envelopes simples. Feche bem, etiquete com a espécie, a variedade e a data de recolha e coloque-os num recipiente hermético, como um frasco de vidro grande ou um recipiente de armazenamento de plástico. Armazene as sementes num local fresco e seco.

Sementes húmidas:

As sementes "húmidas", como as dos tomates, pepinos, abóboras e beringelas, são colhidas dos frutos maduros. Para certos legumes, como as abóboras e as beringelas, as sementes podem ser simplesmente colocadas numa tigela, lavadas com água e espalhadas para secar. Mas outras culturas, como os tomates e os pepinos, beneficiam de um curto período de fermentação.

Para fermentar as sementes, coloque a polpa e as sementes num recipiente de plástico ou de vidro e adicione água até cobrir. Cubra com um pedaço de película aderente ou com uma cobertura de plástico e deixe em repouso durante 3 a 4 dias. Quando a mistura ficar bolorenta, retire o bolor, lave bem com água limpa, escorra e espalhe as sementes em jornais ou pratos durante 7 a 10 dias ou até estarem completamente secas.

As sementes de tomate devem ser colhidas dos frutos maduros e deixadas a fermentar em água durante alguns dias. Depois, secá-las completamente e guardá-las em recipientes herméticos.

Uma vez as sementes "húmidas" recolhidas, limpas e secas, conservá-las da mesma forma que as sementes recolhidas a seco: em envelopes, caixas de filme, frascos ou recipientes de plástico. Pode também acrescentar pacotes de sílica-gel ou algumas colheres de arroz cru nos recipientes onde guarda os envelopes de sementes. Estes absorvem a humidade e prolongam a duração da conservação e da germinação.

Vai colher sementes do seu jardim este verão e no outono?

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.