Aster Purple Dome: Uma planta perene em flor para o seu jardim

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Quando muitas das flores perenes do seu jardim estão a terminar o seu desempenho para o ano, Aster Purple Dome está apenas a começar a entrar em palco. Symphyotrichum novae-angliae 'Purple Dome' (syn. Aster novae-angliae Sim, a folhagem verde-escura parece despretensiosa durante toda a estação, mas quando os dias começam a encurtar e o início do outono chega, as coisas mudam. Os botões abrem-se para revelar aglomerados de centenas de flores semelhantes a margaridas, com centímetros de largura, em ricos tons de púrpura. Mas a beleza desta planta é mais do que superficial.Neste artigo, partilharei as muitas características notáveis da Purple Dome e darei dicas para a cultivar com sucesso.

As flores púrpura do Aster Purple Dome são um verdadeiro espetáculo no jardim tardio. Crédito da fotografia: Mark Dwyer

O que torna o Aster Purple Dome tão especial?

Para além da cor deslumbrante da sua flor (a tonalidade exacta das flores varia ligeiramente, com base nos níveis de luz e na maturidade das flores), a Aster Purple Dome tem muito mais para oferecer ao jardineiro e ao jardim de fim de verão. Uma cultivar da aster nativa da América do Norte de New England, a Purple Dome é totalmente resistente a temperaturas de inverno tão baixas como -20°F (zona 5 da USDA).A Purple Dome é uma cultivar anã que atinge apenas 18-20" de altura, o que a torna perfeita para flanquear passadiços, rodear canteiros de jardim ou acentuar pequenas paisagens.

O Aster Purple Dome forma tufos, o que significa que não se espalha e não toma conta do jardim, e o seu hábito de crescimento arredondado mantém-se limpo e compacto durante toda a estação. Quando os botões se abrem para revelar um manto almofadado de pétalas púrpura, também se vislumbram os centros amarelos das flores. Esses centros amarelos estão cheios de néctar que é apreciado por muitos tipos de polinizadores de fim de estação. Na minhaOs ásteres em geral são uma óptima fonte de néctar no outono, e a Purple Dome é um verdadeiro destaque entre elas.

Os abelhões são apenas um dos muitos polinizadores atraídos pelas flores das plantas perenes de floração tardia, como os ásteres.

Quando é que o Aster Purple Dome floresce?

Se for deixada à sua sorte, a Aster Purple Dome floresce por volta do final de agosto e mantém-se em flor durante 6 a 8 semanas. Se o tempo estiver extremamente quente, as flores podem desvanecer-se um pouco mais depressa, mas nas temperaturas tipicamente mais frescas do outono, isso não se torna um problema.

Pinçar os ásteres

O corte das plantas uma ou duas vezes no início da estação de crescimento atrasa o período de floração em algumas semanas e mantém a planta ainda mais compacta (tal como faria com uma múmia). Isto não é necessário de forma alguma, mas é uma óptima forma de garantir que terá cor no seu jardim até ao final de outubro. Para cortar todas as variedades de áster, apare os 5 a 10 cm superiores de cada caule uma vez no final de maio eNão belisque mais tarde na estação de crescimento ou a planta pode não ter tempo suficiente para desenvolver flores antes da chegada de uma geada mortal no outono. Mais uma vez, beliscar o Aster Purple Dome não é necessário, mas pode achar que vale a pena experimentar.

As flores deste áster de cúpula púrpura foram tocadas por uma geada ligeira, mas voltarão a animar-se assim que o sol as aquecer. As plantas e as flores são muito resistentes.

Cuidar das plantas

Felizmente, esta variedade de ásteres é fácil de cuidar. Devido ao seu hábito compacto, as plantas não se inclinam nem se abrem no meio. Sim, isso significa - não é necessário estacar! É naturalmente de baixa estatura, por isso, como mencionei acima, ao contrário de alguns outros ásteres que podem crescer altos e frouxos se não forem beliscados, não há necessidade de beliscar o Aster Purple Dome para o manter compacto.

Uma vez que a planta floresce tão tarde na estação, não há necessidade de a deixar morrer ou de se preocupar com a planta. Sugiro dividir a Aster Purple Dome de quatro em quatro ou de cinco em cinco anos para a manter cheia de flores e saudável. Dê a cada planta bastante espaço porque uma boa circulação de ar à volta das plantas reduz a possibilidade de desenvolver oídio (mais sobre isto numa secção posterior).

Veja também: Quando plantar bolbos de narciso: planear as flores da primavera no outono

O Aster Purple Dome é verdadeiramente despreocupado. A única manutenção regular necessária é um "corte de cabelo" anual. Apare toda a planta até ao solo na primavera, quando começar a ver um novo crescimento verde a emergir do solo na base da planta. Os caules velhos podem ser deixados de pé durante todo o inverno. Os pintassilgos e outros pássaros gostam de comer as sementes, e os polinizadores e outros benéficosos insectos podem abrigar-se nos caules mortos durante o inverno.

Veja também: Ideias, dicas, & inspiração para ajudar a cultivar plantas mais saudáveis e mais produtivas

Beliscar as plantas uma ou duas vezes no início da estação de crescimento para as manter ainda mais compactas e atrasar a floração em algumas semanas.

Onde plantar Aster Purple Dome

Tal como os outros ásteres da Nova Inglaterra, a Purple Dome prefere sol pleno a sombra parcial. Em condições de sombra parcial, os caules podem crescer mais compridos e mais pernaltas, obrigando-o a estacar as plantas se estas caírem. Quanto mais sol receber, mais robustos serão os caules.

Esta planta perene tolera solos húmidos e é uma excelente candidata para um jardim de chuva ou outra área baixa. No entanto, deve certificar-se de que não se encontra num local que permaneça encharcado durante todo o inverno, uma vez que isso encoraja a podridão da coroa.

Misture a Aster Purple Dome em canteiros de plantas perenes e plantações de prados, ou plante algumas à volta da sua caixa de correio ou dos degraus da frente. Desde que recebam bastante sol e uma boa circulação de ar, serão felizes e saudáveis.

O Aster Purple Dome é uma óptima companhia para outras plantas com flores. Aqui, uma flor de áster é vista com flores de orégãos e Ammi visnaga (erva-dos-dentes).

O que plantar com Aster Purple Dome

Uma vez que o Aster Purple Dome se destaca no outono, adoro combiná-lo com outras plantas de final de estação. As gramíneas ornamentais são um parceiro favorito (experimente switchgrass ou little bluestem). As suas texturas complementam-se da forma mais bonita. Para um toque de cor arrojado, combine o Aster Purple Dome com um goldenrod de menor estatura ( Solidago ) como o "Golden Fleece" ou o "Goldkind" (também conhecido como Golden Baby).

Também gosto de ver o Aster Purple Dome com Helenium A 'Mardi Gras' é a minha variedade laranja favorita e a 'Moerheim Beauty' é um vermelho acobreado. As Artemísias (absinto) são outro grande parceiro para a Purple Dome. Embora não estejam cobertas de flores, a folhagem cinzenta rendilhada é um excelente pano de fundo textural para as flores de áster roxo.

Aster Purple Dome numa manhã enevoada com um pano de fundo de Sálvia Russa e gramíneas ornamentais. Uau! Crédito da foto: Walter's Gardens

Potenciais problemas com o Aster Purple Dome

Embora a planta seja tão despreocupada quanto possível, infelizmente, a Aster Purple Dome tem problemas de vez em quando. Enfrentei um punhado de infestações de ácaros ao longo dos anos (curadas por 2 ou 3 aplicações de óleo de horticultura), bem como mordidelas de coelhos e veados (curadas por aplicações mensais do meu repelente em spray favorito).

O maior causador de problemas é provavelmente o oídio. Embora a Purple Dome se distinga pela sua resistência ao oídio, nos verões quentes e húmidos, as folhas inferiores da planta podem mostrar sinais de infeção. Começando com o clássico pó de talco branco nas folhas e progredindo para uma folhagem castanha e estaladiça, o oídio pode ser uma verdadeira chatice. Dê às plantas bastante circulação de ar. PodeSe a sua planta não tiver um bom aspeto, pode utilizar pulverizações preventivas de um fungicida orgânico, como Monterey Complete, Revitalize ou Safer Neem Oil, mas o oídio é, em grande parte, uma questão estética. Por outras palavras, não causa danos a longo prazo; apenas faz com que a planta tenha um aspeto menos bom. Pode aprender mais sobre o oídio neste artigo.

A beleza desta planta reside tanto na sua facilidade de tratamento como na sua beleza deslumbrante.

Onde comprar

Agora que conhece os muitos atributos positivos desta maravilhosa beleza que floresce no outono, espero que encontre uma casa para algumas destas plantas fantásticas no seu jardim (aqui está uma das minhas fontes favoritas). As pessoas e os polinizadores vão agradecer-lhe!

Para mais informações sobre o cultivo de plantas perenes com flores, consulte os seguintes artigos:

    Fixe-o!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.