As fases únicas da flor de fumo da pradaria: Como cultivar esta planta nativa

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Um clube de "Plantas Nativas do Mês" apresentou-me as várias fases únicas da flor de fumo da pradaria. Há os botões vermelhos vibrantes que aparecem pela primeira vez na primavera, seguidos de pequenas flores brancas. Depois, quando as flores desaparecem, formam estas cabeças de sementes emplumadas e felpudas que parecem saídas de um desenho animado. Adoro o capricho e a textura que acrescentam ao jardim - uma das minhas favoritas, sem dúvida. NesteNeste artigo, vou partilhar algumas dicas de cultivo para as flores de fumo da pradaria, para que possa desfrutar das suas flores no seu próprio jardim.

Fumo da pradaria ( Geum triflorum ) é nativa de partes da América do Norte, incluindo Ontário, a província onde vivo, e está também espalhada por outras áreas do sul do Canadá e do centro e norte dos Estados Unidos. Resistente até à zona 3 da USDA, tolerante à seca e de baixa manutenção, o fumo da pradaria é resistente aos veados e coelhos (perfeito para o meu jardim).

Veja também: Benefícios dos canteiros elevados: Cultive uma horta saudável em qualquer lugar

Na natureza, as plantas crescem em ambientes de pradaria, campos e áreas abertas, e estão entre as primeiras plantas de pradaria a florescer. Também podem ser encontradas em ecossistemas raros chamados alvares, que são compostos por solos rasos em rocha calcária. O fumo da pradaria é uma escolha de planta popular para jardins de pedra, que oferecem condições semelhantes. E é uma excelente planta polinizadora, atraindo insectos benéficos, comoabelhas nativas.

Parte da rosa ( Rosáceas ), outros nomes comuns para o fumo da pradaria incluem Avens de três flores e bigodes de velho.

Um clube de "Plantas Nativas do Mês" através da Green Venture, uma organização local sem fins lucrativos que educa o público sobre várias iniciativas ambientais, apresentou-me a beleza da flor de fumo da pradaria. Foto cortesia da Ontario Native Plants, a empresa que forneceu as minhas plantas através do programa.

O que é que a flor de fumo da pradaria tem de único?

Quando plantei o meu fumo da pradaria pela primeira vez, tomei nota de onde se encontravam as folhas peludas, semelhantes a fetos, no outono, entusiasmado com a possibilidade de a planta revelar os seus botões vermelho-rosados, semelhantes a gotículas, na primavera. As minhas plantas florescem em finais de abril, princípios de maio. Os botões de flores crescem três por haste e as sépalas estão fundidas, pelo que não se abrem completamente. É preciso aproximar-se para admirar as flores. E é preciso algumesforço para que os abelhões encontrem o seu caminho.

O botão rosa-avermelhado de uma flor de fumo da pradaria aponta para baixo. Acho que é muito ornamental antes mesmo de ter a oportunidade de se abrir e revelar as suas pétalas!

O que eu acho tão interessante no fumo da pradaria é que as flores apontam para baixo ou para os lados, como a columbina, mas depois os caules voltam-se para o céu para formar as suas cabeças de sementes. Estas, na minha opinião, são realmente a estrela do espetáculo - e a razão pela qual eu realmente queria esta planta no meu jardim. Essas flores tímidas transformam-se em tufos de "fumo" vistosos, brancos prateados com riscas cor-de-rosa.São muito mais interessantes do que as flores (desculpem, flores!). Os topos fazem-me lembrar certos tipos de gramíneas ornamentais, mas obviamente com uma folhagem diferente por baixo. As plumas fofas, chamadas aquénios, balançam ao vento, acabando por espalhar as suas sementes.

Plantação de fumo de pradaria

Ao escolher um local para o fumo da pradaria, certifique-se de que a área tem uma boa drenagem. Se as plantas ficarem em demasiada água, podem ser susceptíveis de apodrecer as raízes. Tenha também em conta a drenagem da área no inverno.

O solo do seu sítio pode ser franco ou franco-arenoso. Um pouco de argila no solo também não faz mal. E como se desenvolvem em alvéolos, o fumo da pradaria também se pode dar bem nos solos de cascalho de um jardim de pedras ou de um jardim de seixos. As plantas podem ser cultivadas em sombra parcial ou a pleno sol. Não gostam de concorrência, por isso dê-lhes algum espaço para florescerem. Plante à frente de plantas mais altas, como num rebordo, para que essasas cabeças de sementes reveladoras podem ser admiradas.

Penso que os tufos finos - ou "fumo" - das cabeças das sementes de fumo da pradaria são a fase mais interessante da planta. Acrescentam uma cor, uma textura e um interesse visual tão interessantes a um jardim.

As plantas podem espalhar-se ao longo do tempo, através de rizomas subterrâneos, formando uma massa mais ampla de cobertura do solo. Uma vez estabelecidas, estas plantas são tolerantes à seca. Mas tenha em atenção a necessidade de verificar se precisam de ser regadas durante a primeira estação de crescimento.

As folhas do fumo da pradaria, com os seus pêlos felpudos, podem atingir cerca de 15 a 25 centímetros de altura. Podem parecer um pouco pontudas no verão, com o calor e a secura, mas recuperam no outono. Eventualmente, mudarão para uma tonalidade roxa avermelhada. Os caules das flores podem atingir 30,5 a 45 centímetros de altura.

As sementes do fumo da pradaria acabarão por se dispersar, esperando-se que dêem origem a mais plantas.

A flor de fumo da pradaria pode auto-semear-se no jardim. Esteja atento às plântulas. Se obtiver sementes, estas podem ser semeadas no inverno ao ar livre.

Veja também: Plantar tulipas perenes para uma floração fiável ano após ano

Encontre outras plantas nativas para o seu jardim

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.