Os melhores arbustos floridos do início da primavera para o seu jardim

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Ilumine o jardim de primavera com arbustos de floração fácil de cultivar no início da primavera, como azáleas, lilases, forsítias e fothergilla. Estes deslumbrantes arbustos de primavera proporcionam-lhe flores apelativas, bem como pólen e néctar para as primeiras abelhas e insectos benéficos. Embora alguns arbustos de primavera possam crescer bastante, muitos dos novos cultivares são extremamente compactos, o que os torna perfeitos para jardins de espaço reduzidoou entre plantas perenes.

As azáleas oferecem uma vasta gama de cores de flores, desde o branco cremoso ao rosa quente e ao laranja vivo.

Comprar arbustos com floração no início da primavera

Antes de ir a correr para o viveiro, considere as condições de crescimento do seu jardim e faça a si próprio estas perguntas:

  1. Qual é o espaço de que disponho? Alguns arbustos floridos do início da primavera são muito compactos e crescem apenas um ou dois metros de altura e largura. Outros podem atingir alturas de quinze metros ou mais. Considere o maduro o tamanho do arbusto, não o tamanho que tem quando o compra.
  2. Quanta luz é que tenho? Há arbustos que se desenvolvem bem em espaços ensolarados e outros que preferem menos luz. Escolha em conformidade.
  3. Quanto trabalho é que eu quero fazer? Se a ideia de podar os arbustos todos os anos ou dois o deixa stressado, considere cultivar aqueles que geralmente requerem pouca ou nenhuma poda. Muitos arbustos introduzidos recentemente têm uma estatura anã e mantêm-se compactos sem necessidade de podas frequentes.
  4. A minha paisagem oferece interesse durante toda a primavera? Escolha arbustos que floresçam em alturas ligeiramente diferentes para oferecer um longo espetáculo de cores primaveris. Alguns, como a hamamélis, florescem muito cedo, enquanto outros, como os lilases, florescem mais tarde na primavera.

Há muitos lilases bonitos para cultivar no seu jardim, mas eu adoro a minha 'Miss Kim'. Esta planta de vida longa é bastante compacta, adaptando-se bem em canteiros mistos e bordaduras.

Os melhores arbustos floridos do início da primavera para cultivar em jardins:

Azálea (a resistência varia consoante a espécie, mas muitas são resistentes às zonas 5 a 9)

As azáleas são um tipo de rododendro e são arbustos muito populares para adicionar cores arrojadas e brilhantes à paisagem primaveril. Desenvolvem-se bem em solos ligeiramente ácidos que são emendados com composto e preferem um local parcialmente sombreado, como debaixo de árvores de folha caduca. Um jardim florestal é o ideal! Existem espécies de azáleas de folha perene e de folha caduca, com muitas delas a mostrarem uma excelente tolerância ao frio para jardins do norte.As raízes das azáleas crescem a pouca profundidade e uma aplicação anual de cobertura morta de casca de árvore ou composto na zona das raízes irá mantê-las a crescer bem. 'Cannon's Double' é uma azálea de folha caduca resistente com flores cor-de-rosa pêssego apelativas. A folhagem verde profunda desenvolve uma tonalidade avermelhada no outono, acrescentando interesse no final da estação. 'Rosy Lights' oferece um toque de rosa vibrante à paisagem primaveril com flores cor-de-rosa profundas quedurar semanas.

As azáleas são arbustos fáceis de cuidar que iluminam o jardim primaveril com as suas cores intensas.

Forsítia (zonas 5 a 8)

Um dos arbustos floridos do início da primavera mais conhecidos e apreciados, as forsítias actuais estão muito longe dos arbustos grandes e de aspeto selvagem que os seus avós cultivavam. Tradicionalmente, as forsítias atingem uma altura e uma largura de 2,5 a 3 metros, com ramos longos e arqueados. Quando estão cobertas pelas suas flores douradas da primavera, são de cortar a respiração.Graças aos criadores de plantas, hoje existem muitas novas cultivares de forsítia com hábitos de crescimento mais arredondados e crescimento compacto. 'Show off Sugar Baby' é muito anã, crescendo apenas 30 centímetros de altura e largura, mas ainda assim fornece uma explosão de flores amarelas no início da primavera. 'Show off', é uma cultivar maior, crescendo até cinco pés de altura, mas com uma exibição de flores super densa que deixa oramos praticamente sufocados com as pequenas flores amarelas.

Não há espaço no seu jardim para uma forsítia grande? Não há problema! Há muitas novas cultivares que têm hábitos de crescimento extra-anão, com algumas a crescerem tão compactas como apenas 18 centímetros de altura.

Fothergilla anã (zonas 4 a 9)

A fothergilla é uma planta de paisagem pouco utilizada, mas que está a tornar-se mais conhecida graças às suas encantadoras flores brancas em forma de tronco de garrafa que surgem no início da primavera. Este arbusto nativo da América do Norte cresce apenas um metro de altura, o que o torna ideal para bordaduras mistas, bem como para jardins perenes. As flores também são perfumadas e atraem abelhas e outros polinizadores.No outono, a combinação de vermelho, amarelo e laranja torna-se brilhante.

As flores em forma de tronco de garrafa da Fothergilla, um arbusto nativo da América do Norte, são extremamente atractivas para os polinizadores do início da primavera.

Veja também: Limpeza do jardim de primavera feita CERTAMENTE

Hamamélis (zonas 4 a 8)

A hamamélis "Arnold Promise" é um dos primeiros arbustos floridos do início da primavera a florescer, florescendo muitas vezes enquanto o jardim ainda está no inverno. Também pode crescer bastante, atingindo uma altura de quase seis metros. A hamamélis é melhor plantada num bosque, por baixo de árvores de folha caduca altas ou em jardins mistos e bordaduras soalheiras. As flores são muito únicas: cada uma amarela brilhanteE embora pareçam delicadas, as flores tolerantes ao frio podem tolerar o clima instável do final do inverno, durando até um mês.

Lilás (zonas 3 a 8)

Adorados pelos seus grandes cachos de flores e pelo seu aroma rico, os lilases são arbustos de floração primaveril de longa duração que são surpreendentemente fáceis de cultivar. Dão-se melhor e produzem o maior espetáculo de flores quando plantados a pleno sol. Os jardineiros não são os únicos que adoram os lilases, uma vez que também são muito atractivos para as abelhas, borboletas e outros polinizadores. O tamanho da planta depende do lilás. O meu lilás 'Miss Kim' éO lilás comum, um arbusto clássico de floração no início da primavera, com flores roxas profundas e muito perfumadas, pode crescer até aos 3 metros de altura. Existem centenas de cultivares disponíveis para cultivo, por isso não se esqueça de ler os rótulos no seu viveiro local para escolher um lilás que se adapte ao seu espaço de jardim.

Os lilases são arbustos de vida longa e de caule múltiplo que merecem um lugar em todos os jardins. Os seus cachos de flores atraentes são extremamente perfumados e adorados pelas abelhas e borboletas.

Viburnum (a rusticidade varia, mas muitos são resistentes às zonas 3 a 9)

Os viburnos estão entre os meus arbustos preferidos para o jardim, oferecendo belas flores primaveris e muitos deles também têm frutos ornamentais e uma folhagem de outono espetacular. O 'Summer Snowflake' é um jardim primaveril essencial, que cresce até aos dois metros de altura, mas com uma estrutura única de ramos em camadas que mostra os cachos de flores brancas cremosas.O seu porte é de 1,5 m e produz flores ricamente perfumadas, cor-de-rosa e brancas, no início da primavera. Não se esqueça de o plantar num local onde as suas flores inebriantes possam ser apreciadas.

A estrutura horizontal dos ramos e as flores brancas cremosas do Summer Snowflake fazem lembrar as camadas de um bolo de casamento. Além disso, são fáceis de cultivar e florescem durante semanas.

Andrómeda japonesa (zonas 5 a 8)

Este arbusto de folhas largas e perenes, também chamado de lírio-do-vale, pode atingir três metros de altura e seis a oito metros de largura, embora muitas cultivares mais recentes sejam muito mais compactas. A folhagem é muito ornamental, especialmente na primavera, quando o novo crescimento é tingido de laranja-bronze ardente. Quando os cachos de flores se abrem, rapidamente roubam o espetáculo. As longas cadeias pendentes de flores brancas ouAs flores cor-de-rosa em forma de sino contrastam bem com as folhas brilhantes e atraem os primeiros polinizadores. É bastante tolerante à sombra, florescendo bem mesmo com apenas algumas horas de sol por dia. E é resistente aos veados. 'Mountain Fire' é uma cultivar popular com folhagem primaveril vermelha brilhante que amadurece para um verde profundo e grandes cachos de flores brancas puras.

Mesmo antes do aparecimento das flores em forma de sino, a andrómeda japonesa é um arbusto deslumbrante com camadas de interesse primaveril.

Marmelo florido (zonas 4 a 9)

O marmelo florido é uma planta que floresce muito cedo na primavera e é frequentemente o primeiro arbusto a florir na paisagem primaveril. Esta é uma planta resistente que pode persistir no jardim durante décadas, acabando por crescer entre 1 e 3 metros de altura, dependendo da cultivar. A maioria dos marmelos floridos tem espinhos afiados e, quando utilizados como planta de barreira ou sebe, podem manter os veados e outros animais selvagens afastados do seu jardim.As flores são de damasco, laranja ou vermelhas e duram semanas, seguidas de frutos verdes que podem ser transformados em geleias. Plante o marmelo florido num local ensolarado do jardim para obter o máximo poder de floração.

Sucesso com os arbustos floridos do início da primavera

Depois de ter selecionado e comprado os seus arbustos, siga estas dicas simples para garantir que eles se instalam no seu novo local.

  • Planta inteligente - Não plante arbustos num buraco no relvado, mas sim num canteiro de arbustos ou de plantas perenes, onde as suas raízes se podem espalhar e onde estarão a salvo dos danos causados pelo cortador de relva.
  • Água - No primeiro ano após a plantação, os arbustos apreciam um fornecimento regular de humidade para os ajudar a adaptarem-se ao seu novo local. Regue semanalmente se não tiver chovido muito.
  • Palha - A cobertura vegetal à volta das raízes dos arbustos reduz o crescimento de ervas daninhas e retém a humidade do solo. Idealmente, os arbustos devem ser plantados num canteiro e não num relvado. No entanto, se plantar no seu relvado, a cobertura vegetal reduz os danos potenciais provocados pelos cortadores de relva e aparadores. Aplique uma camada de 3 polegadas de cobertura vegetal de casca de árvore na superfície do solo. Evite amontoar a cobertura vegetal à volta do caule da planta.

Na primavera, encontrará uma grande seleção de arbustos floridos, como este andromeda japonês, no seu viveiro local.

Cuidados e manutenção de arbustos com floração no início da primavera

Embora a maioria dos arbustos com flores sejam plantas de jardim de baixa manutenção, há algumas coisas que pode fazer para encorajar um grande fluxo de flores em cada primavera.

  1. Podar na altura certa. A maior parte dos meus arbustos floridos do início da primavera são plantas compactas e raramente requerem que pegue nas minhas podadoras manuais. Ocasionalmente, os ramos partem-se ou são danificados pela neve ou pelas tempestades, ou acabam por crescer no espaço uns dos outros. É essa a altura de podar. Sou adepto de deixar um arbusto crescer na sua forma natural, o que significa que não corto nem moldo os meus arbustos. SeSe desejar podar ou tosquiar os seus arbustos, tenha em atenção que, dependendo da altura em que o fizer, poderá estar a retirar as flores do próximo ano. Se tiver de podar, faça-o logo após as plantas terminarem a floração. Para mais informações sobre a poda de arbustos floridos, consulte este excelente artigo da Proven Winners.
  2. Aplicar adubo de cobertura. Todas as primaveras, antes de renovar a cobertura vegetal à volta dos meus arbustos, adiciono uma camada de composto ao solo com uma polegada de profundidade, o que promove um crescimento saudável e um solo saudável.
  3. Fertilizar quando necessário. Eu não fertilizo os meus arbustos todos os anos. Desde que estejam a florescer bem, dou-lhes apenas a sua aplicação anual de composto. Se notar sinais de fraco crescimento, como folhas mais pequenas ou queda de ramos, pode aplicar um fertilizante orgânico de libertação lenta destinado a plantas com flores. Deve ser aplicado no início da primavera, uma vez que as aplicações no final do verão ou no outono podem encorajar o crescimento tardio, que pode serdanificado quando chega o tempo frio.

Também pode achar interessante o nosso artigo sobre arbustos de baixo crescimento para a frente da sua casa.

Para mais informações sobre o cultivo de árvores e arbustos na paisagem, não deixe de consultar estes artigos:

    Tem alguns arbustos floridos favoritos do início da primavera?

    Veja também: Técnicas de propagação de fetos utilizando esporos ou plantas-mãe

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.