Cultivo de edamame numa horta: da semente à colheita

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Também conhecido como soja, as plantas compactas de edamame produzem uma colheita generosa de vagens verdes brilhantes cheias com dois a três feijões nutritivos. Os sacos de edamame congelado estão disponíveis nos supermercados, mas o sabor do edamame fresco colhido em casa é imbatível. Continue a ler para saber mais sobre o cultivo deedamame.

Adoro cultivar edamame nos meus canteiros elevados. É uma cultura de baixa manutenção e produz uma colheita pesada de feijões amanteigados.

Porque é que deve considerar o cultivo de edamame?

Edamame (Glycine max) é o nome dado às vagens jovens da planta da soja, também chamadas de soja verde. As vagens não são comestíveis, mas os feijões que as compõem têm uma textura cremosa e um sabor semelhante ao da ervilha.

Há muitas razões para cultivar edamame na sua horta. Para mim, a maior é a facilidade de cultivo. Esta é uma cultura de muito baixa manutenção e tem necessidades de crescimento semelhantes às do feijão comum. Pode semear diretamente, sem necessidade de se preocupar com o arranque de sementes em interior, e as plantas produtivas produzem uma colheita pesada de vagens felpudas. Dentro de cada uma dessas vagens há 2 a 3 feijões cheios de proteínas.

Cultivo de edamame

Plante o edamame no final da primavera num canteiro que ofereça sol pleno, pelo menos 6 horas de luz direta por dia. As plantas crescem bem em solos com fertilidade média e eu gosto de enriquecer o solo com uma polegada de composto antes de plantar. Se o seu solo for pobre, recomendo também que adicione um fertilizante vegetal orgânico de libertação lenta ao canteiro quando plantar. Evite fertilizantes com elevado teor de azoto que promovemcrescimento exuberante de folhas, mas pode afetar a produção de vagens.

Outro passo é tratar as sementes com um inoculante natural de soja para promover o crescimento saudável das plantas, a formação de raízes densas e maiores rendimentos. Utilizo frequentemente inoculantes de bactérias quando planto leguminosas como ervilhas, feijões e soja. Certifique-se de que compra um inoculante específico para a soja e segue as instruções da embalagem.

Os feijões de soja podem ser plantados em contentores, plantadores elevados ou sistemas de cultivo como os Vegepods, se o espaço da horta for limitado. Eu planto a minha colheita de edamame nos meus canteiros elevados de vegetais, normalmente plantando uma mancha de 4 por 8 pés. Isto produz feijões edamame suficientes para uma mão cheia de refeições, bem como vários sacos para congelar para o inverno.

As sementes de Edamame são melhor semeadas diretamente no final da primavera, depois de passado o risco de geada.

Cultivo de edamame a partir de sementes

É fácil cultivar edamame a partir de sementes. Tal como os feijões do mato, este é um vegetal sensível à geada e não pode ser plantado até que o risco de geada tenha passado na primavera e o solo tenha aquecido até, pelo menos, 18 C. Plantar em solo frio e húmido pode fazer com que as sementes de soja apodreçam, por isso não tente apressar a plantação de edamame. Em regiões de estação curta, pode dar uma ajuda à Mãe Natureza aquecendo previamente o soloColoque uma folha de plástico preto ou transparente em cima do canteiro, deixando-a no lugar durante 7 a 10 dias. Retire-a quando estiver pronto para semear as sementes.

Quando as condições de crescimento forem adequadas, semeie as sementes, colocando-as a uma profundidade de 1 a 1 1/2 polegadas e a uma distância de 2 a 3 polegadas. Se houver perigo de geada após a plantação, cubra o canteiro com uma cobertura leve para as fileiras. Dilua as plântulas para 4 a 6 polegadas de distância quando estiverem a crescer bem. Espace as fileiras a 18 a 24 polegadas de distância. Para uma colheita prolongada, plante uma segunda colheita 3 a 4 semanas mais tarde.

Cuidados a ter com as plantas de edamame

Como já foi referido, as plantas de edamame são uma cultura de baixa manutenção. Presto atenção à humidade do solo e rego em profundidade todas as semanas se não tiver chovido. As plantas em situação de seca produzem menos vagens, pelo que a rega regular é essencial para uma colheita generosa. Poderá desejar cobrir as plantas com palha ou folhas trituradas para ajudar o solo a reter a humidade. Também fertilizo as plantas de edamame 6 a 8 semanasde sementeira, dando-lhes uma dose de um fertilizante líquido orgânico à base de peixe ou de algas.

As plantas de soja são relativamente compactas e crescem entre 30 a 30 centímetros de altura, dependendo da variedade. Formam plantas fortes e arbustivas e normalmente não requerem estacas. A sua folhagem densa também é útil para sombrear o solo e reduzir o crescimento de ervas daninhas. Se detetar ervas daninhas, arranque-as assim que aparecerem para que não se completem com as plantas de edamame pela luz, água e nutrientes.

Certifique-se de que afina as plântulas de edamame com uma distância de 4 a 6 polegadas para promover um crescimento saudável e um bom fluxo de ar.

Quando colher o edamame

É altura de começar a colher o edamame quando as vagens têm 2 a 3 polegadas de comprimento, são gordas e têm uma cor verde brilhante. Se começarem a ficar amarelas, é porque esperou demasiado tempo. Eu colho as vagens maduras todos os dias ou dois, durante um período de 2 a 3 semanas. Não puxe ou arranque as vagens das plantas. Corte-as cuidadosamente com os dedos ou utilize tesouras de jardinagem.

No final da estação, não arranco as minhas plantas de edamame da horta, mas sim corto os caules ao nível do solo com uma tesoura de jardinagem ou uma poda manual. Como a soja é uma leguminosa, fixa o azoto atmosférico e enriquece o solo. Deixar as raízes na horta para se decomporem torna esse azoto disponível para as culturas futuras.

Veja também: Como cultivar orégãos cubanos

Comer edamame

Há várias formas de saborear o edamame caseiro. Gosto de colocar um prato na mesa durante o jantar para que todos possam servir-se dos deliciosos feijões. Também os comemos como petisco e em saladas. O meu método de cozedura preferido é cozer as vagens a vapor ou a ferver durante 4 a 5 minutos. Depois de cozidas, as vagens escorridas são colocadas num prato e polvilhadas com sal. Com os dentes, esprema os feijões verdes deAs vagens saem facilmente e têm uma textura cremosa e amanteigada.

Veja também: Porque é que se deve avaliar uma área antes de planear um canteiro de jardim

Antes de congelar, escaldo as vagens em água a ferver com sal durante 3 minutos e depois transfiro-as para um banho de gelo. As vagens escorridas são colocadas em sacos de congelação e imediatamente colocadas no congelador. Quando queremos cozinhá-las, cozinho as vagens congeladas a vapor ou a ferver durante 4 a 5 minutos antes de as servir.

A colheita do edamame começa em meados ou no final do verão, dependendo da região e da época de plantação. A maioria das vagens contém dois a três feijões amanteigados.

Pragas e doenças comuns na cultura do edamame

O edamame é uma cultura que requer poucos cuidados, mas há alguns problemas a ter em conta. Os afídeos são talvez a praga mais comum, e pode facilmente desalojá-los das plantas com um jato de água de uma mangueira. Também encorajo os insectos predadores na minha horta, incluindo plantas com flores pequenas, como o alyssum doce e o endro. Tal como as leguminosas semelhantes, as ervilhas e os feijões, as plantas de edamame também são susceptíveis a veados eEu mantenho estas criaturas fora da minha horta com uma vedação, mas também pode cobrir as plantas de soja com aros e uma folha de rede para insectos ou uma cobertura leve para as fileiras.

Existem também algumas doenças que podem afetar a soja. O bolor branco propaga-se em condições frescas e húmidas e afecta grandemente o rendimento. Espace as plantas adequadamente e pratique a rotação de culturas. Mantenha-se também afastado da área de cultivo da soja durante o tempo húmido. A praga do caule da antracnose provoca a formação de manchas acastanhadas nos caules das plantas e também afecta o rendimento. Esta doença é mais comum no tempo quente e húmido do final do anoverão.

Tento colher as vagens gordas todos os dias ou dois e espero que a colheita dure 2 a 3 semanas.

Variedades de Edamame para cultivar no seu jardim

Quando comecei a cultivar edamame, havia apenas uma ou duas variedades disponíveis nos catálogos de sementes. Agora, existem muitas. Abaixo encontrará mais informações sobre algumas das minhas variedades favoritas de edamame para cultivar numa horta doméstica.

  • Inveja (75 dias) - Durante anos, a Envy foi a única variedade de edamame que cultivei, porque estava facilmente disponível e bem adaptada a regiões do norte como a minha. As plantas amadurecem cedo e atingem uma altura de 2 pés. É também uma óptima variedade para espaços mais pequenos, como contentores ou canteiros elevados. A Envy é fiável e os feijões amanteigados são deliciosos.
  • Chiba (75 dias) - Chiba é outra variedade de maturação precoce. As plantas compactas e erectas atingem 30 polegadas de altura e produzem uma boa colheita de vagens. A maioria das vagens tem cerca de 2 1/2 polegadas de comprimento e contém 3 feijões verdes grandes.
  • Midori Giant (80 dias) - Esta variedade é adorada pelos seus grandes rendimentos e feijões com sabor a nozes. É relativamente cedo para amadurecer com cerca de 90% das vagens contendo 3 feijões. As plantas crescem cerca de 30" de altura e são muito bem ramificadas para maximizar o rendimento.
  • Preto azeviche (80 dias) - Ao contrário da maioria dos edamames que cultivo no meu jardim, que têm peles verdes brilhantes, os feijões de Jet Black têm peles pretas finas. Também têm um ótimo sabor e produzem um grande número de vagens. Espere 2 a 3 feijões por vagem desta variedade única. As plantas crescem cerca de 2 pés de altura.
  • Shirofumi (80 dias) - Esta variedade de estação média a tardia produz plantas de 2 1/2 a 3 pés de altura que produzem 2 a 3 feijões carnudos e amanteigados por vagem. Ocasionalmente, pode até encontrar vagens com 4 feijões!

Para mais informações sobre o cultivo de leguminosas como o edamame, não deixe de consultar estes artigos:

    Está a pensar em cultivar edamame na sua horta?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.